Lebre da Madrugada

Lebre da Madrugada Arthur Malvavisco

Resenhas - Lebre da Madrugada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eris 08/11/2023

?Você nasceu para as sombras, Lebracho.?
?Lebre da madrugada? apresenta a história do curandeiro Andras, amaldiçoado ou abençoado por uma canção misteriosa da floresta, que o chama para as sombras. Em um dia, se vê na companhia do iluriano perseguido Aeselir Hràd e vê sua vida mudar completamente em fração de minutos.

O livro é absolutamente incrível. Li pela segunda vez para ler o segundo e simplesmente parecia que estava lendo pela primeira vez. O autor tem uma escrita fluida e parece se relacionar perfeitamente com o mundo que criou, como sendo parte dele.

Os personagens tem desenvolvimento totalmente individuais e distintos, deliciosamente trabalhados ao longo da história. É incrível ver o desenvolvimento de personagens no esquema enemies to lovers, onde eles de fato são inimigos e não apenas duas crianças birrentas.

Mantenho a avaliação que fiz da primeira vez e recomendo demais a leitura!

Apoiem autores nacionais!!??

anapmoscoso 27/10/2023

Mais um dos "deveria ter lido mais mais cedo"
A fantasia, de autoria de Arthur Malvavisco e publicada pela Corvus Editora, é primeiro volume da duologia Senhores de Sombra e Prata e tem um tom mais sombrio - apesar das passagens que te faz soltar umas boas risadas.

Em um mundo onde a vida de todos parece girar em torno da espera de um grande desastre, Andras passa seus dias cuidando dos seus pacientes - sejam eles pessoas ou animais. O médico que fora excomungado por exumar cadáveres para estudá-los só quer passar despercebido. Apesar dos inúmeros e constantes avisos, Andras parece não conseguir ficar fora de problemas. O protagonista é curioso e usa dessa característica para estudar e aprender como melhor ajudar as pessoas e os animais da cidade.

Arthur Malvavisco traz em sua narrativa personagens que te faz ficar em constante dúvida sobre as reais intenções por trás das ações e decisões por eles tomadas, mas Andras é um daqueles que dá vontade de gritar com o coitado por ele ser tão impulsivo.

Lebre da Madrugada é cativante desde a primeira página e a maneira como o autor retrata as relações políticas desse universo é cheia de críticas e conflitos morais e sociais. O caminho ditado pelos que estão no poder sempre oprime os diferentes e essa mensagem é clara.

Eu amei a escrita de Arthur e fiquei impressionada com a pesquisa feita por ele para bem explicar os procedimentos feitos por Andras enquanto médico e cientista. A leitura é bastante fluída e oferece diversos pontos de vista dos acontecimentos.

A magia fica por conta da misteriosa canção da floresta, a habilidade de escutá-la parece uma maldição e Andras fora ensinado a fingir que não a possui, mas ao ajudar um poderoso guerreiro de um mundo inimigo ao seu, ele aprende mais sobre seu poder e as consequências dele.

A dinâmica entre o calmo cientista e Aeselir é engraçada de assistir. Lyr tem um humor instável, desconfia de tudo e de todos, não tem lá muita paciência e fica consternado pela bondade do médico que parece não se intimidar por suas ameaças. O passado violento do iluriano e o forte conflito entre os povos dos dois personagens coloca Andras no centro das atenções e os força a uma parceria mal vista. Eu adorei o Lyr e paguei muito a língua em relação a ele, temos aqui o carinha de passado sombrio (yey!)

Lebre da Madrugada é uma fantasia sensacional e se tornou uma das minhas favoritas. O autor é bom pra caramba no que faz e o mundo por ele criado atiça demais a curiosidade do leitor e a dúvida instalada acerca dos personagens nos deixa numa expectativa constante.

chuwanning 18/10/2023

Afe adorei
Eu li ldm há alguns anos, quando o Arthur lançou independente, e até fiz uma resenha sobre. tinha achado o livro incrível, porém confuso. minha experiência de leitura é sempre instável, depende muito do meu humor e de quem sou naquele momento. não tinha conseguido me apegar aos personagens, nada, e talvez porque não fosse o momento certo para ler. e o momento certo finalmente chegou.

nessa releitura de ldm, finalmente encontrei a ignição que procurava e terminei tudo me sentindo muito satisfeito. essa é a palavra: satisfação. com a estrutura do enredo, onde sempre tem algo acontecendo, por mais pequeno que seja, com os personagens, bem desenvolvidos na calma, e com o universo riquíssimo que o autor construiu. lebre da madrugada é desses livros que você lê e fica: como ele pensou nessa descrição? de onde veio essa ideia? porque é único e original, muito bem feito e pensado, cuidadosamente editado. todo o trabalho da Corvus tá, de novo, de parabéns. a edição é linda, os capítulos são bem encaixados, tudo faz sentido e está bem costurado. você lê e mal percebe que está na página 100, e de repente, puff, acabou. essa sensação se deve tanto ao trabalho do Arthur como escritor quanto à edição em si.

sobre a história:

eu amo o Andras. às vezes histórias de fantasia tentam criar personagens muito elaborados cheios de falhas porque hoje é modinha ter gays trambiqueiros em todo lugar, porém eu ainda me impressiono é com esses personagens, cuja essência pura e bondade além da conta parecem um erro em um mundo tão violento. o Andras vai de contra tudo que existe ao seu redor. ele se importa demais com os animais, até mesmo um roedor, uma cabra, um inseto. ele é incapaz de matar por raiva. ele sabe como conduzir o humor de alguém a ponto de conquistar aquela pessoa só no papo - exemplos: De Vis e o próprio Aeselir. a personalidade plácida dele torna a história interessante porque não é, em nenhum momento, sonsa, mas sim cálida, um conforto em meio a tanta gente estressada. adoro como o Aeselir é o tipo de pessoa que mata sem remorso, mas assim como fez ao cachorro Zimbro o Andras simplesmente domou ele rapidinho com algumas palavras, sendo um contraponto cauteloso e tranquilo ao caos que o Lyr é. é satisfatório ver o Andras crescendo porque, como dito, ele não é sonso. a curiosidade dele é uma coragem. em nenhum momento ele precisa aprender a manusear uma espada, lutar corpo-a-corpo. ele só precisa ser ele mesmo em todos os momentos, mas ao mesmo tempo ele muda, sim. entende? ele muda porque é o que os protagonistas fazem durante uma jornada, mas ele não perde a essência dele por nada, e isso é muito lindo.

já o Aeselir, que muda conforme a calma do Andras se insere no tumulto que é o temperamento dele, é tão doidinho que chega a ser engraçado às vezes. Aeselir é um reflexo de tudo que passou, que viu, reflexo da culpa que come ele vivo. é bonito ver que a essência dele, esta de guerreiro, não faz dele um homem violento por ser, mas sim pelo instinto de se manter vivo e combater. o Aeselir não tem um propósito claro nesse livro, isso só se esclarece em Príncipe Partido. ele está, aqui, no modo turbo: ou vivo ou morro. o Andras não estava nos planos, e ver ele quebrando a cabeça pra tentar se decidir sobre mantê-lo consigo, ao mesmo tempo em que começa lentamente a querer ser aquilo que Andras espera dele, é bonito de acompanhar. nossa, é tão satisfatório pensar que ele passa a querer ser melhor por causa do Andras. quando ele diz que espera fazer jus ao que Andras pensa dele, não é só por amor. é uma devoção, é porque boas pessoas têm esse impacto da vida dos outros.

quanto aos personagens secundários, eu amo o De Vis por mais otário que ele seja, porque o velho claramente se importava com o Andras mesmo. por outro lado, detesto Rafel, não tem coisa pior que um amigo ruim. Loreta 10 a 10. Callista 10 a 10. Giancarlo, lamento, mas acho gostoso. espero saber mais sobre a Mads no próximo livro, ela parece tão esperta.

adorei como o Arthur retratou o povo itinerante aqui. não sei se teve leitura sensível, mas os elementos que lembram a cultura romani realmente me pegaram, são muito interessantes. a Prizla pra mim tava certa e tinha todo o direito de trata o Aeselir mal, rainha que nunca errou. gostei muito do tempo que eles ficaram com os Lautar, foi divertido, foi bem descrito, sério, muito bom.

o livro termina com um cliffhanger claro para o próximo. nesse, vimos quem o Andras é, e no próximo conheceremos o Aeselir melhor. já estou indo começar Príncipe Partido...

Giovani 17/10/2023

Gostei bastante. Adoro livros de ?pé na estrada?, com personagens andando por florestas e encontrando lugares abandonados. Os protagonistas são bem trabalhados, você os entende e suas ações. O mundo em si é interessante, com sua magia e política/religião.

Andressa.Silvino 16/10/2023

Meu Deus do Céu!
Ok, eu fiquei hypada com a leitura desse livro graças ao twitter e ao sucesso do financiamento do segundo livro, mas eu fui naquelas né, parece bom por fora mas será que é bom por dentro?

E o grande fato é de que a história é muito boa por dentro também!

A construção dos personagens sendo entrelaçada com o sistema de magia e política desse universo é completamente deliciosa! Céus, até a construção de um relacionamento entre Lyr e Andras é maravilhoso.

Dá pra ver o tanto de carinho e cuidado que o autor dedicou a essa obra. As descrições de tudo, gente, eu to muito impressionada!

Fora que o ritmo de leitura foi ótimo!

É isso, leiam Lebre da Madrugada e cadelem pelo Andras e pelo Lyr como eu estou cadelando agora.

ToKillAKing 11/10/2023

É uma fantasia das boas, amei.

E eu só desejo que o amor de Lyr e Andras floresçam,
Que as amigas de Andras volte para ele, eles merecem se reencontrarem,
E não o menos importante, o insignificante, Rafel, que esse insuportável coma o pão que o diabo amaçou e mora entalado.

??????????

Laís E. 16/06/2023

Gostei demais!
demorei um pouco para realmente engrenar na história, mas logo já estava amando
preciso ler a continuação logo

Revol Queen 29/05/2023

Um excelente livro
A história é muito envolvente. Os personagens são de uma carisma absurda, você se envolve com os pensamentos e ações do Andras e do Lyr.
A todo momento você fica com gostinho de quero mais de querer continuar a leitura.
Meu único problema com a história foi a quantidade de palavras rebuscadas do livro, ele poderia ter usado outras palavras para dizer algumas coisas. Mas, no fim, não prejudica tanto a leitura.

Beatriz3345 22/05/2023

Auauau Aeselir
?: 5/5

Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me entretia tanto, ao ponto de que nos últimos capítulos eu li como uma lesma pois não queria terminar o livro.

E quando terminei, senti aquele vazio, em que eu pensei: "Quero mais, quero mais, quero mais", e aquele sentimento gostoso de saber meu tempo lendo valeu a pena, cada dia, minuto e segundo.

O livro tem uma escrita rica e envolvente. Eu amei nossos principais; amei ainda mais o slow burn; os diálogos entre eles, absolutamente tudo!

To muito ansiosa pro segundo livro, quase ficando lelé da cuca pra ler a continuação logo ?

Gabrielly 21/04/2023

Que viagem é essa?
No começo é bem confuso e lento para começar o conflito principal, mas depois que desenrola não para de acontecer coisa (ótimo).
Só achei que é um livro mt inteligente para mim (ou ele é confuso, não sei dizer com certeza), porque teve partes que fiquei perdida e me perguntando o que eram as coisas. Mas no geral, é muito bom.

Matheus Monteiro 17/03/2023

O início de uma jornada perigosa
Em alguns aspectos, "Lebre da Madrugada" lembra um outro livro de alta fantasia lançado nos últimos anos, no caso "Black Sun" da autora indígena Rebecca Roanhorse. Indo além da apresentação de um mundo politicamente instável e perigosamente ameaçador, com conceitos de magia próprios e culturas que podem ou não estar em rota de colisão, um elemento muito interessante dos dois livros é como eles iniciam suas grandes sagas (ambos possuem continuações) com obras que parecem quase relatos de viagem. Há um grande enfoque no movimento dos personagens pelo terreno dos continentes onde as histórias se passam, e a exploração desse tempo de movimento pra apresentar as personas, histórias e desenvolvimentos dos mesmos. E assim como acontece no livro de Rebecca, Arthur conduz essa viagem maravilhosamente bem, apresentando dois personagens protagonistas tão nitidamente opostos, um mundo em tensão, e sabendo explorar todas as nuances (que esse primeiro livro permite) desses elementos. Acompanhar Andras e Aeselir, a dinâmica de relacionamento dos dois que se movimenta e transforma ao longo da trama, os processos do perigoso ritual de Despertar pro Umbral em uma escrita tão fluida quanto poético é uma experiência literária única. Lebre da Madrugada é um livro fascinante e hipnotizante.

Adriely66 15/01/2023

Incrível
Meu primeiro livro do ano, é só posso dizer uau .A história é muito bem escrita assim como a criação do mundo e seus personagens,os personagens secundários são bons, é pra melhorar o personagem principal Andras é maravilhoso,um médico cirurgião que tem um bom coração mas não é bobo,tem uma personalidade cativante,e Lyr que vc ama ou odeia,a história é bem construída é quando vc menos perceber o livro já acabou e vc quer o outro.Entao eu recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5