Crônica de uma morte anunciada

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Magno 05/09/2021

Para ler em um dia!
QUE LIVRO!!!
O início confesso que foi meio difícil, me acostumar com o estilo de narrativa do livro foi um pouco sofrido, mas logo logo o trem pega o embalo e tudo se torna viciante.
A forma de narrar a história dá uma agonia sem fim, te deixa curioso e você não consegue parar de ele enquanto não termina o livro. Por mais que você já saiba o final, o que acontece durante o livro vai te prendendo e você vai querendo saber cada vez mais detalhes sobre.
Tem um final bem pesado, na verdade, a leitura toda em si é bem pesada.
Em diversos momento eu me senti aflito e com ódio os moradores...
Mas sem dúvidas foi uma excelente leitura.
Só não dei 5 estrelas realmente pq demorei algumas páginas para entrar no clima.

Mylla 04/09/2021

Mesmo a história entregue desde o título, o livro te prende todo o tempo, enquanto acompanhamos os relatos do que ocorreu no dia da morte, do ponto de vista de vários habitantes da cidade.

Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

Achei que o titulo era uma mentira!!!
Em 1981 Gabriel Garcia Marquez publicava sua novela, Crônica de uma morte anunciada.
Esse foi meu primeiro contato com o colombiano Gabriel Garcia Marquez, e foi uma grata surpresa.
Me vi envolvida na história e muito curiosa com o seu desenrolar.
Esse é o tipo de livro que enquanto menos souber mais gostosa é a leitura.
Estou empolgada para ler os demais livros do Gabo.

site: https://www.instagram.com/p/CSgqRG5rsMS/

lucaschristyan. 01/09/2021

Primeira leitura do Gabo
Esse livro foi meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, e que contato feliz!

Me surpreendi com a fluidez com a qual consegui ler o livro, além disso, a capacidade do autor em manter o leitor interessado na história, mesmo já explicando o fim nas primeiras páginas

Gabriel 21/08/2021

A morte anunciada
E assim começou o spoiler..

Gabriel García Márquez abre "Crônica de uma morte anunciada" basicamente com o anúncio: Santiago Nasar morre no final da história. Porém, não sabemos como e o porquê.

Durante as poucas páginas, Gabo narra em primeira pessoa a perspectiva de alguns moradores da pequena cidade sob a morte de Nasar. E neste contexto, o autor pode ter realizado uma crítica ao individualismo das pessoas ao redor de Santiago.

Apesar de sabermos o final de tudo, Gabo instiga o leitor com os passos que cada personagem realiza na história em que todos sabem da morte, menos aquele que irá morrer.

A leitura é bem fluida, sem grandes construções ou complexidade do texto literário.

Octávio 15/08/2021

Crônica de uma morte anunciada
Santiago Nassar partiu as 07:05 de uma manhã sombria aos 21 anos. Riqueza de detalhes e com uma escrita leve Gabo mais uma vez mostra seu brilhantismo!

Fabielli.Rocha 08/08/2021

Narrativa rápida e direta
Gabo como sempre impecável, trás a morte anunciada nas primeiras páginas, assim como os autores dela.

A narrativa centra-se em recortes dos fatos do dia da morte, e dos pontos de vista de quem os conta.

Soares129 04/08/2021

Me senti lendo uma fofoca.
Olha, Gabriel García Márquez é SENSACIONAL, sem condições. Fiquei meio perdida no início mas o final foi incrível, fiquei até meio zonza. Amei, tudo de bom.

Lasse_ 31/07/2021

Tradição e sol escaldante
Ao ler o primeiro capítulo, a impressão imediata passada pelo livro foi a de que ele se parece muito, em ambas premissa e execução, com Absalão, Absalão! do Faulkner. De fato, assim como outros escritores latinos, Gabo leu e apreciou a obra do americano. Não li sua autobiografia, mas arriscaria dizer que há uma influência direta de uma obra para a outra. Vamos à enumeração dos paralelos:

Na crônica, um narrador distante temporalmente recolhe relatos para compor o panorama completo de um curioso caso acontecido décadas atrás. Em Absalão!, um jovem escuta as longas narrações de seus familiares acerca de um misterioso self-made man que apareceu um dia na cidade sem aviso nem história. Nos dois livros, a história se passa num momento diverso - mais de década atrás - do momento da narração, que se dá na boca de personagens que não são o personagem principal, que nunca tem a chance de contar sua versão da história. Apesar disso, as múltiplas perspectivas recolhidas de múltiplas testemunhas ajudam a compor um quadro quase completo dos incidentes, montando a história uma peça por vez, como um quebra-cabeça, e sempre de uma parte diferente não sendo uma narrativa que flui linearmente.

É claro, no entanto, que não se trata de uma cópia. Gabo, como não poderia deixar de fazer, utilizou de uma estilística literária que se aproxima da jornalística, ao passo que Faulkner recorre a intrincados fluxos de consciência. A história é contada de uma maneira que busca a imparcialidade e a objetividade, recolhendo fatos mais do que uma análise psicológica de motivos. Por isso, faz sentido que na crônica o narrador seja sempre em primeira pessoa, mas um que se parece com um narrador onisciente em virtude da natureza impessoal da premissa narrativa. Algo que se assemelha com o livro do Faulkner, onde a narração (que é soltamente ligada por um narrador em terceira pessoa que passa a bandeira constantemente aos personagens, tendo como única função a organização do plano meta narrativo no dia atual em que a história é contada) perscruta os motivos mais primitivos e recônditos de suas figuras humanas.

Tudo isso levado em conta, é inegável que a crônica em nada peca no que se propõe. É um livro genial, que parece reproduzir com maestria e poesia a tarefa jornalística de recompor de maneira objetiva algum incidente em todos os seus aspectos. A história é contada de forma não linear, mas seguindo uma lógica narrativa onde as descobertas estão perfeitamente encadeadas, como numa boa história de detetive, com a diferença que o caso vai se desdobrando lentamente, com o leitor fazendo parte ativa com sua individida atenção na construção do panorama geral, em vez de uma solução repentina no final do volume.

Carolina Tonglet Monzi 18/07/2021

O mundo deveria ler esse livro
Simplesmente brilhante!
Uma crítica em forma de poesia, sensível e delicada!
?Dai-me um preconceito e moverei o mundo.?
Um relato frio e cruel da vida de um imigrante.

Nika 14/07/2021

Cuidado
Tenho certeza que muitas obras possam ter tido como inspiração esta, relatando a maldade e a frieza do ser humano. As partes em relação a autopsia e a morte não são faceis de ler, precisar ter um bom estomago.
Esse final me fez querer vomitar

julia_zilio 13/07/2021

Um romance policial às avessas
Mesmo com todos os elementos para ser um romance policial, o livro "Crônica de uma Morte Anunciada" tem suas particularidades.

Perguntas sobre o assassinato e o assassino como: quem? Onde? Quando? Por que? Como? são irrelevantes, uma vez que tanto a vítima quanto o assassino são anunciados nas primeiras páginas da história, tornando a morte, portanto, anunciada.

A grande questão que permeia a trama é: se todos sabiam que Santiago Nasar morreria naquele dia, por que não fizeram nada para impedir?

É uma história composta por recortes dos fatos, na qual o leitor é pego tendo que medir em quais testemunhos irá acreditar, mesmo anos depois do crime. São muitos pontos de vista sobre a mesma história, muitas verdades, de modo que para cada leitor o dia em que Santiago morreu será narrado de uma forma diferente, dependendo das verdades que ousar a acreditar.

emmanuelqueiroz 05/07/2021

Mais um livro que mostra a genialidade de Gabo! Estrutura narrativa ímpar e impressionante. Vale muito a pena a leitura!