O Impulso (eBook)

O Impulso (eBook) Ashley Audrain

Resenhas -

Marianny 18/01/2024

Que livro!
O Impulso é um livro muito forte. Apresenta uma narrativa bem construída, com um enredo que prende e o desfecho é surreal. Praticamente devorei cada página. Além disso, adorei a forma crua que a autora aborda sobre maternidade. Que livro!

Chelly Paeslandin 14/12/2022

Gostei da escrita..
É um livro muito mais pesado do que imaginei. Durante toda a história fui tomada por uma vontade enorme de chegar ao fim, porém em nenhum momento deixei de sentir uma grande angústia e preocupação.
Quando cheguei a última página meu coração batia tão forte que me sentia mal. Apesar da boa escrita, definitivamente digo que esse tipo de triller não é para mim.
Agora sigo com medo de perder o controle da minha ansiedade..

iarakessia 21/12/2022

Maternidade
será que personalidade é passada nos genes também?!
esse livro me deixou quase sem dormir durante uns dias, e quando terminei fiquei chocada e queria mais.
É escrito em forma de lembranças, e alterna entre a vida de Blyte, sua mãe Cecília e sua avó Etta. como cada uma reagiu à maternidade. Blyte escreve suas lembranças para entregar ao ex marido Fox.
é uma leitura eletrizante e instigante.

ManuelaMFernandes 28/08/2023

3.5??
Blythe conta a história como se estivesse falando com o marido, e de acordo com a narração dela vemos como ela lida com sua filha Violet, filha a qual ela não sente conexão, então o nascimento de seu filho Sam, uma maternidade bem diferente, e também o momento de uma tragédia na família.

Eu gostei da escrita, a forma como é narrado, sinto que como o livro é a protagonista falando com o marido, podemos sentir mais a fundo a emoção dela. Mas apesar disso, achei o livro um pouco arrastado, em alguns capítulos era super rápido, e outras parecia que demorava horas.

Eu por muitas vezes me coloquei no lugar da Blythe e sentia toda a agonia dela e todos os seus temores. Foi uma parte pessada de se ler, eu como tenho o desejo de ser mãe, me desperou alguns gatilhos, então se for ler, cuidado, pó tem muitos gatilhos de maternidade. O Fox é um pastel, um típico "pai de familia" que está la nos momentos bons, mas nos ruins só sabe cobrar da mãe. A forma como ele inválidava tudo que a Blythe falava me deixa muito p*. Sobre a Violet, não sei o que escrever que não seria spoiler, mas eu tentei muito até em simpatizar com ela, mas não deu.

O livro também tem alguns capítulos que mostravam a infância da mãe da Blythe e a infância dela. Foi capítulos dolorosos, ver esses crianças sofrendo tanto por causa dos atos dos adultos, não é justo. Mas também não foi justo com Cecília e Etta. No final o mundo nunca é justo com as mulheres.

O final foi a parte que mais detestei desse livro, porque fui com expectativas nele. Achei tão apressado como se a autora não tivesse mais páginas pra escrever, com certeza poderia ser colocado mais alguns capítulos. Eu não sei se posso dizer que tem um plot twist, tudo já me era bem esperado, e estava lendo para ver como ia acontecer, e não porque queria saber.

No geral foi uma leitura angustiante, pesada e tensa, mas como sou fã desse tipo de leitura, acho que vale a pena a leitura, mas não foi um grandeee livro. Os insights sobre a maternidade foram a melhor parte.

Nash 30/09/2023

A sensação de não saber se o narrador é ou não confiável é boa demais. O livro é angustiante, estressante e meio cansativo. A gente já conhece alguns livros parecidos, mas é interessante observar como é essa situação em pontos de vista de outros personagens e em contexto diferente.

Letteles 14/01/2024

Meu primeiro thriller e eu gostei bastante
Eu não sei o que dizer sobre?
Uma mãe acha que tem uma filha que é psicopata
Mas a gente não sabe se ela é uma narradora confiável
Principalmente porque tem histórico na família dela de mulheres que tiveram depressão pós parto e depois enlouqueceram.
A história é muito bem construída e viciante. A escrita dessa autora é bem gostosa.
Fiquei tão imersa que to achando que fiquei doida junto KKK

Juh 06/02/2023

o impulso
tanta gente fala muito bem desse livro, 5 estrelas?mas senti angústia lendo esse livro, mas é impossível largar um minuto, a leitura é mto rápida e fluida, mas um pouco perturbada
senti ódio de metade dos personagens, fiquei extremamente chateada com tudo q acontecia na vida da blythe e como ela merecia coisa melhor, merecia o filho q ela tanto queria

eumaravilhosa.x 05/02/2024

Todas a mulheres nasceram para ser mães?
O Impulso mostra o quão problemático é o mito do "instinto materno", que nos faz acreditar, ou que a sociedade impõe, que todas as mulheres nasceram para ser mães. Discordo totalmente desse ponto de vista, tenho a plena convicção que "tornar-se mãe" não te faz mais mulher, pode ser um sonho e uma grande experiência para algumas, até o um divisor de águas eu diria, mas cabe a mulher tomar essa decisão e fazer disso algo real.

A verdade, é que a maternidade ainda é cheia de tabus, medos e ela afeta diretamente o emocional de várias mulheres que não sentem esse amor maternal ou essa vocação como a sociedade espera de nós.

Me doeu ainda mais ver como isso era perpetuado por todas as mulheres com quem Blythe se deparava, como se admitir que a maternidade não fosse a melhor coisa do mundo fosse lhe dar imediatamente um selo de pior mãe do mundo. Ou, ainda, ignorando que cada pessoa vai ter uma experiência e é necessário ter mais empatia.

Gostaria de dizer que o Fox, marido da Blythe, é um grandíssimo babaca em todos os sentidos por impor que ela fosse uma mãe "perfeita" mesmo quando tudo estava caótico e visivelmente instável.

nayts 08/12/2023

Me prendeu do início ao fim
O impulso é daqueles livros que você quer ler numa sentada só. Que a narrativa vai te prendendo e você só quer saber o que vem pela frente, tem capítulos curtos e isso me pega muito, porque sempre acho que dá pra ler mais um.
Não imagino viver na cabeça da protagonista imaginando durante uma vida o que sua filha pode ter feito.
Só me decepcionei um pouco com o final pq fiquei curiosa com o desfecho da última frase kkkk

Tori 03/09/2023

Hipnotizante
Amo capítulos curtos de livros como este, mas o que me fez ter uma leitura tão rápido e fluída foi a construção do enredo. Espetacular. As questões sobre maternidade são válidas. Achei o plot previsível, mas é um ótimo livro.

Camila.Takara 24/02/2023

Um cópia e cola que se sustenta sozinho.
Se vc já leu ?Precisamos falar sobre o Kevin?, vc sabe do q eu estou falando. Entretanto, esse livro cresce em cima da premissa do Kevin. Violet é um Kevin em formação ao olhos da Blythe, mas será que é mesmo? A narração bem parcial da Blythe nos faz ficar 100% do seu lado, mas vale muito lembrar que nada do que ela narra é comprovado. Aí fica o questionamento o tempo todo: Violet realmente odeia a mãe e é uma psicopata em construção ou tudo não passa da visão deturpada da própria Blythe? Será q Fox passa a história inteira fazendo um gaslighting em Blythe ou ele é só um pai apaixonado pela filha?

O q me ganhou nesse livro foi a dúvida, que não é presente em Precisamos falar sobre o Kevin. O Kevin é um psicopata e ponto final. Agora, Violet? Não sabemos com certeza. O livro vale muito a leitura! Só não fica com 5 estrelas pq realmente parece uma cópia muito bem feita de outro livro.

beatrizs 16/04/2023

Essa leitura me empolgou no início, achei a narrativa bem fluida e fácil de ler. Várias situações me deixaram incomodada, como pode uma mulher nascer sofrendo e continuar assim? Tenho ranço desse marido e foi muito difícil acompanhar esses momentos finais, senti necessidade de ver um alívio, um momento de felicidade pra protagonista e não houve. Foi pesado de ler, refleti bastante sobre maternidade.