Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Deb_ 25/04/2024

Achei bom
A história é boa (e eu gostei que é toda contada como se fosse uma grande fofoca), mas não foi uma leitura que me prendeu ou me fascinou.

Acho que coloquei muita expectativa nesse livro :(

luahmoller 25/04/2024

O título ja diz muito sobre a história, mas mesmo assim, eu torci para que fosse diferente, para que alguém conseguisse ajudar ele. Simplesmente muito bom. Espero ler mais da literatura latino-americana logo ?

Ana Savagnago 31/03/2024

Impressionada!
Uau!
O livro é riquíssimo em detalhes, chega a ser assustador... Muito bom como os demais livros do escritor!!

Lili 12/03/2024

"A fatalidade nos faz invisíveis"
Me indicaram esse livro para o meu primeiro contato com o autor. E adorei a experiência, não tive dificuldades com a leitura e pude observar e apreciar a forma fluida e jornalística investigativa de Gabriel Garcia Marquez em contar uma morte anunciada. É incrível que no início já sabemos o que acontece e mesmo assim ficamos totalmente envolvidos com a história até o final...
Uma excepcional história que traz temas como vingança, honra, a falta de empatia, justiça, valores, crenças e culpa.

Camile 06/03/2024

Primreiro que leio do autor
Primeiro contato com Gabriel Garcia Marques e posso dizer que gostei
inicilamente achei a escrita meio enrolada, isso porque não havia entendido qual era o papel do narrador, mas depois que peguei o jeito a leitura fluiu

eu passei o livro todo achando que o cara tinha "merecido" a morte pra no final descobrir que ele provavelmente não tinha comido a mulher, fiquei com ódio kkkkk

foi um livro super curto, li em três dias

nota: 4/5

claraaguiar 03/03/2024

Crônica de uma morte anunciada
"Principalmente, nunca achou legítimo que a vida servisse de tantos acasos proibidos à literatura para que se realizasse, sem percalços, uma morte tão anunciada."

Minha primeira experiência de leitura com o famoso gabriel garcia marquez!
Achei a premissa do livro interessantíssima e, apesar de saber desde o início o que aconteceria no final, o autor conseguiu me prender da mesma maneira, de forma que me vi tremendo de ansiedade no final mesmo sabendo que ele morreria. (????) além disso, o livro possui um caráter meio jornalístico investigativo apresentado na história pelo seu narrador personagem, e mesmo não tendo um plot twist, algumas revelações pra mim foram bem bombásticas!! enfim... adorei a escrita e recomendo demais!

Aline Oliveira 26/02/2024

Noventa páginas, um título que já avisa o acontecimento e mesmo assim estou em um misto de revolta e tristeza.kkkkkkkk Gabo do céeeeeeeeu.

A história prende demais, que aflição esse povo todo sabendo e não falando nada, ou falando e não passando a mensagem. Achei injusto no final, mas genial demais. E quanto mais leio sobre, melhor fica.
Cleber 26/02/2024minha estante
Falou pouco e disse tudo :)
Tbm adoro as histórias do Gabo

Raquel.Furchinetti 26/02/2024minha estante
Esse livro é fantástico. É incrível que mesmo já sabendo o que vai acontecer o livro tenha um desenrolar que te prenda tanto.

Patty Lima 21/02/2024

Narrativa curta, mas engenhosa. Desde as primeiras linhas anuncia o desfecho. Personagens bem formuladas. Descrições rápidas e narrativa fluida que leva o leitor a chegar cada vez mais perto da "morte anunciada", ao mesmo tempo que parece se desviar dela cada início de capítulo.

Jamile 18/02/2024

Um livro irretocável
Um clássico é um clássico.
Poucos autores conseguiriam segurar uma história começando pelo final.
Todo o livro se passa ao redor da morte de Santiago, e só Gabo conseguiria nos fazer ficar curiosos para descobrir como se deu uma morte tão anunciada.

Phil.Surniche 04/02/2024

Esse livro, pequeno e tranquilo de ler, vai te prender a cada página. A narração é perfeita. Sabemos desde o início o fim de Santiago, porém ao desenrolar a história ficamos indiguinados como essa morte foi possível. Um livro fácil de ler mas com uma profundidade literária incrível.

Renata 25/01/2024

Gabo é Gabo
Como podem caber tantos personagens num livro relativamente curto. Mas essa é só uma camada da escrita estimulante de Gabriel Garcia Marquez. Nesse texto, que não dá vontade de parar de ler, ele nos prende através da incredulidade de fatos que culminaram no ocorrido com Santiago Nasar. Amei, assim como amei as outras obras que já li do autor.

Bruna Jéssika 15/01/2024

Gabo, sendo Gabo
É minha segunda leitura de Gabriel García Márquez e fica mais evidente a cada palavra lida que o cara era um gênio!
Tenho cá minhas manias de leitora e uma delas é guardar obras que acredito que irei amar. Após ler Amor nos tempos do cólera e poder digeri-lo, entendi que amaria cada obra de Gabo e que as leria quando precisasse de um afago.
Crônica de uma morte anunciada é diferente de tudo que já li, no entanto, é inegável que tem a assinatura de Gabriel. Tudo que me fez
apaixonar pela escrita dele está nesse curto romance, cheio de personagens marcantes, com uma história dramática e muito plano de fundo social.

Sério, o cara é um gênio.

HonorLu 15/01/2024

A crônica de todo um povoado
Crônica de uma morte anunciada é o tipo de livro que te ganha desde o título. Dentre as muitas leituras que possamos fazer dele, uma mais óbvia se confirma com a primeira linha do romance: sabemos que o personagem Santiago Nasar será morto. Entretanto, ao decorrer do texto, percebemos que o anúncio não foi apenas dado a nós, leitores, mas a todo um povoado que se mostrará cúmplice por omissão (independente das tantas intenções e justificativas) de um assassinato cometido a céu aberto.

Existem tantas camadas, desde o nome irônico de muitos personagens à maneira expansiva como o enredo se desembrulha nos detalhes das personagens que vivem naquele entorno. Personagens que podemos observar em duas épocas: aquela em que ocorrera o assassinato, e muitos anos depois, quando o narrador se propôs a reunir as informações sobre o fato. Aqui por si só já devemos estar atentos, tanto à confiabilidade das informações devido ao tempo, quanto ao viés das próprias personagens. Mas uma coisa se mostra muito clara: o ocorrido acompanhará a todos por uma vida inteira.

Aqui Gabriel Garcia Marquez abusa de sua proficiência jornalística e tece críticas tão sutis a uma sociedade dessensibilizada à violência e conformada com dogmas tão antigos quanto a própria concepção de tempo que não devemos poupar adjetivos para a obra. Com uma narrativa leve, sarcástica, extremamente poética e, ao fim, visceral, o leitor se prende ao livro mesmo já sabendo como ele termina. Recomendo muito a experiência.

Helli 07/01/2024

Confusão, em geral.
Foi um livro muito diferente do que eu to acostumada a ler, então eu demorei um pouco pra me focar. Eu não entendi nada nas primeiras 30 páginas, mas depois foi ficando mais fácil, mas ainda confuso. Em geral, a escrita do autor é muito boa. Uma história complexa mas rápida, não consigo explicar direito a sensação desse livro.

Clarispectiana 31/12/2023

Uma das melhores leituras do ano.
Em "Crônica de uma morte anunciada" Gabo deixa claro já na primeira página o assassinado de Santiago Nasar e no desenrolar da história nos deparamos com a narração da manhã em que o fato ocorreu.

Leiam Gabo!!!