O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Vivs | vivsbookshelf 13/05/2021

Fantasia e realidade para lidar com situações sérias
Se você tem gatilhos de pedofilia e abuso sexual, leia com cautela ou evite! Primeiro conto que eu favorito... Estou impactada com a história e a escrita de Mayra. Além de trabalhar muito bem com a passagem de capítulos entre o presente e o passado, a autora utiliza da fantasia para descrever as cenas desconfortáveis da história.

Não sei nem dizer o que eu senti nessa leitura, em poucas páginas fiquei aflita, tensa, agoniada e triste. Recomendo demais esse conto nacional! É triste, mas é importantíssimo e todos devem ler o que a autora tem a dizer.

Anna 07/05/2021

Gostei muito da escrita (muito mesmo) e isso me fez continuar a ler, porque não foi fácil, mas é muito necessário.
Não acredito que não me deixam resumir a resenha para: devastada.

Aione 06/05/2021

O Que Encontramos Nas Chamas é o primeiro trabalho solo de Mayra Sigwalt, que também assina um conto na antologia Aqui quem fala é da Terra. A novela, publicada de maneira independente na plataforma KDP/Amazon, cumpre com louvor seu papel em menos de 100 páginas.

Camila viveu um período de sua infância na casa dos tios. Adulta, retorna ao local, hoje vazio, em busca de um álbum de fotos à pedido da mãe. Durante seu curto período na casa, ela é invadida pelas memórias — e fantasmas — de sua época ali.

Mayra Sigwalt conquista o leitor desde as primeiras páginas por sua grande capacidade de envolvimento. A cada passo de Camila, somos transportados, junto dela, para os ambientes visitados, enxergando cada cenário e sentindo suas emoções. Além disso, o suspense e a tensão que permeiam a narrativa nos impulsionam ao longo do enredo, ansiosos e curiosos por desvendá-lo. Algo que gostei muito foi como a autora trabalhou as alternâncias temporais por meio de frases ao final de um capítulo que se completam no início do subsequente, passando a exata sensação de Camila imergindo em suas memórias.

Como o próprio aviso de gatilho ao início de O Que Encontramos Nas Chamas indica, seu tema central é a violência sexual e as consequências deixadas nas vítimas. Mayra é extremamente sensível em desenvolver a questão, fazendo uso de toques de fantasia e metáforas. Além de evitar uma exposição desnecessária, que poderia ferir leitores vítimas das mesmas circunstâncias ou sensíveis ao tema, torna a história ainda mais impactante pela bela forma — ainda que dolorosa — de como tudo é descrito. Também, a autora é habilidosa em demonstrar o quanto as feridas psicológicas permanecem ao longo do tempo e o quanto impactam a vivência das vítimas. A personagem é, sem dúvidas, uma sobrevivente, mas não há glamour algum ou romantização de sua condição, deixando-se no ar a pergunta do quanto é possível, de fato, superar uma violência como essa.

Para além da narrativa e das temáticas, as personagens são bem desenvolvidas e cativantes, dentro de suas funções na história. A relação de amizade entre Camila e Michele é doce, o que traz leveza e ternura à narrativa. Também, adorei como Mayra trouxe os indícios da primeira paixão entre ambas, tão característico dos amores nessa fase da vida. A relação de Camila com os pais é outra fonte de afeto, mesmo que se dê por meio de lembranças ou pelo contato telefônico, já que nenhum dos dois realmente aparece na trama. Como Camila — assim como Mayra — descende de povos indígenas, a ancestralidade aparece de forma muito bonita em O Que Encontramos Nas Chamas, que também aborda sutilmente questões ligadas aos diferentes tipos de racismo.

Em linhas gerais, O Que Encontramos Nas Chamas foi uma leitura que me emocionou por seu conteúdo e me encantou pela forma. A história é poderosa e impactante, e certamente nos deixa querendo conhecer ainda outras facetas de Mayra Sigwalt como escritora, que também é booktuber no All About That Book.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/05/04/resenha-o-que-encontramos-nas-chamas-mayra-sigwalt/
Beca 11/02/2022minha estante
Mayra entregou o que se propôs. Esse livro é um ouro. Amém que ela escreva mais!

Hobbit na Toca 29/04/2021

Forte e delicado.
Eu não sei se estava preparada para essa história.

Mesmo que a autora tenha tomado todo o cuidado para não ser algo gráfico de mais, ainda é um assunto pesado. Não é possível escrever sobre esse tema e ele não ser forte, mas Mayra tem um jeito bem particular de escrever. O soco no estômago vem, mas não mais forte do que no necessário para passar a mensagem.

Chorei horrores.

Além do tema eu queria enaltecer o fato que esse livro é cheio de diversidade.

Jotape 20/04/2021

Eu não tava preparado
Minha amiga havia me dito "esse conto é bem pesado, varios amigos me contaram que choraram", e eu, sem saber o que me aguardava, disse "ate parece que vou chorar com conto, nem da tempo de se apegar aos personagens".

Pois bem, chorei, e não foi pouco. É o primeiro conto que leio e dou 5 estrelas, ainda to abalado com tudo. Nem sei muito bem o que dizer a mais, só digo para lerem.
Vivs | vivsbookshelf 20/04/2021minha estante
Aaah que tudo! Já quero ler

Triz 18/04/2021

Forte
É uma história com um tema difícil, que dá nó na garganta, mas a escritora sabe contar com uma escrita sensível. Os momentos da protagonista com Michele aquecem o coração no meio de uma história tão dolorosa

Pedro.Anacleto 18/04/2021

Breve comentário sobre o livro "O que encontramos nas chamas"
Um livro com um tema bem pesado mas necessário demais!
A escrita, alternando entre passado e presente foi feita com maestria e é incrível de ler!
Mayra fez perfeitamente esse conto/novela!!!

Thassia.Camille 11/04/2021

Eu não vou conseguir me expressar direito por meio de palavras, porque esse livro é para ser sentido. Dói ler ele, muito, ao mesmo tempo que é necessário ler. E eu sei que eu falo isso para quase todo livro ksksks mas por favor, leiam esse, se você tiver que escolher um livro, escolha esse.

Aline Juliany 11/04/2021

Que livro pesado, necessário e marcante.
Vai ficar em minha memória por muito tempo!

Isabella Pina 09/04/2021

Pesado e muito bem escrito
Nunca tinha lido nada da Mayra, mas acompanho as redes sociais dela então eu tinha certa expectativa em gostar dessa primeira aventura do outro lado do livro, como escritora.

Ao longo das poucas páginas dessa história, somos introduzidos à narrativa em primeira pessoa de Camila, que se divide em dois momentos: um, quando era criança e vai passar um tempo na casa dos tios enquanto sua mãe tem que resolver alguns problemas familiares, e outro, bem mais velha, quando retorna à fatídica casa por um pedido da mãe.

A escrita da Mayra me surpreendeu, em poucas páginas eu já estava rendida e curiosa para saber o que tinha acontecido com a Camila e torcendo para ela ficar bem. Eu já tinha alguma noção do que se passava na história, mas mesmo assim, ler aquilo mexeu comigo em um nível que eu não esperava. Não enxergo isso como algo ruim, mas eu diria que a escrita dessa autora é uma das mais cruas (num bom sentido) na hora de transmitir situações e sentimentos complexos, ao mesmo tempo que ela consegue introduzir elementos menos literais à história. Vi alguém comentando sobre se tratar, de certa forma, de uma história de terror, e posso concordar com isso: a escrita deixa a gente apreensiva, especialmente porque se trata de algo infelizmente real, e não um monstro embaixo da cama.

Um ponto positivo que vi foi a presença da representatividade de uma maneira natural e real, tanto na própria protagonista, quanto nos personagens que a acompanham. Foi um toque de calor no meio de uma história tão difícil.

A única coisa que senti falta, mas faz sentido dentro do formato da história, é saber mais sobre o universo criado, conhecer melhor a protagonista, sua vida e as pessoas nela. Eu leria tranquilamente novas histórias (espero que mais felizes) sobre esses personagens.

Enfim, gostei de conhecer o lado escritora da Mayra e estou ansiosa para seus próximos lançamentos.

RATING: 4.5 cinzas de uma fotografia

Liv 04/04/2021

Forte!
Livro difícil de ler e vc n senti empatia pela personagem, querer que ela se salve logo e o mais rápido possível do seu monstro.
História forte que nos faz lembra o quanto é difícil esquecemos algumas coisas e tbm sempre bom lembrar que temos alguém disposto a nos acolher.

Nunca fiquem calados em uma situação de abuso.

Vanessa 03/04/2021

Resenha: O que encontramos nas chamas
Trata de um assunto bem pesado, mas de forma extremamente delicada e marcante. Fiquei muito impressionada com a escrita da Mayra

Val 01/04/2021

LEIAM ESSE CONTO! Eu não tenho nem palavras pra esse conto. O jeito que a Mayra escreve simplesmente me deixou de queixo caído. Eu estou deitada olhando pro teto escuro do quarto atônita. O jeito que ela vai construindo casa pedacinho, que você vai junto com a Camila descobrindo tudo. Eu tô no chão, é isso.

Rach 29/03/2021

Destruidora e sutil ao mesmo tempo! Sem palavras!
?Mesmo através das lágrimas, eu ainda consigo ver as cicatrizes brilhantes que denunciam aquela história. Eu havia sido mudada, e dentro de mim sempre soube, só era dolorido demais admitir.?

A autora relata uma história pessoa com uma sutileza surpreendente. Eu fiquei com muito medo de ler. De verdade, mas é necessário! E não me arrependo! A autora é uma guerreira e perfeita!
Que escrita maravilhosa... a mescla do passado e presente.... são maravilhosos!
Destruída por esse livro, mas feliz por ter lido!

ShayLovegood 28/03/2021

A autora fala sobre o abuso sexual de uma forma pesada mas não forçada. Não esperava muita coisa dessa conto mas ele é incrível