O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Tainá 24/02/2021

Intenso
O livro pode conter gatilhos sobre abuso e pedofilia.
Novela ótima, vc acabada querendo q fosse um livro maior, querendo acompanhar cada passo da personagem, livro necessário,intenso e maravilhoso

Rafa 21/02/2021

Um livro difícil de ler, mas ao mesmo tempo nos prende e dá vontade de pegar a Camila e guardar num potinho. Mayra escreve de forma maravilhosa, lerei tudo que publicar, com certeza.

Elisa 20/02/2021

Uma leitura triste, difícil, mas necessária.
Mayra é forte por contar essa história, tão triste e tão necessária. A experiência de leitura me lembrou ?Hibisco Roxo? de Chimmanda Adichie, por ser um livro sobre violência doméstica, com muita tensão permeando toda a narrativa, mas que traz momentos de paz e acalanto com outras personagens que abraçam as protagonistas, consequentemente nos abraçando também. Para quem puder e quiser ler, está mais do que recomendado, mesmo tento algumas ressalvas sobre a escrita (que é boa, diga-se de passagem!), a novela que me emocionou muito. Parabéns Mayra.

Flavio Herculano 19/02/2021

Desde já adianto que esse livro contém conteúdos sensíveis e que pode gerar certos desconfortos e até mesmo gatilhos ao leitor.
Camila sofreu diversos traumas durante a sua infância e agora adulta precisa voltar a casa do passado onde tudo aconteceu para realizar o último pedido de sua mãe, porém cada lugar fará lembrar um pouco de sua terrível história.
Confesso que no início o livro de Mayra me causou uma certa estranheza devido a analogia que ela faz, mas depois isso se torna o ponto chave do livro para entendermos a mensagem tão clara e sensível que a autora quer passar. Achei o livro fantástico de uma maneira que facilmente mexeu comigo.

Gabi 14/02/2021

Difícil de digerir
Descobri o livro por acaso antes de conhecer a autora. Fiquei ainda mais animada para ler quando a conheci, assisti ao seu vídeo de anúncio do lançamento do livro e fiquei encantada.
Já sabia o tema da história e dos possíveis gatilhos e ainda assim não foi o suficiente para encara-la de forma tranquila. Apesar de não me atingir diretamente, acredito que o que acontece é parte do medo de qualquer mulher, isso me deixou mais tensa. A cada página o peito se aperta mais e a angústia cresce. É uma história pesada, necessária, triste e mais comum do que queríamos que fosse.

Lhyz 11/02/2021

"Aqueles olhos tinham visto tudo,
mas se recusavam a contar pra mim o que tinha acontecido."

Meu deus, como eu chorei...
A gente vai tá junto com Camila - descente de povos originários - e vamos acompanhar as idas e vindas do passado e presente QUE FOI MARAVAILHOSAMENTE FEITO POR RETICÊNCIAS. Eu amei como a autora usou as reticências no final dos capítulos para introduzir o próximo de forma suave, sem contar que deixava um mistério tenebroso.

Nessa história, Camila vai ficar na casa dos seus tios para que sua mãe possa resolver os problemas do enterro de sua avó lá em Portugal. A história dessa menina já começa com a perda - também - do seu pai e como ela vai lidar com a distância da sua mãe, seu único apoio emocional.

Muito bem escrito, envolvente e com uma temática de partir o coração.

Tome cuidado com essa leitura.

carol.pinheiro 03/02/2021

Delicado e necessário
Esse livro tem uma estória que fala de uma forma incrivelmente sutil sobre abuso sexual infantil. Cuidado, contém gatilhos.

Eu me surpreendi com a delicadeza dele.
Gostei muito das escolhas da autora.

z41b3 31/01/2021

Sensibilidade incrível
A história consegue tocar em um tema e situações muito pesadas de uma forma extremamente sensível.
E a escrita faz você sentir muito de perto os sentimentos que a personagem está passando.

Catarina Carvajal 31/01/2021

A história é extremamente importante para várias pessoas, ainda mais pra quem já passou pelo que a Camila já passou. Ele fala sobre acolhimento e que com o tempo é possível se perdoar.

Bea Barbe 31/01/2021

Doloroso
Eu to sem palavras, é um conto intenso e imersivo, ver tudo que acontece através do olhar de uma criança é bem doloroso.

Tâmara Moya 27/01/2021

O que encontramos nas chamas é uma história sensível, dolorosa e necessária. Nesse conto Mayra Sigwalt conseguiu abordar diversas questões importantes como a representatividade, racismo e abuso sexual. Tudo é exposto de uma forma implícita, por meio da fantasia que nos revela todo o drama que a protagonista sofre. Mayra escreve de forma simples e fluída e isso fez com que eu devorasse a leitura. Amei o jeito que ela escreveu a história e como ela conectou um capítulo do passado ao capítulo do presente. É um conto brilhante e impactante. Recomendo de todas as formas possíveis!

Aline 24/01/2021

Impactante
Uma novela que em poucas páginas tem um grande conteúdo. Nesse conto Mayra conseguiu abordar questões de diversidade, representatividade, racismo e abuso sexual. Tudo é exposto de uma forma implícita, por meio da fantasia nos revela todo o horror em que a pequena protagonista sofre.
Uma história brilhantemente impactante!

sofiaa 24/01/2021

quebrou meu coração
a história é muito bem contada e me destruiu. muito cativante, não da pra largar até terminar

Lucas 21/01/2021

Perfeito!
Eu não sei muito bem o que falar aqui, mas acredito que algo precisa ser dito.

Eu tenho o privilégio de ser homem e as chances dos acontecimentos nessa história se passarem comigo são quase nulos. Mas eu me senti tão conectado com a história, e senti que a Mayra tratou o assunto com tanta delicadeza que fiquei emocionado em vários momentos. Uma história triste e dolorosa, mas que carrega uma mensagem profunda e muito necessária.