Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

procrastinatoria 18/07/2023

Simples e bonito
Apesar de simples, esse é um livro bem bonito, tanto que me emocionei algumas vezes. O plot não é meramente sobre uma inteligência artificial, mas também sobre a solidão humana, sobre amar incondicionalmente e estar disposto a se sacrificar por esse amor, e sobre a beleza que é viver.

Também gostei muito da escrita do autor, principalmente o fato de ele não deixar tudo 100% explícito, inclusive muitos termos e situações a gente só passa a entender quase no final do livro, junto com a Klara. O autor nos torna tão desinformados quanto ela sobre algumas coisas.

Não é um livro perfeito, mas a leitura é tão fluída que vale a pena a experiência.

yasneryst 12/07/2023

Achei que não fosse ser surpreendida, mas fui.
Chegando ali pelo meio do livro, quando é feita a primeira revelação (porque não acho que é bem um plot twist) eu pensei “ah, mas já tinha manjado isso tem um tempo... E depois quebrei a cara.
Amei passar um tempo com esses personagens, vivendo no mundo deles, entendendo tudo lentamente.
A coisa que mais gostei nas duas leituras de Ishiguro que fiz até então é a maneira como ele entrega as coisas do universo dele, tudo lentamente, então você vai desdobrando aquele mundo, virando cada página de uma vez.
Detesto quando um livro futurista ou distópico conta tudo sobre o mundo dele em três páginas, e não tem nada para você descobrir lá na frente.
Kazuo é um grande escritor, e mesmo que eu tenha achado essa história fraca com relação a Não me abandone jamais, eu não poderia dizer que ela é ruim de maneira alguma.
A beleza do livro está na maneira com que ele é escrito.

Thainara Ramalho 22/06/2023

Klara e o sol
Primeiro livro desse autor que leio, e sem dúvidas lerei outros!
Eu amei esse livro, embora somente a personagem Klara tenha meu coração, e talvez o Rick kkk os outros achei todos injustos e chatos?
Algumas coisas ficaram sem respostas óbvias, mas da para imaginar nas entrelinhas as devidas respostas.

André Vedder 21/06/2023

E o sol brilhou.
Temos aqui uma mistura de distopia com ficção científica muito bem narrada pelo autor vencedor do Nobel.
Com uma escrita fluída, Kazuo Ishiguro nos traz uma narrativa contada pela perspectiva de uma Amiga Artificial, ou androide, no caso aqui chamado apenas de AA ou Klara. E sendo assim, somos conduzidos pela história através de suas observações de mundo e diálogos entre os humanos, aos quais ela presencia e participa ao longo do enredo. E a partir do ponto de vista de Klara, o autor vai nos dando informações sobre o seu redor e os personagens que a rodeiam de forma gradativa, aos poucos, fazendo assim com que o leitor seja instigado por toda a obra.
Ao fim somos brindados com um livro que prende do início ao fim e que têm um apego emotivo também, mas que pra mim funcionou como um ótimo suspense.

"Você acredita no coração humano? Não estou falando do órgão em si, claro. Estou falando no sentido poético. O coração humano. Você acha que existe uma coisa assim? Uma coisa que faz com que cada um de nós seja especial, único?"

"Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, em seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender."

Bia 12/06/2023

Klara e o sol
Foi uma boa leitura, mas pra mim não foi nada marcante. Mas valeu a leitura.

porisso só 3 estrelas.

LuízaM 05/06/2023

Klara e o Sol
A proposta do livro é diferente de tudo que eu já tinha lido, por isso fiquei em dúvida se eu gostaria ou não, então eu li tudo em menos de 24h e foi realmente um livro fora dos clichês, mas cheio de emoção
Super recomendo

Alisson 31/05/2023

Li algumas resenhas ao final da leitura e fiquei surpreso ao perceber que o ponto que pode ter agradado ou desagrado os leitores é a relação da Klara com o Sol (Ahá!).

Mas, vejamos. Se trata-se de uma inteligência artificial programada para sentir, é natural que um desses sentimentos seja a crença, não? E considerando que a fonte de nutrição da robô é o Sol, nada mais pertinente considerar a estrela central do Sistema Solar como o próprio Deus (ou qualquer outra divindade, que seja).

Afinal, nós, como seres humanos que sentem, nos permitimos crer em algo. E não há nada de absurdo nisso, por mais sobrenatural que seja. Todas as religiões trazem questões íntimas e carregadas de particulares a cada indivíduo.

Bom, mas sobre a narrativa, achei muito interessante seguir a trajetória da Klara, uma AA (Amiga Artificial) muito observadora que toma decisões a partir da observação. E por mais que ela se pareça inocente em muitas situações, é a sua análise da individualidade de cada personagem que a torna tão inteligente.

É o primeiro livro do Kazuo Ishiguro que leio e gostei. É um livro de ficção científica que nos permite refletir bastante sobre os limites dos avanços tecnológicos e o quanto nós como seres humanos estamos preparados para isso.

-Lara 22/05/2023

Apesar da história ser boa, e bem sensível, fui com muitas expectativas pelo que já tinham me falado. Esperava mais da história, também ficaram algumas coisas meio ?resolvidas ao acaso?, não curti muito.

Let 19/05/2023

Não gostei da forma como é escrito. Algumas partes ficam bem confusas. Sem sentido, repetitivo, bobo, superficial

fernandacalop 04/05/2023

Interessantinho
O livro tem uma ótima premissa, que na minha opinião nao foi muito bem executada. no meio da leitura fica beeem maçante, e isso me fez demorar mais um tempo pra acabar. no geral, um bom livro. recomendo pros (assim como eu) fãs de inteligência artificial

Bia 02/05/2023

Embora a história seja muito delicada e a forma de escrita do autor muito bonita e floreada, um pouco rebuscada, não consegui me conectar com os personagens nem com a história e senti que faltaram alguns detalhes que iriam aproximar mais o leitor dos personagens.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 02/05/2023

Esse livro nos deixa com uma enorme reflexão sobre a vida, sobre tecnologia e etc, a história em si é bem simples e bem bonita, indico a leitura.

amannda 17/04/2023

?¿
Não sei não viu ... depois que a menina se curou magicamente e eu vi que esse livro tem uns fãs cristãos eu fiquei meio meeehh. O que eu havia gostado no livro era justamente a ilusão da Klara de atribuir qualidades e divindade a algo que ela simplesmente não conhece, isso tem um paralelo incrível como a nossa condição humana. Não sei sobre a intenção do autor em relação a isso ? mas valeu a experiência.

reader_paulo 15/04/2023

Metafórico
Um livro realmente bom, mas com alguns pontos negativos:
Leitura arrastada
Descrições desnecessárias
Alguns fatos sem explicações
Klara, que um Amigo Artificial (AA) de Inteligência Artificial, tem uma relação com o Sol, como uma espécie de endeusamento, acredito que seja uma metáfora. Às vezes eu via o Sol, como de fato, o único companheiro de Klara, achei a Mãe e a Josie duas desalmadas. Criei um certo carinho pela AA. A cena em que descobri o real motivo por elas duas terem comprado a Klara, foi muito creep! Esperava bem mais desse livro, mas no mais, super o indico, é uma leitura leve. Fiquei em choque quando descobri que o autor o queria lançar como um livro infantil! Imagine o trauma? O fato do autor não ter nomeado a cidade em que se passa a história, me incomodou bastante e também por não ter explicado o que é uma "criança elevada", pelo o que entendi, são geneticamente modificadas. Rick merecia o mundo. Enfim, é uma história que nos ensina muita coisa, que a empatia sempre deve vir em primeiro lugar, mesmo que certas pessoas não a mereçam!
Luiz Leitor 15/04/2023minha estante
amo suas reviews ?

Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A