O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Gabriela4209 22/12/2021

pqp
que livro pesado! eu não sabia nada sobre ele e foi um choque muito forte quando eu entendi. a escrita da Mayra é linda e eu adorei a forma como ela intercalou o presente o passado.
queria que ele fosse um pouco maior, principalmente no final, mas entendo que essa era o intuito do livro.

O LIVRO TEM GATILHOS PARA ABUSO INFANTIL

Cami.Leal 17/12/2021

tava tudo tranquilo e meio qualquer coisa até uns 70% do livro, depois disso foi "MAYRA, O QUE VOCÊ FEZ COM A GENTE?". Só queria proteger e abraçar a menina.

Bia Souza 10/12/2021

Marcante e tocante
Com uma narrativa envolvente, me conectei facilmente na história e seus personagens.
Logo que iniciei-o, percebi do tema principal que ia ser tratado e até então não sabia (abuso sexual e muitos outros).
Adorei o vínculo criado entre os personagens e a forma de construção dos capítulos alternando entre passado e presente.
Só o que achei confuso e me incomodou foi a fantasia acrescentada. Outras coisas poderiam ser inseridas no lugar (as que ficaram em aberto e seriam muito interessantes). Independente, ela trata do assunto que também, infelizmente, passou de uma forma linda e sensível, sendo reconfortante para quem presenciou e/ou viveu isso.

Victor Hugo 10/12/2021

Visceral!
É isso e somente isso que eu consigo falar sobre essa história. Ela é pesada, mas não explicita. Ela é lúdica, mas ao mesmo tempo é séria. Ela é intensa, mas ao mesmo tempo é breve.

E mesmo assim, essa foi a única história nesse formato que eu li e não senti que faltava algo mais.

Tudo estava ali, e todos os temas abordados trazem muito impacto para o leitor.

Recomendo, mas com cautela principalmente as pessoas sensíveis ao tema de abuso sexual.

Vitória Susin 05/12/2021

Pesado mas necessário
Eu adorei ler esse livro, ele é muito necessário pois aborda temas importantes e o que eu acho lindo que tenha em todos os livros é o alerta de GATILHO e esse livro tem.

Recomendo muito esse livro mas tenham consciência que ele tem gatilho e que por mais que seja 94 páginas ele é pesado.

be_mim 27/10/2021

marcante
nem sei expressar em palavras o quão necessária essa história é. ainda não consegui me acalmar após finalizar a leitura, por isso só quero dizer: POR FAVOR, LEIAM!

e levem em consideração o aviso de gatilho, é realmente importante.

Taty.Ribeiro 26/10/2021

Surpreendente e Agridoce! Uma leitura necessária.
Cheguei a este conto por acaso, li sem saber do que se tratava e me surpreendi positivamente porque não conhecia a escrita dessa autora. É relativamente curto e muito bem escrito, porém, a temática delicada causou um mix de sentimentos que oscilaram entre tristeza e raiva.

A história gira em torno de Camila que narra um período específico que passou na casa do tios, em que descreve alguns momentos alegres e outros angustiantes. A narrativa intercala passado e presente para dar ao leitor as perspectivas infantis e adultas da personagem, além de adicionar à realidade alguns elementos de fantasia.

?? ALERTA: Apesar do tema ser abordado de forma inteligente e sensível, a história é pesada, causa bastante impacto e pode conter gatilhos para algumas pessoas!!!

oCanabrava 24/10/2021

Iniciei esse livro sem ler a sinopse, e portanto sem muita espectativa. A história me prendeu e eu fica ansioso e angustiado pelas próximas páginas.

Sarah 21/10/2021

Esse livro trata um assunto extremamente delicado de uma forma muito representativa, você se sente na situação, você sente o pânico que o personagem sente, você entende cada palavra como se você estivesse ali. A maneira como um personagem se encontra no outro é muita dolorosa e muito intensa, e a questão de "ir ou ficar" é muito presente.
Confesso que no começo foi um pouco confuso para entender e assimilar os fatos, mas foi uma questão de tempo até que eu pudesse realmente entender a história e o tempo em que se passa.
Assunto muito delicado e pode causar gatilhos!!
Recomendo.

Amanda | @mandalivros_ 19/10/2021

Em poucas páginas me impactou
De todas as pessoas do meio literário que acompanho a Mayra sempre foi a que mais tive vontade de ver escrevendo, pois sinto que ela tem uma sensibilidade especial, sabe tratar muito bem assuntos delicados e importantes.
Desde que esse conto foi publicado eu estava com vontade de ler, mas por não gostar muito de contos acabei postergando e que pena, pois a leitura foi incrível e gostaria de ter feito antes.
Foi uma história que me deixou com o coração extremamente apertado, eu amei a forma como foram usadas as metáforas pra abordar o assunto e mesmo sendo metáforas senti todo o impacto.
Gostei muito da escrita da Mayra e torço pra ver outras histórias sendo publicadas.

Day 16/10/2021

Perfeito
Que leitura! Peguei pra ler sem nem saber a sinopse, só pelos comentários positivos, e foi mais do que eu esperava.
A escrita é ótima e te faz querer saber o que vai acontecer em seguida, o tema, apesar de pesado, foi tratado de uma forma completamente respeitosa e o toque de fantasia (que só fui me ligar no final do porquê de ter sido feito dessa forma) é perfeito.
Me conectei e me preocupei com a personagem principal do início ao fim, o que é um feito incrível pra uma novela de menos de 100 páginas.
Não tenho adjetivos pra falar o quanto gostei e recomendo a leitura.

obs: a música "Camila, Camila", da banda Nenhum de Nós, provavelmente tem uma influência muito grande na história, tanto pelo nome da personagem principal quanto pela referência dos "olhos insanos". Se não conhece, recomendo ouvir.

Patrícia Carla 29/09/2021

Como se mata um monstro que está apenas na nossa memória?
Um tema difícil abordado de maneira delicada e inteligente. Este é um livro de leitura rápida e envolvente, que você não consegue parar de ler, apesar do tema tão difícil que aborda. A autora teve muita sensibilidade ao falar sobre abuso sexual e pedofilia sem em nenhum momento mencionar esses termos. Deu voz a sua própria dor e conseguiu com certeza dar voz a dor de muitos.

Carol Vidal 20/09/2021

É uma história pesada por tratar de um tema difícil, mas valeu a pena chegar até o final. A escrita de Mayra é muito segura e a forma com que o realismo mágico foi usado é digna de grandes escritoras, pela sensibilidade emanada nas palavras.

Vitor 13/09/2021

Facilmente adaptável, dolorosamente cruel, indiscutivelmente bem construído
Pela autora ser formada como roteirista, ela soube muito bem construir e manter essa história, parecia que eu assistia um filme, onde cada porta era um take diferente, e isso engrandeceu muito a história.
Sobre o conto... Simplesmente perfeito, me senti representado, em cada metáfora ou cada rachadura, o tom fantástico (que nada mais é do que a retratação do medo no olhar inocente de h a criança) chegou a me arrepiar em muitos momentos, e geralmente eram os mesmos em que eu esquecia de respirar. Essa obra é extremamente necessária!
Mayra tem muito o que acrescentar no mercado literário brasileiro, principalmente com sua representatividade indígena que vem abraçando!

Jussara 10/09/2021

Ótima história extremamente envolvente e emocionante, meus olhos se encheram de lágrimas em vários momentos.