Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Jasmin 06/04/2023

Foi o primeiro não ficção que eu li.
Eu fiquei impactada com tudo que aconteceu e angustiada também.
Esse livro me fez sofrer junto com Chanel e em diversos momentos eu me vi nela.
A leitura foi bem fluida e escrita dela é incrível!

Rafa 07/04/2023

Um relato comovente e necessário
Nunca imaginei que um livro fosse mexer tanto comigo. Claro, já li muitos de ficção com histórias que chocam e nos fazem pensar, mas saber que tudo ali era um relato real do que a autora passou, tornou tudo mais denso e assustador.

A história é ?simples? são coisas do cotidiano, não existe uma reviravolta mirabolante. Mas acompanhar a rotina dela em busca de uma justiça que de início parece até forçada a aceitar, é pesado, é exaustivo e você sente toda a agonia dela em cada momento dos dias, das horas, das ações.

Mas também sente a força, a força e coragem de voltar para o trabalho - mesmo ainda sendo um momento de absorção de tudo que aconteceu, ela reagiu com uma força que poucas vezes presenciei - de contar a família, ao namorado!!! Os momentos que mais doeram no início foram justamente o contato com namorado, eu chorei junto com ela, fiz o mesmo sorriso torto para fingir que estava tudo bem e passei todos os dias enquanto li pensando na história.

Mas não me dei ao luxo de pesquisar sobre, eu esperei acabar, pra ouvir pela voz dela o desfecho da história. Não queria im resumo de outra voz, eu quis ir até o final com ela e absorver todos os sentimentos.

Esse livro deveria ser levado às escolas, distribuído nas universidades e mais do que lido por mulheres, ser lido - principalmente - pelos homens.

Afinal, não são todos os homens, mas é sempre um homem. Que eles não nos abalem, não nos toquem e respeitem nosso consentimento como respeitamos o deles.

Natie 12/04/2023

Um relato que causa dor em todas as mulheres que lerem!
Esse livro deveria ser distribuído nas escolas, nas universidades, nas mesas de debates do Congresso, deveria ser leitura obrigatória para profissionais do Sistema Judicial brasileiro e principalmente, para os homens.

Um livro que retrata simplesmente o cotidiano de uma mulher e em como nos dias mais comuns um homem sempre vai se achar no direito de culpabilizar uma vítima de abuso.

Uma história dolorosa nada desconhecida, que exibe como as mulheres são questionadas e vistas como ameaça, até mesmo quando elas que são as VÍTIMAS. Mostra também como o sistema judicial pode brutalizar mais ainda o corpo e a mente de uma mulher.

Channel Miller libertou muitas vozes com esse relato, desbloqueou memórias e escancarou para o mundo a nossa realidade.

Não consegui ler algumas partes do livro, não por completo, as emoções eram fortes demais. Espero um dia reler sem o peso do sofrimento, mas mesmo não tendo sido uma leitura por completo esse livro não deixa de ser um 5 estrelas favorito.

gabriele 22/05/2023

?A história acontece quando encontramos pessoas que passaram pelo que estamos passando. Que não apenas estiveram lá, mas sobreviveram àquilo. Que não só sobreviveram, mas mudaram as condições existentes. Cujos esforços as informaram. A história mostra o que as pessoas enfrentaram antes de nós. (?) A história mostra que, mesmo quando somos minoria, mesmo quando ninguém acredita em nós, não significa que estamos erradas. Na verdade, significa que a sociedade está demorando a nos alcançar. E, se essas minorias não cedem, não desistem de suas verdades, o mundo muda sob seus pés?

Jessica Moraes 16/07/2023

Forte;
é angustiante algumas partes que ela descreve como está depois do que acontece, depois de ler esse livro relembro várias ocasiões que já presenciei e cara.. que horror!
você é levado a percorrer o caminho da justiça, que muitas vezes não é justo para ninguém e o resultado nem sempre te alivia ou cura;

Nayara 12/08/2023

A leitura da história contada por Chanel Miller foi uma das experiências mais emocionantes, dolorosas e necessárias que já li até hoje. Conhecer esse relato me trouxe uma variação e oscilação de sentimentos que não conseguiria em poucas palavras explicar nesta resenha, é uma história de abuso, luta, superação, perseverança, mas o principal pilar dessa obra é o renascimento de uma mulher.

Este livro aborda estupro, o sentimento constante de culpa e incapacidade de ser dona do próprio corpo de uma mulher. Foi um livro que eu recomendo ler em partes, uma por ter muitas explicações e detalhes, e outra pelo tema.

Irei colocar uma citação do livro aqui, que foi a que mais me pegou, que mostra que acima de tudo, nós somos seres humanos.... Seres humanos que não merecem sofrimento, que merecem ser tratados como igual, ser amados e respeitados.

"Porque você se dispôs a continuar namorando comigo, com tudo aquilo acontecendo? Ele disse: por causa de você. Eu retruquei: mas e o estupro, as bebedeiras, tudo isso? Ele respondeu: É, mas e você?"

Lucas foi um parceiro e tanto de Chanel, me arrepiou tantas vezes de imaginar o quanto ela sofreu pela situação que passou. Quando saiu o resultado final me deu uma raiva tão grande. Como o mundo é cruel.

AmandaRabelom 25/08/2023

Que livro poderoso
Sendo sincera, quando peguei o livro para ler eu imediatamente pensei: o que ela tem para falar em 300 páginas? Algo muito feio se se pensar, mas eu sinceramente achei que seria uma encheção de linguica. Não foi.
O livro é forte, impactante, com reflexões e frases que mesmo que óbvias, necessárias. Um livro bonito, apesar de toda a dor contida. Escrita muito boa.
Esse livro deveria ser obrigatório.

Tati 27/08/2023

"Meu nome é Chanel. Eu sou uma vítima. Não tenho problemas com essa palavra, meu problema é me reduzir a isso."

Gio 14/12/2021

?20 minutos de Ação?
Esse livro totalmente válido é necessário nas nossas vidas (claro q pode conter vários gatilhos) abre os olhos de como foi para Chanel e várias outras pessoas passar por esse processo depois do estupro.
O dia seguinte, a semana seguinte, dois anos depois, o julgamento, vemos tudo nos olhos de Chanel e como ela conseguiu sobreviver e estar aqui ainda

Eu consigo odiar mais o pai do Brock Allen do q o próprio Brock Allen

@dviana7 01/04/2022

Este livro tem uma temática tão pesada e acompanhar a história da autora com esses paralelos que ela faz com a vida nos faz refletir bastante. Houve momentos que eu tive que parar de ler para refletir sobre o que foi escrito, não há palavras pra descrever.
Pretendo relê-lo o mais breve possível... Apesar de tudo sinto que não extrai 100% do que poderia deste livro. Nada além de excepcional!

@umapaixaochamadalivrosblog 25/07/2022

LEIAM!
Olá, leitores.
Um livro importante, necessário, real, doloroso e didático. Tenho a inocência de acreditar que se todos os homens o lessem, nossas vidas seriam melhores. Um tema pouco falado e tão comum. Que me deixou mal, triste e com muita raiva. Tive que ler aos poucos, durante três semanas, pra que minhas dores e traumas não atrapalhem a história de Chanel. Grifei várias partes cruciais. Violência sexual é um dos crimes mais injustos. A vítima precisa ser perfeita para conseguir justiça. Não existe facada boa ou ruim, crime é ou deveria ser crime. Quem abusa não é doente ou um monstro. São homens comuns que vivem conosco. Homens estupram seres. Sendo bom filho ou aluno, o criminoso precisa reconhecer e ser punido. Mulheres bebem e não estupram. Quem deve zelar pela sua reputação é o abusador e não a vítima. Um debate fundamental, como sempre.

#eutenhoumnome #biografia #mulheres #dicasdelivros #livronovo #lendo

Beijos e até a próxima ??.

Janine 12/05/2024

"Eu tenho um nome" é um livro doloroso e pesado. Nele, a autora relata o caso de violência sexual que sofreu e as consequências decorrentes deste episódio durante alguns anos em sua vida. Apesar do trauma e de todo sofrimento, a autora tenta através de seu relato transformar a dor numa busca por justiça às vítimas de agressão sexual. Devido ao tema e diante dos gatilhos presentes, este livro pode não ser indicado para todos. No entanto, apesar de ser uma leitura difícil, é extremamente necessária.

JAssica.Leituras 01/04/2023

Sabe aquele livro que você termina a leitura e já quer indicar para todo mundo, aquele livro que você passa horas lendo e não vê o tempo passar. A história e os relatos de Channel, me tocaram profundamente. Ao final do livro você se sente abraçada. Com certeza um leitura favorita é necessária.

GarciaV4n 28/04/2023

Todo mundo deveria ler esse livro
Apesar de saber da premissa, a sensação de consumir esse livro é indescritível.
Ele é envolvente, forte e deveria ser lido por todas as pessoas do mundo pelo menos uma vez na vida.
Chanel representa tantas mulheres, tantas que foram abusadas sexualmente e caladas pelas circunstâncias, pelo sistema, pelas insinuações, pelo medo, pelo cansaço...
É um livro forte, impactante, envolvente e único.
Prazer em ser alfabetizada pra poder ler uma obra dessas.
LEIAM ESSE LIVRO