O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Lethycia Dias 04/09/2022

História forte, marcante e muito bem-construída
Tive vontade de ler esta novela desde que Mayra a lançou, e quando comecei a ler, eu já sabia que estava algo extremamente bem, bem construído e costurado de forma a nos prender a cada capítulo e fazer com que cada palavra fosse essencial.
A história alterna entre o momento em que Camila, já adulta, entra na antiga casa de seus tios para procurar um álbum de fotos e o passado, na infância de Camila, ela passou alguns dias nessa mesma casa. Logo de início, já gostei de como é feita a transição entre esses diferentes tempos, porque um capítulo sempre termina com uma palavra que ressoa no início do próximo, deixando para quem lê o sentimento de que o passado sempre vai ecoar em nós.
A atmosfera dessa história é muito bem construída: tanto no momento presente quanto no passado, a leitura inspira aflição, medo, cautela, angústia. Assim como Camila entrando na casa abandonada, não sabemos ao certo com o que vamos nos deparar, e cada indício, cada pequeno detalhe faz aguçar os ouvidos e arregalar os olhos. Isso me faz pensar no quanto as impressões de Camila sobre cada pessoa que conhece durante a estadia na cidade dos tios é também muito precisa: a casa dos tios reflete quem eles são e no que acreditam, a forma como falam com ela dá a entender o que não dizem, e os amigos que Camila faz, e que a ajudam no momento em que ela mais precisa, inspiram confiança e segurança desde o início.
Lendo essa novela, eu senti medo, angústia, e acima de tudo, muita vontade de abraçar Camila. Essa é uma história forte e muito, mas muito marcante.

site: https://amzn.to/3D1cwJJ

Lucas 30/08/2022

Como matar um monstro que só vive na sua memória?
conheci essa história numa thread de autores indígenas no twitter e me interessei tanto que fui correndo comprar, mas com a rotina corrida, o livro ficou algum tempo esperando pra ser lido e eu acabei esquecendo do que se tratava. comecei a ler mesmo assim, e mesmo sem lembrar de mais nada da sinopse, no primeiro diálogo entre tio e sobrinha eu sabia o que aconteceria nas próximas páginas.

não foi sua culpa, nem minha. o aviso de gatilho nas primeiras páginas não me assustou, mas acho que eu não esperava que essa história me atingisse tanto da maneira que fez. as metáforas doloridas deixaram tudo mais sensível - eu realmente não esperava que a criatura fofinha do Berto tivesse um significado tão cruel, mas é assim que acontece quando a gente desmembra essa metáfora também. aparências enganam, nossos olhos e mentes contam mentiras tentando nos convencer sobre possíveis boas condutas, e tudo acaba de um jeito tão cruel que faz a cabeça arder.

eu precisava desse livro. nunca tive um diálogo 100% sincero sobre meu trauma com ninguém, e mesmo sem dizer uma palavra sequer em resposta a todas as que eu li nessas 75 páginas, pude me sentir mais leve nesse final. deixando a dor se transformar em cinzas, assim como camila fez. precisamos perdoar a criança do passado. obrigado pela leitura.

Janaina 28/08/2022

Denso
Começo dizendo que essa não é uma história leve, pelo contrário, é bastante pesada, difícil, cheia de gatilhos, porém é uma história necessária.
Creio que deve ter sido muito difícil para a autora contar essa história, mas a importância de relatar algo tão difícil deve ter lhe trazido um afago na alma, ao conseguir identificar a covardia e falta de escrúpulos do abusador, pois ela era apenas uma menina ingênua quando as coisas aconteceram e conseguir se perdoar deve ter lhe trazido um alívio imenso.
A história cumpre seu papel no quesito ?alerta? para todos que a leem.
Recomendo a leitura, porém fiquem atentos aos gatilhos
Matheusvarraes 30/08/2022minha estante
Que massa! Fiquei interessado. Lesse o ebook pelo ku?

Janaina 30/08/2022minha estante
Na verdade eu comprei. É um conto baratinho, menos de 10,00. Recomendo muito a leitura

Stella Paul 27/08/2022

É um bom livro
É um livro bem pequeno, eu nem chamaria de livro mas mais um conto? Não sei, tem só 75 páginas então a leitura é bem rapidinha. Mas é um jeito meio lúdico e pueril de falar de um assunto extremamente delicado que é o abuso sexual de uma criança. Eu acho de extrema importância que crianças leiam esse livro pq aborda o assunto de uma forma menos direta e agressiva, eu daria pra minha filha ler por exemplo, pra começar a falar sobre o assunto. E tem muita representatividade, o que é maravilhoso e tem que ser mais normalizado na literatura :)
Dei uma nota mais baixa pq talvez eu devesse ter lido isso quando mais nova.

Bah 20/08/2022

Favoritadíssimo
Que conto foi esse? Tão bem escrito, envolvente, tão pesado, mas ao mesmo tempo tão bom. Esse se tornou um dos meus contos favoritos da vida! A temática, infelizmente, é ainda muito atual, e foi tratada com muita responsabilidade e respeito. Sim, tem gatilhos, então não leia se não estiver no momento pra isso. Caso esteja bem o suficiente: por favor, leia, é maravilhoso!

Suzi 16/08/2022

Sobre feridas que não se fecham
Um livro delicado, mas escrito com muito cuidado e sensibilidade. Por causa disso, foi uma leitura agradável.

Histórias como essa nos ajudam a ter mais empatia por aqueles que sofrem a dor do abuso e nos trazem mais perspectiva sobre o que são essas feridas que ninguém mais vê.

Gostei muito das transições entre o passado e o presente! Elas eram tão bem amarradas que me faziam imaginar o conto em cenas de filme. O que faz sentido depois de ver que a Mayra fez cinema :)

Carol @solemgemeos15 11/08/2022

A pedido da mãe, a protagonista retorna a casa vazia de seus tios a procura de um álbum de fotografias. Ela perdeu todo o contato com seus tios anos atrás – e voltando a casa, ela se pega relembrando o que viveu no passado: dias em que sua mãe viajou para solucionar alguns problemas e a deixou sob a tutela de seus tios, sua tia mau humorada e rígida, seu tio que a primeira vista é simpático, uma amiguinha na casa vizinha e as relíquias de sua prima que fugira anos atrás.
A escrita meio que joga um feitiço em você, pois assim que você entende quem é Camila; a narrativa vai ao passado e conhecemos aos poucos uma menina inocente e doce e sua inevitável curiosidade sobre o sumiço de sua prima, para a tensão e medo do que está por vir (violência sexual).
Não há nenhuma descrição gráfica, mas o pavor e o medo são construídos de forma tão eficiente que no não-dito, sabe-se exatamente o que aconteceu.

Helo 10/08/2022

Sensível e emocionante
Uma história que trata um tema delicado de forma muito sensível e te faz se envolver desde o primeiro capítulo. A escrita é primorosa e uma das coisas mais legais foi o modo como a autora trabalhou as passagens entre os capítulos e as linhas temporais, parecia que eu estava assistindo um filme de tão fluido. Recomendo demais!

Rebecca71 05/08/2022

Em poucas páginas a autora nos faz sentir tanto. É uma escrita linda pra descrever uma coisa que infelizmente é tão comum. É simplesmente genial a forma como ela coloco essa metáfora pra demonstrar algo tão doloroso.
Enfim, é um conto genial

Umtheus 25/07/2022

Devastador
Quando você começa a ler esse conto, você meio que sente o que vem pela frente e começa a se questionar: eu termino ou não? Porque você quer saber o que de fato acontece, mas ao mesmo tempo sente medo de saber o que vai acontecer. Meu problema com contos é que eu quero que todos sejam livros enormes, porque sempre fico muito conectado com a história. Mayra escreve de um jeito maravilhosamente bem, fazendo você enxergar o personagem e se sentir triste por não estar lá, ajudando ele. Espero que ela lance outros contos, livros ou qualquer coisa, porque irei correndo ler.

Paula1882 10/07/2022

Que história dolorosamente arrebatadora. A forma sensível como a autora escolheu abordar um tema tão pesado me tocou muito.

Isabela 23/06/2022

Dolorido, mas necessário
Comecei e terminei no mesmo dia, coisa que não recomendo necessariamente pois a temática do livro é muito dificil e dolorosa. Passei metade do tempo da leitura desejando que o que eu sabia que ia acontecer não acontecesse, porque é apenas devastador ver um adulto que poderia ter sido um conforto e um apoio para uma criança passando por um momento vulnerável escolher ser um crápula nojento e criminoso.
A escrita é muito fluída, comovente. A metáfora que a autora usa para o seu abusador me deixou um pouco confusa quanto aos acontecimentos, mas como ela mesma diz, cada sobrevivente tem sua maneira de contar a sua história e talvez nem tudo tenha que ficar claro pro público, a prioridade, eu entendo, é que sua história seja contada da maneira mais confortável para ela.
Chorei, lamentei e senti raiva, terminei a leitura com um peso no peito e muita indignação. Que possamos ser mais para as nossas crianças.