The Scum Villain

The Scum Villain's Self-Saving System #1 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - The Scum Villain’s Self-Saving System

Amendoins 22/05/2023

Mano pepino e suas aventuras em uma história ruim
Vamos lá,se você está pensando em ler isso achando que vai ser um romance todo bonitinho,beijinho,abraço,hot toda hora com um pouquinho de história chinesa no meio,já vai parando aí porque isso aqui é o suco da tristeza suprema
Sempre que chega na parte do abismo,meu coração doí(e como doí)e relaxa não vai ser só essa parte que vai te arrancar 15 litros de lágrimas,temos 80 caps de depressão com pequenas migalhas de romance jogadas por aí
É literalmente um Slow burn,então não ache que o casal vai ficar junto nos primeiros 15 caps,vai ter sim muita sofrência,desgraça e choro pelo caminho,até algo se concretizar(o gênero é comédia mas só chorei nessa desgraça)
E sim depois que eles ficam juntos,tem mais 826 surtos que você vai ter que ter por parte de um protagonista ser um pau-mandado que precisa de terapia e o outro ter SÉRIOS problemas de percepção e inteligência emocional
O sistema de cultivação é usado mas não tão aprofundado comparado a MDZS,mas a história e o mundo que ela constrói é maravilhoso!Se acha que alguns personagens vão ser irrelevantes na história,a autora vem e BUMMM taca plot baseado naquele personagem que foi mencionado por 4 segundos
Gays,choro,boy cadelinha,história chinesa,narrador protagonista engraçado=História boa

zsluca 11/05/2023

Coloquei muita expectativa :?-?P
No começo é meio confuso, mas conforme se vai lendo vc começa a entender. Achei pouco o desenvolvimento do casal, esperava mais e achei o final meio desinteressante. Confesso que coloquei muita expectativa ent tb foi erro meu, eu acho!?

Aryadne.Brito 09/05/2023

O primeiro livro é para iniciar mesmo a história, o clímax começa no fim do último capítulo. Um dos motivos que demorei para ler SVSSS foi pq tinha ouvido falar que ele tem uma escrita mais difícil e diferente comparada com outros livros da MXTX, realmente tem, começando que é um isekai, e algumas vezes há dúvida de alguns parágrafos serem com voz de narração, ou são do Shen Qingqiu, ou pensamento de outros personagens. Porém até o final do primeiro livro não encontrei nada muito difícil. Acredito estar lendo a versão já revisada pela MXTX, onde se percebe melhor os sentimentos do SQQ por LBH.

Eu coloco como bom pq a história tem possibilidades de crescer. Eu acho o Shen Qingqiu um personagem divertido e bem humano, muitas vezes ele?como otaku e leitor de novel? está nos representando. Eu peguei muito pouco spoiler de SVSSS, do qual várias pessoas falam mal e algumas fazem considerações profundas falando bem. Então, vamos ver.

Lara 22/04/2023

Divertida e interessante por não se levar a sério
Tomei coragem de vir ler a primeira novel da MXTX, mesmo sabendo que provavelmente vou precisar fazer vista grossa com coisas problemáticas no futuro.

Finalizei o primeiro volume e estou surpresa, estou gostando muito da história. Ela é muito diferente de MDZS e TGFC, por ter um protagonista dos dias atuais e usar termos modernos, e ela não se leva tão a sério, o que acaba ficando muito engraçado.

Até então achei a relação deles muito bonitinha e bem trabalhada, o Luozinho me lembrou muito o Huazinho, pequenos e bobos apaixonados (antes de se transformarem em senhores supremos e malignos).

O final do primeiro volume me devastou por um lado e me surpreendeu muito por outro. Já estou super ansiosa para continuar, porque assim como tudo o que a Mo Xiang escreve, não consigo parar de ler por um segundo.

theo33 28/03/2023

Mediano
Fui ler esse livro após terminar outro da mesma autora (tian guan ci fu) porque este virou um dos meus favoritos. eu tinha em mente que esse tinha sido o primeiro que essa autora tinha publicado, se eu não me engano, então já esperei algo diferente de tian guan ci fu.

o livro em si não é ruim. eu achei o enredo divertido, o protagonista é extremamente engraçado e interessante.

entretanto, achei um livro mediano, sem nada de tão surpreendente ou intrigante... além de que Aquela cena nos últimos capítulos entre o casal principal me deixou meio err ??

não tenho certeza se é um livro que eu recomendaria mas eu definitivamente, em geral, gostei da minha experiência lendo, apesar de ter me perdido em alguns momentos.

Venus 28/03/2023

Bom, mas....
O que dizer desse livro....
Li ele logo após tgcf e meu primeiro pensamento foi "não é possível que foi escrito pela mesma autora".
Conforme a leitura avançou, esse pensamento foi totalmente desfeito.
Também devo dizer que só estava criticando e detestando até os 35% da história. Só continuei porque minha amg me prometeu que tinha um bom final feliz (e por causa de uma tal cena do vinho).
Mas olha, pra ser sincero, depois que os problemas de comunicação finalmente acabam, tudo flui e fica bem divertido de se ler.
Desde o início você percebe que essa novel não é tão séria e que gira em torno do humor, apesar de ter plots bem tristes (como de costume).
É um aglomerado de clichês e coisas chocantes, entretanto, posso dizer que aproveitei a leitura.
Ri demais, fiquei triste e senti RAIVA (muita raiva).
Recomendo a leitura, o casal é adorável.

wyocwyh0 24/03/2023

Luo binghe eu te amo conte comigo pra sempre
Passei raiva tantas vezes lendo essa novel que até cheguei a pensar em dropar. tinha acabado de ler 2ha e fui bobinha ler essa pensando "nossa, agora essa vai curar minhas feridas com romancezinho bobo!", aí começo a ler e vem desgraça por cima de desgraça, nada de bom acontecendo e jurei que no final não ia ter romance nenhum. mas, olha, valeu realmente a pena não ter desistido, acho que se tornou a minha fav. essa é a minha primeira vez lendo, pretendo reler em algum outro tempo pq você lê uma vez, tem uma impressão e depois de lê de novo tem outra. por ser essa a primeira novel da mxtx (em comparação às outras novels dela), achei o casal principal meio fraco, mas com certeza shen qingqiu se tornou o meu protagonista fav! ri demais com ele, ainda mais nas cenas com shang, adoro a amizade deles. confesso que a relação dos bingqiu me deixou um pouco a desejar, mas os extras deles e o último cap me deixaram de coração quente. enfim, svsss não é uma novel pra qualquer um, principalmente se você não tiver uma mente aberta pra compreender os personagens (luo binghe você sempre vai ser meu protegido!) assim como em 2ha. você passa muita raiva lendo? passa, sim, mas no final você para e pensa: "poxa, mas já acabou?" recomendo demais e queria que tivesse mais reconhecimento igual às outras duas da autora.

itsvie 28/02/2023

Scum Villain's Self Saving System é uma história inédita e refrescante que nos traz um roteiro inovador porém confuso.
Demorei a começar a entender todos os elementos que compunham o universo e quando comecei, passei a sentir como se fizesse parte de todo o enredo.

Bruna 28/02/2023

Das três novels, a mais fraca - porém, com um protagonista incrível
Amo as novels da autora, porém, talvez por eu ter lido essa (que é a primeira) logo após a última que ela escreveu (a minha favorita), senti uma distância gigantesca na escrita. Separei a resenha em cada livro.

A ideia é incrível. O protagonista Shen é super interessante e engraçado, dei muitas risadas. Vários personagens secundários tem personalidades muito boas, apesar de alguns serem pouco desenvolvidos.

As abordagens do sistema são ótimas e o pequeno Binghe é um amor. Gosto muito da relação dos dois nesse começo, principalmente porque tem momentos engraçados e inocentes. Binghezinho é cativante - mas apenas no começo mesmo T.T

amanda3913 28/02/2023

Resenha atrasada!
É a terceira vez que tentei ler essa novel e finalmemte deu certo. Quero dizer, deu mais que certo tendo em vista que me diverti muito enquanto lia.

Amei o Luo Binghe e amei mais ainda o Shen Qingqiu ?

kauany 24/02/2023

Capítulos 1-30.
"Apenas ele sabia que o que ele estava lamentando estava dentro daquele túmulo de espada, enterrado e incapaz de retornar: aquele jovem tão caloroso quanto o sol."

Thoma 22/02/2023

Uma poço de drama
Esse é, sem sombra de dúvidas, o livro que mais me fez rir, com gargalhadas sinceras e muito gostosas! A narração do personagem, Shen Qingqiu, são extremamente divertidas e as mentiras em relação ao Luo Binghe que ele assume serem verdades, deixam o cenário caótico mais leve. A escrita é fluída e fácil de compreender, não tenho nenhuma reclamação ao desenvolvimento da trama, descrição dos cenários, e muito menos, do sentimento expressados. Luo Binghe tem um pensamento simples sobre as coisas, mas as vezes é difícil entender bem o que ele sente, tudo graças aos comentários cheios de medo de Shen Qingqiu.

Maycee 21/02/2023

Meu livro favorito
Cara eu não sei nem como começar a descrever esse livro.
Ele tem de tudo: romance, angst, momentos fofos, alegria, choro, dor, descobertas, aventuras, momentos de partir seu coração e muito mais.
Cada vez q eu releio esse livro descubro coisas novas e parece que entro mais ainda no mundo. A comédia e os comentários do personagem principal (Shen QingQiu) não só dificultam a leitura e faz você precisar tirar suas próprias conclusões, por que você não pode confiar no que ele fala, como também faz a história muito mais leve e romântica. Amo o livro com todo o coração e adoro de paixão os personagens.