Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas -

goldenlantsov 05/03/2022

É interessante como a escrita capta essa busca por validação do personagem principal no decorrer do livro (se é que ele pode ser chamado de personagem principal, afinal). No início, ele é um adolescente frustrado, que odeio o mundo ao seu redor e a si mesmo, e, para compensar, vem as piadas, usa o humor para tentar ludibriar as pessoas e mascarar quem realmente é. Mas depois, ele vai perdendo essa capacidade e se tornando um ser desprezível e taciturno, algo que talvez ele sempre tenha sido. E eu digo que é possível perceber essa mudança porque até o primeiro caderno, você entende ele. Você gosta dele e sente empatia e, até mesmo, se identifica, mas depois do segundo caderno é possível sentir a indiferença dele e todo aquele sentimento de compreensão se transformou em antipatia.

No epílogo, aquela moça diz que no estado em que ele chegou, não havia mais nada a ser feito, era o limite. E é a verdade. Naquele ponto, nem um milagre salvaria ele. O que é muito, muito triste

isadorarxg 01/03/2022

Uma experiência
O livro e muito bom mas por ta com as expectativas mt altas acabei me decepcionando um pouquinho.

Eu tava esperando que fosse bem mais triste, mas eu nem chorei (n q eu seja uma q chore facilmente, mas msm assim né)

Acho q esse livro pode ser considerado uma experiencia e recomendo mt (so q cuidado com os gatilhos plmds n vai ler sem mais nem menos)

A maioria dos personagens n sao constantes na história ent a gnt mal se apega a eles e eles n sao mt aprofundados tbm. Mas o principal, mds, a complexidade desse personagem n e normal. A visao de mundo dele, msm q bem problematica, É MT INTERESSANTE, so por causa disso ja e uma experiencia mt boa.

O final me impressionou bastante juro, pensava q ia ser compeltamente diferente e q eu ia morrwr de chorar, mas enfim ne.

"Eu desejava impacientemente, e de coração, uma alegria violenta, mesmo que depois dela viesse uma enorme tristeza."

"A mulher também deve ser infeliz, pessoas infelizes são sensiveis às infelicidades alheias."

Lara 25/02/2022

Ningen Shikkaku, No longer Human ou Declínio de um homem
Me surpreendi muito com a leitura de "Declínio de um homem", principalmente pela profundidade dos relatos em primeira pessoa de Dazai, nos permitindo mergulhar em toda sua angústia existencial, seus traumas e conhecer suas percepções sobre a sociedade, o indivíduo e as próprias relações humanas

Yasmim 28/01/2022

divino
achei o livro muito bom, fácil de ler, mas não de interpretar? não sei.
Porém, é um livro perfeito, vc pode se complicar na hora de ler por ser simples e indigesto. (acho q deu pra entender)
O livro é autobiográfico.
É curto, direto e faz vc refletir bastante.

No geral eu amei, gostei de ler e chorei muito.

Só leiam se estiverem com um psicológico bom

Luiza.Moeckel 13/01/2022

É um livro autobiográfico, então acho que eu avaliei mais pela minha experiência lendo. Eu achei um livro bem pesado e sincero, inclusive chorei em algumas partes, o que é muito raro de acontecer.

Dudao 28/12/2021

Não sei por que fui sedenta à esse livro, mas quebrei a minha cara.
Ao começar que se trata de uma autobiografia então não é como se eu pudesse classificar como ruim ou boa já que desde o começo você tem em mãos a visão do autor sobre o mundo e a sociedade
É muito triste ver o que levou ele a fazer tudo aquilo, e como ele reagia a tudo.

whosduarda 27/12/2021

...
não sei ao certo qual nota dar a esse livro, acredito que não seja justo dar baseado no enredo mas sim em como me senti e no que refleti enquanto lia. vou deixar aqui um trecho do que escrevi, no próprio livro, após finalizar a leitura:

compreender que existe um limite máximo para a tristeza e que ela se torna visível no corpo de quem alcança esse marco, é uma tarefa ainda mais desafiadora, como reconhecer que mesmo o livro relatando a vida miserável de alguém, não foi descrito o sentimento de solidão. mesmo incapaz de criar laços ele não se sentiu sozinho? por quê?
a solidão acaba se tornando um sentimento daqueles que se deixam serem vistos, talvez.
de qualquer forma, não existem culpados.

o livro exige uma leitura atenciosa, é difícil você passar qualquer página sem questionamentos ou sem sentir uma pontada, mesmo que mínima, no coração.

mila ð 23/12/2021

Acho que todo mundo que leio ou vai ler essa biografia deveria ter em mente que se trata da vida de uma pessoa e não deveria "dar uma classificação" para ele.

um trecho do livro: "A concepção de bem e mal é invenção humana. Palavras moralizantes inventadas pelo capricho dos homens".

Ally 04/12/2021

É uma leitura pesada e reflexiva, A visão que Dazai tinha das coisas e algo que me tocou muito, é um tipo de livro no qual você termina e reflete tudo oque você já fez ou deixou de fazer, se você tem a oportunidade de ler, leia!

vii 07/10/2021

Declinio de um homem ( No longer human)
COM TODO CERTEZA O MELHOR LIVRO Q JA LI ATE AGR!
*Adiantando q se vc for sensivel ou não esteja bem psicologicamente nao Leia!*
5 de 5, esse livro explodiu minha cabeça, fiquei muito pensativa e me deu uma puta ressaca literaria de mais ou menos uma semana.
Os temas abordados são tão pesados, o livro em si é mto pesado, mas o autor escreveu tão bem pra ser seu ultimo livro, eu senti q o autor estava escrevendo a si mesmo sb? Se vc for parar pra pesquisar sobre o dazai, o autor, vc perceber q parece q ele ta deacrevendo a si msm.
Jeito em q ele descrevem seus traumas, seus delirios, seus pensamentos depressivos, o seu medo, traumas e outras coisas, é tão envolvente e ao mesmo tempo tao ruim de ler...
Eu me identifiquei com ele na metade das coisas eu marquei tanto esse livro e escrevi tanto, com certeza um dos melhores q ja li ate hoje

lia 03/10/2021

bom
Muito difícil julgar um livro autobiográfico, tipo é a vida de alguém e nesse caso a mente também. É pesado, sincero e permite que você se identifique com alguns pensamentos, o problema pra mim foi que não fluiu como pensei e eu tinha muitas expectativas que não consegui controlar mas ok. Em geral um livro bom e com certeza valeu a leitura. Acho que no posfácio poderiam ter pesquisado e deixado mais claro o que aconteceu com o autor depois do fim dos cadernos, com mais detalhes porque eu real gostaria de saber.

Boa samaritana 18/08/2021

Depressão.
Esse foi um dos livros mais complicados e difíceis que eu já li, não só pelo fato de conter várias (eu digo várias mesmo) reflexões e críticas do Dazai ao longo da história, mas também por ser uma narrativa tão próxima ao leitor, por assim dizer.

Desde o início já nos é apresentada a visão do Dazai sobre o mundo e o ser humano, o que acaba fazendo você entender muitas de suas decisões ao longo de sua vida.

Sinceramente eu amei esse livro, me fez pensar sobre várias coisas que nunca eu nem pensaria.

Super recomendo pra quem gosta de auto biografia, mas não o recomendaria de modo algum para quem está passando por uma fase mais complicada já que a leitura pode ser um pouco "turbulenta".