Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Luiza1100 26/04/2024

Queria conhecer a Júlia
Que médica/pessoa boa ! O livro é sensacional, daqueles que pode ser lido rápido, mas alguns textos precisa de estomago pra seguir em frente, entao tomei meu tempo. Nos dias de hoje, onde vc pode até ter plano de saúde, mas não significa que terá bom atendimento, não são os medicos, é a sociedade mesmo. Quer tudo pra ontem, vazia de conhecimento. Ter um bom profissional é raro, fora a falta de informação, eu mesma não sabia que existia medica de família. Aah mas o SUS...somos um país de primeiro mundo na saúde por conta desse Sistema Único de Saúde, mas infelizmente estamos entre os piores em corrupção, quanta clinica boa sucateada, um papo que adoraria ter com a Júlia. Devemos enaltecer bons profissionais que encontramos no caminho ! Obrigada Júlia, sua medicina me deu uma sacudida, temos muito o que fazer e aprender nesse Brasilzão !

ojoaoraphael 26/04/2024

Esse livro mostra que as principais doenças são as doenças sociais.
Se não houvessem essas doenças , este livro não teria sido escrito!

.emii ;) 26/04/2024

Pacientes que curam
Não imaginei que iria gostar tanto desse livro! A escrita e os relatos da Júlia são super sensíveis e de fácil entendimento, além de uma abordagem super direta, o que torna a leitura muito mais dinâmica.

Foi uma experiência diferente e extremamente necessária. É realmente importante encarar a realidade de frente, e é isso que a autora faz ao expor e criticar a forma que a sociedade nos faz engolir a pobreza, o racismo, machismo, desemprego e vários outros tópicos que sempre são varridos para debaixo do tapete.

Em um trabalho maravilhoso, a escritora transforma esses "problemas" em pessoas, dando voz aos milhares de seres humanos que são esquecidos, ao público que muita das vezes lhe é retirado o rótulo de gente.

Como eu disse anteriormente, é uma obra sensível e respeitosa que nos põe para refletir sobre nosso país e nossa comunidade. Além de demonstrar a importância do papel médico, que desempenha um trabalho tão importante e cuidadoso. Tirarei desse livro ótimos ensinamentos e reflexões!

anecxavier 24/04/2024

Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida. quanta sensibilidade!!

"saúde vai além de médico, de hospital e de consultório. saúde é bem-estar social, é trabalhar dignamente, ter transporte público confortável e acessível, ter segurança, ter escola boa para os filhos, ter sossego."

Net 15/04/2024

Humano
Comentei com uma conhecida que estava fazendo pós graduação em saúde da família e ela me emprestou esse livro. Nunca imaginei que choraria tanto.

A autora transcreve algumas visitas domiciliares e atendimentos nas unidades de saúde onde trabalhou, expondo a realidade da maioria das famílias brasileiras. Pobreza, fome, miséria, preconceito, violência. Cada história é um soco no estômago e infelizmente nenhuma delas é uma surpresa (porque como profissional da saúde, já ouvi e acompanhei alguns casos semelhantes).
Ler sob o ponto de vista da autora (uma médica especialista em saúde da família) e acompanhar suas ações e condutas em prol dessas famílias me fez ter certeza de que é isso que eu quero. Quero poder ajudar essas pessoas tal como Júlia faz.

Todos os estudantes e profissionais da saúde deveriam ler esse livro. O Brasil precisa de médicos que lembrem que são humanos (e não Deuses) e enxerguem as pessoas de fato, não apenas as doenças.

Nathy 14/04/2024

Todo estudante da área da saúde deveria ler esse livro antes de começar a atuar na prática? Foi recomendado por uma professora minha e é completamente incrível! Mostra o quanto é necessário vermos o paciente como um todo e não só como um caso que precisamos tratar uma doença?

Lethycia10 03/04/2024

Humano
A escrita é humana, sensível e empática. É escutar, humanizar e compreender o ser humano e entender as vulnerabilidades e privilégios. São diversas lições de vida.

Vitoria 30/03/2024

A escrita de Júlia é tão bonita como belo é o olhar com o qual ela enxerga o mundo e as pessoas ao seu redor. A forma pela qual ela vê a humanidade dos excluídos, de quem está à margem, é de uma grandiosidade sem tamanho.

A cada relato, um aperto no peito, e a certeza de que outras tantas Julias são necessárias.

Faline.Ferreira 24/03/2024

Pacientes que curam
Um livro com várias histórias de pacientes e evolução de uma médica que aprendeu o significado de ser médica.
Que prazer ler esse livro .
Li aos poucos, pois a cada página um olhar um ensinamento para ser aprendido.
E assim que deveriam ser os médicos.

gabriela 04/03/2024

Lindo
Melhor leitura do ano até agora, recomendo pra todos os profissionais e futuros profissionais da saúde ? coração quentinho e um maior amor e gratidão pelo meu trabalho.
5 estrelas pela sensação que me deu e pela fluidez da leitura
viva o SUS!

melzbtz 02/03/2024

Pacientes que curam
Sensacional. Dra Júlia Rocha se mostrou um anjo na vida das pessoas e uma ótima profissional? indico pra qualquer pessoa, principalmente pra quem segue na área da saúde para compreender a importância da humanidade em nosso profissionalismo e como ela cura tudo.

Léo 21/02/2024

Não apenas se colocar no lugar do outro, mas procurar entender a situação que o seu paciente se encontra e como melhorá-la. Isso é empatia para Júlia Rocha e assim deve ser!
Suas experiências como médica de família retratadas em contos, ora emocionantes, ora engraçados. A escolha acertada para um bom hábito que traz uma lição de vida junto!

Dáila 16/02/2024

Maravilhoso!
Devorei o livro inteiro em um dia! Quanta sensibilidade nas palavras e no olhar da Dra Júlia para com as pessoas! Quantas mazelas da sociedade escancaradas nas suas narrativas!
Quantas vezes enxerguei entes queridos nas histórias! Quantas vezes me identifiquei por algumas experiências tidas atendendo no SUS!
Recomendo a leitura a todo profissional de saúde!

Gi 11/02/2024

Esse livro não é apenas um livro, é uma experiência, é ensinamento, é vida!
Há tempos venho me cobrando a ler mais livros relacionados com a área de atuação que escolhi, e ao ver o título e a sinopse escolhi como primeira opção, e Graças a Deus por isso.
Esse livro me atingiu de maneiras inimagináveis. Julia, médica do SUS, conta relatos de casos que recebeu em toda sua jornada como médica da família. São tantas histórias, tantos enredos familiares, tantos percursos de vida, e incrivelmente todos eles são um retrato fiel do que é o Brasil. É impossível separar o relado da mãe de família cansada procurando um remédio para dar conta de tudo, do machismo encarnado da nossa sociedade. É impossível separar o trabalhador que não tem tempo para nada e precisa de remédios para dor no corpo, da pobreza que assola nosso país de tantas maneiras.
Esse livro é o mais fiel retrato da nossa sociedade e das batalhas diárias que enfrentamos num sistema de saúde que tem tantas demandas além de cuidar da saúde do paciente, porque como a própria escritora diz, saúde não é apenas a ausência de doenças, ela vai além e depende, acima de tudo, do
contexto social da qual se vive.
Júlia é a personificação da médica que não só ouve o paciente, mas o escuta e o interpreta de maneira a cuidar da raiz de toda problemática. Finalizo a leitura desejando ser, um dia, uma médica como Júlia.

Mariana 10/02/2024

Livro fácil de ler, com histórias curtas muito inspiradoras mostrabdo difeferentes realidades. Vale a pena!