Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Daniela742 18/02/2022

Uma morte anunciada
Esse foi meu primeiro contato com o autor, fui cheia de expectativas e curiosidades sobre o que eu iria encontrar. Acredito que foi bem diferente do que imaginei, mesmo assim foi uma experiência agradável.

A história não é tão surpreendente, visto que o plot já sabemos no início. Mesmo assim a trama desperta a curiosidade e a necessidade de saber o por quê, como, onde... os desdobramentos.

A escrita é direta e fluída, em muitos momentos pensei até que estava lendo uma reportagem, com as descrições e relato dos personagens. Em outros momentos já encontramos reflexões, pensamentos do narrador, e também sua interação com os personagens, o que quebrou essa imersão jornalísticas e me trouxe pra ficção de novo de um modo muito interessante.

No geral uma ótima experiência.

vivs7 17/02/2022

cronica de uma morte anunciada
meu primeiro livro de Gabriel Garcia Marquez. eu esperava um livro fantasioso, um livro enrolado, um livro confuso, talvez? não tinha chegado a ler sua sinopse e tampouco sabia do que se tratava.
o livro é bem óbvio, o autor não esconde em momento nenhum o que acontece de fato. mas mesmo assim te envolve e te prende de uma maneira impecável, li completo em uma hora.

thaísa 16/02/2022

escrita fluida e direta.
Meu primeiro contato com o autor e eu simplesmente me encantei com uma narrativa fluida e fora do convencional.

Ao anunciar, logo no início, o desfecho do livro, Gabriel Garciaz Marquez nos surpreende com o suceder dos fatos e as divergências entre as histórias contadas pelos personagens sobre a noite e o motivo da morte de Santiago Nasar. Trata-se de uma trama completamente conectada, na qual há muitos detalhes e características singulares para cada personagem, tornando a leitura cativante, de modo a instigar a curiosidade do leitor.

Lia 10/02/2022

É incrível que mesmo você sabendo o que aconteceu, mesmo o autor mantendo a história sempre previsível, ele consegue te manter ali, preso a história e no desenrolar dela. A curiosidade e a vontade de terminar o quebra cabeça nos deixa louco nesse livro. Incrível!

@LuanLuan7 08/02/2022

Um triller com o final já anunciado.
Se tem uma coisa que eu não esperava era um triller escrito pelo Gabo. Mas é exatamente isso que temos nessa obra.

?No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5:30h da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo?. É assim que a história começa: com o anúncio de uma morte iminente.

No entremeio temos uma cidade do Caribe, com negros e árabes vivendo num mundo católico e conservador. Tudo se abala com a chegada, misteriosa, de Bayardo San Roman e seu propósito inusitado.

No decorrer da história, cada um dos personagens principais recebe seu desfecho: Ângela Vicário, Bayardo San Roman, os gêmeos Vicário etc, o que é surpreendente, visto que a obra tem somente 96 páginas.

Mais impressionante ainda foi como o autor conseguiu um desfecho tão impactante, mesmo com uma morte já anunciada desde a primeira página.

Terminei o livro lendo freneticamente, sentindo toda a tensão do momento e sem acreditar em como tudo se desenrolou. Gabriel Garcia Márquez sabe mesmo brincar com nossas emoções.

Pri 06/02/2022

Mais um do Gabo, um mestre em contar histórias! Mesmo já sabendo o final a maneira que a história é contada te leva a querer saber o que levou a esse desfecho!

Maristela 26/01/2022

Um livro super gostoso de ler, apesar de você saber desde o início o que acontece a Santiago Nasar, o autor consegue nos manter atentos a leitura através de sua escrita ágil e envolvente fisgando nossa curiosidade.

jaquesant0s 25/01/2022

Esse foi o primeiro livro do Gabo que li e demorei um pouco pra me acostumar a forma dele de contar histórias mas essa obra é incrível, mesmo sabendo o que vai acontecer no final me vi impressionada em como os fatos foram acontecendo. É uma leitura fluída e poética sobre uma tragédia.

Keell 19/01/2022

Puro suco de fofoca. A cidade inteira sabia da morte do homem em menos 1 hr de anúncio e o pobi coitado sem saber de nada.

A história foi maravilhosa, muito bem narrada, que me lembrou demais as histórias escritas no cenário nordestino.

O final, pesadíssimo e emocionante.

Não tenho palavras para descrever esse livro que não seja, fofoca.

marcosandrade.e 19/01/2022

Apesar de a morte ser anunciada logo no começo, é bastante envolvente o decorrer do livro onde se conhece os diversos pontos de vista e o desenrolar de tudo até culminar no crime. É tudo bastante interesante: os personagens, as situações e o modo como se dá a narração do livro.
Foi uma boa leitura para conhecer Gabriel García Márquez. A primeira de muitas, espero eu.

Karla 15/01/2022

Maravilhoso!
Minha primeira experiência com o Gabo e eu amei demais, ele é um gênio.

Crônica de uma morte anunciada já começa dizendo que Santiago Nasar foi morto. O autor vai contando o dia da sua morte por diversos espectadores e ao final o leitor se pergunta se ele foi inocente ou culpado, pois dá margem a muitas interpretações.

Recomendo muito!

Eduarda Veloso 14/01/2022

Em um dia!
O meu primeiro contato com Gabriel García Marquez não poderia ter sido melhor. O relato de um assassinato, a história que se passa em apenas um dia.
Um livro muito bem escrito, muito bem detalhado, muito bem construído, sem nenhuma ponta solta e tudo isso em poucas páginas. Só GGM para realizar esse feito.

Délio Borges 12/01/2022

Intrigante
Ler um livro sabendo o final? Parece estranho falando assim, mas essa minha primeira leitura de Gabô, já estou íntimo, me surpreendeu pela sua narrativa! Me prendeu do início ao fim e acabou com gosto de quero mais!