A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Camila Felicio 10/01/2024

Apenas leiam!
Que escrita lindíssima!! Que livro sensacional, a forma que ela trança as histórias de Smita, Sara e Giulia é encantadora!
Sem palavras, o livro é um exercício de empatia e reflexão, não abusa-se do choque ao leitor, ao contrário o que a Colombani busca é a mensagem da força e esperança e o faz de uma maneira que me deixa sem palavras! Já tinha amado As Vitoriosas, mas em A Trança ela consegue ser mais incrível que nunca!!! Já tenho o ebook da terceira obra dela, e aguardo a publicação no Brasil ou vou adquirir em espanhol porque quero tudo da autora!

Sandra 09/01/2024

A trança
A história de três mulheres que se recusam a aceitar seus destinos. Lutam, sofrem, persistem. E também nos faz refletir sobre como é ser mulher em diferentes partes do mundo. As dificuldades, os preconceitos, a desvalorização feminina.

Jenni 09/01/2024

"Um fio tênue a uni-las. Fino como fio de cabelo..."
Estou verdadeiramente sem palavras para descrever a beleza dessa obra. Não imaginava uma história tão impactante e emocionante. Mulheres fortes e decididas enfrentando adversidades, usando-as como combustível para lutar não só por si mesmas, mas por todas que poderiam estar em seus lugares.
Aqui, acompanhamos a história de três mulheres conectadas de forma única, algo que me fez chorar ao perceber o quão belo foi isso.
Smita, vinda de uma pequena aldeia na Índia, uma dalit, uma classe considerada intocável lá, esvazia latrinas com as próprias mãos, não por um salário, mas como obrigação por ser considerada impura. Com uma filha de seis anos, decide que Lalita não passará pelo mesmo que ela. Smita luta para garantir que sua filha vá à escola, aprenda a ler e escrever, e tenha um futuro diferente, mesmo que isso coloque sua vida em risco. A história dela me deixou indignada, principalmente por não ter conhecimento dessas condições existentes lá. É absurdo que, apesar de ser proibido, muitas aldeias ainda mantenham esse costume, condenando toda uma geração por algo sem sentido. A força de Smita ao usar sua religião como apoio para seguir em frente foi tocante.
Giulia vive na Sicília com sua família e possui um pequeno ateliê que fabrica perucas com cabelo natural, uma tradição familiar. Após seu pai sofrer um grave acidente e a empresa caminhar para a falência, ela se vê entre um casamento indesejado ou desafiar tradições para continuar fazendo o que ama. O ponto forte aqui foi Giulia precisar convencer as pessoas de que poderia salvar seu empreendimento, mesmo sendo uma mulher jovem, e sua luta entre manter as origens ou inovar tradições arriscando o fracasso.
Sarah é uma advogada importante no Canadá, divorciada, mãe de três filhos e sócia em uma das empresas mais renomadas na advocacia. Ela tem orgulho de seu sucesso, mas um diagnóstico de câncer abala tudo que ela construiu. A história dela é reflexiva, pois ela teve que abrir mão de muitas coisas para crescer em um ambiente machista e, ao enfrentar a doença, sente-se devastada ao perceber que perder seu lugar no mundo era o que mais a esgotava.
Cada história aborda um tema específico, mas no geral trata das dificuldades enfrentadas por essas mulheres em um ambiente opressor, e como encontram forças para seguir em frente.
"Essa sociedade que vira as costas para os mais fracos, que deveria proteger e acompanhar, como a manada deixa para trás os velhos elefantes, condenando-os a uma morte solitária."

Gessyka.Loyola 09/01/2024minha estante
Quero muito ler esse! ???

Jenni 09/01/2024minha estante
É incrível ??

brurigon 07/01/2024

Emocionante
No começo do livro você não tem noção como as três histórias vão se ligar, a escrita também é diferente e demorei um pouco a me acostumar porém acho que se tornou um dos meus livros favoritos. É muito interessante pensar em três culturas diferentes, em como a esperança liga elas de uma maneira tão linda, me emocionei muito com o livro!

Amanda 06/01/2024

3 vidas conectadas
Três mulheres, três histórias, cada uma com suas situações difíceis e que precisavam ser superadas, para no final mostrar a conceção que todas tinham entre si.

regis 06/01/2024

Até a metade estava receoso pois ainda não estava vendo a ligação entre as personagens, mas que coisa, e não é que as histórias se conectaram. ?

Flacosfer 04/01/2024

Emocionante
Uma história que retrata a luta das mulheres para sobreviver no mundo, as diferenças culturais, e as coincidências do destino.

Sucka 02/01/2024

Cativante
Três mulheres, três histórias.
Laetitia nos trás novamente a mulher como protagonista, com todas as dificuldades que por ser mulher já enfrentamos.
Logo no começo você se apaixona pelas personagens, pelo enredo e não para de ler por que precisa saber o que vai acontecer, qual decisão ela vai tomar ?
As três são de culturas completamente diferentes e estão passando por momentos decisivos em sua vida, mas ambas têm uma coisa em comum, são mulheres determinadas a atingir o seu objetivo.
Recomendo a leitura desse livro e se ainda não leu "As Vitóriosas" dessa mesma escritora, fica a indicação.
Esse livro me cativou, eu só queria que ele fosse ainda mais a fundo no desenrolar dos acontecimentos. Dei 4,5 estrelas por esse motivo.

Bi.Pavoni 31/12/2023

Ótimo presente para sua amiga cabeleireira...
Que livro maravilhoso e gostoso, apesar de suas histórias duras e difíceis.

Com certeza essa foi a leitura do ano.

Dêem de presente para suas amigas cabeleireiras.

Vanessa 31/12/2023

Tocante
Três mulheres diferentes, com vidas diferentes, com nacionalidades e culturas diferentes fazem desse livro algo muito especial e tocante. A autora soube usar, de uma forma incrível, essa narrativa na terceira pessoa, quase sem diálogo, um enredo que tocará milhares de pessoas. Da advogada que conseguiu sucesso a pobre indiana que nasceu na casta mais baixa que existe. Uma crítica social e moderna, onde tomamos até um susto com determinadas tradições e nos deparamos com uma voz que une a três: coragem. A Trança é o nome perfeito para essa história que consegue unir três mulheres que nunca se conheceram e provavelmente nunca irão se conhecer, mesmo que cada uma delas, tenha salvado a outra sem saber. Comovente é arrebatador A Trança é aquela história que você não vai esquecer. Simplesmente não vai.

greek tragedy. 31/12/2023

Faz muito tempo que eu recebi essa indicação, e como eu estava procurando um livro pequeno pra encerrar meu 2023, resolvi ler esse.
a trança é um livro lindo e sensível, que traz a história de três mulheres com realidades diferentes, mas mesmo assim bastante parecidas. a autora tem uma escrita lindíssima e tocante, mostrando as dificuldades de ser mulher, tanto em países em que se é permitido cometer atrocidades contra as mulheres, como também em países em que todos se dizem iguais, mas aonde a população feminina também sofre com violências de outras formas.

Debora.Oliveira 30/12/2023

Narrado através de três historias que te prendem e emocionam até o final do livro! Não imaginava que tudo seria entrelaçado para chegar ao final com uma conexão incrível! Vale a pena!

?Lembra-se daquela frase de Talmud: Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.?

Sol 30/12/2023

Trança
Amei o livro, o momento em que você vai percebebdo as três histórias se entrelaçando e formando uma trança no final é de se arrepiar.

Gostei muito das 3 mulheres apresentadas e fiquei com vontade de saber mais da histórias de cada uma delas, de como a vida foi se entrelaçando, de como foram os desfechos das suas escolhas.

Gostei muito do livro e me fez pensar bastante (me identifiquei muito com o jeito que a Sarah pensa e viveu, nao acho que faria muito diferente ?????)

AnaLu 29/12/2023

Vale a experiência
É um livro bem pequeno, então não tem TANTO desenvolvimento mas confesso que no meio do livro já dá pra saber a forma que essas mulheres vão se conectar.
Como sempre deu aquele gatilho por ter levantado um problema que minha família já passou, mas no geral eu achei um livro bem bonito, e uma experiência bem legal.

profa_ana_paula 28/12/2023

A cada volta da trança
É um livro bom, muito bem escrito e muito bem amarrado. Conta a história de três mulheres que tem seus destinos interligados de uma forma muito especial.