Um Milhão de Pequenas Coisas

Um Milhão de Pequenas Coisas Jodi Picoult

Resenhas - Um milhão de pequenas coisas

Edkarl 19/12/2022

Um milhão de pequenas coisas
A escrita dessa mulher me deixa tão hipnotizada, geralmente não julgo "adequado" ler autores não-negros escrevendo sobre problemáticas tão vividas e sofridas por pessoas negras, mas, aparentemente ela faz isso com responsabilidade e direciona a discussão aos leitores brancos/não-negros.

Uma enfermeira obstetra negra, formada numa universidade de elite com uma experiência de mais de 20 anos, é proibida de tocar no recém-nascido de um supremacista branco. O hospital relativiza o pedido esdrúxulo como um caso de opção religiosa e registra a proibição no prontuário. O bebê sofre uma parada respiratória e a enfermeira é a unica presente no momento, mesmo impedida de tocar na criança ela estimula o recém nascido, os pais levam o caso para a justiça e o desenrolar da narrativa é simplesmente emocionante. Li a maior parte do livro com um nó na garganta, e senti levar varios socos no estomago, mas vale a pena a reflexão e a escrita dessa mulher é incrivel demais. Não atoa "a menina de vidro" é um favorito da vida.

Bruna 23/12/2022

foi um bom livro, foi mesmo. mas algumas coisas me incomodaram e eu não sei porque ninguém fala a respeito delas...

esse livro é sobre o ponto de vista de uma negra sofrendo racismo, escrito por uma pessoa branca. obviamente por mais que ela tente, não vai conseguir transmitir o sofrimento ou pensamentos de uma pessoa negra.
o livro constantemente insere TODOS os clichês de racismo que podem acontecer na vida, todos, tanto que uma hora chegava a ficar forçado.
o final foi o que mais me incomodou, a redenção de um supremacista branco... complicado.

pode até parecer que não gostei, mas gostei sim, é bem escrito e fluído. mas não recomendo esse livro pra alguém que queira aprender mais sobre racismo e etc.

3,8 estrelitchas!

Maya 26/12/2022minha estante
Na própria nota do livro a autora diz que sabe que não teria a amplitude de escrever como uma pessoa negra, e retratar o que de fato vivem, ela diz que escreveu para pessoas brancas que como ela facilmente apontam um racista, mas não conseguem se ver como racistas. É uma forma que ela encontrou de passar o incômodo, empatia, dor e etc para pessoas que ela sabe se veem como cidadãos de bem e que não enxergam a realidade por trás disso.
Ela pode não retratar a totalidade do olhar de quem vive o racismo na pele, mas pelo menos pra mim fez bastante sentido essa iniciativa, especialmente por ela coloca múltiplos personagens e mostra a ação que essas pessoas tem como pessoas brancas, como é superficial
Diria que atingiu muita gente, é impossível não se colocar no lugar da Ruth e Edison e saber que esse tipo de coisa jamais aconteceria pelo tom da nossa pele.
Entendo seu ponto, mas acho que é um livro muito válido que pode ser porta de entrada pra muita gente

nayts 09/01/2023

Impactante
Uma história muito forte, que me fez refletir todos os momentos anteriores da vida e perceber que ainda tenho muito a percorrer quanto a atitudes anti racistas na minha prática cotidiana.

Em alguns momento me senti revoltada, impotente, sem conseguir desvincular a história da realidade, porque isso acontece todos os dias. Não tem um dia sequer que eu não assista um jornal do RJ e não me depare com uma notícia de injustiças cometidas com pessoas negras. E no livro eu sabia que a história iria acabar bem, mas na vida real não é o que acontece.

Flá 21/02/2023

Speechless
Esse livro me causou tantas emoções controversas e desconforto que automaticamente virou um 5 ?? e favoritado.
Deveria ser leitura obrigatória só pelos inúmeros questionamentos a nossa própria posição privilegiada.

Guilherme 25/04/2023

Impactado com esse livro! É o melhor sobre o assunto? Não. Mas acho que traz questionamentos interessantes e põe o leitor contra a parede quanto ao que você faria nessa situação. Adorei

lelecanales 27/04/2023

Poderoso, impactante e destruidor.?

Uma obra que aborda algo que acontece no mundo todo, diariamente, amplia conversas sobre rac?a e preconceito e nos mostra que a mudanc?a e? possi?vel.?

Ruth Jefferson e? enfermeira obstetra e ja? trabalha ha? mais de 20 anos em um hospital. Ate? que precisa auxiliar o bebe de Turk e Brit , pore?m estes sa?o pais supremacistas brancos e exigem que Ruth na?o toque no bebe, por ser negra.?
Todavia, quando ela esta? sozinha no berc?a?rio, Davis sofre uma parada cardi?aca. Ela obedece a?s ordens que recebeu da sua superior para na?o tocar ou interve?m ??
?Jodi Picoult com muita sensibilidade escreve sobre um tema difi?cil: as formas do racismo. E logo nas primeiras pa?ginas, eu estava presa.O ambiente e? provocativo, duro e triste. Passamos a examinar a trama por todos os a?ngulos, ate? o ponto que estava fascinada e intrigada com o que viria a seguir.?
As batalhas da protagonistas sa?o dia?rias:no ambiente de trabalho, tribunal ou rua. O livro e? narrado por tre?s diferentes perspectivas: uma enfermeira negra, sua advogada branca e um supremacistas, dando o palco para que cada um se expresse sua histo?ria.?
Com personagens complexos, em uma situac?a?o extrema que leva a refletir sobre questo?es morais e e?ticas, a autora nos deixa com as emoc?o?es a flor da pele. Sendo uma leitura educacional, chocante e modesta. E? impossi?vel na?o ficar tenso e continuar sendo a mesma pessoa apo?s essa leitura.?
Um milha?o de grandes e pequenas coisas que tornam a vida de algue?m restrita por conta da cor da sua pele. Da fra?gil realidade que existe, a qual insistimos em ignorar na frente do espelho, dos preconceitos impli?citos e da reafirmac?a?o que ? na?o e? racismo?, na?o reconhecendo que ha? o privilegio branco.?
Somos levados a uma histo?ria reveladora, que pode ser desconforta?vel e por isso precisa estar preparado. Muitas vezes, precisamos ver o mundo sob uma perspectiva diferente, na?o como uma chance de rever nossas vidas, mas de aprender algo sobre o outro e como o mundo o ve? e vice-versa.?

Janine 03/05/2023

Esta é minha primeira experiência com um livro de Jodi Picoult e posso dizer que adorei sua forma de escrever. O texto é impecável, muito bem desenvolvido e tem bastante embasamento e pesquisa envolvidos. É um livro que aborda o racismo de uma perspectiva diferente, pois nos faz questionar nossos privilégios. Realmente não é uma leitura fácil, mas é necessária e tem muito a ensinar.

Mariliz.Vargas 03/05/2023

Uma grande lição
Por baixo de cada pequena situação trazida neste livro, a maior de todas as lições a ser aprendida por cada um de nós: Respeito as diferenças. Com habilidade, a autora nos brinda com uma história envolvente e transformadora. Não é simplesmente um livro sobre racismo. É um manifesto pela nossa evolução como espécie. Precisamos ter a humildade em reconhecer que temos muito a aprender no que se refere a igualdade de direitos. E este livro é uma grande ajuda nesta direção. Além de ser uma leitura fluida e muito interessante. Recomendo demais.

Calorinevic 10/05/2023

Intenso... muitas emoções diferentes
O livro é intenso e extremamente envolvente. Ruth é uma personagem por quem o leitor se apaixona logo nas primeiras páginas. Ela é coerente, séria, honesta e tudo o que quer é viver em paz com as poucas escolhas que conseguiu fazer na vida. Quer ser exemplo para o filho e embora saiba que não é inferior a ninguém, tenta sobreviver ao racismo com sua postura de vida. Kennedy por sua vez, apesar de ser uma mulher admirável e de igual modo, apaixonante, não conhece as dores e os medos de Ruth. Como mulher branca e privilegiada, não sabe o que é ser uma mulher negra e em um processo de humildade, aprende aos poucos o que Ruth tenta ensinar com seu comportamento.

Felipe 08/06/2023

Um milhão de vezes sensacional
Comprei esse livro por se tratar de um drama de Tribunal, o qual sou fã, mas não imaginaria que esse livro seria tão bom.

A história gira em torno de três personagens, quais sejam, uma enfermeira negra, uma advogada branca e um supremacista branco.

A trama envolve, além da questão jurídica onde a enfermeira negra responde processo por homicídio do filho do supremacista branco e é defendida pela advogada branca, uma história muito educativa sobre o racismo.

Racismo não está somente no ódio e no preconceito, mas também em algumas atitudes e pensamentos que não nos damos conta que temos, ainda não sejamos racistas e isso fica bem claro nas conversas entre enfermeira e advogada.

Mais que isso teria que dar spoiler, o que não vou fazer. Apenas leia.

Pripriqueiroz 01/06/2024

De se tirar p chapéu
Ruth é uma enfermeira negra que trabalha há 20 anos no mesmo hospital, nos EUA.
Kurt, um supremacista branco, pede a este hospital que nenhum afro-descendente cuide de Davis, seu bb que acabou de nascer.
Apesar do hospital acatar a essa solicitação (!!!), Davis entra em parada cardio respiratória no momento em que só há Ruth no berçário.
O recém-nascido morre e Ruth vai a julgamento sob a acusação de homicídio doloso.

A história é contada através de capítulos narrados por Ruth, Kurt e Kenned, a empenhada advogada de Ruth.
Conhecer o que se passa na mente de alguém que tatua uma suástica na cabeça é asqueroso, a narrativa de Ruth é pesarosa e a de Kenner é aquela que incomoda, a que faz a ?ficha cair? em todos nós.

A linguagem é bastante simples e os personagens são muito bem construídos com suas vidas sendo mostradas desde a mais tenra idade. A empatia é inevitável!
A história começa pesada até que explode em tensão com a torcida pela Ruth no tribunal e no final, vem uma calmaria que aquece o coração.

Um milhão de pequenas coisas é um livro que coloca o dedo numa ferida que não cicatriza nunca, mas que também não sangra ativamente e, por isso, muitas vezes, passa despercebida. O racismo é o tipo de ferida silenciosa, com a qual nos acostumamos facilmente, aquela que ?mina aquela aguinha? constantemente, em cada atitude nossa e em cada momento de nossas vidas.

Livro impecável!

Larissa2269 12/08/2023

Um livro muito bom que me fez mal
Eu amei a história! Apesar de ter me causado emoções não tão boas, sinto que é um livro necessário. Fiquei ansiosa, enjoada, nervosa, indignada, perplexa e triste, principalmente por saber que existem pessoas como esse supremacista branco na vida real...?
Acho que merece 5 estrelas, mas tirei uma, porque tenho baixa visão e tive um problema de acessibilidade com o ebook...

Sarinha 19/08/2023

Flertou com algo que eu temia sobre brancos antirrascista, a gente quer o protagonismo pra gente sempre né, mas deu a volta por cima no final

Andreia410 04/09/2023

Conflitos morais e eticos
Uma historia com personagens complexos, com conflitos morais e éticos. Ruth é uma enfermeira obstetra negra, há 20 anos trabalhando em um hospital. Até que um dia um casal de pais supremacistas brancos a impedem de cuidar de seu bebê recém nascido. Ruth recebe ordens de não encostar no bebê , até que um dia se vê sozinha com ele em uma situação de emergência e fica frente a frente com o dilema entre seguir as ordens ou cumprir seu juramento como enfermeira. O bebê vem a falecer e Ruth é acusada de homicídio. Para defende-la no caso entra na história uma defensora pública branca, Kennedy.
Durante o julgamento Ruth é Kennedy vão se conhecendo e conquistando a confiança e precisam entender o que as diferem pata que se aproximem.
Uma historia envolvente, cheia de aprendizado.