Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Csbarreto 11/01/2022

Primeira leitura do autor
Logo nas primeiras páginas fui surpreendida pelo que parecia ser o começo e o desfecho da história, descobria que alguém tinha morrido, o porquê e por quem,
mas o mais interessante da história são os detalhes e as versões contadas pelos demais personagens que dão vida e vivem naquela cidade um tanto estranha. Narrativa super intrigante e fluida.

Aninha_1260 06/01/2022

Não sei nem o que pensar
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Gabriel Garcia, e eu juro que nem queria dar uma nota pois estou até agora processando o que acabei de ler, e acho que ficarei assim por um bom tempo.
Entre nos apresentar os fatídicos acontecimentos que levaram até a "morte anunciada" e a cultura de um pequeno vilarejo, Gabriel tece uma teia com personagens tão reais que você parece estar no meio da vila assistindo o desenrolar dos fatos. Confesso que em alguns momentos achei isso meio cansativo, mas entendo todo o apelo que trás pra obra.
Ademais, sobre os méritos como um clássico da literatura e afins, eu juro que não consigo pensar sobre, pois estou até agora lidando com esse final que me fez ter uns 3 surtos de raiva e ansiedade.
É isto, só não sei o que pensar kkk

Leticia_gg 05/01/2022

O melhor dos fatos e da ficção
É a segunda vez que leio essa obra e, mais uma vez, termino encantada e ansiosa.

Encantada porque a escrita de Márquez é algo que só pode produzir essa reação, tamanha a simplicidade e a riqueza. CMA é, ao mesmo tempo, um relato cru e uma denuncia poética de uma sociedade afundada em suas próprias mesquinharias.

Ansiosa porque sempre chego ao fim sentindo que entendi menos do que deveria. Mas acho que esse é o maior mérito das grandes obras: serem uma fonte inesgotável de questões sem respostas únicas.

Pretendo voltar uma terceira vez a essa história depois de estudar um pouco mais sobre os fatos envolvidos e sobre a ficção de García Márquez. Mas, por ora, fica a minha recomendação para que leiam, porque vale cada minuto.

Tiarajú 02/01/2022

Curiosidade até o final
Como é praxe nos livros do Gabo, este têm muitos personagens, apresentados rapidamente no desenrolar da história e de uma forma que a nós parece já conhecê-los. O título já delata o que é o livro: uma morte anunciada. E o autor passa o livro todo relatando o que aconteceu nos momentos que precederam esta morte, mantendo no leitor a curiosidade sobre os motivos e as circunstâncias do ocorrido. Li-o numa ótima edição da Record, de capa dura.

Everton.Paulo 31/12/2021

Um pouco de Gabo
Às vezes uma história curta, porém bem contará, tem muito mais conteúdo que calhamaços intermináveis. Tratando-se de Gabriel García Márquez, tem um curto romance, ou uma novela, contada como se fosse uma reportagem policial. Nessa história, o protagonista é assassinado logo no começo da história. A história fala sobre a honra e valores familiares, principalmente numa época mais antiga e naqueles desejos de vingança pra lavar essa honra.
Em certo momento parecemos [*****]mplices do crime, e assim, como todos na história, incapazes de fazer algo para o evitar. Elogiar esse escritor é redundante demais, porém sempre necessário.

LGPLAUCK 30/12/2021

Dos três livros de Gabriel Garcia Márquez que li, este foi o que mais me cativou. Apesar de ser um livro curto, ele tem o tamanho perfeito para a história que apresenta, trazendo em Crônica de uma Morte Anunciada um enredo bastante original onde o leitor sabe desde o início o desfecho e mesmo assim se vê preso na leitura para entender como ele pôde de fato acontecer.

Maria22266 23/12/2021

Um livro curtinho
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Gabriel García Márquez e admito que me surpreendi. Achei que iria se assemelhar a Machado de Assis, com uma escrita complexa, mas foi o contrário. Houveram partes que não entendi direito mas consegui compreender a história como um todo e a linguagem utilizada foi até fácil de acompanhar.
A história do livro muitas vezes é bem fantasiosa, mostrando fatos que seriam impossíveis na vida real. No geral achei uma narrativa interessante e, por ser um livro curtinho acho que vale a pena ler.

Camila Westphal 22/12/2021

Essa é uma crônica que você vai ter que ler prestando muito atenção, por mais que alguns detalhes pareçam bobos, eles são necessários pra entender toda a situação e não ficar tão puto com o final.

Nathalia.Priscila 15/12/2021

Uma grande fofoca
Eu defino esse livro como uma fofoca, uma fofoca que vc sabe o final, mas q vc precisa saber TUDO oq aconteceu para ficar satisfeito e mesmo assim fica com gostinho de quero mais. Foi meu primeiro contato com o García Marquez e eu estou apaixonada pela escrita dele.

jonathanrausch 21/11/2021

Diversos ângulos que formam uma história
São alguns poucos capítulos que narram esta história, sendo a maioria reinício e divagações de acontecimentos que se relacionam com à morte de Santiago Navaro e/ou nos insere em seu mundo e em quem fazia parte do seu dia a dia, desde o amanhecer até o anoitecer, ou, como é narrado a história, do anoitecer ao amanhecer.

Não são poupado detalhes e é difícil não estar ciente do quão o ser humano pode praticar atos tenebrosos como se fosse algo tão cotidiano e digno. Ainda bem que com os anos a forma que olhamos para o outro muda, ainda mais em questões morais.

Sem dúvidas um relato de retomada de dignidade, só nunca saberemos para quem, pois, dependendo se vislumbrado os fatos da história pela ética contemporânea, podemos ter visões dúbias entre o que o fez realmente merecer a morte para com os ideais do leitor.

Marcela Carrera 09/11/2021

Só tenho uma única pergunta?
PORQUE NINGUÉM FEZ NADA PARA AJUDAR ESSE MOÇO????

Que livro sensacional, amigos!
Só não li em uma tacada só porquê não tive tempo, mas com grande facilidade pode ser lido de uma vez.

Recomendadíssimo. Virei fã do GABO e quero ler tudo o que ele escreveu?

Lara.Homerich 27/10/2021

Depois de um dia todo depois do fim dessa leitura - que a princípio tinha sido ok - entrei numa ressaca literária absurda e to pensando muito nele, até porque Gabo não seria Gabo se sua escrita não encontrasse algo de atual independente do período de sua leitura. A princípio achei que seria sobre a banalidade da vida humana e sua efemeridade, Santiago Nasar morreu por bobeira, algo que poderia até mesmo ser mentira. Pois bem, agora (acho) que o maior ponto dessa crônica é a omissão, achar que alguém pode fazer melhor que nós mesmos pra evitar algo que de tão absurdo nem chegaria a realmente acontecer. Nós não verbalizamos, evitamos o assunto, deixamos de lado, não expomos os fatos. Na crônica de Garcia Marques, quem pagou o pato foi Nasar, e hoje, quem paga?

Bruno.Defaveri 10/10/2021

Um crime contado pelo fim
A leitura do livro não me prendeu muito, um crime contado pelo acontecimento e logo após o autor nos conta os fatos ocorridos até o próprio acontecimento, leitura densa, com muitas palavras de pouco uso no nosso português moderno.

Camila.Moscatelli 27/09/2021

Primeiro livro do autor, gostei da escrita te envolve bastante (a ponto até de embrulhar o estômago com algumas descrições rs) acho que esse livro deixa um mistério assim como o de Capitu, mas diferente : e aí? Foi ou não foi Santiago Nasar!??? Eu acho que não hehe

sabre 21/09/2021

Um bom começo
Gabriel García Márques talvez seja o maior exemplo de autor que eu sempre quis conhecer mas que por algum motivo sempre tive receio. Contudo, uma das minhas metas em relação à leitura é explorar autores latino-americanos, então ?criei coragem? e iniciei esse pequeno romance.

Não me arrependi. As minhas expectativas no que se refere à escrita do Gabo foram altamente atendidas. É impressionante como fiquei presa à narrativa, já que o enredo, que é literalmente a crônica de uma morte anunciada, é apresentado no título da obra e ?especificado? na primeira página.

Vale ressaltar que não é uma leitura confortável. Estão presentes diversos aspectos e ações que nos fazem pensar e questionar sobre diversos temas. Sinto que muita coisa foi colocada de forma proposital, prevendo e instigando algum tipo de incômodo.

Enfim, não pretendo me alongar porque não quero falar muito sobre a história em si. Concluo dizendo que o meu desejo de conhecer os livros de Gabo só aumentou, foi uma boa experiência.