Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Nicole 17/04/2023

Demorei muito pra ler esse livro, muito mesmo. Foi uma leitura que de destruiu em várias formas, me arrepiou, me machucou, me feriu e me impactou
Não é um livro com final feliz, ou uma história pra ler e se apaixonar e sorrir, é cruelmente real, frio e verdadeiro
Chanel Miller conta sua história e todas as fases vividas em sua vida depois do estupro que sofreu em janeiro de 2015, mas ela é uma em um milhão, todos os dias temos notícias parecidas e essa história horripilante se tornou uma manchete comum, como foi que nos acostumamos a isso?! Onde foi que um abuso passou a ser normal? Como ninguém liga pra dor da vítima?

?Está não é a verdade absoluta, mas é a minha. [?] Vou entregar o que posso, pegue o que precisar. [?] Sou uma vítima. Não tenho problemas com essa palavra, meu problema é me reduzir a isso.?

?Eu estava sozinha, minha história agora selada dentro de mim, uma moça sem rosto me alimentando com banalidades pelo telefone?

?Eu perdi tudo?

?Segurança sempre foi uma ilusão?

?Escrevi este livro porque o mundo pode ser difícil, horrível e, muitas vezes, imperdoável. Escrevi porque houve momentos em que não quis viver. [?] Este livro não tem um final feliz. A parte feliz é que não há fim porque sempre vou dar um jeito de seguir em frente.?

Obrigada Chanel.

gabimello4 17/07/2023

Poderoso
Eu gostei bastante desse livro. A história é difícil e pode dar gatilho em muitas mulheres, mas a autora foi muito boa com as palavras.

Jamii 03/07/2022

Uma história avassaladora, foi muito difícil de ler em alguns momentos, mas esse livro é necessário!

"Vivemos em uma época em que se tornou difícil diferenciar as palavras de um presidente das de um estuprador de dezenove anos."

"Não se torne as pessoas que magoaram você. Continue gentil com seu poder. Nunca lute para ferir, lute para animar. Lute porque você sabe que, nesta vida, merece segurança, alegria e liberdade. Lute porque esta é a sua vida. De ninguém mais."

gabriela 19/04/2022

lancinante, emocionante, corajoso, irrefutável. a experiência de ler esse livro foi visceral, honestamente não consigo nem explicar o impacto que teve em mim.

Jessica 06/04/2022

Resenha do livro eu tenho um nome
Um livro muito forte, triste e pesado, mas conta a realidade de uma mulher que foi violentada e quer justiça, conta tudo pelo que ela passou e a pena que o acusado recebeu, como a violência sexual mudou a vida dela de seus familiares, namorado e amigas, tudo por conta da atitude de um homem que não soube controlar sua vontade e não levou em conta a vontade dela. Mostra como nos mulheres vivemos vulneráveis, com medo de andar nas ruas, muitas de nós não usamos a roupa que gostaríamos por medo de ficar muito exposta. Eu recomendo a leitura desse livro principalmente para os homens para que eles tentem entender o que as mulheres sofrem e que quando dizemos não ou quando a mulher esta sob efeito de álcool ou desacordadas os homens não tem o direito de fazer algo conosco.

Gaby 07/03/2023

Todas tem um nome! Obrigada Chanel!!
Esse livro com certeza entra na lista de obras que todo mundo deveria ler. (Mas atenção aos diversos gatilhos!!)

Histórias como essa, quando divulgadas amplamente e corretamente, tem o poder de mudar perspectivas.

“Fui a uma festa em Stanford. Sofri abuso sexual no jardim da casa, no chão. Dois passantes viram, detiveram o homem, me salvaram. Minha antiga vida me abandonou e uma nova começou”

Quantas vezes você já ouviu culpabilizarem as vítimas de abuso sexual por suas roupas, seu nível de embriaguez, o local, a hora… Mas de quem é a verdadeira culpa?
“Não quero culpar a vítima, mas tem alguma coisa errada quando alguém bebe até ficar inconsciente?”
“Você foi a uma festa de fraternidade e foi violentada? O que esperava?”

A sociedade joga todos os erros do mundo nos ombros das mulheres. Se você sabe como o mundo é, porque continua usando isso, fazendo aquilo e saindo a tal hora? Tá pedindo né?!
“Quando agir de modo preventivo e cuidar de tudo se tornou nosso trabalho?”

Chanel Miller mostra com todos os detalhes como é difícil ser levada a sério em um júri composto majoritariamente por homens, ser compreendida pela sociedade e ser forte psicologicamente para suportar chegar ao fim desse processo desgastante que, muitas vezes, pode não ter o resultado esperado. Além de que, nesse período, a mulher SEMPRE é desmerecida e o homem se torna a verdadeira vítima que perderá a vida e tudo que conquistou por ser denunciado por estu4ro.

“Não sabia que ser vítima era sinônimo de ser desacreditada”

“O mais triste nesses casos, além do crime em si, são as coisas degradantes nas quais a vítima começa a acreditar sobre ela mesma”

“Tinha sido ele quem perdera tudo. Eu era a zé-ninguém com quem aquilo acontecerá”

Em síntese, esse livro dá tapas na cara da sociedade, te faz refletir sobre o processo judiciário, acerca de toda burocracia e preconceito que levam muitas mulheres a guardar para si o abuso e jamais denunciar, assim como mostra o transtorno e os sentimentos de quem escolhe tentar fazer justiça.

Maravilhoso é necessário!!

Jenni Pradera 18/05/2021

Antes de ser reconhecida pelo mundo, Chanel Miller era conhecia como Emily Doe. A sua declaração e julgamento sobre a sua agressão sexual tornou-se viral na internet.

Acompanhamos Chanel antes do ataque, durante a noite que ocorreu o abuso, as consequências imediatas e anos de luta durante o processo judicial e de cura.

Foi uma leitura pesada, chocante mas ao mesmo tempo a escritora conseguiu transmitir a sua experiencia com muito sentimento, sinceridade e graça. É incrível que mesmo que não tenha passado por uma experiencia tão horrorosa, Miller consegue expressar de uma forma tão aberta e vulnerável que nós mulheres identificaremos com sua experiencia. Esse livro além de ser um memoir, é também uma exploração fenomenal sobre estupro e ao tratamento das mulheres e meninas em nossa sociedade.

Guilherme Sobral 28/03/2022

APENAS LEIA
Sério, eu estou a bem uma hora sentado na cadeira apenas pensando nesse livro. A live de discussão sobre ele da Pam Gonçalves já terminou, eu já rolei o feed do Twitter, o feed do Instagram e até agora não consigo pensar no que escrever aqui. Porque bem... Eu não tenho o que escrever aqui.
Esse livro é brutalmente perfeito, denso, muito denso, as vezes sentia que a leitura não fluía, e realmente não fluía, mas não porque ele é ruim ou mal escrito, pelo contrário ele é bom, a escrita é impecável, a história é muito bem contada e Chanel te envolve nela, porém, o peso que essa história carrega, o seu conteúdo, é bastante pesado. Seu coração aperta, você senta raiva, você sente vontade de chorar, sente que não pode fazer nada, lembra que isso já aconteceu, lembra que isso está acontecendo nesse momento, sim, nesse exato momento, enquanto você lê esse trecho, essa mesma história se repete.
Não tenho palavras pra descrever Chanel, não tenho palavras pra descrever esse livro, mas preciso lhe deixar um recado: Leia ele, apenas leia.

Como na maioria das vezes eu deixo uma canção aqui no final, a dessa vez será "Warrior" de Demi Lovato.

Jessica Moraes 16/07/2023

Forte;
é angustiante algumas partes que ela descreve como está depois do que acontece, depois de ler esse livro relembro várias ocasiões que já presenciei e cara.. que horror!
você é levado a percorrer o caminho da justiça, que muitas vezes não é justo para ninguém e o resultado nem sempre te alivia ou cura;

Bruna 04/03/2022

Um dos livros mais fortes e necessários que já li. Confesso que ao colocar ele na minha lista não esperava muito, pensei se tratar apenas do um relato de uma vítima que precisava compartilhar sua história sem cortes, sem manipulações e sem alguém manipulando a sua voz. Essa obra vai muito além disso. Chanel consegue compartilhar sua história para além de um relato. Ela se conecta com você. Qualquer leitora (vítima ou não) sente facilmente o peso das suas palavras, se identifica, se dói, sofre de tristeza, raiva e indignação e tem vontade de gritar em plenos pulmões que tudo está errado.
Dessa forma, ela leva o leitor além do superficial, focando não só nas consequências de um abuso sexual, como também o extenso e doloroso processo que as vítimas são submetidas ao tentarem denunciar seu agressor. Que o sistema judiciário dispões de muitas falhas nós já sabemos, mas a partir desse livro é possível acompanhar o desenvolver do caso de outro ângulo, através do olhar da vítima, incluindo todos os seus sentimentos e pensamentos em cada parte do processo.
Para além das denúncias, das injustiças e das dores Chanel também possui um profundo relato sobre a cura. Sem romantizações ou ilusões ela fala de seu processo de forma nua e crua, com constatações e reflexões que sinto serem capazes de trazer conforto para o coração de muitas mulheres.

Mari 30/05/2022

Leitura Obrigatória para todos
Eu tô tentando escrever uma resenha faz um tempão, mas parece que nada que eu escreva vai fazer jus à verdadeira importância desse livro.
Resumidamente: esse livro deveria ser leitura obrigatório pra TODO MUNDO, todas as idades, todos os gêneros.
Eu nunca li algo que representasse tão bem e descrevesse tão bem o horror que é a cultura do estupro e culpabilização da vítima. Infelizmente, é extremamente bem escrito porque foi uma experiência pessoal da autora.
Pra quem não sabe, esse livro conta a história da menina que foi estuprada em Stanford em 2015. Chanel reconta tudo oq aconteceu desde o estupro e julgamento até a decisão de escrever esse livro e revelar seu nome (que ficou anônimo durante todo julgamento).
Eu chorei, me identifiquei, sublinhei metade do livro.
Eu diria que é um dos, senão O, livro mais importante que eu já li na vida.
As lições aprendidas são impagáveis.
Eu não sei oq escrever pra convencer todo mundo a ler, mas eu digo: esse livro deveria ser leitura obrigatória.
E aliás, a autora escreve maravilhosamente, é lindo e emocionante e te leva numa montanha russa de emoções.
Esse livro pode guiar tantas pessoas jovens e ensinar muito aos mais velhos. Por favor leiam. LEIAM.

Lais 08/02/2023

Um livro que monstra com tamanha clareza o que cada vítima passa, como pensamentos, situações, desejos, etc.
Tem uma frase nele que me marcou muito: "vocês são o motivo da minha sobrevivência, não do meu dano." A autora e protagonista nos mostra como podemos ter poder com o conhecimento. Amei demais!!

Sara 01/07/2022

Este livro foi um murro no estômago. Nada fácil de ler. Mas eu adorei cada página.

Esta é provavelmente uma das opiniões mais difíceis que já escrevi porque estou sem palavras. Foi a primeira vez que derramei uma lágrima enquanto lia um livro, então acho que isso diz tudo.

Ler esta história verídica me deixou com vergonha de como funciona o sistema judicial mas também com vergonha da nossa sociedade, que sempre opta por culpar e diminuir a vítima e inventar desculpas para perdoar o agressor.

Deve ser muito difícil passar por todo este processo e pelo julgamento. Reviver um dos piores dias das suas vidas. Essas vítimas são fortes, não fracas como normalmente são retratadas. Não consigo imaginar a dor e o sofrimento que as vítimas de violação e agressão sexual passam. Nada as salvará do trauma e dos danos permanentes que este crime lhes causou.

A escrita da Chanel Miller é linda e eu senti cada palavra que ela escreveu. Adorei a maneira como ela descreveu os seus sentimentos e tenho certeza que milhares de outras pessoas se identificaram com a sua história. Chorei. Este livro deixou-me triste, deixou-me com raiva, frustrada, mas também me fez sorrir.

Agradeço a Chanel Miller por ter escrito este livro, por compartilhar a sua história connosco, que infelizmente é semelhante à história de tantas outras mulheres. Obrigada por encorajar outras vítimas a sair da escuridão. Obrigada por escrever a sua justiça e dizer a sua verdade, por não deixá-los calá-la e silenciá-la.

Todos deveriam ler este livro. Devia ser leitura obrigatória. Um dos melhores livros que li até agora este ano, se não o melhor. Foi brilhante e teve um enorme impacto em mim. Recomendo MUITO.

Lesilva58 08/07/2022

Surrealmente verdadeiro
Acho que a beleza de um livro é que você não precisa ter passado pelos fatos para sentir a dor de quem narra!. Esse me fez sentir uma revolta tão grande, colocou em palavras coisas que sabemos mas não expressamos, o quanto o sistema é injusto com as mulheres, o quanto a vitima de uma violência é sempre culpada!. É um livro que todo mundo deveria ler, se não quer ler o livro leia a carta, mas saiba que está perdendo muito da história!.