Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas Ruth Manus

Resenhas -

Marcianeysa 20/09/2021

Otimo
A autora escreve de uma forma leve sobre os desafios das mulheres no dias de hoje. É um bom livro para introdução no feminismo.
Camila1856 20/09/2021minha estante
Já quero ler ?

Noemy 05/10/2021

Cheio de reflexões
O livro é muito, muito bom. Na minha opinião essa deveria ser uma leitura obrigatória para todas as pessoas que se reconhecem como mulher. E pensando bem para homens também.

A leitura nos trás muitas, mais muitas reflexões, mesmo nos pontos em que podemos ter pensamentos um pouco diferentes da autora, mas nisso está a graça da leitura, respeitar e considerar diferentes pontos de vista.

A escritora se preparou muito bem para escrever esse livro e admirei muito ela pela dedicação de trazer fatos históricos e concretos da luta feminina muito bem embasados em fontes e conhecimentos!!!

Erika 21/05/2021

Mulheres estão sobrecarregadas
O livro é bem interessante. De alguma forma, em algum ou outro tópico, a gente acaba se identificando. Vamos lendo e vendo que não estamos sozinhas. Vamos vendo o retrato nu e cru do peso que ainda é ser mulher em pleno século XXI.
A autora aborda com clareza e muito bom humor questões como culpa, o eterno dilema maternidade X trabalho, questões de gênero, feminismo, padrões estéticos, diferenças salariais e outros tópicos que fazem parte da nossa vida quanto mulher e que são importantes. Nessa leitura, aprendi a me priorizar, a ver que também sou importante. Que temos que cuidar da família, dos filhos, fazer nossas tarefas diárias, trabalhar, mas buscar mais qualidade de vida e tempo para nós mesmas, para não nos sentirmos tão exaustas e como a autora fala : sempre no fim da fila. Vamos nos deixando cada vez mais para depois. E como indivíduos, nós também somos muito importantes. Fala também sobre sororidade. Sobre ajudar e apoiar outras mulheres, sermos mais unidas. Julgar menos e nos apoiar mais. Parar de nos medir, parar de competir, de nos reparar, e sermos mais amigas,mais unidas, pois só assim vamos conquistar mais nosso espaço.
Foi uma leitura muito esclarecedora. Serve para nos despertar.

Liliane186 07/10/2021

Você se identifica facilmente e é colocada pra pensar, não é um manifesto raivoso mas um abraço confortável que diz, é isso, estamos juntas

Vanessa Moi 27/08/2022

Me fez pensar
Este livro me tirou da caixinha, me vez refletir sobre os meus comportamentos e entender todo um contexto histórico do feminismo.

Mily 17/05/2021

Necessário
Leitura instigante e rápida. A autora elucida muitas questões de gênero e sociedade de forma simples, porém muita informativa. Com ótimas referências indo de Chimamanda Adichie e Djamila Ribeiro até bell hooks, Ruth Manus nos ajuda a entender porquê estamos todas exaustas!

Gostei muito dos trechos em que fala sobre maternidade, jornada de trabalho, competitividade, padrões estéticos, a comunicação feminina. Não é algo extraordinário, que eu já não tenha ouvido falar, mas é um assunto super necessário e que deve ser questionado sempre que possível.
Recomendo a leitura.

Thaís 01/01/2023

Já dizia a música "É preciso lutar todo dia"
Não sei se saio dessa leitura mais tranquila ou mais desanimada. São muitas lutas, pequenas batalhas diárias contra o status quo, contra padrões seculares. É a vontade de mudar com o desânimo de ter que repetir, e repetir, e repetir.

Adriana 20/07/2021

Necessário
O livro fala sobre o feminismo e incentiva a reflexão sobre diversos acontecimentos do nosso cotidiano. Ruth Manus nos apresenta, com uma escrita leve, clara e objetiva, várias situações em que as mulheres são pressionadas, desrespeitadas, oprimidas e discriminadas. Apresenta-nos também conceitos importantes e questionamentos que podemos nos fazer para sermos mais livres e felizes. Ela me incentivou a buscar mais livros sobre o feminismo e a pensar muito mais sobre esse assunto. Recomendo muito a leitura! É um livro necessário!

Kauana 22/08/2021

Leitura muito esclarecedora e reflexiva sobre nós mulheres. Ruth é excelente e nos faz pensar sobre nosso papel e comportamento a cada capítulo. Virou uma chavinha. Recomendo!

Naturopata 10/07/2022

Toda mulher precisa ler (e homens também)
Um livro leve, que lembra um bate-papo entre amigas porém profundo. Fala sobre a mulher na história atual principalmente, sobre a luta em sermos ouvidas, em ter nossos direitos garantidos, em sair da posição de sobrecarregadas, exaustas, sem poder para de fato sermos protagonistas da nossa história. Fala sobre sororidade, não julgamento, a indústria do mal estar... vale a pena demais a leitura.

Léslie 10/06/2021

- N E C E S S Á R I O -
"Quero ser a mulher que faz uma coisa legal para outro mulher sem que haja nenhuma razão específica para isso, sem querer qualquer contrapartida."

Que escrita maravilhosa, Ruth Manus. Só não devorei o livro de uma sentada só por falta de tempo, mas vontade não faltou. Abordando temas hiper mega importantes desde "bobagens" cotidianas ao ambiente de trabalho e familiar, com uma escrita leve, como se estivéssemos conversando, isso me conquistou bastante. Sem contar o fato de que eu admiro bastante
mulheres que falam sobre mulheres e o mundo que nos engloba sem jogar verdades irreais ou impor o certo ou errado, não, não existe certo ou errado, existe nós lutando por nossos direitos e aprendendo diariamente, enxergando o que erramos, o que acertamos e principalmente nos entendemos.

É realmente um livro completo, belo livro de cabeceira para não nos deixar esquecer de levantar e enfrentar esse mundo. Entender que estamos neles e somos importantes sim, cada uma com sua forma de ser, nos respeitando, nos valorizando, nos apoiando.

E amei o fato dela exemplificar situações com diversas outras referencias femininas, amei me deparar desde JoutJout a Virginia Woolf. Realmente, uma leitura essencial para qualquer mulher de qualquer idade e para qualquer pessoa.

"O feminismo abraça cada uma de nós na nossa individualidade e nas nossas escolhas."

Fernanda.Lopes 24/09/2021

O óbvio que precisa ser dito
Para quem já se debruça sobre os debates feministas, talvez esse livro pareça superficial. Mas, sua leitura fluida e a variedade de assuntos que ele aborda me fazem querer distribuí-lo por aí, como se fosse um panfleto.

Porque, sim, o óbvio ainda precisa ser dito hoje em dia. Nada é garantido na luta contra o machismo

Bia 16/10/2021

Da série: Leituras necessárias à mulheres
Gente, descobri que eu não sou chata, estou apenas exausta (e precisando de um descanso urgente). Ruth Manus nos apresente, neste livro, questões inerentes ao ser mulher, indo desde a família, até o mercado de trabalho, lazer, filhos, entre outros. São temas nossos, de mulheres que trabalham, estudam, fazem jornada tripla, e que no final de tudo... Estão exaustas.
A leitura flui bastante e a escrita é excelente, além de que a autora aborda temas pesados e até mesmo complicados de uma forma muito leve e didática. Este não é um livro sobre teoria feminista, mas eu fechei (ou desliguei o kindle) entendendo ainda mais sobre o movimento e descobrindo pequenas coisas que, no dia a dia, passam despercebidas, mas são de suma importância para nossa vida! Vale a pena ler!

Cami.Luna 11/04/2021

Questionador
O livro em si não traz tantos fatos novos, mas nos faz questionar o que vemos como ?normal? e começar a prestar atenção em alguns conceitos e julgamentos intrínsecos que possuímos.