Escuridão Total Sem Estrelas (eBook)

Escuridão Total Sem Estrelas (eBook) Stephen King

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 07/05/2021

Impossível não favoritar.
Aqui temos mais uma obra-prima de SK.
Quatro histórias tão diferentes entre si, mas que tem em comum o poder de prender o leitor do início ao fim e a de reafirmar a posição do autor como o mestre do terror e do suspense.
Leandro.Rodrigues 15/05/2021minha estante
Não é atoa que o sobrenome é King, manda bem demais!!!

Rosangela Max 15/05/2021minha estante
Sim! Ele sempre está por aqui nas minhas leituras. ??

Elcimar.Matos 31/07/2022

A escuridão está em todas as pessoas?
Farei uma breve resenha sobre meu conto favorito e citar algumas partes legais do posfácio de como surgiu as idéias dos contos.

1922 -
O primeiro e maior conto do livro, o fazendeiro Wilfred James fica numa situação complicada após sua mulher herdar 100 acres de terra do pai e querer vendê-las para uma empresa de criação e abate de porcos e se mudar para a cidade. Wilfred não largar a vida de fazendeiro e não gosta da cidade, ele quer juntar os seus acres com a da esposa, assim a fazenda seria maior, assim como a produção e o lucro, mas a mulher está irredutível, ela não aceita a proposta de Wilfred e quer muito morar na cidade. O fazendeiro fica em uma batalha interna, pois abomina a ideia de se mudar para a cidade. A única saída que ele enxerga para seu dilema, é assassinando sua esposa. E com isso, ele precisa convencer o filho Hank, ele começa a persuadir o filho dizendo como a vida de Hank seria ruim na cidade, sofrendo bullyng por ser caipira da fazenda e assim amadurecendo a idéia na cabeça do filho, até que uma hora ele aceita.

"Acredito que exista outro homem dentro de cada homem, um estranho, um Homem Conivente. E acredito que, em março de 1922, o Homem Conivente dentro de Wilfred James já tinha julgado minha esposa e decidido seu destino."

Quando Wilf pensa que fez tudo muito bem planejado e irá se safar fácilmente, começa as reviravoltas, Wilf e seu filho precisa ter psicólogico forte para enfrentar os problemas e eles não tem. Wilf depois de anos vêm sendo torturado pelo fantasma da esposa e passa todos os dias revivendo algumas cenas fortes da morte dela, e ele sente muita culpa por ter covencido seu filho a fazer parte do seu plano.

"1922 foi inspirado em um conto de não ficção chamado Wisconsin Death Trip (1973) de Michael Lesy, que mostrava fotografias tiradas na pequena cidade de Black River Falls, Wisconsin. Fiquei impressionado pelo isolamento rural dessas fotografias e pela severidade e pela privação no rosto das pessoas. Eu queria conseguir passar essa sensação com a minha história."

Gigante do Volante -
Após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma.

"Em 2007, enquanto viajava pela Interestadual 84 para uma sessão de autógrafos no Oeste de Massachusetts, passei por uma dessas paradas de estrada para uma típica refeição saudável de Steve King: um refrigerante e uma barra de chocolate. Quando saí da lanchonete, vi uma mulher com um pneu furado tendo um conversa ávida com um caminhoneiro estacionado na vaga ao lado. Ele sorriu para ela e saiu da cabine.
- Precisa de ajuda? - Perguntei.
- Não, não, eu cuido disso - disse o caminhoneiro.
A moça conseguiu que trocassem seu pneu furado, tenho certeza. E eu consegui minha barra de chocolate e a ideia de para uma história que acabou se tornando "Gigante do Volante"."

Extensão Justa -
Um homem com câncer terminal faz um pacto com um estranho vendedor e tem que decidir até onde vale a pena ir para salvar a própria vida.

"Em Bangor, onde moro, uma via pública chamada extensão da rua Hammond margeia o aeroporto. Há uma área de cascalho ao lado da cerca do aeroporto, na metade da extensão, onde vários vendedores vêm montando barraquinhas ao longo dos anos. [...] Um dia quando eu os observava, a idéia de "Extensão Justa" veio à minha mente. É claro que ambientei em Derry, lar do falecido e não lamentado palhaço Pennywise, porque Derry é simplesmente Bangor disfarçada de outro nome."

Um bom casamento -
Uma mulher encontra uma caixa na garagem que pode dizer mais sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Esse conto eu foi o meu segundo favorito do livro, gostaria também que fosse um pouco maior, talvez um livro solo, dava pra ser muito explorado também.

"A última história veio à minha cabeça depois de ler um artigo sobre Dennis Rader, o infame assassino BTK (do inglês amarrar, torturar e matar) que tirou a vida de dez pessoas - a maioria eram mulheres, mas duas eram crianças - em um período de 16 anos. Em muito casos, ele enviava documentos de suas vítimas para a polícia. Paula Rader foi casada com esse monstro por 34 anos, e muitas pessoas na área de Wichita, onde Rader cometia seus crimes, se recusavam a acreditar que ela vivia com ele sem saber o que ele fazia. Eu acredito que foi possível, e escrevi essa história para explorar o que poderia acontecer se essa mulher de repente descobrisse o horrível passatempo do marido. Também escrevi para explorar a idéia de que é impossível conhecer alguém completamente, até mesmo aqueles que mais amamos"

Stephen King nos leva para escuridão interna de pessoas comuns em situações incomuns, e isso ele sabe fazer como ninguém!
Flávia Menezes 31/07/2022minha estante
Que nota!! ? Apesar de não ter lido o livro, não resisti e li sua resenha. Gosto de ver como escreve, como organiza suas ideias? E quer saber? Agora estou louquinha pra ler! ??

Elcimar.Matos 31/07/2022minha estante
Leiaaa, e quero uma resenha sua tbm ?

NayLyra 31/07/2022minha estante
Essa é uma das melhores coletâneas. ?

Elcimar.Matos 31/07/2022minha estante
foi minha primeira coletânea do King, já quero ler as outras!

NayLyra 31/07/2022minha estante
Começou muito bem. ??

Mayara 29/09/2022minha estante
Adoro esse livro. Um bom casamento é meu conto favorito

Elcimar.Matos 30/09/2022minha estante
gostei muito tbm, mas o meu preferido foi 1922

Vênus_Alice 12/09/2022

Escuridão total sem estrelas
O livro é um compilado de histórias muito próximas da realidade nossa e que nos traz uma angústia, justamente pela proximidade.

Todas elas têm um resquícios ou toque de psicoses, que te faz duvidar da veracidade ou se o autor está fazendo uma pegadinha, pode muito bem ser uma fantasia do personagem, e se for? é real para ele, e isso é o que importa.

Ler é como ficar no escuro, pelo receio e por você apoiar certas coisas que são feitas (imorais, mesmo que na busca da justiça).

Todas as escritas do Stephen King te faz questionar o que é o bom e o mal, e quem é você.

anitalwz 17/01/2022

que livro bom!
cada conto é bem desenvolvido mesmo em poucas paginas, despertando diversos sentimentos e me fazendo questionar diversas coisas, apresentando historias pesadas e chocantes com uma carga emocional, mostrando como cada pessoa reage em diferentes situações na escuridao total sem estrelas.

Gabi 11/12/2020

Pertubador
Um livro com 4 contos pertubadores, pelo menos pra mim. O pior de todos foi o Gigante no Volante, uma velha escritora vai a uma reunião falar sobre seus livros, tudo ocorre perfeitamente bem, até ela pegar um atalho na estrada para chegar mais rápido a sua casa, mas será que foi uma boa ideia ir por um lugar desconhecido e pouco movimentado?
Ela descobre da pior forma que não foi um boa ideia...

Rodrigo.Macedo 25/04/2021

O primeiro de muitos
Testei o livro e no fim quem foi colocado à prova fui eu. Não dá pra entrar em detalhes nos contos, se não vou me alongar demais. Mas é como o King fala, o emocional toma conta do pensamento. Vc só para pra pensar depois que acaba o conto pq antes disso o objetivo é de devorar cada página com o coração acelerado. Todos os contos são sinistros, mas "1922" e "o bom casamento" não vão sair da minha mente.

capitu 15/08/2022

Esse é o primeiro livro do Stephen King que leio e amei, me prendeu desde o começo, não gostei tanto do terceiro conto, mas a escrita de todos me cativou muito, só não li tudo de uma vez pq tinha outras coisas para fazer.

Jonathan.Silva 10/07/2022

King é rei!
King e a sua enorme capacidade de contar histórias!. Um conto melhor que o outro, destaque para um bom casamento, meu preferido nesse livro.
Pedro 10/07/2022minha estante
Ainda nao li escuridão total,as acabei nesse minuto "Depois".. King é rei demais.

Maria18387 13/06/2022

1922
Nunca sei como ou o que falar sobre esse livro. Meu primeiro livro do rei e que grande livro!
Contos em sua maioria muito bem desenvolvidos.

Carlusadrianu 04/03/2022

terríveis
comecei muito empolgado com o livro, mas logo de cara esse feitiço acabou... encontrei contos brutais, crus e horríveis. o último conto foi o que mais gostei, 1922 achei muito lento, mas gostei também. Gigante do volante, por ser muito gráfico me incomodou demais e Extensão Justa eu achei bem mediano... nem sei pq tava nesse livro.

Lifey4R 26/05/2021

Visceral e pertubador
Stephen King mais uma vez mostra sua habilidade com a escrita em quatro contos curtos que vão lhe deixar pensando por dias e mais dias... Simplesmente um livro sensacional!

nico 20/02/2022

sobre a escuridão
apenas após ler o posfácio pude ver o livro como um todo, vendo o que as pessoas são capazes em circunstâncias bizarras... mas também acrediro que esses personagens do Stephen não são apenas caricaturas de pessoas reais, mas também grandes metáforas de problemas sociais.

Minha história favorita foi Gigante do Volante e, em seguida, Um Bom Casamento. Gostei muito da ambientação de 1922 e Extensão Justa tem uma "moral" interessante...

Gostei muito da experiência dessa leitura

FabricioSC 22/03/2024

Mais uma vez, King não é Mestre, é Doutor!
Primeiro de tudo, saiba que tem gatilhos nessas histórias. Os 04 contos que tem nesse livro dariam facilmente livros são realmente muito bons. Em cada um deles, o SK mostra aquele lado mais sombrio de pessoas perturbadas ao mesmo tempo que na maior parte do tempo agem como pessoas gentis e que ninguém suspeitaria de serem problemáticas.

Particularmente gostei muito de 1922. Digamos que é o carro-chefe dessa coletânea de contos, com quase 200 páginas, e que se fosse um romance, seria melhor ainda.

Também me chamou bastante atenção Gigante do Volante, e confesso que além da agonia pelonque a personagem sofre, fiquei apreensivo do desfecho pra ela.

Tive um pouquinho menos de facilidade em ler Um bol casamento, por parecer em certos momentos um pouco arrastado, mas ainda assim com uma premissa bastante interessante da história.

Enfim, com certeza recomendo. Mas realmente se você tiver problemas com traumas relacionados a algum tipo de violência, pense 2 vezes antes de ler ou mesmo tenha certeza que o trauma esteja superado.

Maltos 06/06/2021

Cruel
Nesse livro o King explora 4 histórias fortes, cruéis e sanguinolentas, assim como deve ser os livros de terror/horror do mestre. A forma como o Stephen King aborda essas histórias explica o porquê d?eu amar tanto esse escritor.
Bruna.Pompeu 06/06/2021minha estante
Notinha mixuruca