A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

dami.cavalcanti 26/04/2024

3,5 ??
Uma leitura que transmite afeto e dor.
Sinto que poderia ser maior, com mais construção futura, mesmo assim é uma maravilha viajar de um lugar para outro.
Enquanto a história é trançada.
Personagens femininas complexas e interessantes de ler.

Janayna 22/04/2024

A força feminina numa leitura leve
Leitura encantadora sobre a história de 3 mulheres, que nao se conhecem, mas que representam muitas meninas ao redor do planeta. Muitos pontos nos chamam a atenção nesse livro, mas o meu favorito é o fato de que os desafios que as protagonistas enfrentam são conhecidos por todas as mulheres, basicamente em qualquer idade e cultura: uma mãe disposta a enfrentar tudo para que sua filha tenha uma condição de vida melhor; uma filha que, inesperadamente, se vê obrigada a tomar decisões difíceis em nome da família; e uma mulher de negócios muitíssimo bem sucedida, que tem que provar a sua competência a todo instante, em detrimento de sua vida pessoal e de sua família.
Apesar de apresentar temas fortes, a leitura é leve, delicada e emocionante. Muitos leitores acreditam que as personagens nao foram bem construídas, mas para mim o livro está muito bem feito. Não deve ser fácil contar 3 histórias distintas, em países, culturas e contextos diferentes, e ao final, unir a vida das personagens como as tranças de um cabelo.
Os capítulos são divididos pelas histórias de Smita, Julia e Sarah.
Apesar de a história da Smita ser a mais diferente do que nós ocidentais estamos acostumados a testemunhar, eu me impactei mais com o relato da vida da Sarah. Essa advogada passará por um desafio que foi tão bem relatado pela escritora, que por vezes me perguntei se a própria já havia vivido isso.
Enfim, é uma leitura leve e fácil, mas que deixa algumas reflexões sobre o poder das escolhas na vida. Cedo ou tarde, todos vivenciaremos esse conflito. Se não escolhermos, a vida o fará por nós.

Carol 21/04/2024

Livro que conecta 3 histórias de mulheres fortes
Livro que te envolve desde o início na trajetória de 3 mulheres fortes e com histórias de vida diferentes mas que se conectam em uma forma muito especial ! Vale uma super reflexão no final ! Leitura que flui, com temas densos, mas leve ao mesmo tempo ! Adorei e recomendo

Rodrigo 20/04/2024

Aquele livro que aquece o coração ao entrelaçar a história de três mulheres de lugares distintos, mas que estão diretamente ligadas.
A autora soube nos prender.

Thais.PantaleAo 20/04/2024

Comovente
A tetralogia de ?A Amiga Genial?, escrito por Elena Ferrante, são alguns dos meus livros favoritos. E, de alguma forma, ?A Trança? me transportou para o mesmo lugar de sentimento.
Uma história de mulheres em relação ao mundo, ao seu mundo, que mesmo tão distintos é nosso também.
Histórias individuais que se entrelaçam, como uma trança, que analogia bem construída.
Leitura fácil e escrita impecável, sensível sem ser clichê, cuidadoso, respeitoso e as vezes cruel, seria estranho se não fosse inclusive.
Um dos preferidos de 2024 até agora, e acho difícil perder este posto!

Katianny0 20/04/2024

Livro muito bom!
Leitura fluida e envolvente! A construção, condução e o ENTRELAÇAR das histórias são irretocáveis! ?

gi.mmelo 19/04/2024

Bela temática, execução questionável
"A Trança" é uma história com uma bela premissa e uma proposta interessante, porém, sua execução deixa a desejar. A narrativa infantilizada por vezes diminui a seriedade de temas importantes. Embora tenha um enredo cativante, o livro replica questões problemáticas, como a exploração de países asiáticos por parte de nações europeias. Além disso, a personagem Sarah é pouco desenvolvida, carecendo de profundidade. A cada capítulo sobre ela, parece que estamos apenas revisitando características superficiais, ao invés de explorar sua complexidade.

Lara Mélo 18/04/2024

Vale cada página, da dedicatória ao epílogo
Já tinha visto esse livro na casa dos meus pais, mas não tinha dado muita atenção à ele. Só quando minha mãe comentou o quanto tinha gostado da leitura é que acendeu uma fagulhinha de curiosidade e decidi pegar emprestado com ela.

O plano era ler aos poucos, durante minhas duas semanas de férias… E eis que termino o livro em três dias (rsrs), de tão envolvida que fiquei com a história.

E três são as protagonistas de “A Trança”: Smita, Giulia e Sarah. Cada capítulo é dedicado a apresentar um pouco de cada uma dessas mulheres, que vivem em lugares e contextos completamente distintos, com sonhos, dores, alegrias, desafios e medos que parecem impossíveis de se cruzar ou se relacionar.

A autora consegue manter esse “distanciamento” tão bem que fiquei me perguntando se em algum momento uma história se cruzaria com a outra… até que, já quase no fim do livro, ela une os três fios aparentemente soltos de uma forma inusitada e poética, entrelaçando-os como se entrelaçam as mechas de uma trança e transformando as três partes em uma trindade feminina repleta de mensagens e significados.

Enfim, foi uma leitura que me tocou como há algum tempo não acontecia.

Obs.: quero muito assistir ao filme “The Braid” (2023), só que não está disponível em nenhum streaming no Brasil.

Ari 18/04/2024

A trança
Demorei a engatar, mas achei a história e a escrita muito envolventes. Já imaginava como a vida delas ia se enttelaçar e gostei do final.
Me afeiçoei com as três personagens rapidamente pela coragem, fé e força delas.

Glaucimeire 14/04/2024

Um dos livros mais lindos e sensível
Um dos livros mais lindos que já li! Impossível não se emocionar com a história dessas mulheres.

1 - Smita: uma mulher indiana intocável que tem o pior emprego da vida e faz de tudo pra que sua filha tenha um futuro melhor;

2 - Guilia: a filha mais nova de uma família italiana bem tradicional, e se vê numa situação difícil após o acidente do seu pai e precisa tentar recuperar o negócio da família;

3 - Sarah: uma mulher canadense, uma advogada incrível e que faz tudo por sua carreira, mas que uma situação inesperada a faz passar situações difíceis. Uma mulher extremamente forte!

Uma trança, que faz essa ligação entre elas. É um livro tão real e sensível, é possível sentir as emoções de cada personagem e suas superações.

Super recomendo ?

Sandra763 07/04/2024

Uma história linda e comovente.
Vale muito a pena a leitura.
Três mulheres, três continentes e uma mega historia que as unirão.

valentt 07/04/2024

A Trança
AMEI ESSE LIVRO
a forma que as personagens estão ligadas, mas ao mesmo tempo não estão é surreal!
apesar de o livro inteiro ser muito bom, achei o final meio sem sal

Marina 05/04/2024

Rápido, bom e bonito
Três mulheres, três países, três culturas e três histórias que aparentemente seriam independentes. Algumas partes surpreendem pela diferença cultural ou mesmo pela semelhança do cotidiano das mulheres.
Em 60% do livro já entendi qual seria a união dessas três mulheres, não teve um final surpreendente para mim, mas mesmo assim, não significa que foi ruim, pois trouxe uma mensagem muito bonita ?

Maeli.Bitencourth 03/04/2024

Um livro com alma
Aqui encontrei emoção e verdade, um livro com tantas coisas que chocam, mas leve em sua essência.
Para refletir sobre a vida, para sermos gratos e sabermos valorizar tudo que Deus nos permite viver sendo coisas boas ou ruins.

Uma mulher nos ensinou a persistência,

Outra mulher nos ensinou a ver as coisas com outra perspectiva e lutar

E outra a redefinir o significado das coisas ,mesmo em um cenário ruim olhar o lado bom da vida .

henriqueacastro 01/04/2024

A Trança
Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Índia. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente e ela precisa assumir o comando, logo percebe que o negócio está à beira da ruína.

No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. Quando está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, descobre estar gravemente doente.

Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele. Vibrantes, suas histórias remontam a uma imensa gama de emoções muito familiares e que, por isso, tecem uma trama que fala sobre dois aspectos essenciais de nossas vidas: esperança e solidariedade.