A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Luliane.Machado 10/03/2024

Fim não esperado...
O livro conta a história de dois irmãos, suas conquistas e perdas...
Infelizmente achei muito demorado para contar uma história simples, chove no molhado demais.
Porém, é interessante de se ler.
Esperava que no fim a casa fosse retomada e voltasse à posse dos irmãos.
Contudo, à forma como ela voltou para a família foi interessante.
Penso apenas que poderia ter sido em menos páginas toda a narrativa. Isso, pois, os capítulos são longos e cansativos considerando a modalidade de história.

Interessante a fala da Maeve sobre os pais abandonarem os filhos e isso ser aceitável para a sociedade e quando a mãe faz isso, se torna algo absurdo para a sociedade.

Também reflexiva a fala sobre as pessoas serem consideradas santas, mas elas não viverem para sua família, viverem em prol da comunidade. Como a própria família deve se sentir em relação a isso?

Stephany.Gabina 10/03/2024

Eu não esperava nada
Fui ler sem nenhuma expectativa e achando que nem iria me interessar mas me surpreendi ao me deparar com uma história tão relacionável/realista.
Pra mim foi um livro sobre erros, decepções, perdão (ou a falta dele) e como tudo isso afeta diretamente quem nós somos e como vivemos. Me identifiquei em algumas coisas e embora eu tenha ficado triste com o final, não deixou de ser um ótimo livro que me surpreendeu e junto com tanta raiva que me fez sentir, também me deu um abraço quentinho de certa forma.

Gomor 08/03/2024

A história de uma casa e de seus moradores contada pelo filho do dono. Daniel Conroy narra uma história cheia de laços de afeto e desafetos, uma casa que para uns era perfeita e para outros uma aberração. Maeve, sua irmã mais velha, faz parte de tudo isso, era a menina pintada num quadro.
Eu adorei a leitura, sem plots incríveis, mas muito bem contada. O tipo de livro que releio.

Rafaella Moreira 16/02/2024

Família é um conceito
A casa Holandesa retrata a história de Maeve e Dunny Conroy, pela perspectiva de Dunny.

A vida dos irmãos Conroy mudou drasticamente quando seu pai, Cyril decidiu casar-se novamente com uma jovem e bela mulher chamada Andréa, que trazia com ela duas pequenas filhas, Norma e Bright.

Encarei essa história como uma releitura de contos de fadas como Cinderela, por exemplo, mas, ele é muito mais próximo da realidade do que isso.

Cumprindo a premissa de um bom drama famíliar a que se propôs ser, o livro traz para nós a visão de dois irmãos que vivem por mais de 20 anos sem superar o passado, repetindo alguns erros e demonstrando o quanto isso não é saudável mentalmente.

Uma história cheia de tristezas cotidianas, abandono, choro, rancor, perdão e o peso da morte.

Minhas considerações: acredito que para muitos esse possa ser um livro chato a primeira vista, mas acho que ele é perfeito em sua mais pura essência, pretendo inclusive, procurar mais livros nessa métrica, é o segundo que leio nesse estilo, o primeiro foi "Violeta" e ambos despertaram em mim sensações surreais e proximidades com a própria história da minha vida, acredito que esse livro tenha sido uma das melhores experiências literárias que vou ter em 2024.

adendoliterario 13/02/2024

Chocho, capenga, manco, anêmico, frágil e inconsistente!
Para quem gosta de histórias super descritivas, "A Casa Holandesa" é um prato cheio.

Queria entender o hype desse livro, pois vi elogios como "livro emocionante", "meu favorito" e criei expectativa, confesso! ?

O livro conta a história de uma família mal estruturada com foco nos dois irmãos Danny e Maeve que são abandonados pela mãe quando ainda eram crianças. O tal "sumiço" da mãe é um assunto meio tabu com o pai e as empregadas.

O pai é um homem emocionalmente fraco e se casa com uma outra mulher bem megera, então o conflito está armado. A madrasta "presenteia" os dois irmãos com vários momentos disfuncionais dentro da enigmática Casa Holandesa.

Sinceramente, esse drama familiar tinha tudo para dar certo, eu fiquei esperando pelo plot até o último capítulo, imaginei muitas possíveis reviravoltas, mas não aconteceu! ?????

Com 346 páginas, fui fazendo anotações até a página 127, depois começou a tal "Parte Dois" e eu esperando alguma "surpresa surpreendente", mas nadinha de nada!

Parei de anotar quando percebi que podia ler as páginas de qualquer ponto e não iria me perder na história, pois ela é repetitiva e cansativa.

Na minha opinião, o Danny é um homem fraco igual o pai e a Maeve, embora tenha intenção de cuidar do irmão, ainda assim é uma menina mimada e manipuladora. Claramente, ambos precisavam de ajuda psicológica, pois criaram uma obsessão pela Casa Holandesa que parece doentio.

Eles perdem tempo demais falando sobre a casa, sobre herança e olhando para o passado, principalmente Maeve que carrega muita raiva dentro de si e influencia seu irmão mais novo, o Danny, que é quem narra toda a história, ou seja, o drama é contado a partir do ponto de vista dele e com MUITO vai e volta que não acrescenta em nada.

? Adendo literário: A Casa Holandesa poderia ser facilmente contada em no máximo 200 páginas, mas é superestimada.

Vanessa.Mariano 11/02/2024

“*Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado.”*

Um livro de memórias, do desmoronamento de uma família , suas dores e superações. A casa da história é uma personagem que liga os personagens às suas memórias , aos momentos e decisões para que os personagens possam seguir em frente. Tem algumas reviravoltas ao final do livro.

Lua 10/02/2024

"Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado."

raqueltonete 09/02/2024

Gostei, é um drama familiar que proporciona algumas reflexões. Não tem grandes reviravoltas, é basicamente isso: acompanhar o crescimento dos personagens e como eles lidaram com seus traumas para, enfim, seguir em frente.

Sandra 07/02/2024

A casa holandesa
A casa holandesa conta a história da família Conroy, que se muda para uma mansão, que dá título à obra e vai afetar todo o desenvolvimento familiar. Os protagonistas são os irmãos Denny e Maeve. Sem a mãe, eles vão enfrentar as angústias de um pai distante diante de uma nova esposa, e todo desenrolar que esta relação vai causar ao longo de diversos anos.

Taly 06/02/2024

Um livro maravilhoso!
Que livro sensacional! Eu amei acompanhar a vida de Danny, que foi abandonado junto com sua irmã Maeve pela mãe, e viveu com seu pai, madrasta e as duas enteadas do pai.
Adorei a complexidade da história, dos personagens! Leitura muito agradável!