Canavial

Canavial Caroline Andrade

Resenhas - Canavial

1 | 2 | 3 | 4

Jhessyka | @doce_leitura6 25/05/2022

um amor disfarçado de fiscal
Nesse livro maravilhoso vamos conhecer Maria Eloiza uma boia fria que trabalha muito para sustentar sua mãe e seu irmão.
Em mais uma temporada de trabalho árduo conhece Marta uma mulher incrível super alegre guerreira e que adora beber pinga,uma amiga pra toda hora. o que ela não imaginava era encontrar o amor da sua vida disfarçado de fiscal sendo que ele é o dono.
Pedro Raiza adora a vida no campo e com a morte do seu pai será responsável pela administração da fazenda junto com seu irmão Tião, que ja não fui muito com a cara dele desde que iniciei a leitura

Um romance maravilhoso, muito bem escrito com situações engraçadas que vai te fazer rir muito. A galinha Dorotéia nem se fala todo mundo querendo por ela na panela coitada,mais foi salva o livro todo kkkk. Adorei a leveza que a autora deu em meio aos dramas do livro. É uma mistura de sentimentos que vai te prender do começo ao fim.

Vitória 26/04/2022

Vou começar esse comentário já dizendo que eu amo romances que se passam no campo. Por causa disso, eu já li muito livro de cowboy. Adoro quando as autoras falam dos animais, do dia a dia nas fazendas, ou até mesmo das cidades pequenas. Mesmo assim, eu sentia que esses livros iam um pouco pra longe da realidade brasileira quando se falava das plantações. Aqui, pela primeira vez, eu vi tudo isso retratado do mesmo jeito que acontece na vida real.
Pela nota da autora ao final do livro a gente percebe que ela tem alguma vivência nesse tipo de ambiente, mas, mesmo assim, dá pra ver o quanto ela estudou pra escrever essa história. Eu moro no nordeste, conheço a realidade do produtor rural do nordeste, e, mesmo a história se passando no Sul do país, eu reconheci muitas das situações que ela traz aqui. A única coisa que senti falta mesmo foi do velho pau-de-arara, mas não acho que esse tipo de transporte seja utilizado em outras regiões.
Gostei demais dos personagens. Eles são bem construídos, e isso faz com que o romance seja cativante. Por incrível que pareça, vou dar um destaque especial aqui pro vilão. Amei a forma como a autora desenvolveu toda a figura de malvadão do Tião só pra depois quebrar tudo na nossa cara. Achei que alguns pontos ali dele ainda poderiam ser mais esclarecidos, mas entendo que essa história não é sobre ele, então não posso pedir mais do que me foi entregue.
Chega um momento do livro em que a autora vai dando várias revelações pro leitor, e todas elas me deixaram completamente chocada. Como ela entrega alguns pontos do passado do Pedro ainda no início, eu pensei que, em pelo menos alguma coisa, eu conseguiria adivinhar, mas estava enganada. A Caroline me deixou de cara no chão a cada capítulo.
Agora vamos aos pontos negativos. No início, achei a escrita um pouco travada. Não sei se isso acontece porque a autora usa muitos termos que não são comuns no dia a dia da maioria das pessoas (apesar de que eu conhecia a maioria deles), ou se o problema foi com a escrita mesmo. O importante é que, da metade pro final, esse problema desapareceu. Também achei que, mesmo sendo um livro grande, com mais de 500 páginas, algumas coisas poderiam ter sido mais exploradas. Queria ter visto mais do relacionamento dos protagonistas antes dos dois se separarem. Tudo bem que temos uns bons flash backs enquanto eles não se reencontram, mas ainda senti que faltou alguma coisa. Também queria que a relação dos dois com a Aninha tivesse mais destaque. Pensei que veria uma família sendo construída ali, mas acabou que só tivemos o desenvolvimento do relacionamento da criança com os dois separadamente, enquanto eu queria ver mesmo era os três interagindo.
Mesmo com seus problemas, é um livro excelente. Não vejo a hora de pegar outra obra da Caroline Andrade pra ler. Agora só me resta esperar que alguma autora lance um romance em que um dos protagonistas seja militante do movimento sem terra pra minha alegria ficar completa.

Duda 05/04/2022

A série "Amores do Campo" chegou pra acabar com meu coraçãozinho. Carolzinha é bem intensa nos seus livros e por aqui não poderia ser diferente!

Canavial nos trouxe um amor entre o patrão e uma boia-fria que trabalha duro para ajudar a sustentar sua mãe e irmãos. Apesar de muito nova, Maria Eloiza é uma mulher batalhadora que vence os dias na lavoura.
Assim que chegou na fazenda Raia-Nunes conseguiu uma grande amiga e que se tornou como uma mãe para ela, Marta.

Quando seus olhos negros cruzaram o caminho com os verdes de Pedro Raia, sabia que estaria em problemas, mas não conseguiu ficar longe do peão.
De início, ela achou que ele era um dos fiscais permitindo-se entregar sua vida em suas mãos.

Se viam sempre que dava... no meio do canavial durante a pausa do almoço e também depois que todos estavam dormindo se embrenhavam no meio do mato para ficar juntos.

Quando Raia percebeu que não tinha mais jeito e que seu coração estava laçado pela cabocla, decidiu que era hora de enfim fazer sua vida e pedi-la em casamento. Mesmo sabendo que ela não merecia um homem como ele, cheio de morte em suas mãos.

Mas um imprevisto acontece e Pedro precisa ir para Mato Grosso buscar sua afilhada, o fazendo escrever uma carta pedindo desculpas para sua amada e pedindo para ela o esperar.
O que ele não contava era que a pequena Maria não sabia ler, e que seu irmão, Tião Raia, iria fazer de tudo para vê-lo destruido por conta das marcas do passado.

Enfim... acontecem muitas coisas com a Maria. Ela acaba achando que Pedro só a usou e enganou.

Apesar de muitas coisas tristes acontecer em toda trama, também consegui dar muita risada, principalmente com as conversas entre Maria, Marta e uma certa galinha...
É tudo muito apaixonante, envolvente, engraçado e triste também. Mas a cada novo capítulo me fez querer mais até descobrir o "fim".

site: Me segue lá no insta => @duda_e.os_livros

onceuponatime_book 27/01/2022

Resenha do ig @onceuponatime_book
O livro é perfeito, eu chorei, ri, fiquei aflita e com o coração na mão, mas o livro é tão lindo.

O livro é intenso e mostra um amor real, cheio de provações e que leva o leitor ao limite de seus sentimentos.

A histeria de Maria e Pedro é um amor que mostra o lado bonito do amor e o lado feio das pessoas.

Uma história marcada por tragédia, histórias mau contada, intrigas e mentiras.

O livro vai mostra a realidade de muitas pessoas, vamos ter a história dos boia-fria, Carol toca de maneira sensível e real de como é a vida desses trabalhadores.

Eu amei o livro, a história é forte, intensa, mas complemente envolvente. Carol é perfeita em suas histórias e em Canavial não é diferente, Carol entrega sentimentos, paixão e tudo de si nesse livro.

O livro é tão forte e poderoso, o amor de Pedro e Maria tem o poder aquecer o coração de cada leitor.

dan :) 26/01/2022

A princípio, achei uma temática esquisita, mas logo me vi apaixonada por personagens tão puros e reais. O homem chucro é fidedigno, mas a pureza dela realmente me transportou para essa história de amor. Só consegui largar quando terminei e as horas perdidas do meu dia valeram muito a pena.

Luciana.Rodrigues 07/12/2021

Recomendo
Gostei bastante da leitura. Não conhecia a autora e me surpreendi. Uma história de amor, ódio, superação. Vale a pena

pcybridgerton 14/10/2021

O livro que mexeu com meu ano
Como falar sobre uma autora tão competente, criativa e regionalista como Caroline Andrade?

Esse livro foi o achado do meu ano, fuxicando no KU me encontrei com uma capa intrigante, sinopse curiosa e um tema ainda não vista por mim. O melhor vem já na introdução: ?A escravidão ainda existe, só que se camuflou ao longo dos anos.?

A construção, os personagens, toda ambientação é incrível. A história é completamente de encher os olhos, os ouvidos e qualquer outro sentido. Caroline nos transporta em um romance cheio de reviravoltas de um passado que destrói vidas. Aqui o passado não é só do mocinho, no meio da trama essa confusão familiar a mocinha se vê presa em uma teia que não é dela.

Amei a construção dos irmãos e valeu sim a redenção do vilão, ou no caso, o irmão rancoroso. Estou até hoje encantada e, como tenho uma pitada pelo vilões/antagonistas, queria muito um livro do Tião.

Mas o romance de Pedro e Lo nos enche o coração e traz um gosto enorme de quero mais. Parabéns pelo incrível trabalho dessa autora nacional maravilhosa.

Claudia Paiva 07/09/2021

Amei Demais!!!!
Que história maravilhosa!!!! Eu amei demais, conhecer o Pedro e a Maria, que amor lindo desses dois, mesmo com tantas mentiras que foram contadas com tanto sofrimento, no fim o amor venceu...
Gostei demais de conhecer um pouquinho da história dos boias-frias, esse povo sofrido e que mesmo assim não deixa de sonhar e acreditar...
Adorei a amizade da Lo com a Marta e como eu ri com elas e o Zé Maria..., e a Aninha? que criança especial.
Parabéns a autora por essa história tão linda que eu amei e super recomendo!!!!
Já ansiosa para o próximo livro...

Paula.Souza 03/09/2021

Autora: @autoracarolineandrade
Bora Lá?
Falar dos livros de Caroline para mim é sempre muito difícil, pois eu consigo sentir todos os momentos que ela tenta passar, os bons, os ruins e os maravilhosos, eu choro e morro de rir, eu xingo e quero bater na autora em vários momentos, então nem sempre é fácil passar isso para o papel se fosse já teria escrito um livro kkkk.
Bom estou lendo Canavial pela segunda vez e amando ainda mais, os personagens são especiais, gente do campo que tem vida simples e não se importa com isso. Maria uma garota sofrida que ganha a vida na lida da lavoura para poder ajudar sua mãe e seus irmãos com as despesas da casa, nada diferente de muitos brasileiros não é mesmo? Ao chegar ao CANAVIAL Maria dá de cara com um fiscal com cara de mau que a confunde com um menino, mas é ao tirar seu chapéu que que os dois são surpreendidos e dai nasce uma estória que vai tirar seu folego, um amor selvagem e cheio de surpresas.
Pedro um homem marcado por um passado cheio de mentiras e mortes, ele foi expulso e precisou voltar depois de anos para a terra da qual queria nunca quis sair, mas também não queria voltar, Pedro só não imaginava que encontraria a mulher que mudaria a sua vida e seu coração.
Eu amei este livro e como já disse no inicio consegui sentir a dor e alegria de cada um deles, então venha você também participar dessa aventura e já fique ligada que dia 09/08/21 vem lançamento de A Última Lavoura na Amazon!!!

Por: Ana Paula Souza

Isa 03/09/2021

Perdida de Amores
"— A gente não pode mudar o passado e nem os erros dos outros, mas podemos fazer o nosso futuro e sou grata pelo meu futuro ter cruzado com o seu, Pedro. Por esse amor de canavial, que ganhou minha vida."

Mais uma vez me rendi de amores por um livro da Caroline, essa mulher arrasa em todos, é impossível não amar!

Pedro é um homem bruto, controlador e fechado, isso não impede que nossa mocinha encontre uma brecha e se infiltre de vez em seu corpo e coração, eu me rendi por ele a cada capítulo, seu jeito intenso e cuidadoso me cativaram.

Maria Eloisa é a simplicidade, alegria, coragem e amor, tão pura e cativante apesar dos perrengues que passou se manteve inalterada, a amizade entre ela e Marta me fizeram explodir de amor, quis colocá-la num potinho, mas nem foi preciso, ela é forte (uma característica que amo nas mocinhas dos livros da Caroline).

Um amor que supera, luta e mostra a força e grandiosidade que tem!

Nine 10/08/2021

Surpreendente!
Nunca tinha lido nada da autora e esse livro me surpreendeu. Uma história de amor, ódio, sofrimento e humor. Uma mistura de sentimentos sem igual, sinceramente amei. Recomendo!

Juliana.Ribeiro 12/07/2021

Maravilhoso!
Que história linda! Como ri e chorei com esse livro. A Caroline nunca decepciona e com Canavial não foi diferente. O livro é muito fluido, envolvente, emocionante e de uma simplicidade ímpar. Me apaixonei pelos personagens, todos muito bem construídos. Completamente arrebatada eu estou. Recomendo muito!

Susi.Domingues 11/07/2021

APAIXONANTE ?
Que surpresa maravilhosa foi conhecer esse livro. Uma história linda e envolvente que nos faz sorrir, chorar, passar raiva, torcer e se emocionar.
É o primeiro livro que leio da autora e já me encantei. Super recomendo a leitura!!!

greicy.maronjo.5 09/07/2021

Livro perfeito
Como fiquei apaixonada pela história da Lô e do Pedro.
Já era apaixonada pela escrita da Caroline, então depois dessa história de amor vivida nas ruas dos canaviais.
Quanto eu sofri junto com a Lô. Como eu me diverti com a Doroteia e a Marta
Foi perfeita.