Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Lucas990 22/05/2022

Leitura obrigatória
O livro é narrado por uma médica de família do SUS que viu em seus pacientes muito mais do que doenças a serem tratadas, viu em seus pacientes diversas histórias e condições de uma sociedade doente para qual a cura ainda não chegou (e será que um dia ainda vai chegar?)
Cada uma das histórias contadas aqui te fazem enxergar algo novo, pensar diferente e refletir sobre as realidades que existem além da sua.
Já avisei isso no título, mas nunca vai ser demais dizer que este livro: é leitura obrigatória!!!

Paulo 22/05/2022

Proteja o SUS
Apesar de sofrer ataques de grupos que defendem a iniciativa privada, o SUS e? uma grande conquista do peri?odo posterior a? ditadura militar. Criado em 1988, o sistema e? considerado um dos melhores do mundo. De todo modo, muitos cri?ticos do SUS nem mesmo percebem sua amplitude e o quanto eles pro?prios sa?o beneficiados. A pandemia da COVID-19 expo?s de forma drama?tica a importa?ncia do SUS para o pai?s.

O livro da me?dica Ju?lia Rocha, que atua na sau?de pu?blica ha? mais de 10 anos, reu?ne suas vive?ncias profissionais por meio de textos que nos permitem enxergar o SUS de maneira mais humanizada e, portanto, mais pro?xima da realidade das camadas sociais desfavorecidas.

barbaramp33 21/05/2022

Livro bom, fiel a realidade, com boas reflexões. Realmente é altamente fidedigno com o cotidiano, e digo tranquilamente, já que sou médica do SUS e as situações são disso pra bem piores. Pra mim tinha mais pano pra manga pra falar sobre racismo e machismo, algo que foi feito bem superficialmente e de forma simplista. A sensação que deu no final foi um discurso assim: : vc ta sofrendo tudo isso, sabe pq? racismo! e fim. como se não tivessem outros milhões de outros fatores envolvidos... Ainda assim, considero uma leitura excelente, em especial pra quem está no início do curso de medicina ou pra quem tem interesse em cursar. Se você não se relacionar em qualquer nível com o ímpeto de altruísmo da autora talvez seja interessante você repensar sua escolha.

Samukk 18/05/2022

OK
Quando iniciei a leitura e li os primeiros relatos e achei que ia favoritar o livro , mas conforme fui progredindo me deparei com afirmações da autora que não me permito concordar. O livro teve esses problemas ,mas ignorando isso ,ele teve alguns relatos legais que realmente mostram a realidade de algumas pessoas em relação a saúde , familia entre outros assuntos .

Beat.Rossi 14/05/2022

Necessário
Apesar de nem todo mundo ser médico, todos deveriam ler por serem pacientes e cidadãos.
É um livro que me fez refletir sobre o SUS, sobre a vida dos médicos, dos pacientes e do efeito dos privilégios, ou pelo menos da ausência de direitos de boa parte da população. Me peguei rindo e chorando com os contos desse livro. Recomendo.

Belle 07/05/2022

Viva o SUS, viva aos profissionais humanizados!
É estranho dizer como esse livro é um abraço quentinho, apesar de ter uma dura realidade sendo exposta.

O livro vale cada minuto de investimento para o encontro com a realidade e a possibilidade de sermos profissionais melhores, mais cuidadosos, mais sensíveis ao outro

"É um livro para pessoas que sentem muito pelas injustiças e que teimam em mudar o mundo."

Christiane 05/05/2022

Júlia Rocha relata o dia a dia em uma unidade do SUS localizado em um região onde impera a pobreza e a desigualdade social. Como ela mesma relata, foi assim que aprendeu e se deu conta do quanto quem não vive neste mundo não tem noção do que seja de fato, e com isto se criam inúmeros preconceitos e ideias totalmente erradas. Quem está do lado onde existe o direito e se pode usar dele e os outros que não tem isto.
São histórias comoventes e que retratam a realidade destas pessoas. O livro é uma defesa da humanização ao atendimento das pessoas. O que a autora chama a atenção é sobre o fato de que os médicos normalmente vêm de famílias com posses, uma vez que uma faculdade de medicina é caríssimo, e são pessoas que não tem a vivência dos seus pacientes, então eles precisam aprender a ouvir antes de mais nada. Muitas vezes não é uma doença física, mas é algo que é provocado pela vida que levam. Ela cita um exemplo de uma mulher que se queixava de dores, mas era estuprada, então não havia remédio que tirasse definitivamente suas dores no corpo. Também critica médicos que diante das dores destas pessoas receitam antidepressivos, como ela mesma diz: curam o machismo com antidepressivos. São mulheres que apanham, são abandonadas. É preciso ouvir suas histórias, tentar ajudar e encaminhar para os psicológos do posto ao invés de medicar.
Vale a leitura, e para os que não são médicos é um banho de realidade que ajuda a combater o racismo e o preconceito.

Mari matos 04/05/2022

Medicina Pura e Simples
Leitura fluida com vários mini contos. Escrita que te aproxima da autora num nível, que no meio do livro ela não precisa falar, vc já sabe.

Esse livro deve ter tirado muitos médicos da bolha.

As histórias são certeiras e o jeito que ela cita os nomes e as lembranças são impecáveis.

Mais que necessário para todos profissionais da saúde se tornarem mais humanos e tratarem todos com igualdade e respeito. Minha paixão pela profissão só aumentou. Júlia, eu vou pra BH só pra vc ser minha tutora. Vc não sabe quem eu sou, mas eu Te amo ??.

Brianna 01/05/2022

O livro da minha vida
Esse livro será minha Bíblia cursando medicina.
A obra mostra as partes lindas e tristes da medicina. Muitos momentos emocionantes e reflexões.
Os capítulos são curtos e a forma de contar as histórias é uma obra de arte.
Desde o começo eu já sentia que seria um livro bom e a cada capítulo eu sentia que queria que o livro não acabasse.
Recomendo esse livro para qualquer estudante de medicina ou quem se interessar pela parte humanizada da medicina.
E aí, o que achou do livro?
Você já foi atendido bem por algum médico (a)?
Eu já fui por uma médica de um posto da minha cidade, maravilhosa, só quero passar nela agora
Ricarda Caiafa 22/05/2022minha estante
Cheguei aqui no seu perfil porque estava lendo as resenhas do livro da Júlia. Eu já li faz um tempo, li e favoritei. Então, de vez em quando eu leio outras resenhas e achei a sua muito legal. Que esse livro te inspire na medicina e na vida.

Bia 30/04/2022

Perdi a conta de quantas vezes fui às lágrimas com cada história contada pela Júlia. Sou grata por ela ter compartilhado tanta emoção, cuidado, carinho e acima de tudo amor por meio de suas palavras. Seu livro traz uma imensidão de sentimentos bons mas também o leitor confrontar injustiças do dia a dia (racismo, misoginia, machismo) e enquanto deixa a garganta mais apertada por um lado, por outro traz um coração quentinho e a certeza de que ainda existe amor e pessoas dispostas a amar. Sinto que sou uma pessoa um pouquinho melhor do que eu era antes de ler essas histórias e espero levá-las sempre comigo, tanto para minha vida, como para minha profissão. ??

Marina 22/04/2022

obra de arte!
esse livro é um dos meus favoritos da vida (com certeza o melhor dessa área). na minha opinião ele deveria ser leitura obrigatória para as pessoas da área da saúde! eu refleti muito sobre assuntos muito importantes? recomendo muito!!

Dan 16/04/2022

Leitura Deliciosa
Há muito tempo não lia um livro tão gostoso como este. Um compilado de histórias tocantes, emocionantes, bonitas, tristes e alegres que geram as mais variadas emoções nos leitores. Uma experiência incrível que nos faz abrir os olhos para uma realidade chocante com a qual não entramos em contato todos os dias. Necessário para mantermos vivas a esperança e empatia necessárias para um tratamento minimamente humano em todas a nossas relações sociais. Leiam!

Isla 13/04/2022

Um dos melhores livros livros que já li em toda minha vida.
De grande crescimento pessoal e profissional, o verdadeiro cuidado e atendimento humanizado que o ser humano merece.

eliazevedo 12/04/2022

Histórias de vida
Nesse livro, a Dra. Julia Rocha relata situações das mais diversas que vivenciou como médica do SUS. Atendendo na casa de pessoas em situações de pobreza e falta de informação, ou no seu consultório na UPA, Dra. Julia descobre que ser médica é muito mais do que prescrever remédios. É preciso ouvir. Ouvir os relatos, os sintomas, abrir um canal de confiança entre o médico e pessoas muitas vezes tão sofridas que já nem percebem mais de onde vêm suas dores. Ouvir pra entender os sintomas, ouvir pra identificar se dói no corpo ou na alma. Estender uma mão, ouvir com atenção, valorizar o indivíduo acostumado a ser invisível, as vezes pode ser o melhor tratamento. E segundo a autora, o ganho não é só do paciente. Conhecer aquelas histórias de vida, trouxe mais humanidade a ela. Uma visão mais próxima de como existem realidades diferentes da sua. Os relatos emocionam e nos fazem pensar... e provavelmente identificar em nós, ou em alguém próximo, um pouquinho daquelas dores...

Gabi 07/04/2022

Amei as narrativas curtas e perdi as contas das vezes que emocionei durante o livro. Com certeza contribuiu muito pra entender coisas que não via antes e vai me ajudar como psicóloga também, amei amei