Luzes do Norte

Luzes do Norte Giu Domingues

Resenhas - Luzes do Norte

Fernanda3131 18/01/2024

A história é bem escrita, e uma mistura de romance e mistério, apesar de que desde o início do livro eu consegui adivinhar o plost ainda assim me surpreendeu, eu queria muito que tivesse um outro fim para o vilão e não curti muito a forma como a autora retratou a dimitria, entendo que ela é uma personagem moldada por traumas e responsabilidades, mas me faltou um "q" de feminilidade, Dimitria é uma mulher que gosta de mulheres também mas mesmo sendo uma mulher todos os outros personagens a tratavam como se fosse um homem, especialmente nas cenas de luta, entendo que a personagem é "desfem" mas faltou a visão dos outros personagens perante o fato dela ser mulher, é como se todos a enxergassem como um homem e isso me revoltou um pouquinho, especialmente a forma como a autora aborda o suicídio do irmão, como se fosse uma coisa leviana, praticamente se perdendo no enredo de ele era TUDO que a nossa principal tinha,.em compensação o conto no final do livro é lindo, dá a oportunidade de conhecer mais sobre Dimitria e sua família, antes das fatalidades acontecerem, é um conto que aquece o coração, para o livro 3/5 e para o conto 5/5

hafronita 18/01/2024

Explorando a aurora literária de 'Luzes do Norte'
A história não apenas aborda a história de duas mulheres, com vidas distintas, que acabam por se apaixonar. Alguns recortes metafóricos não direcionam a uma trama que entrelaça o passado, o medo, a chance e a luta. O passado que nevava na mente de Dimitria que teve de lidar desde muito nova com diversas mortes, assim como matava para sobreviver. O medo persistente de perder o lado destemido, exigindo resiliência e sagacidade para encarar a desagradável culpa de se autoincriminar, Ditrimia participa de uma dança intrincada entre a sombra do receio e a luz da coragem. A chance de tornar-se a guardiã de um coração em chamas, envolto na suavidade de uma pele de pérola, assemelha-se a descobrir almas afins, como um fósforo aceso em um vasto palheiro; é a convicção nas razões do espírito apaixonado que transcende a mera realidade. A luta de saber que certas coisas são inevitáveis, pois, por mais que você tente trair o seu corpo fugindo da sagacidade da paixão, não tem como você trair o seu coração.

A raiva era a sua conhecida e boa amiga, que em momentos de fúria que repeliam pelas sombras da verdade, causavam um rubor vermelho-escuro na psique de Dimitria. Suas explosões com Aurora são como uma realidade fora do frio de Nurensalem, abrangendo toda verdade escondida fora da fantasia. Acredita-se que a raiva afasta, mas ela apenas traz mais combustão para uma intrínseca chave-manipular que chamamos de mente, que persiste, que luta e se rebate indo atrás daquilo que, algum dia, sim, causou um malefício na sua própria vida. Mas quem Dimitria, ali, queria enganar? Por mais humanoide fosse o sentimento de achar que na rebeldia e festança conseguiria enganar o coração, eu, você e todos, estavam enganados por uma pegadinha do coração. Aurora conseguia penetrar nas profundezas e cadeados do coração de Dimitria, como se sempre estivesse destinada a abrir seus cadeados e percorrer litros de um ser desconhecido, puxando palavra por palavra, sentimento por sentimento. A verdade é que Dimitria nunca chegara a pensar a respeito, nem sequer conseguia pronunciar tal palavra: amor. Sua cabeça sempre esteve longe, olhando para a densa floresta em sua cabana simples, mas a verdade nunca abandonou ela, a verdade sempre esteve nos emaranhados da sua vida ? mesmo que não gostasse da nomenclatura.

Não saber se deixar cuidar por ter crescido, em consciência e corpo-mente, sozinha, a tornou solitária. A convicção tracejada entre fantasia e vida real começa não muito longe. Por mais que Dimitria tenha se deixado por vencida aos encantos de Aurora, e Aurora tenha pegado o conselho de Dimitria sobre mandar no seu próprio coração, por muitos e muitos encontros, podemos tecer uma linha etérea na trama cotidiana: navegando entre desconcertos emocionais, imersos na vertigem do cotidiano,, sobrevivendo como remendos na colcha da existência, reconstruindo-nos diariamente para conquistar territórios que jamais iriam nos acolher se tudo não fosse forjado, se o modo exato de ser não fosse uma mentira. Entregando o controle do corpo e da mente a outros, enquanto nossa vida permanece sem comando próprio.

E que, mesmo com tantas dificuldades e aventuras que esse casal possa ter passado, desde que as Luzes do Norte começaram a surgir, é nítido como o desejo mútuo faz com que tudo continue junto, como sempre deveria ter sido. No final, com todo o seu coração, nada pode escapar de você.

? Eu não tenha mais ninguém.
? Você tem a mim. E eu te amo.

manumol_ 18/01/2024

Bom no que se propõe... :)
- Bom, esse livro estava meio empacado na minha estante e diante de uma terrível ressaca literária, decidi entrar nessa história.

- Esse livro é uma fantasia sáfica leve com a leitura muito fluída, gostei da ambientação do livro e da relação entre os personagens.

- Assim, confesso que o livro não me surpreendeu e diante das coisas que eu já li, não achei muito original. O plot não me surpreendeu (achei até meio óbvio) e tiveram momentos em que os personagens me incomodaram profundamente.

- No geral, acho que o livro entrega fantasia e romance sáfico, o que é exatamente o que ele se propõe. Dessa forma, não acho q o livro é ruim, e provavelmente vai agradar um público mais jovem.

- ps: ainda não me decidi se lerei a continuação, talvezz

Isabela 18/01/2024

Livro para ficar sorrindo igual idiota
(resenha pra contar no desafio lá)
O livro entrega exatamente o que promete e muito mais.
De início, é um romance bobinho entre a princesa e a caçadora que te arranca sorrisos bobos o tempo inteiro, é um livro feito pra quem gosta de romance.
Mas também vai além disso, em segundo plano existe um suspense de uma série de problemas que não parecem ter solução, você se pega pensando no que faria no lugar da personagem e fica tensa com os problemas da história.

De maneira geral, a leitura é MUITO tranquila, não é um livro que você fica contando quantas páginas faltam para terminar o capítulo, a história vai se desenrolando e você nem percebe, simplesmente DEVOREI.

Que fique claro que não é uma fantasia bem desenvolvida com um universo enorme, é claramente um romance fofo que te deixa tenso o livro todo.

Finalizando, gostei muito de como todos os pontos do livro se resolvem no final de uma vez só, confesso que deu um desespero, o livro ia chegando no fim e ainda tinha muita coisa pra se resolver, gostei muito de como a autora fez isso.
Em contrapartida, senti falta de mais diálogo aberto entre os personagens, mas acho que isso faz parte da personalidade deles e contribui com o final da história.

~moonlight 15/01/2024

Eu não esperava gostar tanto. Mas fui surpreendida
Fui surpreendida em todos aspectos do livro, achei que iria gostar mas não que iria amar, me apaixonei pelas personagens e tava angustiada com os acontecimentos
Fiquei chocada com o plot envolvendo a aurora mas eu já tinha adivinhado o assassino então isso fnao foi surpresa. Mas foi bem construído.

O final deixa o coração quentinho e o conto no fim é coisa mais fofa tbm

cosimask 15/01/2024

Não funcionou muito pra mim
Demorei muito pra começar a gostar do livro e mesmo depois que isso aconteceu eu não me vi caindo de amores por nada dele (nem mesmo pelo casal que eu pensei que fosse amar)

a minha primeira impressão já não foi muito positiva pois como é um livro de fantasia, eu esperava conhecer um pouquinho melhor o universo em que a história se passa, mas a realidade é que ele foi muito pouco explorado, mas tudo bem porque conforme eu fui lendo eu fui percebendo que isso não era tão importante assim pra leitura
no decorrer da narrativa eu só fui me frustrando mais porque foi muito difícil de eu gostar dos personagens. com exceção da aurora, eu achei todos muito chatos ou insignificantes, a própria dimitria que é a protagonista, só foi parar de me irritar lá pelos 80% do livro porque ela só fazia decisões completamente erradas e transformava situações relativamente pequenas no maior drama da vida dela. eu particularmente gosto muito de personagens e principalmente protagonistas imperfeitos, que se equivocam, cometem erros e tal, mas a dimitria não colou pra mim porque na maior parte do tempo ela agia como uma adolescente (e se ela de fato fosse uma adolescente tudo bem, mas ela tem mais de 20 anos)
falando sobre isso, uma coisa que me deixou muito confusa sobre esse livro foi o público alvo dele, porque ao mesmo tempo em que as personagens tem mais de 20 anos e que a narração várias vezes faz menções a sexo, bebidas alcoólicas e tem uma quantidade consideravelmente alta de palavrões, algumas outras coisas são completamente adolescente, tipo os dramas da protagonista como já citei, a maneira em que igor age na maior parte das vezes e até mesmo como o relacionamento do casal é desenvolvimento, eu não consegui sentir muita maturidade por parte das duas e sendo sincera, eu acho que se os personagens fossem adolescentes faria muito mais sentido com a história
e sobre os personagens, com exceção de dimitria, aurora e igor, todos os outros eu achei sem profundidade nenhuma e até um pouco caricatos
na minha opinião o ponto alto do livro foi a resolução do mistério que acontece lá pelos últimos capítulos, eu realmente fiquei surpreendida e achei que fez muito sentido com os acontecimentos. o único problema é que eu comecei a me importar com esse mistério de fato apenas um pouquinho antes dele ser resolvido kkkk

enfim, eu não achei o livro ruim, acho que ele apenas não funcionou muito pra mim (o que é uma pena pois achei a premissa muito boa)
pretendo um dia ler a continuação "sombras do sul" e espero que eu consiga gostar um pouco mais desse, principalmente porque eu realmente gostei da aurora

Ari 15/01/2024

É bom, mas?
Gostei do romance sáfico, mas ficaram muitas incógnitas no enredo, tudo se resolveu muito rápido, poderia ter aproveitado melhor a ambientação. Por fim, a ideia é boa.

Brunnwzz_ 14/01/2024

"É verdade que você é o amor da minha vida?"
Comprei o box sem saber ao certo do que o livro se tratava e me surpreendi de uma forma inexplicável. Foi uma leitura leve sobre romance e fantasia que me prendeu do início ao fim, a forma com que os personagens foram escritos fazem a gente se sentir como se estivéssemos vivendo a história. Eu ri, chorei, passei raiva e me apaixonei junto com cada um dos personagens, valeu a pena cada segundo de leitura, esse livro com certeza virou um dos meus favoritos.

Lany 13/01/2024

3,5??: Uma leitura leve e sem muitas reviravoltas.
Realmente gostei dessa leitura, apesar de ter demorado alguns meses para terminar. Recomendo o livro se você tá procurando alguma coisa bem focada no romance e sem muito drama.

Eu tava esperando mais, não vou mentir e só não dei três estrelas porque gostei muito do casal e ia ser injusto com elas, de verdade. Então resolvi dar 3,5??. Têm química. São fofas e teve várias cenas que me peguei com um sorriso bobo no rosto por causa delas.

A Demi é a minha personagem favorita, claro. Ela é cheia de questões, mas não achei que essas questões foram trabalhadas no livro, também não acho que era esse o foco, então tudo bem.

A maior parte do livro foi focada no romance das duas, mas em certo momento acabou ficando bem monótono e foi por isso que deixei ele de lado por um tempo antes de voltar a leitura. Foi introduzido um mistério ali no meio, mas... sei lá, essa parte não me agradou muito, pela forma como foi feita.

Tem um pequeno plot que achei muito previsível e chegou chegou ser um pouco chato como foi desenvolvido, pelo ao menos a autora não demorou muito a passar por essa parte.

Eduarda.Bianco 12/01/2024

Luzes do norte
Um romance de fantasia muito agradável de ler e cheio de emoções. Parecia que eu conseguia sentir na pele o que os personagens estavam passando. Muito boa a leitura.

Mirella 11/01/2024

(????)
O livro é bem direto, mas faltou mais suspense, desenvolvimento e explicação pra alguns furos. O final foi um pouco deixado pra trás, acho que faltou sentimento por parte dos Coromandel, drama pela família Van Vintermer e extensão de diálogos. Sei que tem o segundo livro, mas, pela sinopse, essa parte da história acaba aqui mesmo.
A leitura em si é tranquila de acompanhar porque você acaba entretido no meio das dúvidas que aparecem e das migalhas de romance (têm mais que Príncipe Cruel kkkkkkkkkk).
O jeito que a escritora expressa a ansiedade da personagem é diferente (de forma positiva) do que vi em outros livros.

Mundoliterariodalu9 11/01/2024

Esse livro é para os emocionados:
Quando comprei eu não sabia nada sobre a história, comprei logo o Box e não me arrependo, foi uma história que me prendeu do início ao fim, tem de tudo nesse livro romance, ação, mistério, comédia, foi uma leitura bem fácil pra mim recomendo pra quem tá começando a entrar no mundo dos livros, também tem muita representatividade aqui. ?

Ecleticbird 11/01/2024

Amor, amor eu um pouquinho de fantasia
Luzes do Norte é um livro que promete amor, fantasia e plot twist, de tudo isso o que mais é nos apresentado é o amor.
O começo do livro é bem monótono, praticamente nenhuma ação só cotidiano, quase que eu abandono o livro nesse momento e n é nos apresentado nem o mundo nem a magia do livro, creio que n seja oque a escritora quis focar.
No decorrer a poucas coisas que acontecem, é praticamente uma preparação para o final o que deixa parecer que o foco do livro é só o final.
E esse livro é de romance, os únicos resquícios de fantasia e ação n fazem nem falta, só no final que acontece uma coisa ali e outra aqui que precise de uma fantasia.
O final foi muito bom com bons plot twist, confesso que eu descobri o plot no primeiro momento possível, isso n o deixou ruim só um pouco mais esperado.
Dito tudo isso eu gostei bastante, mas oq salvou foi o final, sem ele eu realmente n iria gostar nd do livro, realmente n gosto nem um pouco de romance se ele n for entre dois homens kkkkkkk.

w.guilha 10/01/2024

"O nosso coração escolhe o que acha que merece"
O livro é simples mas ao mesmo tempo bem elaborado, leitura fluída e romance lindo lindo de doer, simplesmente amo romances sáficos todos estão no meu coração, então esse livro não poderia receber menos que 5 estrelas
Quero muito ler o segundo livro e acompanhar esse casal de lindocas
(não sei fazer resenha mas estou sendo obrigada por conta do desafio)