Mata-mata

Mata-mata Zé Wellington

Resenhas - Mata-mata

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo Rafhael 27/01/2021

Mais uma descoberta boa que o Kindle me proporcionou.
Encontrei Mata-mata escarafunchando o site da Amazon e a capa do livro me chamou atenção.
Mata-mata é um conto curtinho que nos direciona aos tempos antigos do sertão cearense onde tudo era resolvido na bala e os pistoleiros eram trabalhadores muito requisitados principalmente para resolver tretas no campo da política.
Ademir é um desses pistoleiros, profissão que herdou do pai e que os irmãos também seguiram. Ele já velho escolhe um lar de idosos para morar e ter um fim de vida tranquilo, mas esse plano vai pelo ralo quando é procurado para um último trabalho.
Nessa atmosfera de suspensa e selvageria a trama segue de maneira frenética até o final do livro sem um instante para o leitor tomar um fôlego.

Detalhe: no meio do livro há um qr-code e um link para o conteúdo de podcast que faz parte da história. Achei essa coisa multimídia uma sacada interessantíssima.
Zé Wellington tu estás de parabéns homem. Que livrinho arretado de bom.
Katia Rodrigues 27/01/2021minha estante
Excelente resenha! O conto é muito bom mesmo. Indico uma hq do Zé Wellington chamada Cangaço Overdrive, acho que vai gostar.

Gustavo Rafhael 27/01/2021minha estante
Muito obrigado pela indicação. Já vou colocar na minha lista de próximas leituras.

alexememo 02/01/2021

Além de muito bom esse conto é transmídia
Nesse Brasil tão grande o único jeito de ter um pouco de noção sobre esta colcha de retalhos que forma o país é estando lá. Pouquíssimos são os privilegiados que conseguem fazer isso fisicamente.
Já eu, preciso da ajuda de autores como o Zé Wellington para absorver um pouco das diferenças culturais tão fantásticas que parecem saídas de portais temporais ou de universos paralelos.
Neste rápido texto o autor consegue nos situar nos tempos atuais, os dos smartphones e podcasts, só que com uma roupagem seca e vermelha que não deixa o futuro acontecer em algum lugar do sertão cearense em que pistoleiros vivem sob seus próprios códigos morais.
Falando em podcast, vale a pena ouvir o que vem junto com esse conto.
Zé Wellington 02/01/2021minha estante
???

Giu :) 06/06/2021

Amei
Gostei DEMAIS, muito bem escrito e narrativa envolvente. O podcast e a trilha sonora "interagiram" muito bem com o livro e enquanto eu lia só conseguia pensar em um filme do Tarantino. Tarantino, corre aquiiiiiii
Eddie Rodrigues 06/06/2021minha estante
Ansioso pra ler

Danizio0 04/01/2021

Poderia ser um filme do Tarantino
Nesse conto do Zé Welington temos o Ceará de antigamente, onde os homens poderosos resolviam as coisas na base da bala, contratando os famosos pistoleiros para acabar com qualquer um que discordasse dele, ou ameaçasse o seu poder, foi assim por muitos anos na pequena cidade de Jaguatinga.

Ricardo formado em assistência social, chega para trabalhar em um pequeno asilo numa cidade esquecida do sertão do Ceará, e lá acaba conhecendo o misterioso e rabugento Ademir, um velhinho de poucas palavras e um passado muito misterioso que vai acabar mudando a vida do Ricardo pra sempre.

Após Ademir receber uma visita inesperada de alguém que conhece muito bem o seu passado, ele acaba tendo que fazer uma escolha muito difícil, que sera deixar toda a vida tranquila para traz, e fazer a difícil escolha de voltar a trilhar um caminho de violência e sangue, para salvar aquilo que mais ama, mais para tudo dar certo ele vai precisar da ajuda de Ricardo.

Ricardo está em casa quando recebe a ligação que vai mudar a sua vida, Ademir liga pra Ricardo pede e a sua ajuda, em troca da ajuda Ricardo só pede para saber os acontecimentos do passado que cuminaram a esse momento, após ouvir a triste história do Ademir, Ricardo concorda em ajudar.

Mata-Mata é um conto de vingança e sangue que mostra a difícil situação dos homens de verdade de antigamente, um conto com aquela cara de um bom filme de faroeste, com homens durões que estão sempre dispostos a fazer o possível para atingir os seus objetivos, um conto rápido como um duelo ao meio dia.

Um livro transmitia que faz o leitor realmente viver a história, de uma maneira bem única, que me deixou com água na boca e aquele gostinho de quero mais, uma leitura, que eu recomendo. E que a propósito está de graça na loja do Kindle, Uma oportunidade incrível de viver uma ótima história.

Igor 02/02/2021

Sensacional
Curto e grosso. Me surpreendi positivamente! Noveleta ambientada num Ceará de pistolagem e políticos s@fad0s. Um verdadeiro faroeste nordestino! E o uso do podcast foi muito bem bolado. Muito bom!

Davenir - Diário de Anarres 17/02/2021

Projeto multimídia + Ceará tarantinesco. Tá bom ou quer mais?
Excepcionalmente hoje, vou fugir da Ficção Científica e afins, para falar de "Mata-mata". Uma novela, parte de um projeto multimídia do escritor e roteirista de HQs cearense Zé Wellington. Já resenhado aqui pelo excelente Cagaço Overdrive. O conto resgata a época da pistolagem no Ceará para os dias atuais, quando um assistente social se envolve com um pistoleiro aposentado que se viu obrigado a voltar a ativa. Os pistoleiros se envolviam na política local matando desafetos políticos, além de outros contratos para quem mais pedisse. O material consiste basicamente na novela, que conta a história do início ao fim; de um áudio que simula um podcast apresentado pelo assistente social entrevistando o pistoleiro e de uma trilha sonora - por Rafael Cavalcante - exclusiva para o projeto. A gravação do podcast acontece na história, e os principais eventos são contados na novela, mas a entrevista conta tudo com mais detalhes e é bem convincente.

Quando a história, ela tem um inesperado (ao menos para mim) clima tarantinesco, principalmente pela forma que a violência aparece. O autor consegue envolver uma aura de ameaça ao pistoleiro, de um perigo que parecia extinto mas estava apenas adormecido. É um western nordestino com uma história bem montada, sucinta, direta e grossa. Apesar do assunto pesado, a leitura é muito leve e tem toques de humor bem vindos. É possível entender a história, apenas lendo a parte escrita, mas colocar a trilha enquanto lê e parar tudo para ouvir o podcast é a receita ideal para mergulhar nesse mundo. Então minha recomendação é aproveitar, caso não tenha lido o conto, e usar todas as mídias disponíveis. Ainda mais que estão de graça em uma página própria: https://matamata.iradex.net/.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/02/resenha-170-mata-mata-ze-wellington.html

Letícia 11/03/2021

Muito bom!
Fazer o leitor ser cativado pelos personagens em histórias mais curtas pode ser bem desafiador, mas aqui é feito sutilmente e com habilidade. A história do lugar, regionalidade e uma trama complexa conseguem se desenrolar muito bem.

Patricia 16/03/2021

Uma grata surpresa
Esse livro foi uma grata surpresa. Uma história curta, envolvente. E um ótimo trabalho multimídia. Adorei ler e ouvir o áudio simultaneamente. Deu uma ambientação muito boa para a história e para os personagens.

Flávia Martins 19/03/2021

Uma história curta, fluída e envolvente, e um ótimo trabalho multimídia, amei ler e ouvir um parte da história simultaneamente.

Suzana 19/03/2021

Genial
Um conto tão curtinho e tão bom. Há tempos não lia algo assim, com certeza vou procurar mais do autor

Luana Vinuto 19/03/2021

Sangue, mortes...
Uma grata surpresa! Um conto curtinho, mas tão envolvente. Vale a pena cada linha dessa obra. Esse livro me fez lembrar das histórias que meu Avô contava sobre os pistoleiros e matadores de aluguel da sua época. Gosto dessas histórias envolvendo personagens sertanejos. Terminei com gosto de quero mais. Recomendo!

Gildenisson 25/03/2021

Incrível
As vezes sinto falta de livros ou contos que abordem a história do Nordeste, com uma ficção recheada dos elementos que compõe o cenário nordestino e temos aqui um ótimo conto. Ficarei de olho nas futuras obras do autor.

Catharina 25/03/2021

Apesar de ser uma história curtinha e sobre um assunto um tanto delicado, Mata-Mata conseguiu me cativar de uma maneira surpreendente... É o tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais parar, quer sempre saber o que vai acontecer. O podcast gravado com as personagens e a trilha sonora enriquecem bastante a experiência de leitura. Não conhecia o autor, mas agora já quero ler outras obras dele.

deb_xavier 30/03/2021

Surpreendente
Comecei o livro com alguma expectativa pelo tema ser relacionado ao Nordeste. Já no meio fui envolvida na leitura, complemente absorta no "mata-mata". O final...que final surpreendente e inesperado!
Recomendo para quem deseja uma leitura curta, nacional e envolvente.

1 | 2 | 3 | 4