Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

patronum 21/01/2024

"Amar é nosso verdadeiro destino."
Marcante, mas as vezes a autora parecia enrolar em alguns capítulos. Entretanto, foi uma leitura necessária e que eu recomendo.
O livro cumpre o que promete quando diz apresentar novas perspectivas, o que facilmente soa irreal durante a leitura, já que a sociedade geralmente não aplica essa visão.
Mas o ponto crucial aqui é: trazer essa visão prática do amor, apresentá-lo como uma ação e trabalhar nas suas dimensões, bem como tratar desse assunto em vários pontos da nossa realidade.
Eu gostei e fico feliz de ter optado por aprender mais a respeito de algo tão importante na vida humana, que é o amor.

gigibonita 21/01/2024

Tudo sobre o amor e mais um pouco
Apenas sem palavras!!!
a bell hooks poderia falar sobre batatas que eu leria sobre e diria que ela está certa com todo o meu coração. Nesse livro ela foi babilônica, faraônica, mesopotâmica e lacruda.

Nayana 21/01/2024

Transformador!
?Tudo sobre o amor: novas perspectivas?, de Bell Hooks, tocou meu coração!
Estamos tão acostumados a mascarar de amor situações complicadas, a aceitar menos do que um amor bonito para não ficarmos sozinhos, para cumprir metas de vida, para fazer ?o certo?.
Bell Hooks é muito corajosa em contar tanto sobre suas pesquisas quanto sobre sua vida. Os erros devem nos ensinar o que não podemos tolerar e o que realmente queremos ter e ser para quem amamos. Ela consegue fazer isso de forma didática e nada cafona.
Não consigo mais pensar em amor sem a definição do livro de amor bonito, pois se não é bonito, não é amor realmente... Eu terminei a leitura com o sentimento de que precisamos estudar e nos preparar para amar e conseguir sermos amados, apesar de tudo que consumimos e nos confundem com o que parece real. E tudo bem também o que não for amor, mas nos fizer bem, é importante saber nomear os sentimentos e emoções, ter noção do que é apego, carinho, afeto, tesão etc.
Falar de amor é cada vez mais necessário, como o próprio livro diz, como potência para construção de uma nova sociedade, amor como ato revolucionário de mudança. A definição de amor como ação!
Sinto que na rotina acelerada não paramos para pensar muito sobre o amor, mas o livro consegue trazer temas polêmicos numa leitura fluida, nos faz ler coisas duras mas escritas com sensibilidade. A escrita da autora é encantadora e cativante, esse é o tipo de livro que devorei, que marquei muitos trechos e páginas, que comprei de presente para alguns amigos e recomendo realmente para quem quer refletir sobre os conceitos de amor romântico, familiar, amizade, comunidade, amor-próprio. Transformador!

Josuel.ConceiAAo 20/01/2024

Grande obra
De forma muito envolvente ela traz diversas facetas do amor, começando pelo seu significado, passando por amor próprio, amor à comunidade, amor na espiritualidade e amor na morte. Digo ser envolvente pois ela traz muitos exemplos da sua própria vida de forma a aparentar que se está sentado junto a ela numa pracinha enquanto ouve a história atentamente. É um livro que te prende do início ao fim e te trás uma certa esperança na vida e na sociedade.

Lady Rita 20/01/2024

Fundamental
Essa foi minha primeira leitura do ano, simplesmente satisfatória demais.
Eu jurava saber sobre o amor, mas vi que na realidade não sabia nada.
Tudo o que conhecia sobre ele era cinismo, que ele nunca me encontrou...e é justamente esse o ponto, a gente esperar ao invés de procurar o amor que a gente deseja, se acomoda por achar que aquilo é o máximo que conseguiremos ter.
Por fim, deixo com vocês as reflexões que Bell Hooks nos convida a fazer:
1 - O amor é uma ação, muito além de sentimento;
2 - O amor é o que o amor faz, ou seja, não há espaço para medo, insegurança, abusos e violências;
3 - Quem ainda não conhece o amor, está em estado de morte, pois não viveu plenamente, o amor é a energia vital transformadora do nosso espírito.

duddi 20/01/2024

Nesse ensaio bell hooks disserta sobre o amor mas com a intenção de repensar a ideia que temos em partindo de diferentes perspectivas. seu estudo não se debruça na maneira como sentimos, e sim, na maneira como é feita a construção daquilo que entendemos como amor sob diferentes circunstâncias. assim, a autora aborda o amor em relações românticas, parentais, religiosas, entre outras.
gostei muito da observação do amor de um jeito desconstruído, sobretudo no que diz respeito ao entendimento do amor como uma ação, um ato da vontade. além disso, a autora reivindica em muitas passagens uma avaliação sobre atitudes que seriam ou não amorosas, trazendo diversas vezes pautas como abuso ou negligência.
o que não gostei do livro, entretanto, foi seu caráter forte de autoajuda, a superficialidade com que os temas são levantados - ainda que com grandes referências externas - e a presença frequente de um pensamento religioso/espiritual, o que particularmente não gosto muito

Jaguatirica 20/01/2024

Amor: uma utopia do possível
Livro necessário. E bell hooks está certa quando diz que o amor é um assunto tabu e se falamos que desejamos amar e ser amados imediatamente somos taxados de fracos. As pessoas criaram o mito do amor romântico e isso é propagandeado aos montes pelas mídias, pela disney, pela promessa do amor ideal. Aprendemos a desejar algo que não existe, um amor falso, idealizado, e descartável como as tantas coisas da sociedade capitalista. Nossa sociedade diz que não vale a pena investir tempo para o amor e desistimos como quem desiste de numa coisa qualquer. Acabamos por também objetivar pessoas nos relacionamentos, não conversamos, não sabemos lidar com conflitos. A saída é abandonar, terminar ao primeiro desentendimento. Um amor líquido.
Mas bell afirma que amor é o que o amor faz. Amor é uma ação.

Um livro ensaio que vale a pena ser lido por todas as pessoas que ainda não desistiram do amor. Uma lição sobre afetos, principalmente o mais completo que existe: o da amizade.

beccaraviny 20/01/2024

Este livro me proporcionou reflexões tão profundas sobre algo que pensava já compreender acerca do amor. A autora expressa de maneira generosa e pura um sentimento que muitas pessoas têm dificuldade em definir ou simplesmente não têm coragem de explorar. Eu AMO discutir sentimentos, emoções e a complexidade de amar e ser amado. Este livro me atraiu muito, me identifiquei totalmente com a abordagem da autora de falar abertamente sobre esses temas sem considerar isso como algo mesquinho, brega ou ultrapassado.

Bell, sua abordagem é verdadeiramente mágica. Eu poderia escutar suas palavras sobre o amor eternamente. É uma jornada de aprendizado sem limites, um ensinamento que transcende as palavras e se manifesta na prática. Afinal, "O amor é o que o amor faz." ??

p_tavares 20/01/2024

Reflexões sobre relações humanas
Tudo sobre o amor me trouxe reflexões e novas formas de pensar, com uma escrita que cria empatia e simpatia pela autora, suas mensagens e aprendizados sobre o amor me proporcionaram uma nova forma de pensar. Os ensinamentos que esse livro me trouxe ficarão comigo. Ótima leitura!

Fernanda.Kaschuk 20/01/2024

Um manual prático para uma discussão secular
Ao contrário da grande maioria dos filósofos que tentam discorrer sobre o amor, bell hooks é didática e objetiva. É urgente repensar nossa compreensão sobre o amor em uma sociedade que romantiza diversas formas de abuso e massifica discursos autoritários, as raízes de coletividade e acolhimento do amor estão esquecidas e precisam ser rememoradas.

EduardoBragga 20/01/2024

?O AMOR CURA?
?Precisamos não culpar os outros pelos nossos sentimentos de escassez?. Atenção! Esse não é um livro de autoajuda (importante dizer pelo crescente uso da obra por pessoas que acreditam ser). hooks nos entrega reflexões profundas que nos tensionam a repensar nossas relações sobre amor em diferentes esferas. Provoca pensarmos sobre a morte, o divino e a busca por relações que possam curar as feridas abertas por socializações disfuncionais.

Leti 19/01/2024

Esperava outra coisa
Quando lia resenhas sobre o livro ou citações, achava que era algo totalmente diferente que o livro me trouxe. Acredito que ele tenha trazido o amor de forma muito política, muitas coisas negativas sobre o amor a maior parte do tempo. No fim do livro que a leitura se torna um pouco mais leve. Além disso, achei exaustivo ler tanta citação extensa ao longo do livro. Enfim, não agradou pro meu gosto.

lima 19/01/2024

Bom o livro é MARAVILHOSO, me ajudou muito em compreendes aspectos sociais sobre amor nunca imaginaveis pra mim, a Bell Hooks faz um livro completo nao apenas com ideias de surgindo da cabeça dela, mas ela TEORIZA TUDO ela nao dá ponto sem nó, se ela fala X coisa usa determinado autor para ter validade sem pensamento, muito bom mesmo, os ultimos dois capitulos achei meio hm chatinhos, masss foi pq senti que ficou repetido era sobre amor e crenças e ela continuavaa na tematica, porém é maravilhoso, e espero referenciar nos meus trabalhos academicos

Michele481 18/01/2024

Talvez eu tivesse muitas expectativas
Sinceramente não gostei muito dessa leitura, me pareceu muito a leitura de um doutorado, com muitas referências pra embasar, mas não se aprofundando realmente nas coisas. Eu não sabia que era um livro de autoajuda, também não gostei de ela trazer várias vezes a importância de viver o amor e outras coisas que diz que não fazemos, mas realmente não elaborar como viver dessa forma.
Tiveram passagens que gostei muito, mas senti que o livro foi muito repetitivo e aumentado pra encher páginas, muitas coisas foram ditas muitas vezes. Amei a parte sobre autoestima e autocuidado, acho que foram muito bem pensadas.

Livia963 18/01/2024

Uma leitura cativante e repleta de aprendizados, esse livro trata sobre a vida, sobre amor. É linda a forma como a autora escreve sobre dor, traumas, sofrimento e superação. Esse livro é um alicerce para pessoas em busca de uma vivência amorosa e em paz. A minha leitura foi maravilhosa e me vi encantada com o conteúdo da história e todos ensinamentos, a forma como o livro traz citações e ensinamentos é mágica e leva o leitor a reflexões profundas e compreensão pessoal. Esse livro traz auxílio e acolhimento, entre palavras de amor e carinho ??