A trança

Jessica A 10/05/2024

In-crí-vel!
Início da leitura: 27/04/2024
Fim da leitura: 29/04/2024

Que livro maravilhoso. Que histórias fantásticas e inesquecíveis. Levarei por toda a vida!

Três mulheres, três lutas para a liberdade, três elos para a esperança.

Esse livro foi arrebatador, cada história trouxe a realidade que muitas mulheres passam por aí.

Confesso que a trama da Smita foi a minha favorita, não por ter sido a mais complicada e triste. E sim, de mostrar que apesar de inúmeras barreiras (da cultura, tradições e da região), a força de uma mãe é maior que qualquer coisa no mundo. Não há nada e ninguém a segurar!

Já a história da Sarah, foi dolorida. Com uma doença que simplesmente a consumiu por dentro e por fora. E ainda, veio junto a desesperança de dias melhores. Apesar de uma workaholic nata, entendeu da forma mais dura possível que na vida, precisamos priorizar as pessoas que mais amamos.

E por último, mas não menos importante a história de Giulia, com determinação e traçar o propósito de vida, com amor tudo pode e tudo suporta.

Que livro! Amei demais! Com certeza, um dia, quero relê-lo!

Nota: 5
Mega favorito!

maysleituras 08/05/2024

Its a good book
Entaooo, eu terminei amando mas ao mesmo tempo fiquei pensativa pq enrolei dois meses pra terminar a leitura. nao pq estava ruim, mas acho q pq nao estou na vibe de ler dramas (foi indicação do meu primo, pq fizemos o desafio de ler um por mes que o outro escolhesse)

e aí eu gostei muito de como a autora tornou a obra meio poética, a escrita dela é mega fluída e tb gostei de como ela uniu as tres historias, além de todas as reflexões sobre as dificuldades de ser mulher no mundo e os aspectos culturais

mas algumas coisas me incomodaram, uma foi a giulia, q só fui gostar mais dela lá pro finalzinho mas sempre q chegava o capitulo dela eu queria pular ou só ficava ta ta bom ok legal valeu. por outro lado amei acompanhar smitha e sarah

e o outro ponto que me incomodou e que tive mais percepção depois de ler algumas resenhas daqui foi justamente a parte do capitalismo, o desfecho que deram pra smitha e o papel que cada uma acabou assumindo, senao me engano smitha é a fornecedora, sarah a consumidora e a giulia a propietária e aí qnd a gente tem essa visão é simplesmente triste o """"final"""" dado a smitha considerando toda a história que ela passou e que pelo visto continuará passando... e aí acaba rolando uma romantização mesmo

@lendosonhando 06/05/2024

? Smita mora na Índia e é uma Dalit (intocável). Sua função na sociedade é tirar excrementos com as próprias mãos das casas do vilarejo onde mora. Sua posição nunca mudará, mas deseja algo melhor para sua filha de 06 anos, nem que para isso precise deixar tudo para trás.

? Sarah é uma advogada no Canadá. Ela vive e respira para o trabalho e tem muito orgulho das suas conquistas profissionais, mesmo que signifique sacrificar sua vida pessoal. Ao descobrir uma doença séria coloca em perspectiva se todo esse esforço realmente valeu a pena.

? Giulia vive na Itália e trabalha junto com seu pai em uma loja 100% artesal voltado para o preparo de perucas e apliques feitos com cabelos naturais. Quando seu pai fica gravemente efermo, Giulia é obrigada a encarar as dificuldades enfrentadas pelo negócio familiar e ainda lidar com uma paixão arrebatadora por um homem que sua família não aprovaria.

? A Trança é uma história forte e marcante sobre 03 mulheres de diferentes partes do mundo que procuram se quinhão de felicidade.
Mesmo vindo de realidades distintas, Smita, Sarah e Giulia têm uma jornada semelhante na busca daquilo que julgam serem seus objetos de felicidade e não medem esforços para obtê- lo.

? A Trança traz para o leitor discussões muito importantes sobre o papel da mulher na sociedade e como muito dos seus direitos ainda lhes são negados.

? Machismo, misoginia e as raízes do patriarcado mostram seus prolongamentos em todas as protagonistas, demonstrando assim que as pautas das lutas femininas dada as devidas proporções são as mesmas em qualquer canto do planeta.

? O livro é denso e mesmo testemunhando as adversidades enfrentadas pelas personagens, percebemos beleza, afeto e fé em suas jornadas

? As histórias se entrelaçam no decorrer das páginas e tal qual uma trança Smita, Sarah e Giulia compartilham e misturam ao mesmo tempo seus desejos, sonhos e esperanças.

Super Recomendo a leitura

thais_lra 03/05/2024

Leitura super rápida que eu adorei. O primeiro capítulo me prendeu muito por ser uma realidade tão triste e tão distante de mim. Os seguintes mostram outras duas mulheres igualmente fortes em cada uma de suas particularidades.
Amei acompanhar cada uma dessas histórias mesmo que elas me doam o coração. A maneira que a trama se entrelaça é previsível sim, o que perde um pouco o encanto, mas ainda assim, traz uma mensagem que me emocionou. Recomendo!

dami.cavalcanti 26/04/2024

3,5 ??
Uma leitura que transmite afeto e dor.
Sinto que poderia ser maior, com mais construção futura, mesmo assim é uma maravilha viajar de um lugar para outro.
Enquanto a história é trançada.
Personagens femininas complexas e interessantes de ler.

Janayna 22/04/2024

A força feminina numa leitura leve
Leitura encantadora sobre a história de 3 mulheres, que nao se conhecem, mas que representam muitas meninas ao redor do planeta. Muitos pontos nos chamam a atenção nesse livro, mas o meu favorito é o fato de que os desafios que as protagonistas enfrentam são conhecidos por todas as mulheres, basicamente em qualquer idade e cultura: uma mãe disposta a enfrentar tudo para que sua filha tenha uma condição de vida melhor; uma filha que, inesperadamente, se vê obrigada a tomar decisões difíceis em nome da família; e uma mulher de negócios muitíssimo bem sucedida, que tem que provar a sua competência a todo instante, em detrimento de sua vida pessoal e de sua família.
Apesar de apresentar temas fortes, a leitura é leve, delicada e emocionante. Muitos leitores acreditam que as personagens nao foram bem construídas, mas para mim o livro está muito bem feito. Não deve ser fácil contar 3 histórias distintas, em países, culturas e contextos diferentes, e ao final, unir a vida das personagens como as tranças de um cabelo.
Os capítulos são divididos pelas histórias de Smita, Julia e Sarah.
Apesar de a história da Smita ser a mais diferente do que nós ocidentais estamos acostumados a testemunhar, eu me impactei mais com o relato da vida da Sarah. Essa advogada passará por um desafio que foi tão bem relatado pela escritora, que por vezes me perguntei se a própria já havia vivido isso.
Enfim, é uma leitura leve e fácil, mas que deixa algumas reflexões sobre o poder das escolhas na vida. Cedo ou tarde, todos vivenciaremos esse conflito. Se não escolhermos, a vida o fará por nós.

Carol 21/04/2024

Livro que conecta 3 histórias de mulheres fortes
Livro que te envolve desde o início na trajetória de 3 mulheres fortes e com histórias de vida diferentes mas que se conectam em uma forma muito especial ! Vale uma super reflexão no final ! Leitura que flui, com temas densos, mas leve ao mesmo tempo ! Adorei e recomendo

Rodrigo 20/04/2024

Aquele livro que aquece o coração ao entrelaçar a história de três mulheres de lugares distintos, mas que estão diretamente ligadas.
A autora soube nos prender.

Thais.PantaleAo 20/04/2024

Comovente
A tetralogia de ?A Amiga Genial?, escrito por Elena Ferrante, são alguns dos meus livros favoritos. E, de alguma forma, ?A Trança? me transportou para o mesmo lugar de sentimento.
Uma história de mulheres em relação ao mundo, ao seu mundo, que mesmo tão distintos é nosso também.
Histórias individuais que se entrelaçam, como uma trança, que analogia bem construída.
Leitura fácil e escrita impecável, sensível sem ser clichê, cuidadoso, respeitoso e as vezes cruel, seria estranho se não fosse inclusive.
Um dos preferidos de 2024 até agora, e acho difícil perder este posto!

Katianny0 20/04/2024

Livro muito bom!
Leitura fluida e envolvente! A construção, condução e o ENTRELAÇAR das histórias são irretocáveis! ?

gi.mmelo 19/04/2024

Bela temática, execução questionável
"A Trança" é uma história com uma bela premissa e uma proposta interessante, porém, sua execução deixa a desejar. A narrativa infantilizada por vezes diminui a seriedade de temas importantes. Embora tenha um enredo cativante, o livro replica questões problemáticas, como a exploração de países asiáticos por parte de nações europeias. Além disso, a personagem Sarah é pouco desenvolvida, carecendo de profundidade. A cada capítulo sobre ela, parece que estamos apenas revisitando características superficiais, ao invés de explorar sua complexidade.

Lara Mélo 18/04/2024

Vale cada página, da dedicatória ao epílogo
Já tinha visto esse livro na casa dos meus pais, mas não tinha dado muita atenção à ele. Só quando minha mãe comentou o quanto tinha gostado da leitura é que acendeu uma fagulhinha de curiosidade e decidi pegar emprestado com ela.

O plano era ler aos poucos, durante minhas duas semanas de férias… E eis que termino o livro em três dias (rsrs), de tão envolvida que fiquei com a história.

E três são as protagonistas de “A Trança”: Smita, Giulia e Sarah. Cada capítulo é dedicado a apresentar um pouco de cada uma dessas mulheres, que vivem em lugares e contextos completamente distintos, com sonhos, dores, alegrias, desafios e medos que parecem impossíveis de se cruzar ou se relacionar.

A autora consegue manter esse “distanciamento” tão bem que fiquei me perguntando se em algum momento uma história se cruzaria com a outra… até que, já quase no fim do livro, ela une os três fios aparentemente soltos de uma forma inusitada e poética, entrelaçando-os como se entrelaçam as mechas de uma trança e transformando as três partes em uma trindade feminina repleta de mensagens e significados.

Enfim, foi uma leitura que me tocou como há algum tempo não acontecia.

Obs.: quero muito assistir ao filme “The Braid” (2023), só que não está disponível em nenhum streaming no Brasil.

Ari 18/04/2024

A trança
Demorei a engatar, mas achei a história e a escrita muito envolventes. Já imaginava como a vida delas ia se enttelaçar e gostei do final.
Me afeiçoei com as três personagens rapidamente pela coragem, fé e força delas.

Glaucimeire 14/04/2024

Um dos livros mais lindos e sensível
Um dos livros mais lindos que já li! Impossível não se emocionar com a história dessas mulheres.

1 - Smita: uma mulher indiana intocável que tem o pior emprego da vida e faz de tudo pra que sua filha tenha um futuro melhor;

2 - Guilia: a filha mais nova de uma família italiana bem tradicional, e se vê numa situação difícil após o acidente do seu pai e precisa tentar recuperar o negócio da família;

3 - Sarah: uma mulher canadense, uma advogada incrível e que faz tudo por sua carreira, mas que uma situação inesperada a faz passar situações difíceis. Uma mulher extremamente forte!

Uma trança, que faz essa ligação entre elas. É um livro tão real e sensível, é possível sentir as emoções de cada personagem e suas superações.

Super recomendo ?

Sandra763 07/04/2024

Uma história linda e comovente.
Vale muito a pena a leitura.
Três mulheres, três continentes e uma mega historia que as unirão.