Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

@jana450 14/04/2024

Abusos
Quando eu li estava passando por um relacionamento abusivo e parecia que ela estava escrevendo sobre a minha vida de uma forma muito intensa, tudo era do meu cotidiano até os exemplos vividos.

fefebooks 20/03/2024

Indico para quem acabou de passar por um término
Não me identifiquei com o livro, mas gostei mesmo assim, ele conta os estágios do "luto" que a personagem passa pós divórcio, e achei extremamente necessário esse assunto, uma leitura extremamente essencial, gostei e recomendo.

beatriz2029 16/03/2024

Um excelente e extremamente identificável livro sobre o fim de um relacionamento. a descrição de tudo de bom e ruim que pessoas e relações interpessoais tem. um livro curto e interessante, conhecemos profundamente os protagonistas e seus problemas, nos colocamos no lugar deles e também nos vemos neles. não me apeguei profundamente aos protagonistas mas achei muito interessante ler sobre eles.

Miss..Sheridan 01/02/2024

Olha, não sei se isso é auto ajuda ou sei lá.. só sei que não gostei muito. Sei nem o que dizer.
Pra quem gosta, é um prato cheio.

GiSB 13/01/2024

A montanha russa do amor
Afetos. Desafetos. Altos e baixos de uma relação afetiva.

Homem e Mulher. Casal. Acertando os relógios da vida, mas o descompasso é a regra, não a exceção.

Ser humano vive, erra, aprende, erra de novo, acerta, erra, aprende e erra de novo.

Viver é risco. É aventura. Sem a adrenalina emocional do amor nos sentimos mortos. Amar não tem regras. Nenhum amor é igual ao outro.

Andressa 07/01/2024

Encerrar ciclos realmente são complicados, difíceis e demorados. Não é fácil e requer muita inteligência emocional e autocontrole.
A impressão que dá é que a personagem nunca superou. E nem vai. Apesar dela mostrar ter sido um relacionamento abusivo, da qual ela não poderia tirar os olhos dos dele em nenhum segundo, ela não consegue sentir alívio dessa relação, mesmo com tudo isso, questões como cores de roupa, falar ou não falar, como falar e o que falar para não iniciar uma discussão, tudo isso é muito estressante de se viver, mesmo assim ela ainda o ama com todas as forças. Fico me perguntando se é amor mesmo ou apenas dependência emocional?

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2023

Fora de mim é um livro que vai contar as fases de uma separação, o sofrimento que vem logo após o término, o começo de um novo relacionamento e a dificuldade de esquecer o antigo. A autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes ‘percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, e sobe do chão um silêncio absoluto, a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.’ A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788539001125

iellen Bruna 06/08/2023

Dolorosamente bom
A autora deixa-nos entrar na mente e no coração dela, expondo seus sentimentos e pensamentos de uma forma tão vívida e poética, que é impossível não senti-la dentro de nós, é impossível não sentir que somos íntimas e que compartilhamos da mesma dor, é impossível não se identificar naquelas situações impostas.
Ah... E quando o título do livro faz todo o sentido...

"Mas, com sorte, talvez eu consiga aceitar que no amor não existe moral da história, enfim."

"mas quem seria você se lhe roubassem o vigor, a impaciência e o sentido de alerta? Tenho certeza de deixará que você não que ninguém lhe descaracterize, não há remédio milagroso que lhe torne apático, mas aceite a ajuda possível, experimente um olhar cordial para o que lhe cerca, aprenda a lidar com os imprevistos e confie: nunca houve conspiração alguma, você é que perseguia a si mesmo."

ITAU 20/07/2023

Fora de Mim
A personagem principal desse livro ,simplesmente, não tem nome, mas essa é a intenção da autora. Ela quis nos levar para a mente da personagem e a ter informações de primeira mão de como é enfrentar uma separação de 15 anos. Ela depois da separação vai conhecendo outras pessoas, mas vai aprendendo a lidar melhor com ela e com aquilo que ela acreditava "amor".

Eu no começo ficava tipo " mulher vai passar, tá tudo bem , vai melhorar, porque era tanto sofrimento da parte dela"
E passou e ela aprendeu a conviver melhor com ela mesmo e a saber se amar??

Esse é um livro nacional e eu recomendo pra quem quer ler uma coisa mais rápida e pra quem tá saindo de uma ressaca literária. Boa leitura?

mariforeverswiftie 10/05/2023

O amor não existe na moral da história
Martha Medeiros love u ?
amei tanto esse livro e como ele retrata essas três mulheres que ficaram fora de si por causa de um homem e um fim do relacionamento. Incrível para minha mente eu amo ler pensamentos e interpretei que elas estavam escrevendo para eles mostrando sem dó, seus sentimentos. Então é muito fácil uma mulher que ao passar da vida tem relações com homens se identificarem com essa loucura que acontece, o efeito que fazem na gente ao ponto de ficarmos fora de si, também sou obcecada por essa ideia de fim de relacionamento em músicas, filmes e livros, já nesse livro não tinha como ser retratado melhor, maravilhoso.

Cacá 22/02/2023

Dói, mas é bom. Muito bom!
Esse definitivamente é o meu livro preferido desde o ano de 2020. Não sei se consigo explicar perfeitamente a maneira a qual ele me tocou (e ainda me toca), mas sei que é de forma única. Recordo-me do dia em que o comprei e, confesso, não imaginava que ele se tornaria tão significativo para mim. Estávamos vivendo em meio ao caos de um mundo em pandemia e, ironicamente, eu também enfrentava o meu caos interior - devido a perda de um amor romântico. E foi lendo Fora de mim, de Martha Medeiros, que me reconheci em cada parágrafo, na dor, na bagunça, em todo o enredo. Lembro-me ainda de pensar enquanto lia: ?poxa, ela só pode ter escrito esse livro especificamente para mim.? E que sensação boa se sentir assim, acalantada pelas palavras, ora sensíveis, ora pesadas (mas necessárias). Fora de mim é um livro que nos encoraja. No entanto, também faz doer, machuca e mexe em nossas feridas mais delicadas e profundas. O difícil mesmo é quando as páginas vão terminando e a gente fica com aquela sensação de ?quero mais? e/ou ?por favor, não acabe?. Pelo menos eu tenho ele aqui comigo na minha estante, e sempre que bate a vontade, abro e leio as partes que sublinhei e destaquei, para que eu nunca me esqueça de sempre buscar ressignificar a dor, principalmente a do luto amoroso.

Karoline.Barbosa 28/12/2022

Trecho Preferido
"Já admito que não é necessário estar apaixonada em todas as etapas da vida, desde os 14 até os 99 anos. Paixão é a força motora que justifica nossa existência, mas a perseguição desenfreada por esse privilégio nos torna dementes, viramos parasitas de uma obsessão. [...] Claro que é excelente ter com quem compartilhar nosso erotismo, desejos e gargalhadas, mas não é preciso se sentir incompleta na falta desse alguém" (p. 131-132)

Tibi 21/12/2022

Amor não existe moral da história.
AMEI conhecer a escrita da Martha Medeiros. Fora de mim é um livro que você consegue ler em um dia ou dois, por que a fluidez e a simplicidade (apesar de que ao mesmo tempo é complexo) permitem que você fique imerso nos sentimentos descritos no livro. É uma perspectiva de amor a partir de um relacionamento abusivo que toda mulher precisa ter, por que muitas vezes quem não passou por isso (graças a Deus) não tem noção da dimensão e da duração dos estragos que um relacionamento como esse pode causar.
Amei, pretendo ler muito mais da Martha Medeiros, merece entrar nos meus livros preferidos do ano

Julia5048 09/11/2022

Hhhsjsjsjsksk
Ndkdkzhdkkckfkdndmmdmfmsmdmndjfkfnncnxjxkmdmekdmdjdjjshbxhdnnnxbbdnskakjwjsjdjdjdjdndjdjdjchdhdhdjdhdfjjdj