O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

CPF1964 13/02/2021

Opinião
Primeiro livro da autora.

Este livro com certeza seria uma ótima porta de entrada para crianças que desejam adquirir o hábito da leitura.

Bruna3810 13/02/2021

De aquecer o coração
Amei muito! Essa é a história de um menininho refugiado da Síria, que se encontra num país novo, desconhecido e sozinho, e encontra novos melhores amigos que vão tentar ajudá-lo a procurar sua família de qualquer jeito! É um livro curtinho, fácil de ler, e é escrito como a voz de uma das crianças, então por vários momentos dei risada com as frases que só poderiam ser de uma criança mesmo. Emocionante, o livro traz uma sensação de esperança e amor, que vai deixar seu coração bem quentinho! Recomendo muito ??

andcavbookstag 09/02/2021

Amizade na infância
Quanta beleza há em uma narrativa ingênua e sincera de uma criança ?
Incrível como o livro conseguiu tratar de assuntos como morte, solidão, guerras e bullying de forma tão leve.
A amizade das crianças pelo seu novo amigo, refugiado sírio e que ainda tem dificuldades com idioma, cresce em paralelo à vontade de ajudá-lo a reencontrar seus pais.
Uma aula de empatia e bom humor.
Também conta com versão ebook _ kindle unlimited 5*

Ale Salvia @estantedaale 07/02/2021

"O Garoto do Fundo da Sala" no blog Estante da Ale
Narrado por uma criança de 7 anos, vemos como Ahmet, um garoto sírio refugiado na Inglaterra, precisa se adaptar a sua nova realidade, já que ele está sozinho, sem saber falar inglês e vivendo em uma nova cultura. Será uma história sobre o valor da amizade, sobre o quanto precisamos ver o mundo através dos olhos ingênuos das nossas crianças, sobre como as injustiças podem dominar o mundo e a gente simplesmente fecha os olhos.

É o tipo de livro que derruba por sua verdade, mas não que te deixa mal, tá? É um livro puro, sensível, direto, cru. Que deixa o leitor emocionado com uma história que poderia muito bem ser real, já que temos milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. É uma visão dos fatos muito pura e sem a pretensão de dar lição de moral. É uma criança fazendo perguntas sobre a situação do mundo e que pode te fazer acordar para momentos cotidianos que até então, passavam despercebidos.

Considero a obra uma leitura obrigatória para sermos mais empáticos uns com os outros. E por mais que o foco principal seja nos refugiados, a obra abrange o diferente como um modo geral. Falamos sobre como o desconhecido gera repulsa, como a necessidade de poder e de conhecimento pode levar as pessoas a extremos. Bullying, intolerância, preconceito. Seja como for, são atitudes que ainda precisam ser discutidas para não existirem mais.

"O Garoto do Fundo da Sala" é perfeito para os fãs de Extraordinário! Todos os públicos conseguem ler e ainda vão entender a importância da mensagem deixada, a narrativa é acessível e direta. E por mais que seja narrado por uma criança, os adultos mais afetados serão os adultos, pois veremos o quanto nós precisamos da coragem e da amizade que une essas crianças.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/02/livro-o-garoto-do-fundo-da-sala.html