Lebre da Madrugada

Lebre da Madrugada Arthur Malvavisco

Resenhas - Lebre da Madrugada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila.Miguel 26/04/2024

Se você gosta de fantasia, apenas leia!
Esse livro me fez relembrar porque eu amava ler fantasia quando era adolescente! Daqueles que tu fica pensando o dia inteiro na história e não vê a hora de continuar a leitura, mas aí quando chega perto do final quer ler devagar pra não terminar (ainda bem que já tem a continuação!). Os personagens são cativantes e a história é muito bem construída! Zimbro é meu favorito ?

Victoria1093 21/04/2024

Muito bom reler o livro e já ir pegando nos os detalhezinhos que tavam aí desde o começo. Me encarinhei muito mais pela Loreta nesse livro, Loreta minha querida eu te amo

Vinícius 27/03/2024

Quando alguém vier com viralatismo para cima da literatura fantástica nacional, mostre esse livro. Não deve em NADA às obras gringas. A escrita do Arthur é tão rica e envolvente, o desenvolvimento dos personagens principais e a construção da relação deles é tão orgânica e bem-feita que foi impossível não devorar esse livro em questão de dias. É maravilhosa a maneira como Andras e Aeselir se complementam - a sensibilidade de um, a agressividade do outro - e, mesmo sabendo que suas diferenças mais deviam separá-los do que aproximá-los, é inevitável não ser conquistado por ambos e a conexão estabelecida entre eles. Isso para não falar de uma construção de mundo bastante imersiva (sem apelar prum didatismo que prejudique o ritmo da obra) e uma série de temáticas contundentes muito bem-trabalhadas. Fui com as expectativas altas e ainda assim fui positivamente surpreso. Mal terminei ele e já comecei o segundo volume!

Isabelly 14/03/2024

O que dizer?
Esse livro é realmente único. Com um universo totalmente diferente e com muitas informações novas, o autor nos mostra o quão longe nossa criatividade pode ir e o quanto somos leigos sobre determinados assuntos. Um livro envolvente e que te prende a história e te cativa ao mesmo tempo que te assusta. Recomendo esse livro para pessoas com uma mente mais aberta e que já contenham uma experiência com esse tipo de leitura. E LEIAM COM CALMA, tive que voltar algumas vezes para re-ler o que não entendi, portanto leiam com atenção, e se divirtam com esse novo mundo mágico!

Gessiara0 08/03/2024

O mais surpreendente desse livro é o prota Andreas. Esperava algo mais frio e recebi alguém cativante. Sarcástico. Irônico. Perfeito. E o livro todo é bem descrito mas sem ser arrastado. Muito bom!

Cele 13/02/2024

Eu estou absolutamente encantada por essa duologia
Eu poderia começar me perguntando por que raios demorei tanto a ler esse livro, mas depois de concluir, acredito que fiz certo até estar na vibe pra ele.
Lebre da Madrugada é aquele tipo de livro tão bom que você fica sem palavras pra falar dele ? especialmente por medo de dar algum spoiler ?, mas foi disparado um dos melhores que li até agora (não que eu tenha lido muito, mas sei sem dúvidas que ele está e vai ficar no meu top3 de 2024).
A construção de toda a obra é fenomenal, isso é o que posso começar dizendo. Eu amei a caracterização do universo e o desenvolvimento dos personagens ? até dos 🤬 #$%!& que tem muuuitos por aqui. Andras é o tipo de personagem que mais amo, o bisturi do querido é afiado, mas a língua...
Eu passei boa parte da história bolando de rir das tiradas dele com o Aeselir; quando você mistura um urso mal humorado e um médico curioso e metido a engraçadinho, ou dá em MUITA merda ou é risada certa, e aqui o Arthur soube manter muito bem a medida.
Não quero citar nomes, mas eu amei que aquela personagem reapareceu no final; eu já imaginava, mas só com uma página a tensão dela e da Loreta ??? Eu espero que no segundo volume continue tudo bem equilibrado como foi nesse, apesar de esperar também entender melhor o esquema de magia que me fez voar em alguns momentos, e eu preciso de mais do Zimbro ? eu tenho uma queda por pets e depois de tudo o que o bichinho passou, ele merece um pouco de aconchego com o Andras.
Em questões de romance, só digo que: Andras e Aeselir ?? tem meu coração. Agora PRECISO iniciar logo Príncipe Partido.

ixqwt 11/02/2024

Curti bastante a leitura, principalmente a segunda metade. a construção do mundo é bem curiosa e única. o casal é fofo. amei as descrições, eventos e o ritmo da trama. mt bom

Ester 23/01/2024

Perfect ????
Como pode ter absolutamente tudo que eu gosto em uma fantasia com romance???? Eu amei muito! Quando puder vou comprar o físico kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bia 08/01/2024

Lebre da Madrugada é um livro de alta fantasia que conta a história de Andras e Aeselir, que são de povos inimigos, mas acabam se encontrando e se juntando para sobreviver e alcançar seus objetivos.

Achei a escrita do livro incrível, muito rica e bem detalhada, apesar de algumas vezes o autor usar palavras difíceis, o que dificultou um pouco a fluidez pra mim em alguns momentos. Os personagens são ótimos e bem desenvolvidos. O Andras é um fofo, e eu odiava o Lyr no começo, mas depois passei a simpatizar mais com ele.

O universo é muito maneiro, mas acho que faltou muita explicação sobre ele. Eu fiquei sem entender muitas coisas sobre a construção de mundo e sobre a magia desse livro, e sinto que, se eu tivesse entendido, ia gostar muito mais. No começo, achei que era que nem em muitos livros de fantasia, em que a gente é jogado num universo novo e no início é muito confuso, mas depois vai sendo explicado. Mas eu sinto que nesse livro o autor não explicou quase nada. Claro que eu fui captando informações pelo que acontecia e tal, mas fiquei sem entender muita coisa.

O enredo é bom, eu tava gostando demais no começo da leitura, mas depois foi ficando mais cansativo e maçante. Não sei se foi o período em que eu li também, mas a segunda metade da história não me prendeu tanto. Eu não entendi direito algumas coisas que aconteceram no final, mas pode ser porque eu fiquei um tempo sem ler e ficava parando no meio dos capítulos, então ficou confuso pra mim.

Não sei se vou ler o próximo livro, acho que não tô tão interessada em continuar, mas gostei bastante da leitura, acho que valeu a pena. O autor claramente tem talento pra escrita, e sabe como construir bem universos e personagens.

Dominic nic nic 24/12/2023

O livro é bom. A escrita é fenomenal, os personagens são incríveis, a construção de mundo é sensacional, vale a pena realmente. Contudo, a leitura não foi nem um pouco fluída para mim, na verdade foi bem cansativo e em determinados momentos é até mesmo confuso? Não sei se eu sou burra ou o que, mas algumas coisas não me pareceram tão bem explicadas, o que dificultou o próprio entendimento da história em alguns pontos.
Ainda lerei a continuação.

Jordana Leal 14/11/2023

Finalmente terminei
O livro é bom, tem um enredo interessante e curioso mas o desenvolvimento é bem lento, achei difícil acompanhar algumas partes e tive que voltar pra tentar entender melhor, principalmente sobre o Umbral e o eclipse, sobre os oráculos e a hierarquia do reino, sei lá, só n entendi muito bem.

Thay 13/11/2023

A opinião sincera de uma pobre camponesa
ai meu Deus que experiência antropologica de ler esse livro.
Primeiro, vamos falar do elefante na sala: a escrita. Eu adorei a construção de mundo, os personagens, os conflitos e tudo mais, mas a escrita em pegou um pouco. Até brinquei que eu estava sentindo como se eu não tivesse sido alfabetizada, mas pior que não é meme. Existem alguns livros que são mais complexos de se entender, mesmo que estejam em palavras simples, é mais pelo que quer dizer mesmo. Mas esse foi o completo oposto, em muitos momentos o autor queria dizer algo muito simples e que não é difícil de entender mas colocando em uma linguagem rebuscada demais, que está óbvio que tornaria a frase de difícil compreensão. Isso não me agradou. Eu fico dividida em uma linha tênue de: é muito legal ter descrições elaboradas e um vocabulário enriquecido (até pelo contexto da obra) mas ao passo que acaba se tornando exaustivo. Em alguns momentos eu senti como se eu estivesse lendo uma questão do Enem. Por que não só dizer "desmontou do cavalo" em vez de "apeou do cavalo"? Achei um pouco demais.
Outro ponto que eu fico dividida entre sentimentos é a forma como a história é construída no geral. Você chega em um mundo em que não conhece nada e vai captando migalhas de informação. Esse é o normal na maior parte dos livros de fantasia. Mas aqui parece que o autor não te fala nada, ele te mostra 1+1 e espera que você entenda que seja dois. Acho isso muito legal mesmo, mas por muitas vezes eu simplesmente não entendi nada, muita coisa ficou confusa na minha cabeça. Não sei se eu que sou meio burra, mas nem criar teorias eu consegui, simplesmente porque eu não entendi o suficiente da história e do funcionamento do mundo para tentar criar ou perceber algo. O autor cria uma história de mundo muito boa mesmo, muito interessante bem elaborada e riquíssima, mas eu acho que peca um pouco na parte como isso vai chegar até você e como você tem que interpretar.
Os personagens são incríveis, todos cheios de personalidade e jeitinhos próprios. Fazia um bom tempo que eu queria um livro pique "odeio e tudo e todos menos você" e esse me entregou de uma forma maravilhosa. Estou completamente apaixonada pelo andras e Lyr, pela evolução que os personagens tiveram, cara, muito bom mesmo. fiquei me sentindo uma garotinha, dando gritinhos a qualquer interação deles. Mais uma ressalva (que não é algo que me incomodou de verdade), mas que eu senti é que: a evolução de personagem do Lyr É impecável, mas a do andras me pegou um pouco. nao sei expressar bem, parece que em determinado Capítulo ele estava perplexo com a ideia de ter um relacionamento romântico com outro homem e, mais pra frente, depois que ele se reencontraram pareceu muito simples, ele estava decidido e pronto, antes ele estava com muitas questões e depois simplesmente não estava mais. Coisa que não aconteceu com o Lyr. MAS ISSO NÃO INTERFERIU EM EU ACHAR ELES UM CASALSAO DA P?RR? EM??
Enfim, a história tá muito boa, acho que vai vir coisa interessante por aí, embora por eu ser meio burrinha e não ter entendido boa parte das coisas que aconteceram eu não faço ideia do que seja. Espero que o próximo livro tenha mais tiro porrada e bomba btw, mas vamos ver. tô animadinha pra ver qual vai ser o desfecho dessa história

Eris 08/11/2023

?Você nasceu para as sombras, Lebracho.?
?Lebre da madrugada? apresenta a história do curandeiro Andras, amaldiçoado ou abençoado por uma canção misteriosa da floresta, que o chama para as sombras. Em um dia, se vê na companhia do iluriano perseguido Aeselir Hràd e vê sua vida mudar completamente em fração de minutos.

O livro é absolutamente incrível. Li pela segunda vez para ler o segundo e simplesmente parecia que estava lendo pela primeira vez. O autor tem uma escrita fluida e parece se relacionar perfeitamente com o mundo que criou, como sendo parte dele.

Os personagens tem desenvolvimento totalmente individuais e distintos, deliciosamente trabalhados ao longo da história. É incrível ver o desenvolvimento de personagens no esquema enemies to lovers, onde eles de fato são inimigos e não apenas duas crianças birrentas.

Mantenho a avaliação que fiz da primeira vez e recomendo demais a leitura!

Apoiem autores nacionais!!??

anapmoscoso 27/10/2023

Mais um dos "deveria ter lido mais mais cedo"
A fantasia, de autoria de Arthur Malvavisco e publicada pela Corvus Editora, é primeiro volume da duologia Senhores de Sombra e Prata e tem um tom mais sombrio - apesar das passagens que te faz soltar umas boas risadas.

Em um mundo onde a vida de todos parece girar em torno da espera de um grande desastre, Andras passa seus dias cuidando dos seus pacientes - sejam eles pessoas ou animais. O médico que fora excomungado por exumar cadáveres para estudá-los só quer passar despercebido. Apesar dos inúmeros e constantes avisos, Andras parece não conseguir ficar fora de problemas. O protagonista é curioso e usa dessa característica para estudar e aprender como melhor ajudar as pessoas e os animais da cidade.

Arthur Malvavisco traz em sua narrativa personagens que te faz ficar em constante dúvida sobre as reais intenções por trás das ações e decisões por eles tomadas, mas Andras é um daqueles que dá vontade de gritar com o coitado por ele ser tão impulsivo.

Lebre da Madrugada é cativante desde a primeira página e a maneira como o autor retrata as relações políticas desse universo é cheia de críticas e conflitos morais e sociais. O caminho ditado pelos que estão no poder sempre oprime os diferentes e essa mensagem é clara.

Eu amei a escrita de Arthur e fiquei impressionada com a pesquisa feita por ele para bem explicar os procedimentos feitos por Andras enquanto médico e cientista. A leitura é bastante fluída e oferece diversos pontos de vista dos acontecimentos.

A magia fica por conta da misteriosa canção da floresta, a habilidade de escutá-la parece uma maldição e Andras fora ensinado a fingir que não a possui, mas ao ajudar um poderoso guerreiro de um mundo inimigo ao seu, ele aprende mais sobre seu poder e as consequências dele.

A dinâmica entre o calmo cientista e Aeselir é engraçada de assistir. Lyr tem um humor instável, desconfia de tudo e de todos, não tem lá muita paciência e fica consternado pela bondade do médico que parece não se intimidar por suas ameaças. O passado violento do iluriano e o forte conflito entre os povos dos dois personagens coloca Andras no centro das atenções e os força a uma parceria mal vista. Eu adorei o Lyr e paguei muito a língua em relação a ele, temos aqui o carinha de passado sombrio (yey!)

Lebre da Madrugada é uma fantasia sensacional e se tornou uma das minhas favoritas. O autor é bom pra caramba no que faz e o mundo por ele criado atiça demais a curiosidade do leitor e a dúvida instalada acerca dos personagens nos deixa numa expectativa constante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5