Miragem

Resenhas - Miragem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

João 01/03/2021

Rápido!
Achei a história de Amani muito rápida, cheia de bons diálogos e com personagens bem interessantes.

Miragem é uma leitura bem dinâmica, quando você percebe já leu dezenas de páginas. É realmente um ritmo muito rápido, o que é bem bom para você adentrar o universo, mas talvez um fator que faz com que peque no desenvolvimento das coisas.

Por sua rapidez, alguns relacionamentos deixam a desejar no desenvolvimento, por exemplo, eu não comprei nenhum pouco o romance principal, entretanto adorei ver o desenvolvimento entre Amani e Maran.

O final não deixa um final tão bom, mas mesmo assim quero muito ler a sequência!

Sabrina (@surtoliterario) 12/07/2021

Curiosa pela continuação!
Amani é uma sonhadora. Vivendo em um sistema solar dominado pela mão brutal e impedosa do império Vathekês, ela acredita em um futuro melhor. Porém, na celebração de seus 18 anos tudo muda, ela é raptada e levada em segredo para o palácio real, onde descobre que ela e Maram, a princesa cruel do império, são iguais. Obrigada a desempenhar o papel da princesa em público e lidar com possíveis atentados a sua vida, Amani vai descobrir que o palácio esconde um mundo de violência, traições e dor. Ela precisa ser a imagem e semelhança da princesa pois qualquer passo em falso pode colocar sua vida em risco.

Com um universo completamente original, Somaiya Daud é capaz de cativar o leitor a cada virar de página. Me vi fascinada e curiosa com toda a construção desse novo universo. A escrita é muito fluída e apesar dos nomes e ambientações diferentes, foi muito fácil me ver nos corredores do palácio com a Amani.

O desenvolvimento das protagonistas é muito bom. Ambas são duas meninas vítimas do sistema, com suas dores, medos e cicatrizes. Maram é o tipo que você ama ou odeia, seu temperamento é forte e por vezes cruel, mas com o passar do livro me afeiçoei a ela. Amani é uma guerreira, vai até o fim com seus crenças. Entre as duas temos Idris, o noivo prometido de Maram, gostei dele mas ainda desconfio de suas intenções.

Eu senti um insta love entre Idris e Amani e esse é um ponto que não me agrada muito. A questão política também me incomodou um pouco, achei que foi um meio superficial, porém acredito que no segundo livro isso vai ser mais trabalhado.

Se você quer mergulhar em um novo universo com personagens cativantes e jogadas políticas, esse livro é pra você!

site: https://www.instagram.com/surtoliterario/

brittodaniels 06/03/2021

Ansioso pela parte II
Um ótimo livro, acompanhamos uma história intrigante, o mundo aqui é muito bem criado, porém não aprofundado, mas chega a ser fascinante sim! A parte política obviamente é o que mais me chama atenção, logo, necessito de mais!!

Cris 17/03/2021

Um livro bom
Esse livro é okay, ele é leve com linguagem simples, não é difícil a leitura.
Particularmente eu gostei e recomendaria pra quem quer começar a ler fantasias e não quer nada pesado.
Minha nota não foi 5 pois faltou algumas coisinhas que eu não vou citar para não dá spoiler. Mas tirando isso é um livro bom!

ivambsant 01/04/2021

Miragem
Uma fantasia tranquila e gostosinha. Não possui muitos detalhes, mas consegue te segurar pelo enredo e escrita. Protagonista maravilhosa. No aguardo do segundo volume.

Cinthia 05/04/2021

O livro tem uma história legal, os personagens são ótimos e a leitura é fácil e bem ágil.
Achei que em alguns pontos a história era um pouco vaga.
Mas o ponto alto é essa edição maravilhosa da editora Literalize.
Super recomendo. Ansiosa pela sequência

Nath Correia @bibliotecadanath 05/04/2021

Miragem (#1) l Somaiya Daud l @editoraliteralize
Em um sistema solar dominado pelo cruel Império Vathekês, a jovem Amani é sequestrada. Sem entender o porquê de ter sido levada de sua família, a garota se vê presa no palácio real e esta nem é a maior surpresa. Lá, ela descobre ser idêntica a princesa Maram, a temível e odiada herdeira de Vathek.

Por causa disto, ela precisa de uma substituta, alguém que assuma seu lugar em eventos públicos e que possa morrer em seu lugar eventualmente. Amani então se vê forçada a desempenhar um papel e este deve ser cumprido a perfeição, pois qualquer erro pode colocar tudo a perder... a garota só não contava se encantar com as belezas do palácio e nem se interessar por Idris, o noivo da princesa.

"Miragem" é o primeiro livro de uma duologia que traz a história de uma garota dita “comum” que precisa aprender a viver em um mundo dominado pelo medo, dominação e violência, enquanto tenta arrumar uma forma de salvar a própria vida e o seu povo. Misturando fantasia e romance, a autora conseguiu criar um universo intergaláctico dominado por um povo cruel e por um rei tirano, onde intrigas palacianas e ameaças políticas e de golpes de estado permeiam a narrativa e onde grupos de rebeldes lutam por uma liberdade que parece inalcançável.

A semelhança entre Amani e Maram é somente física, pois as duas não poderiam ser mais diferentes. Amani foi criada em uma família amorosa e aprendeu a ser forte e corajosa, não deixando de lutar pelo que é certo, nem que isto coloque em risco a sua própria vida. Já Maram cresceu no palácio, um ambiente hostil e competitivo, não tendo o apreço do pai e tendo que renegar suas origens. É notório o quanto ela é solitária e o quanto deseja confiar nas pessoas e se sentir amada por quem ela verdadeiramente é.

Mesmo tendo gostado da trama, senti falta de um maior desenvolvimento do universo e dos povos que compõem o Império Vathekês, das intrigas cercam Maram e o rei e um maior foco e explicação nos grupos rebeldes que ameaçam o império, pois a autora acabou focando mais em um romance proibido e nas dúvidas, medos e anseios que povoam as mentes de Amani e Idris. Ainda assim, quero ler o segundo volume e ver como Amani, Maram e Idris lidarão com as consequências que o final de "Miragem" deixou em aberto.

Nota: 3,5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

dobner :) 07/04/2021

muito bom!
O universo fantástico não é super impressionante (p quem ja leu outras fantasias) mas os personagens são demais. O desenvolvimento da relação entre a Amani e a Maram é incrível!

Natália 10/04/2021

Esse livro foi tão gostoso, além de ser muito bom! É um livro bem rápido de ler e tem uma fluidez muito boa, tanto que quando você percebe já está na metade dele. Aborda muitos temas como tradições culturais, valores familiares, importância de descendência entre outros.

Ele é ambientado em um mundo bem diferente dos que estou acostumada a ver em minhas leituras usuais, uma mistura de uma história que aparenta ser mais antiga, mas conta com certo tipo de tecnologia, já que lida com diferentes sistemas estelares e viagens entre um planeta e suas luas. Tem também uma dinâmica um pouco diferente, pois não temos exatamente um vilão ou um "mal". Temos na verdade personagens que ficam numa área cinzenta, que são como são pois tudo que sabem é aquilo que aprenderam e o que viveram, o que nem sempre é tudo o que existe. Vemos tais personagens crescerem e aprenderam uns com os outros e com suas novas vivências, fazendo com que passem a ver as coisas de uma maneira diferente. Aliás, a maioria dos personagens é bem cativante!

Amani, a personagem principal da história, tem um crescimento enorme. Ela tem que lidar com o fato de ter sido tirada de sua família para arriscar sua vida sem ter escolha quanto à isso. No palácio para o qual é levada, ela começa ver a crueldade das pessoas ainda mais de perto. Mas ela é extremamente inteligente e consegue contornar situações de maneiras improváveis e como ninguém. Talvez o fato de sua vida depender de sua adaptação, mas a questão é rapidez e a maneira como ela faz isso são impressionantes!

Amei a relação entre Amani e Idris. É como se houvesse uma conexão entre eles, além do amor. Como se conseguissem ler um ao outro e se comunicassem mesmo sem palavras,  isso mesmo se conhecendo por pouco tempo ou antes de se envolvem.

Espero que tenhamos sua continuação logo já que pelo final, ainda há muuuita coisa para acontecer com Amani, Maram, Idris e companhia!

Alan (@coracaodeleitor) 21/04/2021

Hoje iremos conversar sobre um super lançamento lindo em edição super luxuosa da @editoraliteralize . Miragem, que nos trás romance, intrigas e um pouco de sci-fi.

Num sistema solar dominado pelo cruel império Vathakês, temos nossa protagonista Amani que é uma garota que sem saber porquê, é sequestrada se sua família para viver em um palácio real, ao chegar lá ela descobre ser idêntica a princesa Maram.

Maram é odiada pelo povo e para que o pior não aconteça Amani irá ter que tomar seu lugar e fazer aparições públicas. E eventualmente até morrer no lugar da princesa já que ela é tão odiada.

Porém Amani acaba se deixando levar pelos encantos do palácio que é tão diferente de sua vida e também pelos encantos de Idris, o noivo da princesa Maram.

A partir daí Amani terá que viver na corda bamba, tendo que interpretar um papel e ao mesmo tendo se preocupando com sua vida e dos seus. Qualquer deslize poderá a levar á uma morte certa.

O livro compõe uma uma história cheia de reviravoltas e que apresenta um universo novo. O foco aqui são mais as relações políticas que estão em jogo e o romance. Acho que o aprofundamento do universo irá ficar para o segundo livro, já que aqui se trata de uma duologia.

O livro corre de forma rápida, nos cativando e nos deixando sem tempo para criar teorias, o que ao meu ver é ótimo. A escrita da autora é muito cativante também.

Ao final é claro que temos muitas pontas soltas e questões que só veremos resolvidas no segundo e último livro. Acho que para o início de uma história o livro foi muito bom. Agora só nos resta esperar um final épico. Vamos ver o que irá acontecer

Body 29/04/2021

Gostei, Amani e Maram carregam a história...

Thamires 30/04/2021

Um bom primeiro livro...
Um bom primeiro livro que deixa aquele gosto de quero mais.
Acho que a minha maior dificuldade foi com os nomes das pessoas e lugares, mas gostei do universo de fantasia criado pela autora.
Gostei, também, do fato de Amani ser forte e lutar, e do romance desenvolvido que até foi mais sutil do que eu esperava.
Agora é aguardar pela continuação

Uinayara 04/05/2021

?O sangue nunca morre. O sangue nunca esquece!?
Amani vive em uma pequena lua de Andala, um planeta invadido pelo Vathekeses e totalmente oprimido por eles. É durante a sua cerimônia de maioridade, que droides imperiais invadem a festa e levam a princesa Maram.

Arrancada de sua família, ela se vê obrigada a viver no castelo Vathekês e aprender como a ser como a princesa, pois as duas são extremamente idênticas. Odiada pelos colonos, Maram é cruel e mimada e, por isso teme ser atacada pelos rebeldes. Então precisa que Amani esteja em seu lugar caso ocorra um atentado contra a vida da princesa.

É num cenário político de opressão e revolta popular que Amani precisará se adaptar à nova realidade em que foi obrigada a estar. Pois além de aprender a ser a princesa ela também precisará aprender as malícias e jogos da corte vathekesa.

Ao longo da história vamos conhecendo, pelos olhos de Amani, o universo político e cultural que a autora desenvolveu. E, devido a isso, senti uma romantização e até uma ingenuidade sobre tudo. Mas a opressão do governo Vathêkes é bastante clara: um povo sem qualquer direito.

Senti um mistério em relação a todos os personagens próximos a Amani. A própria princesa Maram acaba sendo muito mais que uma princesa mimada e cruel e seu noivo Idris envolve completamente Amani com sentimentos novos e confusos. Mas acredito que ainda teremos muitas revelações sobre todos eles.

A leitura fluiu muito bem e me envolveu completamente. Os nomes dos lugares e pessoas são um pouquinho complicados, mas nada que atrapalhe. Já estou super ansiosa para ler o próximo volume!

Essa leitura foi feita em parceria com a editora Literalize ? que trouxe uma edição linda em capa dura repleta de detalhes, acabamento impecável e diagramação confortável. A tradução ficou responsável pela Mariana C. Dias.

Ana Valente 11/05/2021

No começo eu achei a história super confusa e diversos termos ali foram simplesmente jogados e não explicados. Mas com umas 50 a 80 páginas eu já havia me acostumado e adorei a história. Uma fantasia com deserto, mas com um toque de futurismo e viagem por outros planetas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5