Lebre da Madrugada

Lebre da Madrugada Arthur Malvavisco

Resenhas - Lebre da Madrugada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mariana113 04/01/2023

Conheci o livro Lebre da Madrugada por uma entrevista do autor Arthur Malvavisco no podcast Curta Ficção (recomendo muito ). Mal o episódio terminou eu baixei o livro no meu kindle, mas só consegui ler no final do ano e terminei logo depois da virada do ano porque não conseguia ficar sem saber o que iria acontecer com Andras e Aeselir.
Duas coisas me surpreenderam de forma muito positiva nesse livro: o sistema de magia e a natureza. A magia está presente de diversas formas e é compreendida de maneiras diferentes por sociedades distintas. Os solarianos tem muito da inspiração do cristianismo, como uma figura mártir e sacerdotes controladores em cidades muradas. A relação entre teurgos e oráculos além de perturbadora é inquisitiva. Já a natureza embora possua sua relação com os elementos mágicos e, como uma boa fantasia, desvia da natureza que conhecemos, mas não sem integrar uma lógica que, com a experiência do autor com biologia, se torna ainda mais crível. Andras, um dos personagens principais, é um cientista, um médico, que estuda animais, plantas e seres humanos para tentar encontrar formas de curar as doenças comuns de sua cidade; crescendo num lugar comandado pela Vigília ele não está livre de crenças religiosas e populares interpoladas nas suas descobertas. E apesar desse passado religioso ele tenta abordar novas culturas com um olhar aberto para seus conhecimentos, o que nem sempre acaba bem, já que ninguém é perfeito. Já Aesilir se apresenta desde o início como um criminoso de alta periculosidade, um invasor genocida de outro mundo que veio a este com o objetivo de escravizar e dominar; mas quando o encontramos ele está doente e fugindo da Vigília.
O livro tem uma construção interessante que se divide tanto por linhas temporais, intercalando a infância de Andras e o presente 9 anos depois, além de alterar entre os dois personagens. Segredos e descobertas são muito bem inseridas na história e nenhuma revelação acntece muito cedo ou muto tarde. O próprio romance, que não é o foco do livro, acontece de uma maneira natural e exatamente no ponto em que deveria. Mal posso esperar pela continuação.

juliana.spineli 01/01/2023

Dei pulinhos de alegria
Um dos melhores livros de 2022 e com certeza um favorito, a história começa um pouco lenta mas assim que o lyr chega e eles começam a interagir o livro ganhou meu coração.
Bom os personagens são maravilhosos o Andras tem uns momentos muito divertidos e o lyr é bem esquentado, ranzinza, quero muito saber mais sobre o passado dele no outro livro que vai lançar.

K. S. Nunes 27/12/2022

AAAAAAA QUE COISA MARAVILHOSA
Eu precisava vir aqui pra enaltecer essa obra de arte

Os personagens são incríveis, na maioria das vezes q estou lendo uma fantasia eu não gosto dos protagonistas, nesse livro eu amei o andras e sempre queria q tivesse um capítulo pelo ponto de vista dele

Lyr faz seu papel de mocinho da história, apesar de não ser muito focado na história é fácil ver sua evolução (e quem não gosta do mocinho misterioso, raivoso e com cabelo escuro)

Ambientação é levemente confusa, do tipo q eu seria incapaz de explicar para outra pessoa, mas vou colocar a culpa por termos um enredo com personagens já inseridos naquela realidade oq torna tudo muito óbvio pra eles e nada claro para o leitor e também pq o mundo é denso e difícil de ser explicado

Um detalhe q eu gosto é como Lyr não é colocado como um sabe tudo sobre o próprio mundo com explicações claras sobre tudo, ele é um guerreiro e não sabe sobre medicina pq não faz sentido ele ter um conhecimento profundo sobre isso

Queria muito saber oq aconteceu com a continuação desse livro (aparentemente sumiu tanto do site da editora quanto da própria Amazon)

Biah 25/12/2022

Uma fantasia sombria simplesmente perfeita!
Tive o prazer de conhecer esse livro através de um grupo de leituras coletivas e nunca fiquei tão satisfeita, sem dúvidas, foi uma das melhores que eu li esse ano, não vejo a hora do lançamento da sequência.

Já gostei bastante porque o casal protagonista é LGBTQIAP+, e ao longo da narrativa, que apesar da dificuldade inicial no entendimento, porque o autor é bem detalhista e usa algumas palavras mais complexas, eu amei o desenvolvimento do relacionamento dos dois, apesar da união por pura necessidade.

A forma como o universo foi construído também me deixou muito envolvida, os mistérios, simplesmente tudo, eu amei demais esse livro e nem sei expressar em palavras, apenas apreciar.

Luna213 17/12/2022

Melhores pocs porradeiras
O livro começa num tom morno e nos apresenta o universo da obra aos poucos, esse processo dura o livro inteiro e é muito orgânico. A construção de cenário do autor é impecável, você consegue entender que coisas ruins acontecem mesmo que não haja explicações elaboradas delas (porque os personagens não sabem).
Andras é um protagonista tão bom (em questões morais) que até me assusto com gostar dele, numa obra marcada pela moral cinza ele é alguém com certo e errado bem definidos. Obviamente tem suas falhas, heresias e práticas que o jogariam não fogueira, mas eu adorei sua personalidade de querer consertar aquilo que foi quebrado. Lyr, em contrapartida, é alguém que você facilmente diria merecer a morte e já sabemos isso logo nas primeiras aparições dele, porém, não há como não se apegar a ele.
Senão por ele próprio que tem momentos de gentileza, ternura e nostalgia como qualquer pessoa? pelo próprio Andras, que escolheu acolher esse príncipe partido.
A trama da história é muito bem amarrada e diretamente influenciada por eventos do passado de Andras na caravana que o levou para Ruseless, o autor teve muito cuidado na inserção dos flashbacks (coisa que eu não gosto como leitora, pra ser sincera). Com descrições fantásticas de cenários vivos e únicos, Lebre da Madrugada entrou pro meu coração.

Pedro P. R. 17/11/2022

um dos melhores livros que li esse ano
A Lebre da Madruga é meu primeiro contato com a escrita de Arthur Malvavisto e estou realmente surpreso em como esse livro não é melhor conhecido pelos amantes de fantasia.

Esse é um livro que pela capa eu tinha colocado em minha lista de leitura quando estava independente na amazon, mas que perdi a chance de ler quando foi lançado em seguida pela Editora Corvus, mas hoje já está disponível no Kindleunlimited novamente o que me permitiu finalmente poder ler ele.

Essa é a historia do cirurgião Andras. Um rapaz excomungado por sua sociedade, mas que ainda possui sua utilidade. As pessoas o evitam. Falam mal dele e se pudessem, o queimariam vivos por sua heresia, mas ao mesmo tempo, essas mesmas pessoas recorrem a ele quando precisam lidar com algo que mais ninguém consegue solucionar.

Em contra partida, temos Aeselir, ou Lyr, um fugitivo, um guerreiro de outro mundo, marcado por velhas feridas e um passado sangrento.

A vida desses dois acaba se misturando, gerando um dos melhores enredos nacionais que li esse ano, se não o melhor. Arthur nos traz uma historia envolvente, um mundo/ou dois bem criativos, um sistema de magia profundo e muito bem criado e um romance sutil muito bem construído, mas com tudo para dar errado entre os personagens.

Para mim esse foi um livro sobre aceitação. De reconhecer quem nós somos, aceitar nosso passado, presente e futuro. Uma historia sobre perdão, mas que em algum momento pode acabar se tornando sobre vingança. Uma historia mágica que recomendo fortemente para todos.

Laura.Treba 19/10/2022

Muito bem construído
Essa foi uma das leituras em que fiquei tão impactada que não sabia direito qual nota dar, sem saber direito como me sinto quando penso no livro.

Mas conforme fui repassando os acontecimentos, os surtos e mesmo o que "não gostei", não vi do que reclamar. Tudo fez sentido na narrativa, gostei de como os personagens e suas relações foram construídas e tendo suas evoluções.

Dar menos de 5 seria por alguma birra somente, e não tenho porquê ter birra da história ou do autor. Se não encontro algum incômodo e ainda gostei da experiência de leitura, porque não dar logo as 5 estrelas? Ainda sinto que posso favoritar também.

Andras e Aeselyr são de povos e costumes diferentes, anatomias diferentes. Opostos totalmente. Mas seus caminhos se cruzam e para fugir de um inimigo em comum passam muito tempo juntos.

Andras tem inclinação para magia (acho que posso resumir assim) e isso é perigoso, não pode contar sobre a canção que escuta para não ser caçado - além dos outros motivos que faz com que queiram matá-lo, como dessecar os mortos para estudar anatomia.

Minha experiência de leitura foi bem fluída, mas reconheço que é um tipo de livro/escrita parada. Fiquei até surpresa de ter gostado de algo mais parado, mas isso deixou tudo tão amarradinho! Foi melhor assim, mostrando dia a dia de um modo mais realista, do que jogar uma coisa atrás da outra para simplesmente causar um afobamento nos leitores.

Aqui temos cada acontecimento rolando em seu tempo, sem atropelar as coisas para ter um ritmo rápido e "nossa plot twists". Não, os plots existem e são bem feitos, bem amarrados justamente por acontecerem no tempo que precisaram acontecer.

Tudo bem você não curtir livros mais parados assim, mas eu super recomendo essa história viu?

E sobre Andras e Aeselyr... Encaro o relacionamento deles como o de Crowley e Aziraphale em "Good Omens" (Neil Gaiman). Amo a construção deles até chegar nesse ponto e é ainda mais bonito ver a relação assim quando lembro do que Neil falou uma vez, algo como "não é preciso que se beijem para que fique subentendido o que está acontecendo, o que sentem". E é isso.

Um slow burn raiz, bota slow nisso viu? Mas o sabor vem! Estou apaixonada por eles.

É difícil falar sobre a história, o que senti ao ler, tentei deixar um pouco da minha opinião por aqui e ainda sinto que poderia falar falar e falar... Vou deixar por aqui mesmo, eu acho.

Super recomendado, mal posso esperar pela continuação!

Kaicchan 13/10/2022

Mundo complexo e personagens cativantes
Livro muito bom!

Arthur consegue nos levar de forma fluída e interessante por meio desse mundo complexo e intrincado que criou. Os personagens são interessantes e amáveis, é difícil não se apaixonar pelas narrativas que surgem na história.

Confesso que, um pouco antes do final, me perdi na escrita e fiquei um pouco confuso em relação ao que estava acontecendo e porquê, mas logo a história voltou ao seu rumo inicial e o final não poderia ter sido melhor.

Mal posso esperar para ler a continuação!

Raphaela.Jung 09/09/2022

Perfeito
Não sei nem explicar como esse livro me encantou. O mundo fantastico dele é muito imersivo o Umbral poderia me levar se quiser eu totalmente aceito.
Os personagens muito verdadeiros, nem totalmente bonzinhos (exceto meu principezinho Andras) e nem totalmente maus, (exceto Giancarlo desgraçado).
Recomendo totalmente e mal posso esperar para o próximo.

Carol 10/08/2022

Simplesmente, sem palavras
Que livro! Sinto que quaisquer palavras que utilize aqui não farão jus ao livro. Realmente, fui surpreendida de todas as formas positivas com essa leitura. Acredito que se fosse um livro gringo ele seria super hypado, mas como a literatura brasileira é tão pouco valorizada por nós, acaba não tendo o reconhecimento que merece.

O que dizer desse livro?! No começo confesso que demorei pra pegar o ritmo da leitura porque demorei pra me acostumar um pouco com a escrita do autor, ele usa bastante analogias que não são óbvios e isso é bem legal depois que vc se acostuma. Tbm amei a forma como ele descreve a fauna e flora.

Esse livro conseguiu englobar tudo o que amo em livros, é fantasia medieval com aventuras, enemies to lovers, e claro, tudo isso com representatividade. Achei que o romance slow burn foi muito bem construído, vc surtava horrores com um simples toque de mãos e abraços, ai gente, assim eu amei demais, sei nem descrever mesmo.

Agora, queria dizer que tô pra ficar doida pq tiraram o segundo e último livro da Amazon e nem tem previsão de voltar. Não sei o que será de mim e da minha ansiedade enquanto isso. Por favor, autor, se vc estiver lendo isso tenha dó dos seus novos leitores sedentos ?

mell.bg 05/08/2022

Essa leitura foi um pouco difícil pra mim

Antes de terminar eu abandonei esse livro três vezes pq a leitura simplismente não tava me prendendo.

Eu não achei um livro ruim apesar de ter alguns pontos q ficaram sem explicação e me deixaram muito confusa, mas não funcionou pra mim

Agatha - @emmeufoco 05/07/2022

Só vão que vale a pena e pelo amor, me dá mais
A premissa que Lebre da Madrugada entrega é instigante. Um mundo prestes a sofrer com um evento mágico de proporções catastróficas.
Um médico de deveria servir um deus contudo ouve o chamado selvagem da floresta.
Um guerreiro de outro mundo, um senhor da guerra que de repente se vê ferido demais e a gentileza e cuidado o surpreendem mais do que ele esperava.
Em meio a elementos mágicos, uma sociedade humana à la renascentismo, um mundo ligado a outro por uma força que ninguém de fato compreende, vamos acompanhando estes dois em sua fuga por sobrevivência e vamos descobrindo um mundo cheio de segredos e muita intriga.
Mal posso esperar pelo segundo e último livro e ver tudo o que aguarda esses jovens.

Junior 04/07/2022

A edição da corvus ficou lindíssima, a narração é muito boa, a história também não é ruim, o autor tem uma voz que não fica devendo a nenhuma fantasia internacional dessas que pululam por aí. Mas eu senti MUITA falta de explicações sobre a mitologia do universo em que a narrativa se passa. Terminei e ainda não entendi o que, afinal de contas, é o tal eclipse. Faltou uns momentos didáticos, poderia ser até no meio da ação mesmo e não em forma de discursos explicativos, mas faltou. I

Ludmill4.books 30/06/2022

mais um favorito pra conta!
Terminar um livro com aquela sensação de CARAMBA QUE FOD4!!! é mtooo bom, e Lebre da Madrugada me trouxe justamente esse sentimento.

No começo tive um pouco de dificuldade com a escrita do autor, mas, assim que me acostumei, tudo foi ficando cada vez mais incrível.

Antes mesmo de chegar na metade do livro, me vi encantada pelo mundo criado, suas regras, crenças, conflitos e, acima de tudo, pelos personagens. Tanto que não sou capaz de decidir qual deles é o meu favorito, e estou super curiosa para conhecer ainda mais cada um!

Enfim, eu gostei de verdade desse livro e não vejo a hora de ler o próximo volume!

iasminvm 18/06/2022

Perfeito!
Para os amantes de fantasia e história: esse é seu livro!

Andras é o curandeiro solariano mal visto da cidade, aquele que abre corpos em prol do avanço da ciência mesmo que condene sua alma. Aeselir é um assassino iluriano, que lutou em guerras e está a procura de algo para resolver um problema seu. O caminho desses dois acabam se cruzando e a narrativa que se desenrola é envolvente e cheia de mistérios.

Eu amei esse livro, o universo bem construído, apesar de não totalmente esclarecido, a dualidade dos personagens e a relação que se desenvolve, os costumes e as referências que remetem a uma história medieval... enfim, cada detalhe o transforma em uma segunda casa que sempre quero voltar.

Virou um dos meus nacionais favoritos e estou ansiosa pela sequência!

1 | 2 | 3 | 4 | 5