Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez




Resenhas - Crônica de uma morte anunciada


197 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Larissa.Vieira 20/02/2023

Gabo é foda ?
Como pode um roteiro tão "simples" originar um emaranhado de histórias que se cruzam pra no fim ninguém avisar o coitado do Santiago que esse estava jurado de morte? Com base no título do livro o autor te prende não pelo acontecido mas pelo acontecimento. Gabo é o cara!
comentários(0)comente



gvazzz 16/02/2023

Leitura rápida e cheia de fofoca. N sei se me apeteceu muito kkkkkkkk a leitura não é difícil!
Relata os fatos de cuminaram na morte de Santiago Nasar na visão das pessoas do vilarejo.
comentários(0)comente



Ricardo Emídio 12/02/2023

É um bom livro, mas não consegui me conectar com a história do jeito que eu esperava, não sei se foi pela forma que foi contada, ou talvez as várias pausas que fiz durante a leitura prejudicaram o andamento do processo, algo pra se pensar, só sei que não me conectei o suficiente com os personagens para me importar. Ainda assim, Gabriel García Márquez tem um modo muito instigante de contar uma história, sempre vale a pena conferir, principalmente este que é um livro tão curtinho.
comentários(0)comente



Felipe Berlofa 11/02/2023

Como é bom uma fofoca
"Principalmente, nunca achou legítimo que a vida se servisse de tantos acasos proibidos à literatura para que se realizasse, sem percalços, uma morte tão anunciada.

Nota: 5/5

Você já viveu aquela situação em que uma fofoca das grandes perpassa por muitas pessoas e se torna aquele entretenimento do rolê? Ler algumas histórias de Gabo é como se sentir assim, ansioso por saber mais sobre vida alheia e se prender com os mistérios!

Crônica de uma morte anunciada foi escrito em 1981 e tem uma prerrogativa que o título e sua primeira linha já nos entrega: quais os acontecimentos que levaram ao assassinato de Santiago Nassar?

Um dos destaques de minha leitura vai para o narrador. Sendo ele também personagem e amigo de Santiago, vamos entender, ao longo da reconstrução dos fatos, mais sobre a comunidade, sua ambientação e como todas as personagens se conectam. Percebemos seus sentimentos de culpa, tristeza e omissão perante o fato de não conseguirem avisar a vítima que um destino trágico lhe aguardava.

Viver este suspense e realismo mágico da história é tentador e prende muito! Nesta linda edição são 96 páginas que passavam voando e deixam aquele gosto de querer saber muito mais.

Ler Gabriel García Márquez é prazeroso, incrível e estou ansioso para ler suas principais obras-primas nos próximos meses!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mari 07/02/2023

gabo mais uma vez suprindo minha vontade de ser uma velhinha aposentada que vive numa cidade pequena e fofoca sobre a vida alheia!!! é tão bom ler algo e conseguir perceber uma identidade cultural sempre valorizada, se questionar sobre as questões em aberto e sair buscando respostas, voltando sempre com mais perguntas. a obra fica ainda mais interessante quando você percebe que nada do autor é 100% impessoal, pelo contrário, é uma narrativa preenchida por nuances da sua vida que cabem ao leitor se dar conta. me senti assistindo uma novelinha das 6, como eu fazia na minha infância, e como considero a nostalgia um dos sentimentos mais louváveis, amei a leitura.
comentários(0)comente



rschl 06/02/2023

A fofoca mortífera
Crônica de Uma Morte Anunciada foi escrito por Gabriel García Márquez e lançado em 1981. O livro narra os acontecimentos que levaram ao assassinato de Santiago Nasar, um homem comum. Esse fato é anunciado na primeira linha do livro: “No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo”. E como conseguir prender o leitor se você já contou o final do livro?
Gabo foi espetacular em sua escrita. O narrador do livro, que também é personagem e amigo de Santiago, começa a investigar o crime e a entrevistar as pessoas que se encontraram com a vítima durante o dia de sua morte. A reconstrução dos seus passos mostra que todos sabiam do crime, mas ninguém avisou Santiago para tentar evitar o que ocorreria. O autor é conhecido pelo seu realismo mágico e pela intersecção entre o que absorvera durante sua vida e o que colocava em sua escrita. Com esse livro não foi diferente: você sente o suspense, a descrição do cheiro, a ambientação, a revolta e a impotência durante a leitura. No final das contas, você tem a sensação de que está se deparando com uma história real, lida em um texto quase jornalístico, mas sem perder as linhas de ficção.
Nesse quebra-cabeça de várias visões de personagens, todas são unidas pelo narrador, podemos ver que o sentimento que permanece na comunidade é a culpa compartilhada a partir da negligência da falta de aviso. Existe uma grande crítica nas entrelinhas do livro a uma sociedade que não se responsabiliza pelo coletivo, em que a omissão ganha frente à empatia. Qual nossa responsabilidade frente à omissão de um fato que pode atingir o individual ou o coletivo?
Crônica de Uma Morte Anunciada virou um dos meus livros favoritos. Com menos de 100 páginas, você simplesmente não consegue largar um segundo a obra.

site: https://www.instagram.com/multicapitulos/
comentários(0)comente



Jugê 04/02/2023

Essa foi minha primeira impressão com Gabo, não é ruim longe disso, mas esperava algo a mais. Talvez as altas expectativas atrapalharam minha leitura.
comentários(0)comente



Rodrigo 02/02/2023

Perfeito!
Desde o início Gabo deixa claro qual a morte anunciada pelo título, mas até a última linha o texto te carrega e não deixa parar de ler.
Personagens e cenas absurdamente bem construídas que você consegue, sem nenhuma complicação, enxergar e se colocar na praça, após o bispo e antes da morte anunciada.
comentários(0)comente



Miguel 30/01/2023

Um livro fascinante
"Crônica de uma morte anunciada" não foi meu primeiro contato com a obra de Gabriel García Márquez. Já havia lido uma coletânea de contos que me agradaram muito. Tinha em mãos 3 livros do Gabo, mas não sabia por qual começar. Após ouvir um episódio do "Como começar", um podcast do Nexo Jornal, optei pelo "Crônica de uma morte anunciada".

Logo de cara fiquei impressionado com o estilo da escrita e com a estrutura da narrativa. Como sou historiador foi impossível não travar paralelos entre o livro e o meu ofício... Agora é o livro q saio recomendando pra todos os colegas historiadores haha

No geral o livro é sensacional. O final é um pouco chocante... Me deu um pouco de agonia. Mas ainda sim é perfeito!
comentários(0)comente



robson_lourenco 26/01/2023

É impossível não se encantar com a literatura de Gabo. Sua escrita nos prende durante a leitura, li este livro sem fazer intervalos, é uma leitura bem rápida. Em alguns momentos a trama é bem pesada e me despertou vários gatilhos, apesar disso a poética de Gabo ao desenvolver suas estórias me arrebata.
comentários(0)comente



Laryssa.Lins 24/01/2023

Crônica de uma morte anunciada
Como o próprio nome já revela, a morte de Santiago Nasar foi declarada para todos. E mesmo assim NINGUÉM tentou impedir os irmão Vicário. Eu fiquei muito indigitada durante toda a leitura dessa obra, com a sensação de agonia. E sempre com o questionamento ?por quê não avisaram?? Cada um no vilarejo achava que tinha alguém mais preparado para essa missão. E terminou que ninguém o fez.

Gabo é extraordinário com toda certeza e esse livro é um dos meus favoritos sem dúvida.
comentários(0)comente



James Potter kinnie 24/01/2023

Chocada
Gente, eu tô passada
Bom, sendo sincera, eu não acho que foi um livro pra mim, mas eu adorei ler, eu demorei bastante mas é pq a leitura é difícil, pelo menos para mim que não está acostumada, não acho que li com a idade certa ou no momento certo, com certeza no futuro eu vou reler com mais atenção porque por mais que eu não tenha entendido tanta coisa, eu achei muito interessante. Tem muita coisa que eu deixei passar e acabou me prejudicando no final da leitura, mas tirando isso foi ótimo KKKKK
comentários(0)comente



Eloise.Siqueira 21/01/2023

Impressionante
O fato é anunciado logo no começo, ainda assim, fiquei impressionada com a forma como o autor conseguiu me manter interessada na história, citando detalhes do cotidiano (que eu particularmente amo) das personagens, construindo com minúcia os acontecimentos daquele dia fatídico.
Eu me peguei ávida por continuar lendo. Mas acho que nunca saberei se Santiago Nasar devia aquilo pelo que foi acusado, e essa parte me deixou muito curiosa, pois foi uma judiação a morte dele.
No mais, fiquei encantada por essa edição super minimalista, com as flores e um trabalho impecável no miolo do livro. A editora está de parabéns.
comentários(0)comente



PsicoFlavia 19/01/2023

Minha primeira leitura de García Márquez, e confesso que já estou encantada, não dá pra parar no meio da história, fiquei instigada a cada página a entender toda a trama que se deu no último dia da vida de Santiago Nasar. É uma angústia, esse homem teve tantas chances pra ser salvo, mas ao longo da narrativa vai ficando claro que ele, na verdade, não tinha possibilidade nenhuma de sobreviver àquele dia. Tô feliz com a leitura , que belo jeito de contar uma história.
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |