Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Raphaela Luiz 01/02/2024

Aí de mim que sou romântica
Finalizei o livro pousando em Salvador. Uma viagem que eu queria muito refazer e quando o desamor fez morada no meu coração, achei que seria impossível, apesar de ainda ter quase 70 anos pela frente. Curioso e talvez -intencional- bell hooks terminar o livro mencionando os anjos que aparecem em nossa vida pra voltarmos a acreditar e sentir esperança no amor, sendo esse livro um convite mais que especial. Esse livro é um convite, uma mão estendida caso esteja no momento de desamor na sua vida.
Para mim, foi além desse resgate. Foi a teorização de conceitos que eu tinha pra mim após anos e anos de terapia.
Em relação a escrita, para a proposta do público alvo, acho que cumpre sua função, mas para quem quer MAIS pode ficar um pouco frustado. O livro traz vários conceitos e de maneira rápida demais, o que não permite o aprofundamento de alguns conceitos que parecem importantes, mas isso não impede o entendimento deles.

Thais764 01/02/2024

Esperava mais
O início do livro é arrebatador. bell hooks traz tantas questões sobre o amor, sobre o ato de amar, sobre a sociedade capitalista e machista que vivemos, que me encantou, me prendeu, me incomodou (de maneira positiva). No entanto, conforme a leitura vai avançando, a autora começa a puxar para questões religiosas e espirituais que (para mim) acabam tornando a leitura cansativa e forçada. É uma questão pessoal, mas acredito que é um livro que inicia com grande potencial e depois acaba pecando pelo excesso de cristianismo e utopia sobre o mundo. Adoro bell hooks e seus escritos, mas este livro, especificamente, não está entre os melhores da autora.
Gabriel 01/02/2024minha estante
me senti EXATAMENTE assim! o livro tinha um potencial gigantesco, mas do meio pra frente eu até desisti de ir atrás do resto da trilogia

eurosemoura 31/01/2024

Meu favorito da vida!
Esse livro alugou vários triplex na minha cabeça e nem tão cedo ele vai desocupar o lugarzinho que tomou. É uma leitura incômoda, que te tira do lugar de conforto e te faz questionar algumas verdades absolutas sobre o amor e suas diversas ramificações. Me senti em uma conversa com uma amiga que me acolhe mas também não passa pano para as ?certezas absolutas? que tenho a respeito do amor. O amor também é pra nós, pretas. O amor em todas as suas nuances (não necessariamente apenas o romântico) alimenta a nossa alma. Estou me sentindo mais leve por ser uma mulher que gosta de amar, que vê o amor como combustível da vida, que se permite sentir sem se importar com o cinismo de uma sociedade patriarcal e capitalista que acredita piamente que o amor não é importante.

Renata1004 30/01/2024

Vale a leitura
Eu gostei bastante, faz a gente refletir e repensar sobre o amor, não apenas sobre o amor romântico.

Larissia.Bezerra 30/01/2024

O afeto é revolucionário
Esse foi um livro lindo, a escrita de Bell é fluida. Em alguns momentos lemos assuntos complexos, dolorosos, mas a autora descreve com responsabilidade os temas sensíveis.

lua 30/01/2024

Favoritado pra vida.
Esse livro me fez chorar e refletir sobre como o amor impacta todas as esferas de nossas vidas pessoais e coletivas, recomendo que todos leiam pelo menos uma vez.
bell hooks é fantástica, quero ler mais e mais sobre suas visões e estudos.

Jessica1248 29/01/2024

O amor é um ato de vontade
Bell hooks é bell hooks, simplesmente amo tudo que ela escreve! Comecei a ler esse livro e achei que logo terminaria? isso foi um delírio! Não tem como ler rápido um livro que traz tantos atravessamentos. Seja como for, é brilhante e sucinta a forma como a escritora escreve e destrincha a raiz do desamor, como ele reflete a sociedade que vivemos e quais marcas estão difusas nos processos que perpetuam o machismo, o racismo, enfim, as desigualdades sociais. Só o amor salva e esse não é um processo fácil, nem poderia. Entender o amor como um ato de vontade, cuidado, investimento, respeito? é por vezes doloroso, principalmente, quando pesamos esse entendimento com a forma que fomos criados e socializados.
Amei cada capítulo e li o mais devagar possível: não tive outro jeito se não esse, ansiosa pelas próximas publicações dessa trilogia pela Elefante!

Camaradalopes07 28/01/2024

Excelente!
Amor como ato político é o caminho para criar laços inerentimente fortes e duradouros. O livro desenrola nos primeiros capítulos. Tive reflexões excelentes de que amar também é sofrer e que se usa as ferramentas do amor para auxiliar diante vários relacionamentos.

"O amor não é e sim o que se faz" O agir e colocando em prática o companheirismo, companhia, amor próprio (que é o fundamental para libertar dos traumas e cura das feridas narcisicas), honestidade e etc. O que citei são as ferramentas, com exceção do amor próprio, porém acredito que esse junto da honestidade pode ser catártico.

Pensando em honestidade, quando somos honestos com nós mesmo, temos a libertação das amarras do que nos feriu. Coloco junto o ato de perdoar a nós, pois quando estamos na situação de vítima e da cultura e aspectos sociais que moldam quem somos, faz que sintamos a vergonha e quase a maioria de nós sentimos culpa.

O livro vale a pena ser apreciado e cada página valeu a pena ser lido. Porém parte religiosa não tive reflexão, pois foi como a autora encontrou a maneira de seu próprio desenvolvimento pessoal e amoroso com ela mesmo. O que mostra que cada um de nós temos a capacidade e encontrar e desenvolver sendo religioso ou não a nossa capacidade de sentir vivo. O que o agir do amor trás a vivacidade e acalento para nós, sendo empático e amando a nós mesmo.

Theallebasi 28/01/2024

Excelente!
Uma ótima leitura. Muito reflexiva e de fácil entendimento, além de trazer questões muito relevantes pros nossos tempos.
Me incomodam um pouco alguns discursos muito centrados no cristianismo, mas vejo uma tentativa muito empenhada em levar o conhecimento sobre pautas que ela acha que o cristianismo pode adicionar coisas relevantes, só invés de uma de convencer pela religião.
Tive boas reflexões, o livro foi palco para muitos pensamentos críticos, de questões que concordava e que não concordava com a autora também.
Excelente, pretendo lê-lo de novo em breve!

Duda1569 28/01/2024

Esse livro é um tapa na cara, de verdade, eu não descreveria de outro jeito.
Em muitos momentos, me vi em situações citadas pela autora ao decorrer do livro.
Esse livro incomoda, te faz refletir sobre todas as suas vivências e repensar atitudes.
Um verdadeiro ensinamento, bom demais!!
Luisa572 28/01/2024minha estante
amo amo amo!

sabren 27/01/2024

Não consigo explicar como sou tocada pelas palavras de bell hooks, sua escrita parece ser carregada de sentimentos, sempre que a leio parece que a própria está conversando comigo e me falando tudo aquilo com sua voz doce e suave. é um livro sobre o amor, nas suas diferentes manifestações, e sobre tudo que vem junto com ele e/ou com a falta dele; ao longo da leitura passei a observar as minhas relações, as relações alheias e o meu relacionamento comigo mesma também, esse livro instiga a reflexão sobre o amor. já comecei a ler pensando na releitura. é incrível.

Madu Veiga 26/01/2024

Bell Hooks <3
Este foi um dos livros que coloquei como meta de leitura densa para 2023. Bell Hooks nos ensina sobre o que é amar verdadeiramente, e mais do que isso, mostra o que não é amor. Nos incentiva a criar uma cultura amorosa e uma comunidade amorosa. Cada capítulo fala sobre um tipo de amor e isso me chama bastante atenção, enquanto vivemos em uma sociedade que só valoriza o amor romântico, essa autora nos traz a luz da importância de outros amores, como o próprio e entre amigos. Amei a leitura!

Rafael V. 26/01/2024

Horrível
A autora escreve um livro de auto-ajuda baseado em premissas nada científicas, achismos baseados em senso comum e relacionamento monogâmico cristão.

Os exemplos vão indo num crescendo que te faz perguntar... será que ela acredita que isso realmente aconteceu ou que isso realmente pode acontecer?

Enfim, muita ladainha e se vc conseguir chegar ao fim da leitura, parabéns.

A leitura só caminha se for pra ler e dar risada.

Sngaya 25/01/2024

Abriu a mente
Toda vez que eu pensar em amor vou lembrar desse livro, sinceramente eu amei demais. Esse estudo da Bell Hooks é fantástico

João Gabriel 24/01/2024

Gostei bastante dos primeiros capítulos, me ajudaram a refletir bastante sobre o "amor" no ponto de vista feminino de forma que eu nao seria capaz sozinho.

Acho que esperava um pouco mais do desenvolvimento da argumentação em alguns capítulos do meio do livro. Principalmente os que citam alguns marcos histórico. E conforme foi mais pro final, a parte religiosa tambem nao me envolveu, mas isso foi bem pessoal.