Isso Que a Gente Chama de Amor

Isso Que a Gente Chama de Amor Maurene Goo

Resenhas - Isso Que a Gente Chama de Amor

Letícia Lopes 13/03/2021

É, mais ou menos...
Eu gostei, li super rápido, questão de horas, ele nos entretém e nos tira umas boas risadas,. Então, vá com esse pensamento, que é um livro para não pensar muito e nem esperar grandes reflexões ou acontecimentos (é bem clichê, na verdade). Eu esperava um pouco mais, admito e teve muitos momentos que me dava muita raiva da Desi, atitudes totalmente desnecessárias e infantis. Além disso, os personagens não foram muito bem aproveitados, foram rasos, principalmente os secundários. Mas, se você está a trás de algo para relaxar e passar o tempo, talvez funcione, como foi o meu caso

Giulia.Pessoz 14/03/2021

Clichê divertido
Um clichê sobre uma garota nerd que tenta conquistar o garoto mais bonito da escola seguindo uma lista de passo a passo baseada em k-dramas. A personagem é divertida (diferente da maioria das outras nerds nos livros), a história é legal, mas como todo livro adolescente, tudo evolui muito rápido. É uma história legal, bom para quem procura algo engraçado e leve. Eu gostei, apesar de preferir livros NA. Além disso, ao final do livro a autora traz uma lista de k-dramas separadas por categorias para aqueles que se interessaram em como Desi quer conquistar Luca.

nina 16/03/2021

fim dos crails
amei o livro do começo ao fim! 10/10 pela representatividade racial, sexual e feminina (e, possivelmente, outras q esqueci devido ao luto e estupor de ter acabado essa história incrível há meros 3 mins). um romance bem levinho, mas cheio de humor e vergonhas alheias na medida certa.

Del | @nmundoliterario 04/05/2021

Divertido, porém problemático
Perder a mãe ainda na infância, despertou em Desi uma enorme necessidade de controle, e desde então tudo em sua vida é perfeitamente calculado. Como resultado disso, ela se tornou uma aluna exemplar, uma excelente atleta e está a um passo de alcançar seu objetivo de cursar medicina em Stanford.

Todavia, nem tudo na vida de Desi é perfeito como ela gostaria, ela possui um pai incrível e amigos maravilhosos, mas no que se refere ao romance... a garota é uma catástrofe.

Decidida a fazer sua vida amorosa decolar, Desi investe todas as suas fichas em Luca, o garoto novo que mexe com todas as suas terminações nervosas. Desta vez, no entanto, ela não deixará que a aproximação com o crush dependa única e exclusivamente do acaso. Tendo em mente a receitinha que garante o final feliz dos casais dos K-dramas, Desi monta uma lista com o passo a passo que finalmente lhe permitirá viver um grande amor.

Isso que a gente chama de amor, é composto de altos e baixos. É divertido em vários momentos, mas chega a ser preocupante em outros tantos. Desi, é uma garota dedicada e possui um ciclo pessoal fácil de gostar, contudo, o plot principal nos leva por caminhos obscuros. Para viver o tão sonhado amor, muitas vezes ela abriu mão de sonhos importantes, do bom senso e até da sua personalidade.

Posso estar sendo drástica, mas a protagonista me soou deveras infantil, correu riscos sérios e desnecessários e no final de tudo, enquanto eu esperava arrependimento e redenção, ela simplesmente potencializou tudo de errado que já havia feito cometendo um erro ainda mais grave. E embora eu entenda que boa parte dos excessos dramáticos, sejam resultado óbvio do K-drama, não consigo achar normal, todo esse circo criado pra uma garota (nem tão garota assim) desajuizada conquistar um carinha que ela (mal) conhece a pouquíssimos dias.

site: Nosso Mundo Literário | Resenha na Íntegra

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 27/03/2021

Resenha: Isso Que a Gente Chama de Amor | Maurene Goo
Isso Que e Gente Chama de Amor é um romance que foi escrito pela autora Maurene Goo, corresponde a Editora Seguinte sendo de literatura estrangeira. Eu recebi o livro com o livro para Ressignificar um grande amor em parceria com a Companhia das Letras. Eu marcava a escritora e percebia que ela via os stories então eu enviei a seguinte mensagem para ela: "Your book is amazing! Congratulations! I loved."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/03/resenha-isso-que-gente-chama-de-amor.html

Luisa938 27/03/2021

Me decepcionou
?Isso que a gente chama de amor? conta a história de Desi, uma garota que costumava se dar bem em tudo que se propunha a fazer, tudo na vida dela gira em torno das suas escolhas para a faculdade que deseja ingressar, entretanto o ponto fraco de Desi é o amor, ela não consegue se dar bem com garotos, por ser uma pessoa completamente planejada e controladora, ela costuma fazer listas com metas para alcançar todos os seus objetivos, assim ela começa a assistir dramas coreanos com seu pai e passa a anotar o passo a passo de como os casais nos dramas terminam juntos. Ao contrário do primeiro livro que eu havia gostado bastante, esse último deixou muito a desejar. Eu acabei não gostando da protagonista e sua completa obsessão pelo controle de tudo, e achei muito cringe e problemática a lista de coisas que ela fez para conquistar o garoto que ela gostava, esperava que no final das contas pelo menos ela tivesse uma lição mas até o último momento ela tava cumprindo com a tal lista. Isso me frustrou bastante.

José Vitor - @zetalendo 30/03/2021

Essa leitura teve seus altos e baixos, vou começar contando os pontos positivos.

Eu nunca vi nada de k-drama, mas mesmo lendo sobre aqui, Maurene conseguiu explicar de um jeito que ficou bem claro que sempre tem uma formula pra essas novelas, então não fiquei muito perdido quando a protagonista mencionava algo sobre elas.

Apesar dos capítulos um pouco longos, eu achei a história muito fluida. Amei que cada capítulo representava uma formula que ela descobriu assistindo as novelas, então nele mostrava ela tentando aplicar essa tal formula.

Nesse livro tem bastante personagem e é nítido o trabalho que a autora teve para criar uma personalidade para todos eles, pois é incrível como ela conseguiu fazer isso. Ela soube trabalhar cada pessoa na história de forma correta. Inclusive, amei a química que ela tem com o pai.

O que mais me incomodou foi que percebi uma grande semelhança em atitudes da Desi Lee com a Lara Jean, de Para Todos os Garotos que já Amei. Eu terminei essa trilogia no ano passado, e pegar esse livro e ver certas atitudes que me incomodavam na Lara Jean, me deu uma desanimada, mas isso foi só no começo do livro... depois eu percebi que Desi é mais problemática.

Senti um certo desconforto em alguma atitudes da protagonista. Teve coisas que ela fez que achei que passou um pouco do limite para o que ela procurava, chegou a ser um pouco doentio toda a perseguição. Por um lado entendo que é da personalidade dela, mas talvez um psicólogo resolva algumas coisas para ela.

O final foi bem ok, achei que poderia ter desenvolvido mais algumas problemáticas. Mas se esse livro realmente se inspirou em um novela de K-Drama (nunca assisti, então não sei), o final foi bom.

Aqui temos um super clichê para quem gosta de romance, tem todo aquela formula da personagem que começa com algumas mentirinhas e depois tudo vira uma bola de neve e ja sabemos o que pode acontecer no final. Entretanto, foi um livro super divertido e rápido de ler. Os personagens são muito bem escritos mesmo e isso deixou a história muito melhor.

Ana 13/04/2021

Repitam comigo: MENTIRAS NÃO LEVAM NINGUÉM A LUGAR NENHUM.
A premissa do livro Inteira é baseada em mentir e manipular alguém, que claramente já gosta de você.
Eu entendo a insegurança, eu entendo querer ter um controle sobre si mesmo, mas existem coisas que extrapolam o aceitável.

Meu Interesse por esse livro se deu pelo fato de querer ler autoras que vão falar sobre Personagens de outras nacionalidades.
Além disso, a premissa dos K-dramas me atraiu DEMAIS. Pois eu sou DORAMEIRA de carteirinha.
Não vou negar que me diverti com as partes que ela falava sobre os doramas. É TUDO VERDADE.
As mocinhas que se dão mal, a expectativa do beijo, os mal entendidos...
Mas são DORAMAS, você não quer um Dorama na sua vida. Você quer um AMOR de Dorama. Os acontecimentos ali são péssimos e poderiam ser resolvidos com conversas e terapia.
Assim como toda a situação da Des.
Ela mesma já era boa.

E quando a merda tá feita, ela tenta resolver da PIOR FORMA imaginável. Fiquei inconformada.

Melhores personagens desse livro:
O Appa da Desi e o Luca. Fim.
O final foi muito corrido e se eu fosse o Luca, eu estaria SOLTEIRA.

É isso...

@blogleiturasdiarias 13/04/2021

Achei fofinho!
Isso Que A Gente Chama de Amor é um livro super fofo na qual, apesar de conviver e amar o universo dos k-dramas, foi meu primeiro contato com uma história que aborda a temática. Saí adorando!

Desi Lee sempre foi uma aluna e filha exemplar. Consciente das suas qualidades e limitações, sua vida é baseada em planejamentos. Para ela, tudo é possível desde que se tenha um plano. E talvez por essa constância em organização, ela nunca tenha se dado bem no quesito amor. Para Desi, garotos é sinônimo de desastres, e desastres bem vergonhosos. Após passar por mais um vexame na frente de outro garoto que gosta, Desi consegue ter uma brilhante ideia ao prestar mais atenção nos k-dramas que o pai assiste.

Para ela, os k-dramas possuem uma fórmula que faz com que no fim o casal fique junto. Observando melhor os comportamentos e decisões deles, ela monta um passo a passo que a guiará no seu objetivo atual: conquistar Luca. O que ela não imaginava, era com essa decisão sua vida fosse se transformar num típico drama coreano.

Eu já esperava que tivéssemos um desenvolvimento sem grandes pretensões e leve. Dito e feito! A autora nos entrega personagens e um ambiente escolar super divertido e intrigante de acompanhar. Gostei demais do modo como o enredo foi estruturado — onde fica notório que suas maiores preocupações e enfoques são os desdobramentos do romance e o amadurecimento dos personagens principais. Não tem para onde desviar muito, além da óbvia classificação de uma obra juvenil que retrata as paixões da idade, as dúvidas, receios, amizades e contextos com altas doses de peripécias.

"Mas, mesmo antes disso, era só crail. Sempre que eu tentava falar com um menino. Sempre que um menino falava comigo, ou dava qualquer sinal de interesse. Dava tudo errado. E não fazia sentido. Em todos os outros setores da vida, eu estava no comando. Era a menina que estava destinada a estudar em Standford. Mas aquilo era a única coisa que eu não conseguia controlar. Era um grande clichê: bem-sucedida em tudo, menos no amor." pág. 19

A grande surpresa, e para mim o maior ponto positivo do exemplar, é a inspiração e a inserção do contexto dos dramas asiáticos, especificamente os dramas coreanos. É curioso o fato dele não ser somente um assunto abordado na conjuntura, mas sim acabar se tornando uma base para todo o andamento da narrativa. Quem é inteirado nesse mundo, identificará rapidamente todos os pormenores e detalhes que vieram de inspiração dos k-dramas. Principalmente, as etapas de evolução da trama. É quase que uma homenagem a esse universo, e foi o fundamental para que eu me apaixonasse — tive a sensação de estar lendo um roteiro das novelas coreanas.

Sobre os personagens, Desi é uma jovem cativante. Ela possui uma personalidade extrovertida, e nos divertimos muito acompanhando seu drama para conquistar o garoto que está apaixonada. Claro que por ser adolescente, e sempre achar que está certa no que decide, ela comete erros que eu considero comuns da idade. Trata-se de uma ressalva que não atrapalha o todo. Em alguns momentos ela pode ser irritante com a insistência em coisas que sabemos que não dará certo, porém pensando pelo lado positivo, pude rir e admirar a convicção dela ir atrás do que quer — nesse caso, quem ela quer.

Acredito que o final é condizente com toda a trajetória que acompanhamos, e tem um quê de final feliz. Fico contente de captar alguns bons conselhos que acredito que a faixa etária do público-alvo absorverá bem, além de uma lista MARAVILHOSA de indicações de dramas coreanos. Talvez eu já tenha assistido todos? Talvez! Contudo, a quem quer começar a se aventurar nesse mundo, tem ótimas títulos — não posso deixar de panfletar: assistam Goblin!

De uma forma geral, Isso Que A Gente Chama de Amor foi uma ótima leitura, e recomendo demais! Terminei o exemplar em poucas horas de tão fluido e gostosinho foi a experiência. Realmente é uma perfeita dica para aquela leitura da tarde, ou até mesmo para desbravar os elementos da cultura asiática que estão em alta.💗

"Sim, as histórias podiam seguir sempre a mesma fórmula e às vezes ser um grande clichê, mas, por causa dos personagens fortes, aquilo funcionava. Personagens pelos quais você torcia ou se apaixonava loucamente, personagens que você odiava com a intensidade de mil sóis, invejava, com que se preocupava. Eles eram mais reais que qualquer coisa que o Oscar premiasse." pág. 41

Na parte física, simplesmente amei a capa! Tem diversos elementos que conversam e representam o conteúdo. A diagramação segue o padrão da editora Seguinte, sendo espaçosa e confortável de ler. Não encontrei nenhum erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Desi.

Espero que tenham gostado e possam dar uma oportunidade! Agora me digam: conheciam Isso Que A Gente Chama de Amor? Ficaram curiosos? Deixa nos comentários!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2021/04/resenha-isso-que-a-gente-chama-de-amor-maurene-goo-editora-seguinte.html

Gabi | @oceanodepensamentos_ 20/04/2021

2 estrelas é pela edição e trabalho da editora
Eu tive uma experiência incrível com Um Lugar Só Nosso e isso me fez ir com TANTA expectativa para esse segundo livro da Maurene que a queda foi linda.

Essa história tem tanta coisa errada e podia ter abordado tudo de outra maneira sem parecer abusivo e ERRADO. 98% é manipulação enquanto a resolução e o que seria ? a ideia da atitude errada? é resolvida das 3 últimas folhas ( não conto o epílogo).

Me desculpe quem gostou, mas como assim vocês acharam normal esse romance? Eu achei péssimo. Um YA voltado pra uma idade em que a adolescente pega e lê esse livro achando que um relacionamento é construído com base na mentira e manipulação ?? parabéns

Enfim, como disse as duas estrelas é pelo trabalho da editora que ta impecável, mas a história em si... triste demais.

thay 24/04/2021

EU ADOREI MUITO, teve alguns momentos que dava vontade de esganar a pp (todos os momentos ajhasvshsshgs) mas é um romance bobinho incrível

Koala Leitora 26/04/2021

Agora eu quero assistir um k-drama
Desi é filha de pais coreanos, mas perdeu a mãe aos sete anos e depois disso se transformou, cada passo da sua vida foi criado e executado como um plano perfeito, tudo isso visando se tornar médica quando crescesse, mas uma coisa sempre da errado, no caso, a sua interação com os garotos pelo qual ela desenvolve algum tipo de paixonite, os micos são tantos que receberam até nome "crails".
Agora, no último ano do ensino médio, com tudo caminhando rumo a Stanford, ela encontrou o garoto dos sonhos e para não errar vais e apegar aos passos do k-drama, as novelas mais amadas do seu pai, as quais ela tem certeza que podem ajudar, mas será que isso vai dar certo?

?As vezes a pessoa tem que aceitar quando dá merda na vida dela.?

Narrado em primeira pessoa, tendo o único ponto de vista da Desi, acompanhamos o desenrolar de um romance digno dos k-dramas e carregado de problemas familiares, além dos próprios problemas adolescentes envolvendo entrar na faculdade.
Maurene apresenta uma história leve, com narrativa fluída e super divertida que faz o leitor devorar o livro a cada nova virada de página querendo saber o que vai rolar com a protagonista e os planos que criou.

?Coisas inesperadas acontecem, mas é como reagimos a elas, como aprendemos com elas e como nos fazem evoluir, que faz de nós quem realmente somos.?

Adoraria ver esse livro nas telas do cinema, uma boa pipoca e muitas risadas acompanhando Desi e sua saga para conquistar o primeiro amor. Um livro com escrita super fluída, gostosa e divertida que prende a cada virar de página.

Jessica1248 01/05/2021

Resenha: Isso que a gente chama de amor
Isso que a gente chama de amor é um livro fofo, no qual eu tive o prazer de conhecer o mundo dos k-dramas, foi a primeira história que eu li com essa temática. Gostei bastante da experiência.

A jovem Desi Lee sempre foi uma aluna e filha extremamente exemplar. Desi tem consciência de suas qualidades e limitações, toda a sua vida é baseada em planejamentos. Para ela, tudo pode ser possível, desde que se tenha um plano. E talvez por causa dessa sua excessiva organização, ela nunca tenha se dado bem na sua vida amorosa. Para Desi, os garotos são o chama para desastres, e desastres bem vergonhosos, diga-se de passagem. Após acontecer mais um vexame na frente de um rapaz, Desi consegue ter uma brilhante ideia ao prestar mais atenção nos famosos k-dramas que seu pai assiste.

Para Desi os k-dramas possui uma fórmula que faz com que no final os casais sempre fiquem juntos. E foi observando os comportamentos e decisões que os personagens tomavam que ela vai montar um passo a passo que vai possibilitar a atingir o seu objetivo atual: Conquistar Luca, o novo menino da escola e também o protagonista de um de seus maiores crail. Todavia ela não imaginava, que com essa decisão a sua vida fosse se transformar em um verdadeiro drama coreano.

Eu já tinha em mente que teríamos um desenvolvimento sem grandes pretensões e bem leve. Foi dito e feito! A autora nos mostra personagens em um ambiente escolar super leve e integrante de acompanhar. Gostei muito de como o enredo foi criado ? foi notório que as suas maiores preocupações foram destinados aos desdobramentos do romance e amadurecimento dos protagonistas principais. Não tem como não identificar que a história é uma obra juvenil, que trata de temas como: as dúvidas, receios, amizades e conhecimento pessoal.

"Mas, mesmo antes disso, era só crail. Sempre que eu tentava falar com um menino. Sempre que um menino falava comigo, ou dava qualquer sinal de interesse. Dava tudo errado. E não fazia sentido. Em todos os outros setores da vida, eu estava no comando. Era a menina que estava destinada a estudar em Stanford. Mas aquilo era a única coisa que eu não conseguia controlar. Era um grande clichê: bem-sucedida em tudo, menos no amor." pág. 19

A grande surpresa, e no meu ponto de vista um grande ponto positivo, é a inspiração e a inserção do contexto dos dramas asiáticos, dando um destaque especial aos dramas coreanos. Outro fator é o fato de não ser abordado somente um assunto, mas sim acaba se tornando uma base para todo o decorrer da história. Quem está mais por dentro desse mundo, vai identificar rapidamente todos os detalhes que vieram de inspiração dos k-dramas. Principalmente se tratando das etapas de evolução da trama. É praticamente uma homenagem a todo esse universo, e foi um dos motivos que me fizeram gostar da história.

Em relação aos personagens, Desi é uma menina cativante. A mesma é extrovertida e nos divertimos muito acompanhando seu drama para conquistar o Luca. Claro que por ser uma adolescente, e sempre achar que está tomando a decisão certa, ela vai cometer erros, que no meu ponto de vista eu considero ser normais para a idade dela. Trata-se de uma ressalva que não atrapalha a leitura no todo. Tem alguns momentos que ela pode ser irritante com a extrema insistência em algumas coisas que sabemos que no final não dará certo, porém vendo pelo lado positivo dela, pude admirar muito a determinação dela em correr atrás do que ela queria.

Acredito que o final é simplesmente condizente com que vermos em um livro de romance clichê, e tem um que de final feliz. Gostei muito de captar alguns bons conselhos que são bons para o público alvo do livro, além de no final do livro conter uma lista enorme de indicações de dramas coreanos. Talvez eu já tenha anotado alguns pra assistir depois.

De uma forma geral, Isso que a gente chama de amor foi uma leitura maravilhosa, e recomendo muito. Li o livro dentro de 6 dias, a leitura era bem fluida, só não terminei antes, porque só estava conseguindo ler antes de dormir. É uma leitura perfeita para aquela leitura a tarde, ou até mesmo para conhecer a cultura asiática.