O Clube dos Anjos

O Clube dos Anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Biblioteca Álvaro Guerra 26/11/2021

" Tudo começou na adolescência, com os encontros diários no bar do Alberi para comer o picadinho de carne, a farofa de ovo e a banana frita. Depois o grupo de amigos passou a se reunir em diferentes restaurantes até realizar reuniões mensais na casa de cada um, quando fundaram o Clube do Picadinho, uma homenagem ao prato que durante anos definiu seu gosto culinário. Por muito tempo saborearam juntos as mais finas iguarias, até que foram perdendo a motivação. Mas nunca se esqueceram daquelas adoráveis reuniões gastronômicas. Então quando um misterioso cozinheiro aparece para reavivar a confraria, assassinatos em série começam a acontecer após cada jantar. E o grupo entra numa espiral, em que a perspectiva de morte só aumenta o prazer da comida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556520845

moacircaetano 25/11/2021

Luis Fernando Veríssimo é sempre bom, mesmo quando não é tão bom.
Uma leitura rápida, instigante, se avança sem esforço.

Alê | @alexandrejjr 15/11/2021

Pecados, comissões e literatura

A ideia já é conhecida: convidar sete grandes autores para abordar, cada um ao seu bel-prazer, os sete pecados capitais.

A coleção Plenos Pecados, da editora Objetiva, foi um enorme sucesso na época em que foi lançada. Entre os anos de 1998 e 1999, nomes como os de João Ubaldo Ribeiro e Luis Fernando Verissimo, inspirados por um belo cachê, usaram suas habilidades literárias para criar histórias inusitadas envolvendo os tais pecados. Este “O clube dos anjos”, sobre a gula, é o resultado dos esforços do maior cronista do país em sua aventura pelo romance comissionado.

Luis Fernando Verissimo dispensa, definitivamente, apresentações. Portanto, passemos ao livro: “O clube dos anjos” é uma divertida espécie de romance policial metalinguístico. Verissimo usa aqui todo o seu repertório disponível: conhecimentos gastronômicos adquiridos de suas participações em clubes desse tipo no Rio de Janeiro e em Porto Alegre; constantes alusões à Bíblia, como pedia a proposta do trabalho demandado; uma trama policialesca incomum ao estilo de seus autores preferidos, e, é claro, o irreverente humor que lhe é característico.

Capítulos curtos, diálogos inspirados, personagens detestáveis e uma história com final anunciado logo na primeira página (ou será que não?). Não é preciso muito para que Luis Fernando Verissimo transforme qualquer coisa em literatura e este livro é a prova definitiva dessa assertiva. Tamanho foi o sucesso do livro, aliás, que uma adaptação homônima com um elenco impecável foi feita em 2020 para o cinema. Infelizmente, devido à chegada da pandemia, o filme deve ter sido assolado por um fracasso descomunal em termos de bilheteria, acabando com todo o potencial do material fonte ser ainda mais apreciado.

Apesar de os dois livros que li desta coleção, ambos em suas segundas edições, não terem sido leituras marcantes, não posso negar que são bons passatempos. Achei este melhor que “A casa dos budas ditosos” que, para o meu gosto, teve um João Ubaldo menos inspirado que o Luis Fernando Verissimo.

Fica a curiosidade de que a coleção não teve participação de mulheres, um erro imperdoável e que tirou dos leitores a possibilidade de uma possível história extraordinária sobre qualquer um dos pecados.
erbook 22/01/2022minha estante
Bem interessante! Eu li ?A cada dos Budas ditosos?, do João Ubaldo, e gostei bastante. Vou incluir esse na minha lista, pois gosto bastante da escrita de Luís Fernando Veríssimo.
Parabéns pela resenha!

Alê | @alexandrejjr 22/01/2022minha estante
Obrigado pela leitura, Eriton! Eu li esse do Ubaldo e, pra mim, é o livro mais fraco dele que eu já li, mas sei que muita gente gosta.

erbook 22/01/2022minha estante
Realmente, não se compara a ?Viva o povo brasileiro?, mas é um bom passatempo?.. rsss

Paulac.perin 10/10/2021

Luis Fernando Veríssimo sendo Luis Fernando Veríssimo
A coleção Plenos pecados foi uma série da editora Objetiva, na qual é composta por sete livros de autores diferentes, em que cada livro aborda sobre um pecado capital.

Em O clube dos anjos, o autor aborda sobre o tema da gula. Trazendo uma história engraçada e envolvente a respeito do clube do picadinhos e de seus jantares.

Amei o livro e seu final.
Um leitura rápida e muito prazerosa.
Super recomendo!

anapno_ 03/09/2021

Clube do Picadinho! ?
Ainda não havia lido nada do Luis Fernando Verissimo e preciso dizer que adorei a escrita dele!

Adorei o mistério contido no livro, algumas reflexões que ele me causou, além das passagens de Rei Lear, de Shakespeare.

Só fiquei um pouco desapontada pois adivinhei algumas partes, que acabaram não sendo surpreendentes.

Mas não mudou minha perspectiva do livro, continuei gostando bastante. Me apeguei aos personagens e ficava curiosa querendo saber o que estaria se passando na cabeça deles, no decorrer da trama.

Malau 03/08/2021

Final do livro...
Eu gostei muito desse livro, e o plot que tem no final, deixa tudo muito melhor, você tem que pegar no ar o desfecho, mas juro, vale a pena ler só pra entender o final, porque ninguém espera. ;)

Lia 06/06/2021

Razoável
Eu acabei de lembrar que não tinha feito a resenha ainda, vamos lá.
O livro conta a história do clube do pitadinha, que a cada jantar/reunião um integrante morre.
Era um paradidático da escola e achei o livro interessante, bem envolvente e minha primeira leitura pelo meio virtual. Foi detalhado na medida certa e o plot é bom. A história de background também é boa.
Só não dou 5 estrelas porque não me atraiu tanto quanto outros livros do gênero, e podia ter sido mais rápido.

sotnasallim 23/05/2021

Surpreendente.
Esse foi o primeiro livro que li do Luis Fernando Verissimo e de cara já gostei bastante. Comecei a leitura esperando que fosse alguma história de comédia, ou alguns contos envolvendo os sete pecados capitais (por causa da capa), então me surpreendi bastante quando percebi que era uma história de mistério.

A escrita é impecável. O Daniel narra a história em primeira pessoa, misturando memórias com suas ações na hora da escrita, então me senti dentro da cabeça do personagem. Verissimo quebra a quarta parede e o personagem não só narra o que aconteceu, mas também tem a chance de interagir conosco. É muito envolvente, apesar de não gostar do caráter do Daniel (nem de ninguém do Clube do Picadinho).

A história é surpreendente, apesar de previsível (até certa parte, pelo menos pra quem tem o costume de ler livros de mistério e romance policial), o livro em nada fica cansativo (talvez só um pouco com o tanto de personagens e o tanto de história, mas tudo bem). É um mistério com fundo cómico, leve se comparado a outros, rápido e envolvente.

Recomendo pra quem procura um livro tranquilo antes de ir pra outro.

Gabi 19/05/2021

não vale a pena!
Na minha opinião, perda de tempo!
História parada e chata!
Linguagem imprópria (o que acho super desnecessário!)
E um final tão ruim quanto a história...
O que que deu na cabeça desse autor gente?????

Bia 29/04/2021

Um livro genial e subestimado
Como assim nem todo mundo no Brasil leu esse livro?! Veríssimo é incrível e aqui está a prova: essa novela gulosa, bizarra, divertida e viciante impressiona e marca.

Cris 16/04/2021

Humor garantido
Muito bom!! Apesar das consequências dos " excessos " cometidos pelos personagens, o humor do autor nos garante uma leitura agradável e fluida.

Marcelha.Leone 18/03/2021

Clube dos Anjos é um suspense daqueles em que a gente sabe de cara quem é o assassino mas ainda assim elementos surgem para surpreender, e tudo com a genialidade do Veríssimo. Leitura rápida e intrigante. Recomendo

MWeirich 16/03/2021

A apoteose da Gula
Falar sobre este livro é falar sobre o instinto animal, o afastamento moral e sobre a nossa necessidade primordial. A fome.

O autor nos trás com este livro, através da ironia e do sarcasmo, como o pecado da gula pode matar a todos e como o ser humano pode sim morrer de tanto comer e como muitos não se importam de morrer de tanto comer... Pois é prazeroso, nosso paladar ama uma boa comida, um sabor delicioso.

Um livro que nos leva a perceber que tudo o que é exagerado é fatal.

Muito bom... Realmente muito bom.

igsuehtam 03/03/2021

Verissimo É outro nível
Primeiro romance que leio do Verissimo, mas antes dele já li outros livros como o Analista de Bagê, Comédias para ser ler na escola, e atualmente estou lendo Em algum lugar no paraíso.

Não é um dos meus preferidos, mas O clube dos anos é um romance curto, engraçado, não posso dizer que é leve, mas a leitura é rápido. Um livro de mistério que você já sabe quem é o assassino nas primeiras páginas. Que fala sobre o excesso de tudo que acaba mantando pessoas. Muito bom.