Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Manuella 10/09/2023

Primeira vez com Gabo
Primeiro livro lido de Gabo. Nesse livro você já sabe o que acontece no livro nas primeiras páginas. Entretanto, os pormenores, o como é o porque são descritos nas demais páginas. Você deseja fazer parte da história e tentar impedir o inevitável.

Mi 05/09/2023

O óbvio que nos surpreende
Desde o início já é descoberto qual personagem irá morrer e ao decorrer do livro é relatado alguns detalhes, o livro funciona como um relato do dia da morte de Santiago Nasar, porém, próximo ao final o autor surpreende o leitor com os detalhes e a maneira de como ocorreu o assassinato.
Justamente por relatar no livro todo detalhes do dia que o personagem morre, isso desperta a curiosidade ao leitor de descobrir logo como aconteceu esse ocorrido e, quando finalmente chega no final, é perceptível a várias chances perdidas de salvar a vida de Santiago Nasar.

Juliana 30/08/2023

Leitura boa e rápida
Logo na primeira linha do livro já sabemos que Santiago Nasar está morto. O narrador, amigo de Santiago, narra os fatos que antecederam o crime até a sua consumação.
O livro tem poucas páginas e é muito fácil de ler, a história é interessante, não dá vontade de parar.

JezielH 27/08/2023

Evitar mortes, capítulo 1: O que não fazer.
De forma breve e direta, Gabriel Garcia conta o plot da história, Santiago acorda, sai de casa e é morto, dito o motivo e o assassino, vemos como esse assassinato que nos foi informado na primeira frase, que também havia sido informado a toda a cidade, conseguiu prosseguir sem nenhuma interferência até que o crime fosse consumado.
Foi um livro curto, leitura do final de semana, que nos prende do início ao fim, e só nos deixa com um sentimento final de impotência, de que tudo o que aconteceu podia ter sido evitado de diversas formas, mas estamos presos demais a nossas vidas para tentar ajudar ao próximo.

Marcia 22/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
Publicada em1981.
História baseada em fato, em um crime que realmente aconteceu e nos mostrará a hipocrisia das pessoas, a fraqueza do padre, o pouco caso do prefeito...
Um livro curto e muito interessante que, como em outras obras do escritor, me deixou admirada com a maestria da escrita. Nesse livro fiquei mais admirada pois prende nossa atenção mesmo revelando tudo nas primeiras linhas. Começamos a ler ja nos é contado sobre o assassinato, o motivo e quem praticou.
O assassinado foi Santiago Nasar, amigo do narrador, que inconformado com a história, retorna a cidade para entender, tentar compreender tudo, mesmo ele estando la no dia do crime e tendo vivenciado de perto essa tragédia.
O narrador vai reconstruir os fatos conversando com as pessoas que estiveram com Santiago no dia, horas antes dele morrer. Também terá acesso aos documentos, relatório da polícia e vai ouvir as versões das pessoas ,o que estavam fazendo, onde estavam e porque não fizeram nada sabendo que a morte foi anunciada, muito bem anunciada.
Os assassinos falavam a quem quisesse ouvir.
As pessoas tem culpa?? Foram omissos? Se foram, qual o motivo? E será que Santiago Nasar era culpado?
Durante a leitura vamos compreendendo e criando nossa visão.
Gostei muito desse livro e deixo minha sugestão de leitura.
Valeu!!!
Nadia.Duarte 23/08/2023minha estante
Meu livro favorito do Gabo

Renata 21/08/2023

Gabo é sempre muito bom de se ler...
Um bom livro para começar a ter contato com Gabriel Garcia Marques... um crônica despretensiosa que cativa a atenção do leitor desde o início...

Daniella.Santos 20/08/2023

Gabo é sempre uma boa escolha
O título do livro já deixa claro que é sobre uma morte, a primeira frase do livro deixa claro que ele morre. Ainda assim você passa o livro todo desejando que ele não morra. Só o Gabo pra conseguir essa façanha

Thais.Domingues 11/08/2023

Ahhh, como eu queria mais ?.
Sabe aquela sensação que vc sente quando escuta uma fofoca pela metade ? Rs Foi exatamente essa sensação que tive ao terminar esse livro . A história é muito boa , fiquei muito envolvida com a trama porem alguns pontos não foram concluídos na minha opinião, mesmo assim vale muito a leitura .

Moska 09/08/2023

"no dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo."
é desse jeito, entregando o ápice da história, que Gabriel Garcia Márquez inicia "Crônica de Uma Morte Anunciada", lançado em 1981. além disso, ele também nos entrega quem irá matar Santiago, quando, como, onde e o motivo, aumentando para si o desafio de nos prender até o final da história.
se todos na cidade sabiam, por que não impediram que o assassinato ocorresse? por que ninguém o salvou? Santiago era mesmo culpado do crime que lhe imputaram?
quando você se faz a pergunta, já era... Gabo venceu.
a partir dos arquivos da cidade, das lembranças das pessoas presentes e das suas próprias lembranças, Gabriel Garcia refaz os passos e revisita os sentimentos de cada um dos envolvidos nos acontecimentos daquele fatídico dia.
no fim, Gabo conseguiu me causar a sensação de ser mais um que sabia do destino trágico de Santiago Nasar e me pôs para desconfortavelmente assistir a tudo sem nada poder fazer para ajudá-lo a escapar do seu fim.
#cronicadeumamorteanunciada #gabrielgarciamarquez #editorarecord

Kanandavn 05/08/2023

Morte mais que anunciada
Gabriel Garcia Marquez nunca decepciona!
Nessa crônica podemos notar a sua habilidade não só com livros densos. A história é contada por um jornalista sobre uma morte que ocorrou em um povoado, como o próprio nome da obra já diz. O livro é genial, engraçado e intrigante, como a morte que foi amplamente anunciada ainda assim se efetivou.
E claro com vários momentos de reflexões profundas que se você não prestar bastante atenção passa despercebido nos diálogos banais do dia a dia nos personagens.
Gênio.

AmandaRabelom 29/07/2023

Livro rapidinho e interessante, com aquele tom de cidade do interior e conflitos familiares. Gostei muito da leitura

Bruna 27/07/2023

Crônica de Uma Morte Anunciada
Esse é meu primeiro contato com o autor? estava com as expectativas muito altas e muito ansiosa pra ler algo do Gabriel Garcia e foi uma experiência ainda melhor do que pensei!!!
Com certeza uma ótima maneira de começar!

Elyoliveira 24/07/2023

Penando por não ter conseguido focar tanto no enredo..
É a primeira obra que leio do autor, ainda não o conhecia.
Achei a escrita maravilhosa, apesar de em alguns trechos exigir reflexão para o entendimento, não achei uma escrita muito rebuscada como em outros clássicos brasileiros.
A diagramação do livro não é tão confortável, por ser páginas cheias, o espaçamento das linhas são bons, mas por ser página cheia se torna um pouquinho cansativo.
Esse livro veio no BOX de Gabriel García Márquez, é capa dura, páginas amarelas, papel grosso, ilustração linda, material de qualidade mesmo!

O enredo é envolvente, pois mesmo sabendo que o personagem vai morrer, você fica curioso para saber como e quando isso irá acontecer!
Amei a descrição dos sentimentos das pessoas que sabiam do assassinato e não avisaram o perseguido, da parte em que o autor fala sobre honra, gostei muito também da descrição dos momentos em que os assassinos estavam na cadeia e que seu maior juri era a lucidez.
Confesso que no início foquei bastante, mas do meio para o final não consegui ter o foco que a obra merece e acabei me dispersando de alguns fatos..
Porém, da página 70 em diante, o foco voltou e consegui me aprofundar novamente na história. Me vi compadecida pela mulher das cartas de amor, e senti a dor que a mãe do personagem assassinado sentiu, ao pensar que por segundos ela poderia ter salvado sua vida.

PS. Quase vomitei no momento da autópsia

Nunca havia lido algo do tipo, achei um enredo magnífico!

Jonathas 28/06/2023

Tudo alertava Santiago Nasar, mas ele não via
Esse curto conto de Gabo sobre a tragédia de uma morte anunciada é singular na história da literatura latino-americana, desde o início há a antecipação do desfecho do livro, mas ainda queremos saber como se chegou naquele resultado. O autor nos leva pelos acontecimentos de forma divertida e instigante, e sempre alertando que tudo levaria àquele acontecimento, apenas o personagem principal não tinha ciência dos acontecimentos que se desenrolavam, tornando o resultado, apesar de anunciado, surpreendente.

Déborah 24/06/2023

Uma morte realmente anunciada.
Todos sabiam, menos Santiago Nasar.
O livro gira em torno da (anunciada) morte de Santiago Nasar, sobre o motivo, sobre como todos sabiam sobre a morte, e sobre como tudo contribuiu para que o crime não acontecesse, mas aconteceu.

Acho a escrita do Gabo sensacional. Nos envolve, nos prende, nos encanta, nos emociona.

Terminei o livro com o coração na mão pelo que aconteceu com Santiago, mesmo sabendo que aconteceria. E terminei ainda mais encantada com Gabo, com certeza lerei outros livros.