Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Gigi 08/02/2024

Melhor livro que li no ano!!!
A melhor leitura do ano até agora, o livro inteiro é ótimo, porém dois capítulos específicos tomaram meus pensamentos por semanas
"justiça: lições sobre amor na infância" nele Bell Hooks coloca a família como a primeira escola do amor, sejam as famílias funcionais ou não, amorosas ou não, elas ocupam esse lugar, ela ressalta também a necessidade de assegurar os direitos básicos das crianças para que assim elas possam conhecer o amor, Bell Hooks também afirma que a família nuclear pode facilmente autocrática e fascista (eu arisco dizer que quase sempre é), sobre esse capítulo, me chama a atenção que Bell Hooks relata uma dificuldade em aceitar que ela mesma tinha crescido em um lar disfuncional, pq tinha boas memórias de sua infância, mas em contraposição, lembrava de ser mal tratada e de ter suas esperanças reduzidas pelos adultos de sua família em diversos momentos, ela chega a conclusão que em sua infância se sentia cuidada, mas não amada. Somos ensinos na igreja, nas escolas e dentro de casa que devemos respeito e obediência aos nossos pais/criadores, devemos sempre ser gratos por tudo que eles nos fazem, mas não somos ensinados que em uma relação na qual o amor existe, o respeito deve vir dos dois lados, em geral somos ensinados a associar o amor a dor, quando na verdade, amor e violência não podem habitar a mesma relação.
"Perdão: amar na dor e na morte" nesse capítulo Bell Hooks associa o medo da morte a falta de amor, ela afirma que quando nos soubéssemos amar entenderemos que a morte é parte da vida, esse capítulo me "lembrou" (entre aspas pq é impossível esquecer) que não há dor maior que perder alguém e sentir culpa ou remorso. A dois anos aprendi da pior forma possível que preciso nutri minhas relações com amor e afeto, para que quando a morte chegar (e ela sempre chega) eu possa chorar pelas lembranças feliz, pela falta que elas me fazem, e não pelo remorso ou arrependimento.

DebsMonte 07/02/2024

Ai gente
Eu me odeio por não ter gostado desse livro, juro que tentei porque amo a bell hooks mas não deu, pai amado ?
Maria19530 09/02/2024minha estante
Achei q fosse a única

DebsMonte 10/02/2024minha estante
Foi bem frustrante :/

marinaqz 05/02/2024

O livro traz um debate necessário, entretanto, achei os capítulos um tanto quanto estendidos por parte da autora. Além de muitas referências a outras obras, o que pode te deixar confuso se você não as conhece (o que foi meu caso).

Noany0 05/02/2024

?O amor é o que amor faz?
Boa introdução a uma esfera sociológica a partir do tema do amor, tratando o amor como prática, hooks traz aqui uma ótima reflexão especialmente à aqueles que buscam uma leitura mais leve acerca de temas incisivos e pesados!
Apesar disso, obviamente o livro pode demonstrar alguns problemas de ordem epistemológica, mas ela não traz aqui uma grande teoria, soa mais como um apelo, uma introdução, um modo de vida.
Acima de tudo, gostei muito da experiência de leitura, não foi nada que abriu tanto a minha cabeça mas como estudo questões relacionadas a esse tema, foi bom na medida do que se propôs.
Ela as vezes é repetitiva e outras vezes fala num tom um pouco de autoajuda mas acima disso acredito essa a ser uma ótima leitura, que atinge uma gama grande de pessoas e que muitos deveriam ler e reler!

Ana 05/02/2024

Acho que fui com muita expectativa.
É um livro ok, nada de mais como oque falam. Com todo respeito à Hooks, eu esperava mais, pra mim não fugia do óbvio, me fez repensar poucas vezes e não é isso que *EU* procuro em um livro com essa premissa como colocaram, mas tudo bem. Pra não dizer que eu só reclamo, gostei como ela colocou a visão sobre família disfuncionais e a criação positiva. Foi importante também os capítulos em que ela menciona a conexão do amor redentor, mas nada saindo do óbvio, de novo. Os últimos capítulos foi pra "encher linguica" pra mim, pois foram praticamente mesmo assunto em todos, provavelmente não era pra ser esse o ponto, mas foi oque ficou na minha leitura.
De qualquer forma, Bell Hooks é uma pessoa excelente, fui forçando o livro porque sei que os princípios dela batem com os meus, mas só. Achei um livro cheio de potencial, porém desperdiçado. Mas recomendo pra quem quer adentrar agora no mundo feminista com uma ênfase no amor. Deve ser interessante p/ iniciantes (sem querer parecer uma arrogantezuda kkkkk que ódio).

Mare 05/02/2024

Auto ajuda com algumas coisas relevantes e muitas óbvias
Amor = cuidado, compromisso, confiança, responsabilidade, respeito e conhecimento. Esses são os pilares, sem um deles não é amor.

É um livro de autoajuda, alguns momentos foi gostoso de ler e grifar frases de impacto mas em outros parecia que ela só jogava as ideias sem elaborar direito o que me deixou confusa. Mas pode servir para alguém.

Bom ressaltar que algumas coisas não se apliquem ao Brasil, principalmente no quesito de classe e miséria.

Isabela 04/02/2024

Perfeito
O livro é denso... Demorei bastante para terminar de ler porque a cada página que lia queria absorver e refletir tudo que havia pra aprender ali, e também tentar buscar aplicações no meu próprio cotidiano.
Foi uma indicação da minha psicóloga e ela não poderia ter acertado mais. O livro é incrível. Bell Hooks é uma mulher muito sábia e sabe como transmitir essa sabedoria ao leitor da maneira mais compreensível e completa. Você consegue se ver nas histórias, ainda que não tenha vivido aquela exata situação.
Recomendo muito!

Camile 04/02/2024

Onde você aprende o que é amor
Gostei muito o livro mostra que não só existe amor em relacionamento mas sim entre amizades, família. A escrita da bell hooks é maravilhosa. Ela me ensinou o que amor de verdade.

Samya 04/02/2024

O amor em palavras
?Amor: a vontade de se empenhar ao máximo para promover o próprio crescimento espiritual ou o de outra pessoa?.

A partir dessa definição, posso dizer que a autora conseguiu extrair literalmente tudo sobre o que é o amor e sobre como lidar com o amor. Simplesmente uma aula completa, um curso, uma faculdade sobre o amor.

Bell Hooks é fora de série, uma leitura que me despertou muitas reflexões acerca da minha vivência e para além disso, me despertou como o amor pode ser visto no ponto de vista politico e social. Recomendaria esse livro para todos ao meu redor, uma leitura fluida, clara e pontuais sobre um tema que rege a vida de todo ser humano. Aprendi muito sobre mim e também muito sobre o outro.

Gostei bastante das citações que compuseram muito bem o raciocínio da autora

Joy 03/02/2024

Que lembremos dos "anjos" que nos cercam
"Tudo sobre o amor" da bell hooks com certeza agora faz parte das leituras que levarei para a vida.
O livro traz questões extremamente necessárias, sobre como o patriarcado prejudica a vida de homens e mulheres, pautado na disputa pelo poder e insensibilidade para o amor nas relações. Além de pontuar que a violência, de maneira alguma, é capaz de andar ao lado do amor.

Embora do meio para o final, o livro tenha seu enfoque em uma compreensão especialmente cristã (que para quem não segue, possa ficar desinteressante), entendi as ideias dela dentro do seu contexto inspirado tanto no cristianismo quanto no budismo, algumas de suas referências apresentadas para a escrita do livro.

No final, seu encerramento sobre os "anjos" (pessoas) que nos levam ao caminho do amor, me fez recordar de pessoas que passaram por minha vida e outras que ainda estão presentes, que me auxiliam a acreditar e lutar pela democracia, pela compreensão e pela importância dos afetos, presentes no verdadeiro amor engajado.

O amor é político!
Obrigada, bell hooks.

Thainy 03/02/2024

Bom, porém maçante.
A ideia central do livro é muito boa, tem diversas partes que achei essencial que todo ser humano soubesse. Porém Bell Hooks não desenvolveu bem o livro e em diversos momentos repete várias e várias vezes as mesmas coisas, tornando o livro maçante. Mas é um bom livro com ideias muito boas!

nflucaa 02/02/2024

Excelente
Esse é aquele tipo de livro que muda a forma como você vê a vida. Encarar o amor não só como algo possível e realizável, sendo uma prática intencional (portanto, uma escolha), mas também como algo desejável (e ideal!) muda a forma como encaramos o sentido de ?ser? e de comunidade. Além disso, ao apresentar o amor como a tecitura da vida, em todos os âmbitos, atendendo a uma necessidade que nos é própria, Bell pavimenta um caminho para a realização não só pessoal, mas também familiar, social e comunitária. Em tempos de adoração ao individualismo, do desdém que afirma ?a mim me basta? e, na mesma esteira, ?você não precisa de ninguém, você se basta!?, uma voz que clama em favor da necessidade que todos nós temos de amor é importantíssimo.

Terei de relê-lo com mais esmero para aproveitar completamente o que foi dito. Vale muitíssimo a leitura!

Jacy 02/02/2024

Definitivamente não é meu estilo de livro, a leitura é maçante, te dá uns tapas na cara vez ou outra, mas a maioria do tempo é só chata. Coloquei tanta expectativa ?

Cecí 02/02/2024

"O espaço de falta também é o nosso espaço da possibilidade"
Mesmo vivenciando um amor saudável - ou, nas palavras de Geni Núnez, um amor potável - eu ainda carrego todo o cinismo que me acompanhou durante a vida depois de muitas tentativas frustradas de encontrar o amor. Isso tornou a leitura um verdadeiro desafio. Metade de mim via como piegas, a outra, via como totalmente revolucionária. No fim do dia, esse conflito só vem ratificar os pontos abordados por Hooks.

O capítulo sobre as crianças e o sobre violência foram especialmente potentes, ressoando com meus conflitos atuais. E, ainda que eu discorde das colocações sobre o amor romântico, esse livro trouxe o impulso que preciso para ir além do véu com minhas relações. Uma jóia ??

kaiê ê ê 01/02/2024

4.0 - simplesmente perfeito.
Durante anos eu quis ler esse livro e poder ver se ele realmente é tão bom quanto me falavam, porém sempre deixei essa leitura para uma outra hora. Agora, após ler, me pergunto porque demorei tanto para ler ele e virei uma profeta de tudo o que bell hooks aborda aqui.
Em menos de 300 páginas, ela é capaz de discorrer sobre o amor de maneiras inimagináveis e tão importantes, trazendo a tona correlações que nunca havia parado para pensar. Desde o consumo desenfreado e o capitalismo até anjos e Deus, luto, perdão, infância, violência e morte.
Bell Hooks consegue trazer luz a tópicos do amor que não conseguimos pensar no dia a dia.
Sem dúvidas, uma leitura que recomendo de olhos fechados para quem ama o amor.
Ansiosa para ler os outros dois livros da trilogia do amor.