O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Sol está lendo 21/11/2023

Meu Deus...
Comecei e não consegui parar. Extremamente viciante e bem escrita. Nossa protagonista é extremamente palpável e parece ser a nossa vizinha ou uma pessoa extremamente próxima. Foi agoniante saber o que ela passou e eu fiquei com vontade de dar um abraço super apertado na nossa protagonista. O livro trás a questão de perdoar a sua criança, olhar para você do passado e se aceitar, se perdoar, se amar... Fiquei horas refletindo sobre e até chorei. LEIAM!!

bruna 17/11/2023

Fui muito surpreendida!
Aqui, acompanhamos a história de Camila, uma menina brasileira, em dois momentos de sua vida que são interligados pelo mesmo fato assombroso.
Para aqueles que são sensíveis ao tema, saibam que esse livro tem como tema central o abuso sexual vivido por uma criança. A gente sente o estômago revirar, mas Mayra foi muito sensível ao tratar desse tema.
Recomendo muito! um livro curto que fala sobre esse tema tão sensível em meio de uma história envolvente que trata também sobre muitos outros pontos como a descoberta de atração de uma menina por outra menina, racismo.. eu gostei muito!

Gica Brombini 17/11/2023

"A morte nem sempre é o fim das coisas", e por isso ainda existem dores e memórias que precisam ser queimadas...
Mayra Sigwalt foi completamente sensível e humana ao contar esta história. Apesar de todos os gatilhos, as partes dolorosas e até mesmo as angústias da personagens, a narrativa ainda é fluída e delicada.
Realmente fui impactada por "O que encontramos nas chamas". Ao final do e-book, ainda mais pelos agardecimentos e pelas notas da autora, não pude deixar de chorar e acalentar minha criança interior.
Os temas abordados são pesados, mas ao trabalhar uma narrativa que mistua a realidade e fantaisa, compreendemos como as situações ruins são modificadas através dos olhos de uma criança que não sabe extamente o que está acontecendo com ela (e principalmente como ela se sente com essa situação). Ainda que haja momentos delicados ao longo do conto, todos os assuntos que retratam sobre o tema do abuso, além de outras emoções correlacionadas, como o luto, dor, autoculpa e medo, são abordados com extrema sensibilidade e resposabilidade.
Mayra explora como um trauma pode reverberar por anos, tanto no coração quanto na pele de uma mulher, e como esta dor é tão particular e tão intríncesa que chega a ser difícil explicar tudo o que se sente em relação a isso.
Ainda assim, a história vem como um aviso, como uma forma de cura e como um retratado de uma realidade (infelizmente) presente na vida de muitas meninas. A autora merece todos os elogios pela construção desta história.

olivkholin 09/11/2023

Esse é um livro difícil de ser lido, mas é muito necessário e a autora aborda um assunto pesado de forma tão responsável e com uma ótima escrita.

Não me arrependo nem um pouco de ter comprado esse ebook.

(O assunto pode despertar gatilhos em alguns leitores, então recomendo ver sobre o que se trata antes de iniciarem).

Amanda 29/10/2023

Denso e necessário
Eu estava com esse livro no Kindle há meses, mas queria lê-lo no momento certo, como parte de estudo pro meu TCC.

Mas fui nocauteada com algo ainda mais profundo, cheio de camadas e importante de ser lido. Apesar da dureza da história, consegui abraçar Camila em todos os momentos e, inconscientemente, a Amanda também.

É um conto com 75 páginas, com a história bem distribuída e com precisão de detalhes. Fiquei muito grata por ler. E que muitas outras possam ler também.

whoisgabrich 23/09/2023

Fiquei com vontade de ler o livro inicialmente por causa da capa, que sempre achei linda. fui ler o livro sem saber muito sobre o que era, mas adorei a forma como a história é contada, te faz não conseguir parar de ler. fala de um assunto bastante pesado, com seriedade. mas é um livro muito bom de ler, que não dá vontade de parar.

Ãtila 23/09/2023

O que encontramos nas chamadas é um livro sensível ao tocar em assuntos complexos e dolorosos. Nele Camila revive situações da adolescência, descobertas e traumas que marcaram sua vida para sempre. O processo de cura e perdoar a si mesma são pontos centrais na história. Ele termina deixando um clorzinho no coração e a vontade de ler mais sobre a vida de Camila.

Agatha Cristine @pg.estrelas 31/08/2023

Esse livro me engatilhou muito, demorei até a fazer uma resenha.
Eu realmente fui ciente dos gatilhos devido ao aviso no começo do capitulo, e olha isso me fez uma diferença gigantesca.
Eu fiquei muito surpresa com a escrita da autora, fui lendo de forma tão fluida que não senti o tempo passar.
Admito que fiquei aflita o tempo todo, sabia pelo aviso o que aconteceria, mas eu fiquei tão nervosa e inquieta durante a leitura, queria realmente poder proteger a personagem de tudo aquilo.
Eu não sabia que precisava dessa história até ler, e sou muito grata por essa leitura e pela a nota da autora que me fez desabar em choro. Obrigada por nos permitir perdoar a nós mesmas, e a nossa criança interior. Eu agora sinto que me perdoei por conta da sua história.
Obrigada por entregar tanto.
Favoritado, e super recomendado.

Giovanna 21/08/2023

Meu primeiro contato com a escrita da autora, e eu adorei de verdade. É um equilíbrio entre poético e direto ao ponto que me agrada. A maneira como ela usou o realismo mágico para mostrar o que estava acontecendo com a personagem e para falar de um assunto tão sério e pesado foi muito bonito, e triste ao mesmo tempo.

Recomendo muito a história, mas para quem tem gatilhos com o assunto principal, vão com calma.

mi.lunar 14/08/2023

Nunca tinha lido um livro que retratasse sobre este tema com tanto cuidado e sensibilidade. As analogias que a Mayra faz misturando entre realidade e fantasia são muito boas e os finais e inícios de capítulos são geniais também!

Malu 08/08/2023

Pra uma primeira história de autore achei muito fascinante além de adorar o vai e volta no passado e no presente. Mas aborda temas sensíveis então é bom ler com isso em mente.

Carla.Ligia 05/08/2023

Sensível
A história vem e vai entre o presente e o passado, relatando um momento específico na vida da narradora. A sensibilidade com que os fatos narrados são passados a nós, leitores, trazem um sentimento de compaixão e empatia.
Recomendo

Arthus 22/06/2023

Estou em pedaços.
tão difícil de ler mas mesmo assim há momentos de leveza tão fofos que você esquece o medo do assunto principal por 1 segundo. e acho que por isso que bate tão forte quando o assunto volta a tona.
a forma que ela mistura o passado com o presente é genial!!!!! porém teve 1 ou 2 vezes que me senti perdido
a forma que ela retrata o trauma de forma às vezes fantasiosas também, nossa.
esse livro me pegou muito. e espero que tenha ajudado no processo de cura da Mayra e de outres sobreviventes
e como ela lembra no final: não foi sua culpa. ????

Aline Guedes 10/05/2023

Leitura difícil, mas necessária
Gostaria de começar dizendo que o alerta de gatilho é extremamente importante, e sou muito grata por ter encontrado um neste livro.

Acompanha a Mayra há anos, e fiquei empolgada para ler este livro assim que ela lançou, mas o alerta de gatilho me fez esperar até que eu me sentisse mais segura. A espera foi boa, pois sei que aproveitei melhor a leitura.

Demorei uns 3 dias para conseguir finalizar, mas valeu a pena, a escrita é incrível, e a forma como ela trouxe temas tão relevantes de forma tão sensível foi fantástica.

Gostei muito de ver que mesmo em meio a lembranças ruins, a Camila conseguiu distinguir lembranças boas, como sua amizade com Michele. Isso é algo que considero difícil de fazer, então ver alguém, mesmo que um personagem fictício fazer, é muito bom .

Espero que logo venham novos lançamentos da Mayra ^^

Nessa 18/04/2023

75 páginas. Uma história difícil de ser lida , mas acredito que dar voz a dor pode ser libertador.
A história é contada em passado e futuro com frases completando-se no início dos capítulos.
Gostei que mesmo não sendo gráfico demais os abusos são transmitidos e causando a revolta esperada.
Quem sabe um dia , esta história vira um romance ?