O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Sara Vitoria 03/06/2022

"Perdoar a sua criança"
Esse livro mexeu muito comigo, porque se trata de uma história triste e pesada sobre abuso sexual.Foi difícil ler algumas partes, porque me identifiquei muito. A construção da vítima de perceber que sofreu uma violência e ter o sentimento de culpa é muito difícil para mim, além de ter sido muito bem desenvolvida na novela. É um assunto que parece que é só você não se sentir culpado, mas não é bem assim. Então ver a protagonista adulta tendo que lidar com os sofrimentos de sua criança foi dolorido mas ao mesmo tempo esperançoso porque como a própria Mayra disse a cicatrizes podem continuar mas com o tempo elas vão doendo menos com o tempo. Aí já tô chorando só de escrever então recomendo a leitura mas te destrói então possui gatilhos.

Boo 19/05/2022

De repente tudo ficou claro
Fui ler sem saber do que se tratava, aos poucos fui acompanhando a personagem e mais a diante comecei a entender as ?metáforas? que ela (uma criança) utilizava para comunicar situações de sua vida ao leitor. Precisamos prestar muita atenção nos sinais que as crianças dão, eles podem ser pedidos de ajuda.

Diana 11/05/2022

Misto de emoções
E nenhuma é boa, mas nos coloca em uma mente vulnerável que se infelizmente você se identifica, talvez seja melhor pensar melhor e se você "apenas" entende, são socos na barriga e nó na garganta, que tenho a impressão que vai durar por um bom tempo.

Ariel Juhny 06/05/2022

Dolorido..
A escrita da Mayra é maravilhosa, que te faz ficar presa na história desde o início. A forma como ela tratou temas tão sensíveis e doloridos foi incrível. Me peguei em choro nas últimas páginas

Rita Caroline 01/05/2022

Sem palavras
São tantos sentimentos sobre esse livro que acho que ainda estou digerindo cada ponto.
O que posso falar, sem entregar muito da história, é que a escrita da Mayra me deixou completamente imersa e com vontade de não parar de ler.

É um livro intenso, sensível e bem dolorido. Mas com uma escrita super fluida.
Nessa narrativa acompanhamos a história da Camila, sua família e seus amigos de uma forma muito intensa e profunda. Passamos por uma construção, super interessante, que trás memórias de momentos felizes, mas também de traumas sofridos pela personagem na infância. São inúmeras memórias que nos causam todo tipo de sentimento.

Outro ponto que gostei muito foi que logo no início do livro há um aviso de conteúdo sobre a história conter cenas que irão tratar de abuso sexual. E sim, esse é o tema central da história. Por isso reforço, para quem tiver interesse em ler, que não ignore o aviso dado pela autora, se o assunto for delicado pra você.

A autora trás o assunto de uma forma sensível e delicada, que me impressionou bastante. E em muitos momentos a história acaba sendo lúdica, o que me deixou mais interessada ainda.

Amei a forma como as personagens são desenvolvidas, como o assunto é tratado sem romantização e como tudo fica explicado com tanto detalhe mesmo sendo um livro curto.
Estou impactada e emocionada. Sentindo todos os incômodos, mas encantada com a escrita. Realmente sem palavras.
Recomendo muito a leitura.

Bea 24/04/2022

Amei ler esse, achei que ia ser algo só de lembranças emocionantes porém tem traumas e tudo e deu um gatilho, porém gostei da forma como tudo foi desenvolvido, então recomendo a leitura! Porém leia com cuidado

May 16/04/2022

Sensível e necessário de todas as formas.
Eu sabia o que ia encontrar, o spoiler não deixa a história ser menos interessante. Após encontrar o aviso de gatilho eu tentei ir devagar mas a história de Amanda e Camila me pegaram e fizeram eu mexer nos meus fantasmas também... Enfim é uma escrita tão gostosa, a narrativa é tão fluída mesmo que seja difícil de engolir. Espero mais trabalhos dessa autora maravilhosa

mariana 14/04/2022

vão ler o textinho que fiz pra revista "O Odisseu" sobre esse conto

Lets 09/04/2022

Eu terminei essa novela em uma hora, não consegui largar até finalizar. Apesar do tema ser muito complicado, a Mayra o trata de uma forma muito lúdica e sensível.
Tenho certeza que não fui a única a me enxergar na Camila e ler sua história foi, de certa forma, um conforto pra mim, um afago na minha criança interior.
Leiam O Que Encontramos nas Chamas. Com cuidado, mas leiam. Talvez, assim como eu, você encontre nessas páginas o carinho que te faltou quando você mais precisava.

Luana Nunes 31/03/2022

Imersivo e intenso!
Meu primeiro contato com a autora, e simplesmente amei! É um conto de horas, que te faz refletir por meses, pode ter certeza. Uma narrativa clara e objetiva, que nas entrelinhas entrega os acontecimento e te deixa incomodado! Recomendo!

Inspirações Literárias 29/03/2022

Gatilho emocional de abuso sexual
Narrativa potente que apresenta a temática do abuso sexual intrafamiliar.

A autora transborda emoções ao nos permite sentir as sensações e sentimentos dos personagens.

Ju 02/03/2022

Incrível!
Tinha recebido uma recomendação super empolgada a respeito dessa novela e fui ler já com altas expectativas, mas Mayra não me deixou decepcionada em momento algum. O texto dela é fluido, as interações entre os personagens muito naturais e a forma como ela insere o realismo mágico é bárbara. Nunca li nada igual. É muito forte e ao mesmo tempo sutil. Grita com a gente mas também dá um abraço. Eu saí destruída e renovada dessa leitura.
Que alegria saber que ela foi a primeira autora indígena que eu li, me abriu os olhos para uma gama de autoras que eu infelizmente ainda desconhecia por causa da minha ignorância. Mas sempre é tempo de aprender.

Natália | @tracandolivros 25/02/2022

O que encontramos nas chamas
Aqui temos a Camila, que por causa da morte de sua avó, teve que ficar na casa dos tios, enquanto a mãe viajava para resolver as coisas do enterro.

Camila logo se vê maravilhada pela biblioteca e tudo que ela encontra na casa, e ela também encontra um amigo numa lagartixa.

Essa lagartixa vai crescendo e começa a se tornar algo completamente inesperado.

Nesse conto a autora trabalhou com o realismo mágico para falar sobre um assunto bem pesado, o abuso sexual, ele não é exatamente descritivo, mas fica implícito.

Numa história tão curta, a Mayra conseguiu colocar muita representatividade sobre a descendência indígena da Camila, e também um pouco de sobre o histórico de violência que todos os povos sofreram (e ainda sofrem).

site: https://www.instagram.com/p/CaXjQ7CLCUO/

Rauellen0 19/02/2022

Comprei o meu book ano passado e só vim ler agora, arrependida. Adorei a escrita da autora e achei bem interessante a forma de intercalar passado e presente. Com certeza vou procurar mais obras da autora para ler.