Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

28/10/2011

Identifique-se!
Foi engraçado como eu "achei" esse livro. Estava num dia estressante e fui pra livraria, apenas ficar por lá, vendo livros e relaxando. Quando vi a capa e achei interessante. Não havia lido anda da Martha ainda, então não fazia ideia de que poderia ser bom. Peguei um exemplar, sentei numa poltrona da livraria e comecei a ler: não larguei mais!
Li, li, li e quando dei por mim já estava na metade do livro...Não tinha jeito, eu precisava ir embora, então o que fiz? Comprei pra terminar a leitura. Resultado: li todo no mesmo dia.

A narrativa é toda em primeira pessoa, de uma mulher passando pelo fim de um relacionamento, é impossível não se identificar!
Martha descreve de forma magistral todas as nuances do fim de uma relação, os pensamentos, os sentimentos, são detalhados com tanta precisão que você se sente dentro do livro.
Prende a atenção e é de uma intensidade ímpar!
Quem já passou pelo fim doloroso de um relacionamento vai se identificar!

Driza 01/08/2011

Estou muito feliz pela oportunidade de ler esse lançamento da Editora Objetiva.

Eu já tinha ouvido falar de Martha Medeiros quando seu livro Divã virou filme de grande sucesso. Eu assisti e adorei! Mas é a primeira vez que leio um livro dela. E eu recomendo demais.

Nesse livro a autora vai fundo na dor que a protagonista sente depois de se separar do marido. Martha descreve de uma forma bem vívida todos os sentimentos que essa ruptura gera. As lágrimas, as negações, culpar, se culpar... as várias fases. Tudo muito nítido. Até o momento da recuperação, da libertação e cura.

Desde a primeira frase já me vi devorando todas as páginas do livro, de tão bem que flui a leitura, de tão cativa que fiquei. São apenas 131 páginas, mas com uma enorme carga de emoções.

Numa palavra: intenso.

Não deixe de ler. Além de prestigiar uma autora brasileira esse livro é garantia de uma rica leitura. É arte!

Letícia 09/07/2011

O livro retrata a dor de se perder o "amor de sua vida" com muita realidade, sem mentir nem exagerar nada. Martha Medeiros é uma escritora sensacional e vale a pena tirar um tempo para ler suas obras. 'Fora de mim' é um dos melhores livros que já li na minha vida. A escritora consegue prender você até o final da história.

Rafaele 19/06/2011

Muito bom!
Sabe quando alguma coisa da vida da gente acaba e depois de uns dias tudo fica tão claro que a gente tem vontade de voltar no tempo e falar tudo o que a gente agora sabe que quer falar? Eu tive a impressão de que esse livro era bem isso. Uma conversa. Duas pessoas sentadas frente a frente, segurando nas mãos e dizendo tudo aquilo. De como começou e de como foi acabando e de como foi depois que acabou e depois que acabou de verdade, dentro dela. Lindo mesmo. Uma leitura curtinha, fácil, emocionante e você vai lendo e pensando "é, eu sinto assim tbm!" ou 'eu faço/fiz isso tbm" e no fim a gente tem a mesma certeza que a gente sempre tem depois que passa mais que a gente esquece que vai ter logo que acaba, a certeza de que passa, de que acaba, mas fica marcado e que vale a pena. Muito, muito, muito bom.

adri cauduro 21/05/2011

Minha história, ainda incompleta
Martha Medeiros consegue escrever a respeitos dos meus sentimentos mmmuuuuiito melhor do que eu mesma faria... "Fora de mim"estava dentro de mim e eu nem sabia...

leandro_sa 24/03/2011

"Fui descobrindo que os grandes amores sucumbem por falência múltipla dos órgãos"
Muito se fala sobre o amor. Martha Medeiros traz, em seu mais novo romance, uma das percepções mais intensas sobre o fim de um relacionamento.

Desde o desespero até a "aceitação" do fim a escritora nos apresenta todas as nuances que passa uma mulher conturbada com o término do seu "felizes para sempre".

Martha acertou mais uma vez, apesar de esse não ser o seu melhor livro.

DouceetFurieuse 12/03/2011

Mais um livro tocante
Martha Medeiros tem o dom de tocar o sentimento mais íntimo das pessoas. Conheci seus textos pela internet alguns anos atrás, e imediatamente identifiquei com seu estilo de escrita. Após ler "Doidas e Santas", virei fã de carteirinha. Com este livro, não poderia ser diferente, terminei a leitura em dois dias.

Dani 20/02/2011

Maravilhoso
Maravilhoso. Recomendo. Aliás, gosto muito do estilo de escrita da Martha.

claudioschamis 13/02/2011

Martha Medeiros que conheci pessoalmente na ocasião da noite de autógrafos do livro "Fora de Mim" é um encanto de pessoa. Simpática, coridal e sorridente.

"Fora de Mim". O que falar desse livro? Lembro que quando li postava no Facebook alguns trechos que mexeram comigo de alguma forma. Confesso que quando me dei conta ia acabar transcrevendo o livro quase que por inteiro. Como pode isso? Martha conseguiu essa façanha. Claro que escrevi para ela contado isso e até a "acusando" de ter invadido a minha mente e lido várias passagens que ela usou em seu livro. Como assim? Melhor comer assado.

Martha conseguiu nesse livro falar justamente o que eu e o que muitas pessoas sentem quando se trata de relacionamento. É impressionante. Situações, ações, pensamentos, tudo é viável, nada é inventado. Nada é impossível. Que atire a primeira pedra quem NUNCA passou por algo assim, ou quem NUNCA, agiu ou pensou assim da maneira que Martha relata.

Um livro pequeno, são só 131 páginas que valem por 700. Tudo na medida certa. E não pensem que se lê o livro em um dia. Pode-se até ler, mas esse livro, pelo menos no meu caso, foi degustado, lido lentamente. Como se a cada parágrafo - em alguns casos - ou capítulo, tivessemos que parar para refletir, analisar, nos refazer da porrada levada. Diria até que é uma terapia, só não tem o divã.

É um livro que te deixa realmente como o título: "Fora de si".
oleitor 26/11/2012minha estante
Quando estava indo para Paraty e esperava o ônibus na rodoviária, resolvi passar na livraria e comprar um livro. Comprei o Montanha Russa da Martha Medeiros e gostei tanto que na volta resolvi comprar mais um exemplar para dar pra minha amiga que nunca tinha lido nada dela, mas que adorou igualmente.

claudioschamis 27/11/2012minha estante
Vou começar uma promoção no face na minha página (Viciados em Livros) que vai sortear o livro que ela vai lançar essa semana.

08/02/2011

Uma leitura rápida e excelente narrativa.

Todo mundo que viveu um grande amor e chegou ao término já passou por tudo que Martha Medeiros descreve tão precisamente.

Raquel 06/01/2011

Não posso dizer que foi o melhor livro da Martha Medeiros que já li, mas com certeza ele mostrou uma forma diferente de ver um término de namoro. Demonstra o amadurecimento de uma mulher ao perceber que talvez o relacionamento já começou errado.
Entretanto, se você acabou um namoro recentemente, sugiro que não leia "Fora de Mim" ainda, visto que você poderá entrar em depressão crônica apenas nas primeiras páginas.
Vejam bem, o amadurecimento que mencionei antes apenas dá as caras na terceira parte do livro.

rafa moreno 30/12/2010

Angustiantemente bom.
Um livro de mulher pra homem. Adorei a maneira como a personagem narra sua vida como numa carta para o ex-homem da sua vida. O leitor se sente responsável por toda a dor e sofrimento dela, mas consegue compreender o luto e acompanha toda e nenhuma recuperação.
Eu, como homem, aprendi muito sobre como as mulheres vêem um relacionamento e um término. Acreditem são visões completamente diferentes, mas muitas vezes o sentimento é o mesmo.
Esse livro me dá vontade de amar, só pra ter ciúmes, só pra fazer surpresas, pra terminar e voltar, quero amar novamente.
Josi 14/06/2020minha estante
Nossa, fiquei com vontade de ler. Obrigada pela resenha e pela empatia!

Jessica 29/05/2022minha estante
Começando já com expectativas boas ?

Eriane0 24/02/2023minha estante
Estou lendo pela segunda vez após uns anos e olha está doendo bem mais do que eu me lembrava, acho que com a idade e amadurecimento conseguimos enxergar novos pontos que antes não enxergava.

Tamy 26/12/2010

Produto Interno (nem um pouco Bruto)
O início desse livro pode mesmo ser visto como alguém fora de si. Eu demorei algum tempo até me acostumar à forma como a Martha Medeiros narra, ainda que em primeira pessoa. Excesso de vírgulas e escassez de pontos finais, um emaranhado de pensamentos unidos em frases. Não sei se todos os seus livros seguem o mesmo estilo, mas a princípio confesso que achei a escrita inquietante. Talvez fosse essa a intenção. Ou talvez eu seja apenas cricri demais por adorar frases curtas, repletas de pontos finais ao invés de vírgulas ou ponto-e-vírgulas (não que isso esteja aparente nesse início de resenha que me atrevo a escrever agora).

Depois de imaginar a própria personagem, que pode ser qualquer pessoa que você conhece ou que eu possa conhecer, e sentir o ritmo do texto, ou a fluidez que a autora, muito provavelmente, teve a intenção de passar, consegui terminar de ler o livro em poucas horas.

Nossa personagem anônima - e conhecida por muitas, se não por todas as mulheres – começa relatando a desordem de sentimentos que passa após a separação de seu atual-ex-marido. Sim, complexo, mas interessante. Passa pelas diversas vestes do amor: dos arroubos de paixão às brigas por ciúmes, a depressão da separação e os amores substitutos.

Faz, então, uma volta ao passado e nos mostra como aquilo tudo já havia começado de uma forma louca e doentia, como o tão falado amor podia ser não definível, tão inconstante, tão desregrado. O amor não tem regras, não tem limites, seu ex-marido também não tinha, nem mesmo quando o conheceu. Ela só não quis admitir de cara no que estava se metendo, quis dar à si mesma a oportunidade de quebrar a cara como previu que aconteceria antes mesmo de começar. Quem nunca fez o mesmo que atire a primeira pedra!

Ah, ler esse livro acompanhado de “Mentes Perigosas” pode não ser o mais aconselhável. Uma obra que tem como título “Fora de mim”, fala sobre uma mulher ferida, em depressão, e seu ex-marido tan-tan, associado a um estudo sobre os psicopatas (de uma maneira geral, o que inclui os sociopatas também), não deve mesmo ser uma coisa saudável. Fica a dica.

Por fim, e essa foi a parte mais surpreendente, ela se aproxima da última pessoa no mundo que eu a imaginaria se aproximando. Não teria eu tanta coragem quanto ela, ou tanta curiosidade, mas admiro nossa personagem por isso. Digo nossa, porque também me sinto parte dela, me vi em alguns momentos, ainda que não tenha passado por nenhuma das situações descritas, nem mesmo o amor arrebatador tão famoso nos livros e filmes sobre os quais ela falou. Ainda me falta muita coisa para entender completamente a riqueza contida nesta obra, mas o futuro que ela pinta é bem mais atraente que seus amores passados.

No final, esse livro ficou em um limbo para mim, um limbo bom, com o perdão do cacófato. É mais que um conto, menos que um romance, não sei dizer. A narrativa em primeira pessoa, só contando a sua própria história, faz parecer um real relato ao ex sobre a história dos dois, mais informal do que qualquer livro que já tenha lido e ao mesmo tempo com um vocabulário vasto, que não vemos todo dia em que qualquer livro, nem bem empregado por qualquer autor.

Além disso, trata-se de uma autora nacional, de um produto interno, nem um pouco bruto, que foge ao boom do sobrenatural que povoa nossas livrarias e estantes hoje. Talvez ainda trate de uma questão que não tem muita explicação ou definição considerada correta, como é o amor e a ficção fantástica, todavia, tenta adicionar algumas outras palavras à pré concepção de amor como “um dilúvio, um mundaréu, um destempero”, mas esse assunto, ao menos, é bem mais real.

Não sabia se gostaria do livro dessa jornalista gaúcha, mas a surpresa foi boa. Recomendo, de fato, esta oportunidade de conhecer autores brasileiros e, para não fugir ao clichê, cito uma frase que muito me prendeu em Fora de Mim:

“Amar prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, porque sou viciada em entender.”

Felipe 18/12/2010

Por ser Martha...
Sempre coloquei Martha entre meus autores favoritos. Sempre fui um fã declarado de seus textos e um permanente indicador de sua obra a amigos e alunos. Mas confesso que “Fora de mim” foi uma grande decepção para mim, talvez pela enorme expectativa de ser “o novo livro da Martha”, mas ele me desagradou enormemente.
Não se pode chamar de um livro ruim, em hipótese nenhuma, até porque é muito difícil de definir o que é ou não um livro bom e ruim, o que se pode é dizer que um livro nos agradou ou não, e “Fora de mim” não me agradou nem um pouco. Porém, o texto fluido e atraente de Martha continua lá, o livro é muito bem escrito e atraente, o conteúdo que não me tocou.
O livro é sobre uma grande dor de cotovelo, de uma mulher rejeitada pelo namorado. O livro é feminino, mas em hipótese alguma de uma postura feminina forte, ou mesmo feminista, muito pelo contrário. A narradora, a rejeitada, narra todo o livro, mas fala mais do ex-namorado que dela própria. Coloca o ex como centro de sua vida, mesmo que ele não faça mais parte dela. É uma mostra de uma mulher totalmente frágil e dependente de uma figura masculina, apesar da narradora querer nos convencer do contrário. Sempre a procura de alguém que seja um alicerce da sua vida que ela própria não consegue ser, tampouco seus livros que são mal citados durante a narrativa.
Outra coisa que senti muita falta no livro são as frases tocantes, elas não aparecem em nenhum momento como nos outro livro de Martha. Espero que ela não tenha terminado o estoque delas, eu sentiria muita falta de ler as sentenças espirituosas de Martha que falam muito sobre nós em poucas palavras.
“Fora de mim” é um exemplo de um livro que é muito bem escrito, por um autor ótimo, mas que não agrada, pelo menos a um tipo de leitor. Mesmo assim, vou continuar ansioso pela próxima obra de Martha e entrarei na fila de espera para receber o livro assim que for lançado, porque ela continua sendo uma de meus escritores favoritos.