Tomie - Volume 1

Tomie - Volume 1 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 1

Beatrizaag 18/03/2021

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira.
Intencionalmente ou não, Junji Ito eleva à maxima potência traços tão presentes e problemáticos da cultura japonesa, como o culto à estética e o fechar de olhos aos absurdos que acontecem na sociedade. A partir dessa coletânea de contos que dita o tom com que Tomie se manifesta, a primeira obra do autor trata basicamente sobre obsessão. Tomie é obcecada por sua aparência, assim como os homens que a conhecem se tornam cativos de seu desejo por ela. O caos se instaura em meio a personagens que lidam de uma forma bastante inesperada para a situação, muitas vezes como se também estivessem sob efeito da Tomie, ou talvez de algo anterior à ela. A falta de surpresa apresentada pelos personagens mediante as bizarrices que aconteciam só aumenta a sensação de que nada mais surpreende quem já está inserido em um contexto que é tão grotesco quanto o sobrenatural.

Cassianohammer 21/03/2021

Minha primeira experiência com mangá de horror. Gostei muito, achei essa obra bizarra, no bom sentido. Se o objetivo era ser algo grotesco , deu certo.
Aguardando o volume 2 pra ter mais histórias da Tomie.

Igor.Banin 26/03/2021

Perfeito
Primeiro contato com Junji Ito e já adorei a narrativa cinematográfica do Mangá.

Guilherme 17/05/2021

Tomie
Essa é a minha primeira experiência de leitura com o famosíssimo mangaká Junji Ito, o intitulado "mestre do horror japonês". Esse é seu primeiro trabalho e toda essa inexperiência fica bem evidente nos primeiros capítulos da história, o que é rapidamente superado e se transforma em uma narrativa cativante com uma arte muito característica e atmosférica.

O título narra de maneira episódica a história da terrível Tomie, uma jovem que com sua beleza sobrenatural encanta os homens de maneira a controlá-los completamente, paixão essa que invariavelmente culmina com o amante assassinando sua musa e a esquartejando, e de cada um desses pedaços de cadáver uma nova Tomie emerge, completando assim um processo hediondo de reprodução.

A capacidade do autor Junji Ito em criar situações perturbadoras é impressionante, sua imaginação é capaz de inserir a monstruosa Tomie em diversos contextos e explorar seus poderes de influência em diversos tipos de personagens masculinos diferentes. Uma leitura muitíssimo recompensadora e recheada de momentos tenebrosos.

Uma ótima maneira de começar a ler mangás de terror.

Lovsoliver 28/03/2021

Manipuladora
Esse foi meu primeiro contato com o Junji ito, eu amei cada conto, o traço vai evoluindo progressivamente, e as histórias vão ficando cada vez mais bizarras, ansioso pra ver o que tem no volume 2, e o que realmente é a Tomie, com toda certeza quero comprar tudo que for lançado aqui no Brasil do Junji.

lorena418 31/03/2021

adorei
to até agora tendo pesadelo, ansiosa para ler o segundo e continuar acompanhando as peripécias da menina tomie ou sei lá oq essa doida é, achei q ia revelar alguma coisa sobre o pq dela ser porra louca mesmo assim mas acho que não entender nada só me deixou mais tentada a ler o próximo. tudo acontece mt rápido vapt vupt e acabou q eu me perdi as vezes mas de resto adorei!!

Sr_JorEl 01/04/2021

Com histórias curtas e divertidas, Junji Ito lhe apresenta a bela Tomie. Com sua narrativa viciante e desenhos horripilantes, ele te prende em uma paixão visceral.
[...] Divertido. Esse é um adjetivo bastante apropriado para descrever o primeiro volume de Tomie. Mas a verdade é que só faz sentido acompanhado de uma série de outras qualidades como “impressionante”, “viciante” e “aterrorizante”.

O mangá te conquista em poucas páginas e, antes que você perceba, acabou de ler e está angustiado pelo próximo volume.

Sem dúvidas, acredito que Tomie seja a melhor porta de entrada para esse universo maluco criado por Junji Ito em suas obras. Você consegue ver a evolução do autor capítulo por capítulo e, o que começa de maneira simples e até mesmo despretensiosa, principalmente em termos de arte, se torna algo gigante até o final do primeiro volume – e culmina em obras espetaculares em sua carreira, posteriormente. [...]

MAIS NO SITE "LER OU NÃO LER"

site: https://lerounaoler.com.br/tomie-volume-1-junji-ito/

Túlio 01/04/2021

Uma obra de horror magnífica
Tomie foi o meu primeiro Mangá de horror e de cara, me apaixonei. Pela obra, que deixe bem claro. Afinal, deus me livre me apaixonar pela Tomie.

Eu adoraria viver por 3 minutos na mente de Junji Ito.

Nenequest 03/04/2021

Medo
Primeiro hq de terror que eu leio e fico com medo kkkkkkkkkkkkkkkk recomendadissimo.

Breno.Leme 13/04/2021

Legal
Não é nenhum suprassumo, mas das histórias do Junji Ito essa foi a que eu mais gostei.

Jupiter 20/04/2021

Interessante
A história do mangá é bem original e criativa, o traço também é lindo. A forma como o autor explora todas as possibilidades da Tomie é incrível.

Jhé 26/04/2021

Não sei de nada
Eu comecei a ler esse mangá depois de ler alguns comentários sobre ele relacionando-o a Nano da série da Netflix. Eu me senti andando em círculos com essa história. A paisagem muda as vezes, mas ainda estou no mesmo lugar. Eu prefiro interpretar ele como uma coleção de contos que aparecem uma mesma personagem e que não tem uma ligação entre si, alguns contos são mais interessantes que outros.

Beatriz 26/04/2021

Tomie é simplesmente maravilhosa
Nesse volume descobrimos bem no comecinho que a Tomie está morta, mas ela volta à vida só para atormentar a galerinha do livro, e ela faz isso muito bem.
Todo homem que se apaixona por ela sente um impulso louco de matá-la e fazer picadinho, sim, horrível! Nesse volume ainda não há explicação para isso, não sei se vai ter e não acho que precisa. O lance aqui é só uma história bizarra, que tem momentos cômico e assustadores, além da trama que te deixa mega curioso pra saber o que vai acontecer e quem será a próxima vítima de Tomie, ou será Tomie a vítima?

Junji Ito começou escrever suas histórias assustadoras e estranhas com essa obra aqui, levou mais de 10 anos pra acabar, acho que ele não queria se despedir dela.

A edição está impecável, capa e jacket com cores e ilustras lindas, arrasaram muito! Além disso o papel utilizado no miolo é grosso e não tem aquele branco estourado, o que deixa a leitura mais agradável.

Lary 09/05/2021

Tomie é um "looping" de loucura, violência e bizarrice, é estranho as sensações que são passadas em cada página e nas atitudes da personagem, o próprio comportamento dela como um todo é algo complexo e sua origem, um mistério.

São muitas interpretações possíveis para pensar e é assim que notamos a genialidade de Junji Ito, o cara tem traços únicos, os desenhos passam tudo do que tem de mais esquisito e bizarro, o enredo misterioso te prende, mesmo que pareça que será algo repetitivo, não é exatamente o que acontece.

Os contos tem ligações e continuidades, assim como a própria Tomie, por mais que sempre aconteça a mesma coisa com ela, ela renasce, assim como uma Hidra.

Há muitas referências e metáforas, desde as roupas dos personagens, pôsteres na parede, a própria representação de Tomie, do que acontece com ela e de todos à sua volta.

Tudo ainda é um mistério no 1 volume dessa edição, para quem gosta de terror é um prato cheio. Recomendo demais a leitura!