Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

mari 07/02/2023

gabo mais uma vez suprindo minha vontade de ser uma velhinha aposentada que vive numa cidade pequena e fofoca sobre a vida alheia!!! é tão bom ler algo e conseguir perceber uma identidade cultural sempre valorizada, se questionar sobre as questões em aberto e sair buscando respostas, voltando sempre com mais perguntas. a obra fica ainda mais interessante quando você percebe que nada do autor é 100% impessoal, pelo contrário, é uma narrativa preenchida por nuances da sua vida que cabem ao leitor se dar conta. me senti assistindo uma novelinha das 6, como eu fazia na minha infância, e como considero a nostalgia um dos sentimentos mais louváveis, amei a leitura.

rschl 06/02/2023

A fofoca mortífera
Crônica de Uma Morte Anunciada foi escrito por Gabriel García Márquez e lançado em 1981. O livro narra os acontecimentos que levaram ao assassinato de Santiago Nasar, um homem comum. Esse fato é anunciado na primeira linha do livro: “No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo”. E como conseguir prender o leitor se você já contou o final do livro?
Gabo foi espetacular em sua escrita. O narrador do livro, que também é personagem e amigo de Santiago, começa a investigar o crime e a entrevistar as pessoas que se encontraram com a vítima durante o dia de sua morte. A reconstrução dos seus passos mostra que todos sabiam do crime, mas ninguém avisou Santiago para tentar evitar o que ocorreria. O autor é conhecido pelo seu realismo mágico e pela intersecção entre o que absorvera durante sua vida e o que colocava em sua escrita. Com esse livro não foi diferente: você sente o suspense, a descrição do cheiro, a ambientação, a revolta e a impotência durante a leitura. No final das contas, você tem a sensação de que está se deparando com uma história real, lida em um texto quase jornalístico, mas sem perder as linhas de ficção.
Nesse quebra-cabeça de várias visões de personagens, todas são unidas pelo narrador, podemos ver que o sentimento que permanece na comunidade é a culpa compartilhada a partir da negligência da falta de aviso. Existe uma grande crítica nas entrelinhas do livro a uma sociedade que não se responsabiliza pelo coletivo, em que a omissão ganha frente à empatia. Qual nossa responsabilidade frente à omissão de um fato que pode atingir o individual ou o coletivo?
Crônica de Uma Morte Anunciada virou um dos meus livros favoritos. Com menos de 100 páginas, você simplesmente não consegue largar um segundo a obra.

site: https://www.instagram.com/multicapitulos/

Jugê 04/02/2023

Essa foi minha primeira impressão com Gabo, não é ruim longe disso, mas esperava algo a mais. Talvez as altas expectativas atrapalharam minha leitura.

Rodrigo 02/02/2023

Perfeito!
Desde o início Gabo deixa claro qual a morte anunciada pelo título, mas até a última linha o texto te carrega e não deixa parar de ler.
Personagens e cenas absurdamente bem construídas que você consegue, sem nenhuma complicação, enxergar e se colocar na praça, após o bispo e antes da morte anunciada.

Miguel 30/01/2023

Um livro fascinante
"Crônica de uma morte anunciada" não foi meu primeiro contato com a obra de Gabriel García Márquez. Já havia lido uma coletânea de contos que me agradaram muito. Tinha em mãos 3 livros do Gabo, mas não sabia por qual começar. Após ouvir um episódio do "Como começar", um podcast do Nexo Jornal, optei pelo "Crônica de uma morte anunciada".

Logo de cara fiquei impressionado com o estilo da escrita e com a estrutura da narrativa. Como sou historiador foi impossível não travar paralelos entre o livro e o meu ofício... Agora é o livro q saio recomendando pra todos os colegas historiadores haha

No geral o livro é sensacional. O final é um pouco chocante... Me deu um pouco de agonia. Mas ainda sim é perfeito!

robson_lourenco 26/01/2023

É impossível não se encantar com a literatura de Gabo. Sua escrita nos prende durante a leitura, li este livro sem fazer intervalos, é uma leitura bem rápida. Em alguns momentos a trama é bem pesada e me despertou vários gatilhos, apesar disso a poética de Gabo ao desenvolver suas estórias me arrebata.

Laryssa.Lins 24/01/2023

Crônica de uma morte anunciada
Como o próprio nome já revela, a morte de Santiago Nasar foi declarada para todos. E mesmo assim NINGUÉM tentou impedir os irmão Vicário. Eu fiquei muito indigitada durante toda a leitura dessa obra, com a sensação de agonia. E sempre com o questionamento ?por quê não avisaram?? Cada um no vilarejo achava que tinha alguém mais preparado para essa missão. E terminou que ninguém o fez.

Gabo é extraordinário com toda certeza e esse livro é um dos meus favoritos sem dúvida.

James Potter kinnie 24/01/2023

Chocada
Gente, eu tô passada
Bom, sendo sincera, eu não acho que foi um livro pra mim, mas eu adorei ler, eu demorei bastante mas é pq a leitura é difícil, pelo menos para mim que não está acostumada, não acho que li com a idade certa ou no momento certo, com certeza no futuro eu vou reler com mais atenção porque por mais que eu não tenha entendido tanta coisa, eu achei muito interessante. Tem muita coisa que eu deixei passar e acabou me prejudicando no final da leitura, mas tirando isso foi ótimo KKKKK

Eloise.Siqueira 21/01/2023

Impressionante
O fato é anunciado logo no começo, ainda assim, fiquei impressionada com a forma como o autor conseguiu me manter interessada na história, citando detalhes do cotidiano (que eu particularmente amo) das personagens, construindo com minúcia os acontecimentos daquele dia fatídico.
Eu me peguei ávida por continuar lendo. Mas acho que nunca saberei se Santiago Nasar devia aquilo pelo que foi acusado, e essa parte me deixou muito curiosa, pois foi uma judiação a morte dele.
No mais, fiquei encantada por essa edição super minimalista, com as flores e um trabalho impecável no miolo do livro. A editora está de parabéns.

PsicoFlavia 19/01/2023

Minha primeira leitura de García Márquez, e confesso que já estou encantada, não dá pra parar no meio da história, fiquei instigada a cada página a entender toda a trama que se deu no último dia da vida de Santiago Nasar. É uma angústia, esse homem teve tantas chances pra ser salvo, mas ao longo da narrativa vai ficando claro que ele, na verdade, não tinha possibilidade nenhuma de sobreviver àquele dia. Tô feliz com a leitura , que belo jeito de contar uma história.

Claudia 18/01/2023

Gostoso demais de se ler
O jeito que Gabriel escreve nos leva a entrar dentro do texto, nossa imaginação vai a cidade, senta na praça e observa tudo enquanto lê.

Raeder 18/01/2023

Olha só, galera
Então... Eu acho que gostei. A questão é que é inegável que a escrita do Gabriel Garcia Marquez é muito boa, impecável e tudo mais, particularmente eu gosto da escrita dele. Mas, não consegui me conectar com a história como gostaria, apesar do livro ser muito bom. É rápido e curto, pra quem não tem costume com clássicos, uma ótima indicação. As cenas também são muito interessantes, quase como um filme.

Georgianny.Nogueir 17/01/2023

Cada dia mais apaixonada pela escrita de Gabo
Eh uma coisa envolvente, pelo menos pra mim, eh igual imã, uma atração inexplicável.

Ca Ferreira 12/01/2023

Final explicado no início
Meu primeiro livro desse autor, e que experiência! Ele já dá o spoiler no título, e a todo momento insiste nessa premissa, de que uma pessoa vai morrer e já fala quem. Mas mesmo assim, nos surpreende com a construção da história de como o assassinato vai acontecer, como tudo foi se desenvolvendo até chegar no dia da morte.