O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Oliolioliver 20/04/2024

Jogos vorazes: em chamas
Algumas coisas na forma da escrita me incomodaram e também na revisão do livro.
Gosto mto da forma que a autora narra o abuso no livro e como ele é visto pela versão criança da protagonista. Em contraponto acho as motivações da protagonista adulta a voltar a casa mto rasas, fez o nota diminuir mto. Porém as transições entre passado e presente são mto mto legais de se acompanhar
Queima tudo barbariza

ManoelaBalbino 13/02/2024

Nunca senti um conto me deixar tão abalada quanto esse. Me pegou de surpresa! São tantas camadas, tantas emoções que não consigo colocar tudo em palavras

.kell. 02/02/2024

Se você gosta de livros curtos, leia este aqui!
-O que encontramos nas chamas é o primeiro livro da cineasta e booktuber Mayra Sigwalt.
- Lançado no final de 2020, resolvi ler porque sempre acompanhei o trabalho da Mayra no seu canal do Youtube e por muito tempo (uns 2 anos) assinei o Turista Literário em que ela é uma das donas e curadora dos livros.
- O que encontramos nas chamas é uma novela e, por isso, de cara já amei, pois é um livro rápido e sem enrolação no enredo. Com no máximo 100 páginas, traz a história de Camila que precisa voltar à casa vazia dos tios (onde viveu por um tempo) para procurar um álbum de fotografias a pedido da mãe, que está no leito de morte. Angustiada, ela atravessa a casa e a cada porta aberta é lembrada dos momentos alegres e dos pesadelos que viveu naquele lugar.
- Mayra inova ao trazer como personagem principal uma descendente de indígenas. Mas um ponto negativo que achei foi que não é abordado muito sobre isso, a não ser as poucas referências físicas da personagem: cabelos lisos e escuros e alguns poucos costumes como o fato de dormir muito e acordar quase na hora do almoço.
- Achei os primeiros 20% um livro parado e sem acontecimentos relevantes. O livro começa a bombar mesmo depois dos 30%; a personagem principal narra fatos importantes da sua vida de criança como o abuso sexual e estupro que sofreu inúmeras vezes pelo seu tio e com a conivência da sua tia (o que foi pior de ler e assimilar).
- O livro tem uma metáfora intensa e fantasia intensa também. Você fica sem saber se tudo o que aconteceu com Camila na casa dos tios é realidade ou mito (fantasia). No começo eu cheguei a pensar que Camila era esquizofrênica, mas no decorrer da leitura, percebi que o estupro sofrido era metaforizado pelo seu cérebro em forma de fantasia; e é justamente isso que acontece na vida real. Muitas crianças são estupradas e tem medo de contar porque acreditam que ninguém vai acreditar, já que seus inconscientes misturam a fantasia (mitos) com a realidade.
- É um livro muito fluído e a partir dos 60% você não consegue mais parar de ler até chegar ao final. Eu amei as referências citadas aos anos 90 e 2000.
- Senti falta de mais profundidade e relevância nos temas sobre racismo e bullying que foram apenas pinceladas ao longo da história, mas é até compreensível, pois o gênero novela é mais curto e dependendo da história fica impossível se aprofundar em vários temas ao mesmo tempo.
-4 estrelas-

Paula 31/01/2024

Leitura curta...
Amei conhecer a escrita da Mayra. A história foi me encantando aos poucos. O realismo mágico foi bem colocado na trama e percebi só depois de algumas cenas a real interpretação. Todos os elementos e cuidados com a trama são admiráveis. Vale demais a leitura.

Ota Fumiga 30/01/2024

Incrível
Uma das melhores coisas que li esse ano. Mesmo com poucas páginas consegue desenvolver seus personagens perfeitamente bem para aquilo que se propõe. Todo assunto abordado no livro é feito com extrema sensibilidade e metáforas incríveis.
A escrita da Mayra é sensacional e eu gostaria muito de ler mais coisas dela.
Magnífico

Larissa3666 24/01/2024

Uma leitura sensível mas também acolhedora
Minha experiencias com livros curtos como novelas e contos por muitas vezes não são bem sucedidas porque constantemente falho em me conectar com os personagens ou enredo já que na minha opinião exige uma espécie de talento em condensar em poucas palavras uma boa história. O que foi o que aconteceu aqui, a autora conseguiu em poucas páginas criar uma conexão muito grande com a jornada da protagonista, seja pelo suspense seja por sua escrita. Nessa questão inclusive, achei que foi de uma sensibilidade muito grande a maneira que o trauma é retratado, muito responsável e marcante. Me conectei de maneira muito pessoal com esse aspecto da história. No mais queria ler mais da Mayra, espero que ela escreva mais em algum momento do futuro, pois essa primeira experiencia já deixou sua marca.

Gabriela Teixeira 19/01/2024

Uma leitura para nos tirar do conforto
Uma das minhas últimas leitura de 2023 e que forma incrível de terminar o ano.

comentei com a mayra (porque tive que fazer meu papel de fangirl) como a leitura é sufocante e desesperadora, porque para nós adultos lendo trechos de uma história narrada pelo ponto de vista de um garotinha, entendemos exatamente com ela, mas ela não sabe... é uma história de força e de traumas, a forma como a narrativa pendente entre passado e presente, fazendo um paralelo muito interessante com o que está acontecendo no presente da história, nos incentiva a continuar a leitura para saber o que aconteceu no passado fez com o presente.

sem dúvida um favoritado e quero ler o que mais mayra estiver disposta a escrever, que também é uma ótima criadora de conteúdo, que indico muito seguir o trabalho nas redes sociais.

Gabyh 18/01/2024

Leitura boa é aquela que mais dói
Em meio a uma madrugada de falta de luz, eu resolvi pegar esse daqui para dar uma lida. E nossa, eu estou completamente surpresa.

A narrativa da autora como um todo é tão cativante e te prende de uma forma tão espetacular, deixando evidente cada detalhe e a sua importância. A construção da tensão através de metáforas e a mente fértil de uma criança, que tenta a todo custo proteger a inocência que não deveria ser tirada dela à força, ainda tendo aquele sentimento de que a protagonista sabe que tem algo de errado; nossa... nossa, eu só consigo dizer isso.

Camila é uma fofura, e meus deuses, eu nunca fiquei tão triste com uma leitura. Caminhando entre o passado e o presente, a obra nos faz ver memórias e o presente de uma Camila já adulta, e é doloroso entender ela, principalmente na parte em culpar a eu do passado e como é um processo entender que só há um (nesse caso, dois) culpado nisso, e ele não é você.

"O que encontrando nas chamas" é um livro esplêndido. Mesmo com o seu tema pesado, eu releria e trileria essa obra sem pensar duas vezes. Eu definitivamente preciso ler mais obras protagonizadas e escritas por pessoas indígenas.

ZafiraGonzaga 15/01/2024

Perfeito e destruidor
Amei muito. Foi triste e acolhedor, me destruiu mas foi lindo.
Obrigada Mayra por esse livro perfeito
#MLV2024

Julia5048 11/01/2024

Me surpreendeu muito
Eu estava só querendo um conto pequeno e fofo para ler antes de dormir e acabei levando um TAPA NA MINHA CARA. para um primeiro livro, a autora escreveu tão bem, e a história foi tão sensível, ao relatar algo tão pesado e nojento pelo olhar de uma criança. quando eu finalmente entendi que alternava entre passado e presente, me emocionou mais ainda. tem um gatilho bem forte, mas é avisado na primeira página, e as notas finais da autora me mostraram como ela é responsável e tratou o tema com a seriedade necessária.
recomendo muito, fiquei realmente impressionada com a escrita.

SsCleo 28/12/2023

"Afastada dos tios desde a infância, Camila precisa voltar à casa vazia deles para procurar um álbum de fotografias a pedido da mãe, que está no leito de morte. Angustiada, ela atravessa a casa e a cada porta aberta é lembrada dos momentos alegres e dos pesadelos que viveu naquele lugar."

Julia 23/12/2023

Envolve com maestria
Eu tenho muita dificuldade em gostar de contos e novelas, sinto que o tamanho do conto nunca é o suficiente para me fazer me importar com ninguém, mas lendo essa novela da Mayra entendo que isso na verdade é uma questão mais do autor, porque ela prova que sim, é possível criar toda uma complexidade de personagens e cenário em pouquíssimas páginas. Até me surpreendi quando descobri que só tem 75??? Como assim?
A forma como ela aborda questões tão sensíveis foi muito sensível e feito com maestria, não tem como não se sentir agoniada e nervosa conforme você vai percebendo o que de fato está acontecendo, todos os sinais.
O livro é tão vivo que continuou na minha cabeça por dias. Achei muito incrível a voz dada no livro, também tenho dificuldades de ler narrativas feitas por crianças, sempre acho a voz delas muito desconexas com a idade que dizem que tem, o que não é o caso, você realmente está vendo o mundo pelos olhos de uma menina de 12 anos, com todas as preocupações, curiosidades e anseios que permeiam essa idade. Consegui me ver nas travessuras das personagens, como explorar a casa de um parente, a alegria de descobrir que tem alguém para brincar. Mayra também alterna o passado e o presente de uma forma muito interessante e surpreendente, toda vez que lia essas partes pensava: uau! O detalhe na escrita né?
Vale muito a pena, você se reconecta com a sua infância o que faz tudo ser mais pesado dado o tema do livro, mas de forma muito responsável. Leiam

Sol está lendo 21/11/2023

Meu Deus...
Comecei e não consegui parar. Extremamente viciante e bem escrita. Nossa protagonista é extremamente palpável e parece ser a nossa vizinha ou uma pessoa extremamente próxima. Foi agoniante saber o que ela passou e eu fiquei com vontade de dar um abraço super apertado na nossa protagonista. O livro trás a questão de perdoar a sua criança, olhar para você do passado e se aceitar, se perdoar, se amar... Fiquei horas refletindo sobre e até chorei. LEIAM!!