Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas -

duuscoliver 25/04/2024

Esse é aquele tipo de livro que conta a história de um cara que tá passando por altos e baixos na vida, sabe? tipo, ele tá lidando com um monte de paradas: problemas pessoais no trabalho e até umas crises existenciais, é tipo aquela vibe de "quem sou eu?" ou "o que tô fazendo da vida?" o livro vai fundo na vida desse cara, mostrando todas as tretas que ele enfrenta, as relações com a galera ao redor e como ele tenta dar a volta por cima, é aquele tipo de história que te faz pensar sobre quem a gente é de verdade e qual é o sentido da vida!

sam (?) 21/04/2024

Compadeço com livros de miséria, por me achar também pária.
"Eu temia inclusive a Deus. Não podia crer em amor divino, apenas em punição divina. Fé. Isso, para mim, era como encarar cabisbaixo o tribunal dos céus, somente para poder receber uma chicotada de Deus. Ainda que acreditasse no inferno, por mais que tentasse, não podia acreditar na existência do céu."

Um homem perdido em si mesmo e deslocado perante a sociedade, perante os outros seres humanos. Não conheço o Osamu Dazai mas me instiga muito essa melancolia evidente da sua leitura, e dos casos pelo qual o autor passou.

Incrível livro, Fiquei muito surpreso ao ver a citação a Dotoievski logo na parte que eu realmente estava pensando muito sobre as obras dele.

Nos livros de Dotoievski, sempre há uma figura feminina que vem a ser uma esperança, uma aurora na trajetória do personagem principal do livro. Já aqui, com o Osamu Dazai, a figura feminina acaba sendo quase o oposto dessas ideias, pelo menos na mentalidade do Yozo.
Uma observação interessante em que pensei.

Enfim, com certeza lerei novamente, principalmente por ser um livro tão curto, mas tão poderoso.

dayminyard 28/03/2024

Título auto-explicativo
É estranho dar estrelas para um livro autobiográfico, é como se ''sua vida foi boa: 5 estrelas'', ''vida mediocre, mas deu pra ler: 3.5''. No meu caso eu decidi 5 porque eu não sei como definir. Esse livro estava na minha lista após eu conhecer Bungo Stray Dogs, e eu sempre vi gente falando como o escritor Dazai era BEM diferente do anime (óbvio né), mas eu semprei tive uma ideia de ''como ele era'', até porque ele se suicidou. Ler algo assim de certa forma mexeu comigo, como é complicado ficar preso nesse ''ciclo da vida''. E o fato de que eu me identifiquei com tantos pensamentos me assustou. Com certeza não é uma leitura que você sai recomendando por ai. Bom, mas não sei se conseguiria ler novamente.

Guilherme.Siebra 13/03/2024

O Declínio de um Homem...
Conheço já a algum tempo o livro de Osamu Dazai, ou melhor, o livro que conta um fragmento de sua curta história. Tive finalmente a oportunidade de pôr minhas mãos nesse obra e, tão boa e imersiva ela é, finalizei ela em menos de um dia.
Antes mesmo de iniciar a leitura, eu já esperava uma jornada pela história e memórias de um homem com uma vida complicada e uma alma ferida (se me permitem usar tal termo). Acompanhar o declínio de Dazai, aqui "Yozo", é triste, marcante e principalmente íntimo. É possível compreender em suas palavras e na sua maneira de escrever o que este sentia.
O livro trata temas fortes e que podem trazer desconforto às pessoas que são sensíveis à cruel realidade; mas também pode tocar sentimentos humanos difíceis de se pôr em palavras, que as vezes (ou infelizmente muitas vezes) podemos sentir, em silêncio e sem palavras para expressar. Indico muito a leitura e espero que minhas poucas palavras façam sentido para quem as ler. ?

Nicky 12/03/2024

Mais mais, quero maisssss!! só isso não foi o suficiente, quero mais da escrita desse louco eu quero mais desse malucooo

Josi 03/01/2024

Porque somos feitos de sangue, ossos e dor.
Primeiro livro lido de 2022 e posso dizer que é realmente memorável. Uma descrição tão real e sensível de como uma pessoa pode mascarar( ou tentar) a dor com vícios. O autor não se perdeu nos vícios, ele se perdeu nas dores ocultas no seu íntimo. Dores essas que às vezes nem ele sabia do por quê surgiam. Vou lembrar por um bom tempo desse livro. Obrigada por isso.

"Sempre tremia de medo das demais pessoas e nunca tive sequer uma migalha de autoconfiança em relação às minhas palavras e aos meus atos como ser humano"

Dazai compartilha nesse livro seus tormentos que perpetuaram até a morte e em como seu espírito pertubado não só o afetou, mas todas a sua volta.

Recomendo muito essa leitura, bem como saber um pouco da vida do autor(quem foi e impacto na sociedade). Eu li as cegas, mas a experiência foi igual de angustiante e visceral.

"Minha natureza real, entretanto, era diametralmente oposta à de um menino travesso.
Por que ele se escondia tanto?
Edit: eu não queria realmente saber..."

santafesz 01/01/2024

Desclassificado como humano
Eu tambem dazai, eu tambem me compadeço com miseraveis pq no fundo eu me sinto como uma pária. e eu tb tenho medo de mulher bonita.

ð¥ðð¢ 30/12/2023

A melhor parte eh o marca pagina q vem junto com o livro
Nao eh ruim mas nao cumpre oq as pessoas prometem ao falar do livro !! fui ler com a impressao de ser uma obra pesada e saí com nenhum momento de reflexao ou apego pelo protagonista

o feedback acabou influenciando muito essa quebra de expectativa

Melxzb 28/12/2023

A melancolia de Osamu Dazai e seus sentimentos intensos e confusos me deixaram tão preso que simplismente não consegui parar de ler em nenhum momento.
Eu realmente não sei como falar sobre esse livro, só leiam.

Clara 21/12/2023

Releitura
Definitivamente um dos meus livros favoritos da vida inteira. A prova disso é eu ter relido no mesmo ano em que eu li. O Dazai virou um dos meus escritores favoritos.

intankavelz 21/12/2023

Tristemente apaixonante!
Quando comecei a ler, nao achei que tomaria o rumo que tomou, a leitura é extremamente boa porém sempre abordando temas que podem ser sensíveis para algumas pessoas. A historia do Yozo me fez refletir bastante sobre as pessoas e a sociedade (alem de ter chorado horrores), esse é com certeza o melhor livro que eu li esse ano, é incrivel pensar que um livro da epoca de 1948 ainda pode se encaixar perfeitamente no contexto de hoje em dia. Não me arrependo de ter lido mas ele custou o resto de saude mental que me restava.

Marcelo.Pedroni 24/11/2023

Impactante, forte e cru(el)
Um livro considerado “pesado”, dado o histórico do autor com sua depressão e suas várias tentativas de suicídio. Nesta obra, fica evidente que a personagem principal se não for um próprio relato autobiográfico é muito próximo (inspirado em). O que torna a própria obra densa, talvez um pouco intragável, dada sua maneira crua e por vezes, cruel, com a própria personagem.
Não deixa de ser uma obra muito instigante, uma escrita muito fluída e muito coerente. A visão do autor sobre a brevidade da vida, sua importância (ou falta de) explora uma visão forte que muitas vezes não queremos ter.

Yasmyn.Gabriele 24/11/2023

Esse livro alterou as sinapses do meu cérebro e acho que nunca mais vou poder experienciar plena felicidade novamente.

Adorei, recomendo.

r.afa 07/11/2023

"Seres humanos jamais se submetem a outros seres humanos."
Livro doloroso e tão realista que quase achei que o autor tivesse lido a minha mente por anos. O livro retrata principalmente o sofrimento de um homem perante uma sociedade conturbada, que em um momento o fazia sentir que talvez pudesse ser verdadeiramente feliz e no outro o fazia sentir pequeno e insignificante, além de mostrar os desafios que ele enfrenta com si mesmo, como o desespero por atenção, a necessidade de não ofender ou de sempre dizer "sim" para todos, a timidez e o medo excessivo que ele sentia pelos outros, os vícios e o sofrimento de achar que não fosse digno de ser feliz, pelo menos uma vez na vida. Acredito que o livro, que agora mesmo descobrir ser um pouco biográfica, fala sobre muito de nós, seres humanos.

mdpotavio 28/10/2023

Deprimente
Caros leitores, se estiverem experienciando sintomas de depressão, busquem ajuda. O "suporte" emocional salva vidas!