Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Ari 05/11/2022

terminei na misericórdia
achei o livro massante, com história fraca e final previsível. tive que me esforçar muito pra terminar e li outro livro no meio dele pra não ter ressaca.
poderia facilmente ter 150 páginas.

O resenheiro 06/11/2022

Muito mais do que uma mera relação de amizade!
Klara é uma AA, Amiga Artificial. Sol é aquele mesmo que conhecemos, que vemos muitas vezes em nossa vida, mas que talvez não damos tanta relevância como Klara. A sua relação com ela é de suma importância, já que é sua fonte de alimentação, sua nutrição.

De cara entendemos que a ideia aqui é mostrar o quanto somos seres humanos complexos, cheios de sentimentos difíceis de se traduzir e compreender. A AA, de sua vitrine da loja, observa a tudo e a todos, não deixando passar nenhum detalhe do que acontece do lado de fora, onde táxis passam a todo momento, transeuntes conversam ou andam acelerados em seus pensamentos sob a luz do sol.

Até que um dia tudo muda na vida de Klara. A querida Josie, uma adolescente que anda esquisito, se interessa muito por essa AA em específico, e não sossega até conseguir convencer a Mãe a comprá-la. Começa assim uma relação de amizade que vai gerar muitas situações interessantes, principalmente porque a narração vem de Klara, que aprende um pouco mais a cada dia de convivência na casa de Josie.

Podemos então entrar na mente dessa Inteligência Artificial, acompanhar ao longo de toda a narrativa suas deduções, interpretações e aprendizados do que vê nos seres humanos. Kazuo Ishiguro é muito feliz em suas observações, conta uma história com uma leveza e suavidade impressionantes, consegue nos envolver e tocar em sentimentos íntimos, no significado de uma vida, nos problemas humanos.

Impossível não se deixar influenciar por essa obra. Queremos saber em todo momento qual será o destino de Josie, e se Klara conseguirá atingir seus objetivos com a ajuda do grandioso Sol!

Camila 15/11/2022

Um livro muito bom
Eu nunca tinha lido nada do autor, mas me surpreendi com a fluidez da história. Quando percebi, estava super presa na trama e me envolvendo cada vez mais com os personagens. O livro aborda aquela velha questão moral da ?humanidade? das inteligências artificiais, entretanto, de uma maneira que eu nunca tinha visto. A gente acompanha o altruísmo da Klara, e como ela consegue, muitas vezes, ser mais empática que os próprios seres humanos dessa história. Quando li outros livros que abordavam essa questão, não tinha me deparado ainda com uma personagem tão singular quanto ela, nem com uma inteligência artificial que acreditasse em uma força maior (no caso, o Sol) como fonte de esperança. Achei esse diferencial bem legal de ter sido explorado. Tirei uma estrela porque achei alguns diálogos muito prolixos e enrolados, em momentos em que, ao meu olhar de leitora, não faziam sentido de serem tão prolongados. De modo geral, foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Quero ler mais livros do autor.

Andre 27/11/2022

Kazuo, um prêmio de leitura
Não conhecia a obra de Kazuo Ishiguro, apenas que ele havia ganho o Prêmio Nobel de Literatura.
Mais do que merecido!
Em Klara e o Sol, Ishiguro conta a história de Klara, uma amiga artificial criada para ser s amiga perfeita. Nos mostra a sensibilidade de Klara, sua capacidade de aprender detalhes e, acima de tudo, sua enorme gentileza e carinho com sua dona, o nascem e doente Josie.
Um livro que trata de amizade, carinho e esperança!

Daniel 04/12/2022

Kazuo tem uma escrita límpida e doce. Trata com gentileza o seus personagens e consequentemente o seu leitor.
Em cada obra o autor se reinventa, buscando fugir de gêneros. Claro, repetindo alguns aspectos dos personagens, como Klara possuir um senso de dever como o do mordomo Stevens de Vestígios do Dia.
Klara, uma pessoa artificial, sintética, possuí capacidade intelectual para compreender o que é certo, mas o que não é certo, o que é enviesado na relação entre humanos para ela é surpreendentemente incompreensível, ao menos em um primeiro momento. Ela, que deveria ser perfeita, deve se adequar a imperfeição daqueles que a rodeiam.
São as impressões de Klara a respeito do mundo que rodeia Josie, sua dona, que propiciam a Kazuo estudar o humano para com outro humano e para com o mundo.

distritodoslivros 05/12/2022

Klara, o sol e a moral da história (?)
Esse livro definitivamente não marcou a minha vida do jeito que eu esperava, deve ser por isso que até esqueci de escrever a resenha dele.

O livro mostra uma Inteligência Artificial (ou amiga artificial como eles chamam) que tem um senso de percepção avançado e é uau tão moderna e profunda, mas eu achei ela bem bobinha.

A história em si não tem muito nexo, mas acho que o foco principal era o comportamento da Klara perante as situações, mas levando em consideração o fim do livro, não entendi muito bem a moral da história e o objetivo da narrativa.

Ouvi falar mto bem desse livro e esperava uma coisa que me deixasse ???, mas no fim achei um texto tão cabeça que perdi o fio da meada.

Klara.Chagas 23/12/2022

O enredo não é impactante mas é interessante ler os pontos de vista da Klara (uma AA). O livro todo gira em torno de a Klara ser a melhor AA para a Josie, e o ?poder? que o Sol tem para a Klara. Só o que senti mais falta foi reflexões mais profundas da Klara em relação ao ser humano como a sinopse apresentava. ?

urbenave 24/12/2022

Uma história singela e poderosa.
Klara e o Sol é uma história sobre o amor, sobre os sacrifícios feitos pelo amor, sobre a ingenuidade das promessas de amor.

É uma história sobre a decadência da humanidade, vista e contada por um robô encantadoramente inocente.

olivia.tomazela 26/12/2022

Acompanhar a história de uma Robô doce, sensível e muito esperta, graças à IA, foi uma experiência interessante.

A escrita consegue nos transportar para essa época em que a IA está ainda mais presente no mundo, embora ainda haja grupos resistentes. Os diálogos são, por vezes, confusos, mas para mim, ficou clara a intenção do autor de saber o que Klara ouvia, e como ouvia.

Klara é cativante, ingênua e fácil de se apaixonar.

Kelly Barbosa 28/12/2022

Mais um Kazuo Ishiguro ??
De dentro da loja onde espera ser escolhida por uma criança, a amiga artificial Klara observa o Sol "reviver" o Mendigo e seu Cão. Tempos mais tarde, já como a AA de Josie, uma menina gravemente doente, Klara deposita todas as suas esperanças no mesmo Sol, enquanto o mundo muda a seu redor.

Como em "Um artista no mundo flutuante", Kazuo Ishiguro usa de uma narrativa repleta de poesia para situar e acompanhar os passos de seus personagens num mundo que se esfacela. Preconceito, manipulação genética, desintegração social, dilemas morais, solidão e a eterna dificuldade imposta pelas decisões e relacionamentos passados constituem o pano de fundo da jornada de Klara, que observa tudo com muita acuidade e não se mantém passiva diante da missão que assumiu.

anna 31/12/2022

klara & o sol ? detroit become human ? give me the future ? black mirror

não sei explicar o que eu gostei tanto nesse livro. é uma história lenta, sem muitos acontecimentos ? inclusive vários deles te dão a impressão de que vão resultar em um plot incrível e aí... não acontece.

mas foi tão lindo e delicado acompanhar a klara por todas essas páginas.
acho que é exatamente essa a magia do livro: a klara. o olhar dela, inocente e ao mesmo tempo plenamente consciente de tudo. o otimismo com um toque de tristeza. a forma que ela fala, um tanto artificial mas também tão humana. queria continuar lendo os pensamentos dela por mais e mais capítulos.

é um livro delicado, sutil. e bonito. as relações humanas são tão reais. gostei como o final foi a medida certa entre um final feliz e aqueles acontecimentos da vida que estão muito além de "feliz" e "triste". não consigo parar de pensar nas últimas páginas.

acho que essa personagem vai continuar comigo por muito tempo. é minha vez de continuar klara.

Fe Salau 31/12/2022

Gostei bastante da leitura... A escrita é bem interessante e adorei o ponto de vista ser da robô com toda inocência dela...