The Scum Villain

The Scum Villain's Self-Saving System #1 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - The Scum Villain’s Self-Saving System

crinjola 18/04/2024

Eu ODEIO com todas minhas forças todas as histórias da mxtx, mas SVSS? QUE OBRA PRIMA MEUS AMIGOS Q OBRA PRIMA

a história é divertida, é engraçado mas vc n pode confiar no narrador pq ele distorce muita coisa (isso torna a experiência muito mais divertida) tem partes tristes e pesadas q o narrador da uma distorcida mas cara isso faz td melhor pq a história não fica pesada, não fica cansativa

história boa, engraçada, bem feita, simplesmente uma obra prima

enfim, te amamos shen qingqiu

Adrianne6 13/04/2024

Ri, chorei, surtei
Estou amando ler mais livros desse gênero, e svsss realmente tocou uma parte de mim que me fez ficar encantada, a leitura é super fluída, os personagens a maioria são cativantes, shen qingqiu apesar de não ser um narrador confiável me diverti bastante com ele!! a relação dele com Luo Binghe seria perfeita se existissem mais diálogos entre si, mas não deixa de ser maravilhosa, Luo Binghe é um louco apaixonado e eu amo ele por isso! ??

Ily143 12/04/2024

Que bomba
Ao invés de procurar fazer o correto e ler as novels da mxtx em ordem de lançamento, essa foi a última que eu li da trilogia que a maioria conhece (tgcf e mdzs), e eu tenho que agradecer muito por isso.
Afinal eu tenho um certo problema de continuar a ler livros de alguns autores quando já não gosto da primeira obra que tive contato, e ter isso como a primeira impressão destruiria toda expectativa existente de eu conhecer as obras mais recentes (e maravilhosas!!) que ela lançou.
Resumindo, ela foi contra vários pontos do que eu acredito ser correto, a escrita em geral ainda está imatura - o que não é nada absurdo. Mas os desenrolar da obra depois de alguns acontecimentos me deixaram simplesmente perplexas.
Eu nunca fui de julgar o gosto alheio, então se quiserem gostar isso é uma coisa totalmente do fandom, mas não vou contradizer o que eu acredito apenas porque gosto da mxtx, acho que foi bem errado sim o lanche que aconteceu perto do desfecho e afins e por mim poderia acontecer um rumo bem diferente do cânon.
Dado isso, é um fato o quanto eu não apoio o romance principal e nem como esse relacionamento progrediu, felicidades a quem gostou, e pra aqueles que irão ler tentem manter a mente aberta.

Déb 12/04/2024

Primeira novel da MXTX que eu li
Eu absolutamente adorei essa novel! No começo eu não entendia e até larguei ela no capítulo 7. Mas eu voltei a ler ela mês passado e desde então me forcei a ler até o fim!
Ela é bem completa, te faz gostar dos personagens, o enredo te prende, e além disso, os personagens não são perfeitos. O Shen Yuan é um ótimo protagonista, cheio de personalidade, e mesmo com a circunstâncias ele ainda tenta manter seus valores a todo custo. Adoro o jeito que ele crítica a novel original enquanto está no meio do caos. As partes cômicas em grande maioria são as críticas dele que me renderam boas risadas!
O que mais adoro é que: em algum momento você vai se irritar com os personagens eles VÃO cometer erros, mas isso mostra o lado humano deles, e isso me cativou muito! Minha parte favorita é o arco do Mausoléu Sagrado, e para não dar spoiler, vou dizer apenas isso. E reservo algumas linhas para expressar o maravilhoso Grande Mestre Fodão, que, mesmo aparecendo poucas vezes continua sendo genial, o Incrível Liu Qingge, ele absolutamente perfeito! Ele é incrível e honroso do início ao fim! Até o Shen Yuan disse com suas próprias palavras o quão admirável ele é!

Os capítulos extras são todos fofos e cheios de histórias interessantes e mais detalhes. Muitos plots twists são revelados nos capítulos Extras, principalmente os envolvendo o Shen Qingqiu original!
Já conhecia Mo Dao Zu Shi (de Os Indomáveis) e também conhecia Heaven's Official Blessing, ambos eu assisti um pouco do anime mas nunca terminei(pretendo assistir e ler ambos ainda esse ano)
Um dia decidi ler essa novel e só depois descobri que foi é de Mo Xiang Tong Xiu (MXTX).

Emily1039 28/03/2024

Eu amo tanto
Como é possível a MXTX conseguir equilibrar comédia e sofrimento de uma forma tão espontânea? Não teve um momento que eu não desse risada, mesmo com algumas partes que eu me desesperei ao ponto de chorar no colo da minha irmã, mas ainda assim logo o clima foi cortado e eu dei muita risada hahahahhaa

A MXTX é uma gênia em questão de enredo, é incrível a forma como Shen Yuan reclama, crítica e discorda o livro inteiro ao ponto dele ter sido sugado pra dentro da história para consertar.

SY: "Essa história é horrível e beira ao clichê."

SS: "Ae? Faz melhor então."

Não existe resumo melhor para SVSSS do que isso hahahaha

Gabrieli99 27/03/2024

Eu achei um livro INCRÍVEL,mas tem várias partes que eu acho que são desnecessárias(para não dizer forçadas)mas eu adoro o shen qinq(assim que escreve?) reclamando do enredo toda hora e xingando a cada 5 palavras.
É uma história bem diferente das outras duas que eu já tinha lido(tgcf e mdzs) mas eu gostei também pq tem mais comédia e é uma história boa pra dar boas risadas kksksk.

Ingrid 21/03/2024

A criatividade da mxtx mds eu amo essa querida
A última série da mxtx pra mim ler, é mais uma vez me encontro obcecada, amo a história e os personagens.
A todos que odeiam o luo binghe vcs são meus maiores inimigos saibam disso, minha criança só precisa de amor e carinho SÓ ISSO.
Amo como aqui vc começa chorando de rir (eu particularmente sorreio toda vez que o sistema aparece, as interações dele com o shen yuan são pérolas sério) e termina chorando se depressao em um cantinho.
Recomendo mt fml essa aqui é perfeita.

dokjartt 13/03/2024

?Morrer juntos? também significava estar ?juntos?
Foi minha primeira experiência com a autora e com essa temática de novel, e devo dizer que foi uma supresa.

Os principais, Qingqiu e Binghe, são um casal um tanto que caótico, então ler a relação deles teve altos e baixos de sentimentos entre xingar e torcer por eles. Ouvi muito sobre a narrativa duvidosa do Qingqiu/Yuan, que vive tentando se enganar, e levei isso muito em consideração enquanto lia, pra não me perder nas descrições sobre os personagens e a relação com eles.

A relação dos Bingqiu me dividiu muito a opinião. É impossível não admitir que havia sim uma falta de comunicação entre os dois e que 95% de tudo foi baseado em achismos entre eles, o que foi de certa forma agoniante (não de um jeito ruim) de ler, pois deixa você ansioso pra que eles se resolvam. Claro, Binghe tem problemas com abandono e tinha medo de ser abandonado pela única pessoa que demonstrou um certo carinho consigo quando era mais novo, o que, ao ser jogado no abismo por essa pessoa, se transformou em decepção e raiva, mas nunca deixando de sentir carinho pelo seu shizun. Ele só tentou demonstrar esse carinho do jeito errado, mas tudo se deu pela mal interpretação de ambas as partes, o que é compreensível.

Sobre o Binghe, compreendi totalmente os sentimentos dele; o temor que ele tem em perder a pessoa que ama, por sentir que foi abandonado por todos. Isso o torna uma criança carente, que consegue tudo mostrando os olhinhos chorões, mas não tenho dúvidas de que ele claramente ama o Qingqiu assim como o Qingqiu o ama.

Sendo honesta, os lemons foram bem torturantes de ler. De três cenas, em duas o Qingqiu estava visivelmente desconfortável, ao ponto de sentir dor e até sangrar, mas o Binghe continuou o ato mesmo tendo consciência de que estava o machucando, o que me deixou ???? Mas levo em consideração que a autora estava no ensino médio quando escreveu então não sabia como abordar o assunto.

A amizade do Qingqiu com o Qinghua é cativante, mas senti falta de mais do Mobei e Qinghua, tanto que achei que os dois teriam mais aparições juntos.

No mais, foi uma boa leitura pra uma primeira vez. Os dois evoluem juntos e se tornam algo bonito no final, o que foi bom de se acompanhar.

emoazriel 12/03/2024

°?°
Muito fonfon gracinha tico tico
eu devorei svsss e foi a única novel com cenas de "rpg" que eu AMEI
mo ran é meu xodózinho

AyshaLian 10/03/2024

O sistema é top personagens!!!!
Essa foi a primeira novel da mxtx e muitas pessoas falam que é a novel mais ?ruim? dela e eu não poderia discordar mais dessa afirmação!!! Acho que SVSSS é uma história muito boa que mesmo que pareça um clichê onde o protagonista vai pra dentro de um romance com furos, conforme a leitura segue adiante, você percebe que é muito mais do que isso.

Os personagens são cativantes e a mxtx mostra que o diálogo é fundamental para manter um relacionamento duradouro e que a falta desse fator importante enfraquecia muito a relação dos bingqiu. Eu gosto de como ela desenvolve eles e também gosto muito do final. Tenho um carinho muito especial por essa novel e sinto como se ela fosse a irmã mais velha de TGCF e de MDZS.

Dito isso, o Luo Binghe tem belíssimos cabelos cacheados por favor parem de desenhar ele com o cabelo liso!!!! ?

Sobsob 25/02/2024

Drôle
Achei a obra muito divertida,há algumas partes bem pesadinhas e complicadas, mas num geral ri muito e xinguei muito também, todo mundo, coisa comum de eu fazer quando gosto de algo.
Os personagens são irritantes ao limite, mas de uma forma que não te incomode verdadeiramente ao ponto de não gostar, achei muito divertida a dinamica, não costumo gostar muito de obras de transmigração, mas o fato desta não se levar a sério faz com que seja muito divertida de se ler.
O protagonista tem o seu charme e entrega de muito carisma, por tanto, não é irritante a leitura, faz com que se sinta confortável em seguir a trajetória dele.
Ele também tem bastante conhecimento de mundo, o que faz com que difícilmente o leitor se perca nos contextos, mas sem que seja algo exageradamente explicativo.
É muito legal também ver o desenvolvimento do ex-protagonista e a desenvoltura do relacionamento.
É uma obra enorme e ainda sim não senti em momento algum que alguma coisa estava arrastada ou cansativa (a não ser os extras, que comentarei depois), é uma narrativa que sabe fazer você querer lê-la.
Porém, após a obra geral, há extras, que sinceramente, não acho que valham a pena serem lidos, a não ser o extra sobre o escritor, este em específico valeu a pena e vi coerência. Os outros são apenas para saudosismo de quem já está um tempo sem ler e pode sentir saudades, mas eu já estava um pouco cheia da leitura, por tanto não aproveitei quase nada.
Num geral, muito bom !!

Analului 25/02/2024

Muito bom, tirando um detalhe
(Esqueci de postar)
Vamos lá: primeira novel chinesa que eu leio, e uma ótima primeira experiência. Personagens? Icônicos. Comédia? Na mosca. Plot? Interessante. Zero dificuldade em entender os aspectos culturais na versão com notas de rodapé - a explicação das referências fez ficar ainda melhor.

Meu único problema com a história é, ironicamente, o mais relevante: o casal principal. Já digo com antecedência: se tu tem problema com dinâmicas levemente tóxicas, essa obra não é pra você.

[SPOILERS ADIANTE]

Me julguem, mas não simpatizo com o Luo Binghe de jeito nenhum; ele é manipulador e obsessivo, e o sofrimento dele não justifica nada do que ele fez pro Shen, fora que eu não gostei do desenvolvimento deles - talvez com mais uns 20 capítulos e uma dose de terapia pro Luo eu gostasse. Sou suspeita pra falar porque eu shippo o Shen com o Liu Qingge, mas acho inegável que o Luo é tóxico.

Relevando esse "pequeno" detalhe, é uma história muito divertida que eu recomendo muito. Apenas um detalhe: eu imploraria de joelhos por justiça pelo Xiao Jiu - tremendo de um 🤬 #$%!& , mas merecia um extra de final feliz (de novo, sou suspeita pra falar, ele é meu personagem favorito ksksk).

xayyax 21/02/2024

Luo Binghe você também tem meu coração
Svsss me persegue a anos e nesses dias acabei cedendo a eles e foi lindo, me prendeu do começo ao fim!

O Shen trouxe essa narrativa em que você busca a interpretação de todas as linhas possíveis e eu amo isso, o personagem é maravilhoso

A narrativa é super interessante tem várias face pra ser explorada no decorrer da leitura.

O Luo Binghe, o que dizer deste personagem...ele é o protagonista em partes que o shen me prometeu, mas ele é muito mais.
Ele é fofo!! Muito fofo. Me fez chorar muito ( te entendo Shen, também não conseguiria vê ele chorando )

"Shen Qingqiu se inclinou sobre ele e disse em seu ouvido, "Acho que esta
noite... estou especialmente afeiçoado a você."

de4ftonez 19/02/2024

PERFEITO
Não ironicamente um dos melhores livros que eu ja li, me tirou da ressaca e eu acabei lendo mais d mil pag em so 3 dias!! Gostei mto da dinâmica do binghe e o shen d verdade, acho que algumas coisas que aconteceu durante o livro acabou me dando um pouco d raiva mas tudo certo