Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

Ana 28/08/2018

Cansativo, Cansativo, Cansativo.
Eu realmente começei com muitas expectativas, mas ao longo dos capítulos minha expectativa apenas caiu mais e mais.Eu realmente achei a obra bem cansativa e melodramática. E por isso abandonei sem olhar para trás.

Fernanda.Matte 04/04/2018

Claustrofóbico, solitário e sensacional. A autora expressa com assertividade os sentimentos e emoções vivido pela personagem de uma mulher madura, decorrentes do término de um relacionamento.

Ale 03/01/2017

Resenha - Fora de mim # 01
Oi gente, tudo bem por aqui? Hoje é segunda-feira e é dia de resenha, na verdade toda segunda-feira e quarta-feira vocês terão um resenha, uma indicação de leitura...
Começando com chave de ouro, vamos de nacional!
Um livro para ser lido em um dia! Vamos conhecer e sentir a dor de alguém que termina um relacionamento na verdade, termina não querendo terminar, mas, já foi e agora é hora de caminhar e por mais que falem não é fácil e só ela pode virar página.
O livro é narrado em primeira pessoa e não sabemos o nome dela, apenas sabemos que ela esta escrevendo para ele ou escrevendo um diário ou simplesmente desabafando com o leitor...
Durante a leitura percebemos o quanto muitas vezes deixamos de viver a “nossa vida” e passamos a viver para o outro, até na hora de escolher algo simples como por exemplo beber uma água com ou sem gás pensamos não no nosso gosto mas, no gosto do outro... E o que acontece com a nossa vida se ele vai embora? Como continuar a viver se não temos mais a quem servir? Em cada linha vamos vendo o seu sofrimento e vamos torcer para que ela supere essa perda.
Percebemos o amadurecimento da personagem e como ela aprende a lidar com suas emoções.

“...mesmo não sabendo o que o amor significa, sei o que representa.” Página 121

Foi o primeiro livro lido do ano, primeiro livro que leio da Martha Medeiros,m mas, já me conquistou...

...”Mas, com sorte, talvez eu consiga aceitar que no amor não existe moral da história...” Página 131

site: http://blogtalendo.blogspot.com.br/2017/01/resenha-fora-de-mim-01.html

Gabrielle Roveda 28/06/2016

Ah, Marthinha! <3
Martha Medeiros, tal como Tati Bernardi, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu fizeram parte do meu mundo escondido chamado tumblr. Foi lá que fui apresentada às frases conhecidas que pulam de linha do tempo em linha do tempo por aí. Assim como de todos esses outros autores, nunca tinha lido nenhum livro de Martha Medeiros, eis que me deparo com uma mulher que mesmo sem saber das coisas que acontecem em nossa vida consegue fazer com que nos encaixemos perfeitamente em seus escritos. Eu, que moro tão pertinho dessa escritora gaúcha, nunca tinha me dado ao luxo de ler uma de suas obras hoje me arrependo por não ter lido antes. Mesmo que contrariando meus próprios pensamentos ache que o livro Fora de Mim tenha caído em minhas mãos no momento em que tinha que cair. Antes tarde do que nunca, não é mesmo?
"Em que momento o amor se desfaz? Desaparece?"
O livro conta a história de uma mulher anônima que termina um relacionamento intenso e que passa a se reinventar e buscar a superação, por esse fato o livro parece ser a história da autora (não sei se não é ou é). Tem certos momentos que a leitura vira uma conversa e a imaginação cria uma voz e essa voz parece ser a Martha Medeiros narrando suas vivências no seu ouvido. Digamos que nunca tinha lido um livro como esse: é narrado em primeira pessoa como se fosse uma carta, ou seja, a personagem escreve não para o leitor, mas para um "você" que se remete ao ex-amor da própria personagem. O livro se parece realmente com uma longa carta de 120 páginas à alguém que precisava e não precisava saber do que se trata. Digamos que é um desabafo voltado ao ex-amor da personagem, mas que não é uma carta, embora pareça. Acho que confundi tudo. (leia mais)

site: http://www.florejar.com/2016/02/leio-ou-nao-fora-de-mim-martha-medeiros.html

Fê Borges 05/12/2015

Muito bom!
Este livro é bem curtinho, li ele para o desafio para ler o livro em 1 dia. Relata o fim de um relacionamento doentio, de como a personagem ficou perdida com o fim, aparentando que está fora de si. Mostrando cada etapa do fim de um relacionamento, com certeza qualquer pessoa que ler e que já passou por isso vai se identificar com algum capítulo. Dei 3 estrelas pelo final, que me decepcionou, e como o livro é curtinho não posso dizer muito, mas recomendo!
Nise 09/12/2020minha estante
Faço minhas as suas palavras. Senti o mesmo. Fiquei bem desapontada em ver que com tudo que aconteceu o único personagem que teve alguma (não grande também) mudança foi o ex-marido.

Fê Borges 11/12/2020minha estante
Verdade

Dany 12/11/2015

Resenha: Fora de Mim
Tive uma pequena decepção ao pegar o livro nas mãos. Não imaginava que fosse tão pequeno e curtinho. Mas como o outro livro que eu li dela segue quase essa mesma linha – pequeno e com poucas páginas não me importei.

É o segundo livro da Martha Medeiros que leio, e nesse consegui encontrar os traços de autoajuda que muitos falam. Mesmo assim não me senti desanima, mesmo não tendo gostando tanto assim da história de Fora de Mim.

A história começa pelo fim do relacionamento, nos deparamos com a separação de um casal contada por ela. Que não tem nome, nem trejeitos físicos, mas em compensação um amor enorme e uma dor proporcional e consequentemente sobre toda a dor que essa mulher sente por perde o seu amor. O diferencial é a forma como foi escrito, contendo poucos pontos finais mais com muitas vírgulas, achei isso bem interessante. Deixa o sentimento da personagem mais intenso.

“Esse final de amor me roubou o juízo, eu era uma mulher de classe, uma mulher consciente, eu não perderia o chão desse jeito, eu já sofri outras vezes, mas sofria com mais discernimento, sem essa vertigem que faz parecer que a queda não tem fim e que não vou acorda tão cedo.” pág.20

Ela conta os fatos que levaram a separação, depois a forma com se conheceram e depois como é a vida estando separados. Dá pra ter uma noção grande desse amor, dar de sentir o momento exato que levou a desencadear os fatos que se sucederam.

“Um fracasso novo é o mínimo que se espera de qualquer relação.” Pág.38

Teve um fato em particular que foi inusitado, embora tenha achado que em certas partes só fez atenuar ainda mais esse sofrimento, porém nunca imaginei que uma coisa dessas poderia acontecer.

Talvez eu tenha achado ela chorona demais, talvez eu não tenha tido a percepção do tamanho do sofrimento dela, mas o livro é meio depressivo por conta desse grande sofrimento que ela despeja na gente.

“Será que em algum momento um amor deixa de ser nosso, mesmo tendo acabado para sempre?” pág.86

Não posso falar mais se não acabo contando tudo. Mais garanto, o livro é cheio de lindas passagens, sai marcando várias frases.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-fora-de-mim.html

Rafa 24/10/2015

Fora de Mim
Martha Medeiros é uma escritora completa, ela torna as letras escritas em puro sentimento e revelações. Em seu livro “Fora de mim” a autora conta com descrição as fases de uma separação e todo o sofrimento que toma conta do ser humano.

O livro é escrito em primeira pessoa, na história não sabemos como chama a personagem principal e nem o seu ex marido, a personagem é carregada de ira no inicio da separação até chegar na completa tranquilidade.

Martha Medeiros descreve com uma precisão incrível, ela transmite toda dor e frustração de uma pessoa que acaba de se separar e que junta aos poucos os cacos da vida. Em algumas partes do livro a descrição era tão intima da personagem que parecia que ela estava escrevendo em um diário do qual ela pode desabafar tudo que está preso em sua garganta.

O livro é bem curtinho e em um final de semana você acaba lendo ele.

site: http://www.livreando.com.br/2015/09/resenha-fora-de-mim.html

Atelier Wesley Felício 24/08/2015

#PraLer Fora de Mim - Martha Medeiros
Já havia lido algumas crônicas da autora, mas me encantei com o livro..
Segue o link pra acompanhar minha resenha..

site: http://atelierwesleyfelicio.blogspot.com.br/2015/08/pra-ler-fora-de-mim.html

Bia 03/05/2015

Tocante
O livro, apesar de curto (não me deixando falar muito), é profundo; tratando dos sentimentos e das fases após um termino. Escrito em primeira pessoa e direcionado a pessoa amada, sendo um diário ou relato de forma intimista.
A autora descreve, com precisão, a dor pela qual se passa após um fim de relacionamento. Dando detalhes e causando encontros surpreendentes, fazendo como o destino faz na vida real.
A personagem (sem nome), revela como foi superando a dor do fim com outros amores, mas que nunca a fariam sentir o mesmo amor que sentiu pelo "você que se foi". Um livro com um personagem profunda e dolorida que busca sua cura através do tempo e de novos amores, que ela sente nunca serem iguais para no fim a personagem, através do destino, entender que já havia se curado daquela dor, que já havia superado e que todo exagero não se passava de uma grande ilusão.
É um livro muito pequeno (li em poucas horas), é uma bela distração para uma viagem. Agora, nesse período de férias, cai muito bem.
Preciso dividir o começo do livro, esse pedaço não nomeado, mas que entendemos ser um prólogo (para ser precisa, a primeira página) com vocês, trecho que, para mim, foi o mais expressivo e marcante do livro. Um trecho cheio de simbologias e metáforas (coisa que eu, particularmente, amo).
"Nunca sofri um acidente de avião, mas já ouvi relatos de sobreviventes. Eles percebem a perde de altitude, a potência enfraquecida das turbinas, o desastre eminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave e ouve-se um barulho fora do normal, algo verdadeiramente assustador.
É a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.
Só, então, depois desse vácuo de existência, desse breve período em que ninguém tem certeza se está vivo ou morto, começam a surgir os primeiros movimentos, os primeiros gemidos, uma sinfonia de lamentos que dará início ao que está por: o depois."

site: http://cantinhodasletrasblog.blogspot.com.br/

joprj 21/04/2015

Sempre bom
Falar dos livros da Martha é falar de uma leitura que te completa.. te cativa e te dá colo. Você não se sente sozinha....ela traz a realidade de forma sutil e sem rodeios...tornando tudo muito simples e comum.

Três Leitoras 03/04/2015

Resenha: Fora de mim
Martha Medeiros sabe como ninguém colocar no papel as angústias da mulher moderna, isso é fato! Mas ao ler Fora de mim cheguei à conclusão quase absurda que como mulher ela conhecer ser mulher como ninguém mais, só Deus.

Socorro!!! Ela invadiu a minha mente e a de tantas outras mulheres ao transpor para esta obra o que se passa no âmago daquelas que já deixaram de amar ou foram deixadas na beirada do caminho tortuoso que é a estrada do amor. Se não isso, ela também – como todo mortal – já sofreu os males de amar e crescer em meio ao desgosto.

Fora de mim, por que me sinto assim, é um monólogo que fala mais pelo não dito. A narradora conta àquele que a deixou de amar como se sentiu no momento do abandono, o caminho percorrido para viver o luto de um amor que era e não era para ser, de novos relacionamentos, os amigos inevitáveis, seus medos e reflexões para de novo cair nas garras do amor.

"..., eu chorei no domingo, na segunda, na terça, em várias partes do dia e da noite, um choro de quem pede clemência, de quem está sendo confrontado com a morte, eu estava abandonando uma vida que não teria mais, eu sofria minha própria despedida, morte e parto, eu tinha que renascer e não queria, sinto que caí num vácuo (...) você alguma vez chorou por mim, você sofre a minha ausência, sente minha falta?"
Outro fato é que homens e mulheres amam de forma diversa, e formas MUITO diversas entregam seu coração, seu corpo e sua alma quando amam apaixonada e perigosamente alguém.

Só quem ama e já desamou sabe as dores de cada fase, o medo de enfrentar o próximo passo e nunca mais amar ou ser amado. Você deve estar pensando que repito aqui os enredos dos folhetins. Ledo engano... Fora de mim me apareceu quando desamei e passei a amar a mim mesma. Fui abandonada... Desamei... Estou a dar os passos seguintes... E o meu maior medo, você quer saber? Não amar apaixonadamente outra vez, mas principalmente que ame alguém e não ao AMOR em si.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-fora-de-mim.html

Nanda 19/01/2015

"É a pior morte, a do amor"
“Nunca sofri um acidente de avião, mas já ouvi relatos de sobreviventes. Eles percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas, o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave e ouve-se um barulho fora do normal...Então, após o estrondo, sobe do chão um silêncio absoluto. Por alguns segundos, ninguém fala, ninguém se move. Todos em choque. Não se sabe o que aconteceu, mas sabe-se que é grave. Alguma coisa que existia não existe mais.”

E foi assim que Martha Medeiros me conquistou logo no primeiro livro...com esta descrição no início do livro em folhas acinzentadas e letras brancas que me fizeram ler praticamente sem respirar. O trecho acima que descreve o momento da queda de um avião, na verdade se remete aos instantes que antecedem o fim de uma relação e as sensações iniciais que o rompimento provoca. E Martha escreveu as 131 páginas com a propriedade de quem já viveu esse momento. E não há nada como ler um livro ou ouvir uma música e sentir a verdade em cada palavra.
Marcia 08/05/2017minha estante
Super indico. Alias sempre dou de presente aos amigos que necessitam. ..fases....muito bem descrito e comparado ????------______fim #amoresmorrem

Marcia 08/05/2017minha estante
null

Alef 07/12/2014

Obrigado, Júnior.
...

thais 28/08/2014

Fora de Mim
Esse livro foi minha primeira leitura de Martha Medeiros e gostei bastante da escrita rápida, sem rodeios e sem muitas firulas.

Camis 08/05/2014

Reler em outro momento de vida?
Passei e repassei por aqui várias vezes para escrever nessa resenha para mim mesma o que este livro me trouxe e acrescentou, e a verdade é que não consegui fazer isso muito bem, principalmente quando a página recarregou e eu perdi tudo o que eu já tinha escrito.

De certa forma, posso dizer que juntamente com a personagem vivi o drama do seu sofrimento, isso quando não passei por angústias pessoais também dentro da leitura. Da mesma forma, me reergui segurando as mãos da personagem quando ela tentava esquecer aquilo que jamais sairia de suas lembranças... o que me assusta.

Até o meio do livro, classificaria como regular. A história começava a me entendiar quando o final me surpreendeu e prendeu minha leitura a ponto de querer terminar o livro naquele instante. A personagem me surpreendeu a ponto de me fazer pensar, "será que nós, seres humanos, não somos todos assim?", foi quando o classifiquei como 'bom'.

De qualquer forma, Martha Medeiros mantém sua fluidez nos textos, que faz com que leiamos cada uma das linhas escritas sem sequer perceber que estamos chegando ao fim da página, da crítica, da crônica, do livro.

Um livro para talvez ser relido, em algum momento da vida oposto (parcial ou totalmente) ao que vivi quando li.