Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

Susi 12/12/2010

"Fora de mim", escrito por Martha Medeiros, foi diferente de tudo que eu já tinha lido. Escrito em primeira pessoa, sem diálogo, apenas na narrativa, uma mulher descreve o relacionamento conturbado com um homem e a sua separação. Dividido em três capítulos, no primeiro ela descreve sua situação emocional após o rompimento, no segundo ela fala como a paixão chegou e o porque da separação, no terceiro ela retoma sua vida depois do baque.

Mais em: http://susi-blogdaleitora.blogspot.com/

Dani 27/11/2010

Fino, fácil e rápido de ler.
É o tipo de livro com que todo mundo se identifica.
Traz detalhes do fim de um relacionamento com uma clareza que, na hora, a gente nem se dá conta.
Gostei mto.

Leninha Sempre Romântica 24/11/2010

Fora de mim é um livro de leitura única, quase poética, trata o leitor como um confidente, e nos desvenda seus segredos, dores, amores.
Um pequeno livro, mas de uma grandeza sem tamanho.
O livro é dividido em três partes, o início nos mostra os traumas, a dor, o sofrimento de uma mulher abandonada e desiludida. Na segunda parte vemos como tudo começou. Como um relacionamento começa fadado ao fracasso, como ele pode destruir e nos tornar dependentes.
E na terceira parte vemos o desfecho, como os personagens estão hoje. Sinceramente achei a melhor parte do livro, que acaba nos dando uma lição.

Em nenhum momento do livro espere conhecer os personagens pelo nome, pois eles não são identificados assim, mas a relação leitor/personagens é tão forte que isso se torna insignificante.
Para que nome com tamanha narrativa, com tamanha sensibilidade.

A autora consegue inovar, na forma de desabafo ela coloca em palavras toda a emoção a dor, o sofrimento que vem com o término de um relacionamento.

Não poderia deixar de citar umas das frases do livro que me tocou:

Meu rosto está murchando. Um dia serei uma velha bem seca com cara de mal, mas por enquanto ainda estou sintonizada com a menina inocente dos retratos do colégio, que não acreditava que os sentimentos precisassem de tantas conexões para serem explicados.

Essa mostra a visão da personagem sobre o casamento:

"Casar é uma satisfação para a sociedade". Por mim, usaria esse termo pela metade, diria apenas: "É uma satisfação."

Recomendo como um aprendizado, nada melhor do que experiências alheias para nos abrir os olhos!

Erika 22/11/2010

palavrinha "simples"
O modo como Martha Medeiros conta as situações (que um dia todos nós iremos passar) que essa simples palavrinha com apenas duas vogais e duas consoantes pode vir a nos propocionar dispensa qualquer, resenha. O fim, o começo, e o meio de uma relação, o por que e como foi acabar.
Dispensa qualquer palavra!

priscilabonatto 10/11/2010

O livro já começa com um trecho de arrepiar, pelo menos a quem já passou pela dolorosa situação de um término. As descrições são muito realistas e a história é surpreendente. Adorei :)

Olgashion 06/11/2010

Sabe um soco no estômago? Foi o que eu senti quando eu li o livro!

É muito visceral, parece que você tá junto com a garota sentindo tudo o que ela tá sentindo e mais um pouco.

Muito bom o livro, dá pra ler de uma sentada. Recomendo!

sabrina sexton 04/11/2010

(...)
Martha Medeiros definitivamente consegue escavar o lamaçal da fossa feminina em “Fora de mim” – título, aliás, mais que propício ao tema abordado. Narrado em primeira pessoa, o livro consiste no desabafo de uma mulher para um homem. Os personagens são apenas eu, você e eles, sem nomes, sem história linear...

As angustias de um “eu” feminino são tão corajosamente abordadas, que temos a impressão de estar lendo um diário, e confesso que a sensação de voyeurismo não me abandonou durante toda a breve leitura das 131 páginas de sentimentos à flor da pele. Devorei o livro numa taca só, em menos duas horas de leitura ininterrupta. Nem mesmo se eu quisesse parar, conseguiria, pois o ritmo da escrita de Martha Medeiros tem tal velocidade, e até mesmo musicalidade, que nos poucos segundos que me distraia, perdia o foco intenso da leitura.

Resenha completa no link:

Quel 23/10/2010

Importante lembrar o que se quer esquecer para sempre
Adorei! É um livro de leitura muito fácil, fluida, que traz todos os sentimentos que temos quando do término de um relacionamento.

Martha Medeiros foi extremamente verdadeira e narrou, sem dó, o sofrimento da perda, do fim, do tchau, relembrando-me coisas que já tinha esquecido, que não gostaria de lembrar, mas que são importantes de nunca serem esquecidas.

Léia Viana 15/10/2010

Desabafo!
Quando comecei a ler este livro percebi que a proposta da autora era inovar, ou melhor, desabafar, colocar em palavras tudo o que se sente e vive com o término de uma relação.

A narrativa do livro começa no instante da despedida, aos poucos somos envolvidos – como leitor ou não – na dor da angústia daquele momento, conforme ela vai retratando os sentimentos que surgem provocados por esta perda.
Não há exagero algum comparar a dor do “nunca mais” com um acidente aéreo, pois, quem já passou por um fim de um namoro ou casamento, sabe bem o que isto representa, e ela soube retratar bem este período.

Perde-se o chão, a boca fica amarga, dói... dói muito. Não é fácil. Seria muito bacana acertar de primeira em um relacionamento, mas a vida não é assim, pelo menos para alguns.

MM surpreendeu-me com esta obra, esperava outra proposta, mas não nego que me encontrei em suas palavras.Na medida em que eu lia parava e refletia: “eu sei bem o que é sentir isso.”

Quel 23/10/2010minha estante
Senti a mesma coisa! Leitura gostosa. Todos nós estamos ali, senão em todos momentos, na maioria.